Eles não desistem de afrontar a sociedade. Aborto é liberado no anteprojeto do novo Código Penal.

A comissão de juristas instituída pelo presidente do Senado, senador José Sarney, para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou, nesta sexta-feira (9), propostas de mudanças nos artigos que tratam do aborto e dos crimes contra a dignidade sexual. As sugestões vão integrar texto a ser transformado em projeto de lei. Depois de quase seis horas de debates, os especialistas decidiram manter como crime a interrupção intencional da gravidez, mas com a ampliação dos casos em que a prática não é punida. As mudanças propostas foram criticadas por um grupo de manifestantes que se postou ao fundo da sala da comissão protestando contra o aborto.

Atualmente o aborto é permitido apenas em gravidez resultante de estupro e no caso de não haver outro meio para salvar a vida da mulher. O anteprojeto passa a prever cinco possibilidades: quando a mulher for vítima de inseminação artificial com a qual não tenha concordância; quando o feto estiver irremediavelmente condenado por anencefalia e outras doenças físicas e mentais graves; quando houver risco à vida ou à saúde da gestante; por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação (terceiro mês), quando o médico ou psicólogo constatar que a mulher não apresenta condições de arcar com a maternidade.

– Há setores que defendem a descriminalização do aborto e há setores que defendem a permanência do texto atual. Estes segmentos são dignos de respeito. Puderam trazer seus pontos de vista. Todos foram ouvidos. A solução que encontramos foi a intermediária. Aborto permanece crime. O que fizermos, porém foi permitir que não o seja em algumas situações – afirmou o procurador Luiz Carlos Gonçalves, relator-geral da comissão. O procurador lembrou que o tema exigiu muita reflexão, diante da importância de se equilibrar os direitos fundamentais do feto e da mãe. – Votamos pela permissão do aborto praticado por médico até a 12ª semana de gestação, desde que haja comprovação de que a mulher não pode levar adiante a gravidez. Sabemos que é uma situação muito dolorosa. Na verdade, o aborto é sempre traumático e deixa seqüelas psicológicas e físicas – explicou.

Crimes sexuais
O grupo de especialistas passou boa parte da reunião discutindo também mudanças nos crimes contra a dignidade sexual. Conforme decisão por votação, o estupro será subdividido em três modalidades: anal, oral e vaginal. – Há um grave problema na legislação atual, que junta ofensas distintas como estupro e o antigo atentado violento ao pudor numa conduta só. Agora estamos especificando melhor para a aplicação da pena adequada – explicou o relator.

Ele citou como exemplo de indefinição comum a situação em que uma mulher é molestada por um homem no transporte coletivo: – Nestes casos, atualmente há quem considere estupro, mas também há os que julgam ser uma mera contravenção. Nossa proposta agora sobre crimes sexuais dá um quadro seguro abrangendo diversos níveis de violência, com penas adequadas a cada um destes níveis – explicou.

Além disso, foi aprovada a criação de outros dois crimes. Um deles é o molestamento sexual (constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou se aproveitando de situação que dificulte a defesa da vítima, à prática de ato libidinoso diverso do estupro vaginal, anal e oral). O outro é a manipulação e introdução sexual de objetos (constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a suportar a manipulação vaginal ou anal ou a introdução de objetos). (Da Agência Senado)

20 comentários

Na realidade, não deveriam discutir absolutamente nada disso agora, em momento eleitoral.

Deveriam deixar como está, esperar passar o período eleitoral, discutir, votar e reavaliar.

Está acrescentando penduricalhos com pouca eficácia. Como pode um mulher fazer inseminação artificial de depois discordar e abortar? De onde saiu uma coisa dessas? Serão o mesmo que tornar o aborto método anticonceptivo.

Reply

tõ na área
que se faça a castração ou laqueadura para aqueles que geram filhos aleatóriamente e não possuem condições FÍSICAS,EMOCIONAIS E ECONÔMICAS,segundo psiquiatras e psicólogos(hahahahahaah)para mantê-los.Criaram por tabela mais uma boquinha para estas que se tornam sub-profissões graças à maioria de praticantes.
fui....

Reply

"Votamos pela permissão do aborto praticado por médico até a 12ª semana de gestação, desde que haja comprovação de que a mulher não pode levar adiante a gravidez."

Vão chover clínicas para atestar que a gestante não tem condições de levar adiante a gravidez. E tudo pago com o dinheiro do contribuinte!

Hoje em dia há vários meios para se evitar a gravidez (camisinha, DIU, pílula anticoncepsional). Só engravida quem quer, ou estou errada????

Chris/SP

Reply

Esperar o que desta gente Coronel?
A maioria vem de uma vida sem Deus, sem religião e de uma vida desregrada e renegada.

Logo dessa gente nada de bom há de resultar.

Como eu dizia à um velho chefe que exigia fazer o máximo sem recursos,
financeiros ou ferramental.
"Se você me der algo bom, eu posso fazer algo melhor, mas se você me der merda, eu só poderei fazer mais merda".
Esse é o nosso congresso, só pode produzir mais merda.

Reply

E essa tolice de avaliação por médico ou psicólogo? Por quais critérios? Não há pesquisa científica, não há conhecimento sólido sobre essa matéria. E não pode haver, pois requereria uma manipulação da vida a que não consentiriam nem os abortistas. Ah, e a ciência, como qualquer empreendimento humano, escorrega também. E vários foram os momentos em que mais matou do que salvou...

Reply

Sou de opinião de que deveriam deixar como esta,isto é,manter apenas as duas possibilidades ja existentes.Mas acredito que se deva resolver essa questão agora,com urgência,pois este assunto será um dos temas de maior evidência na campanha eleitoral caso não se defina agora.

Reply

Coronel, a retirada de feto sem vida, o anencéfalo NÃO É ABORTO, é similar à retirada de órgãos de cadáveres com o coração batendo para transplante, a morte cerebral. O anencéfalo nunca teve atividade cerebral, logo nunca foi um ser humano independente, ele não sobrevive mais de meia hora fora do útero.
as outras hipóteses como inseminação forçada são ridículas, é estupro pois a genética revela quem é o pai e a guarda da criança deveria ser exclusiva do pai nestes casos, o Conselho Tutelar da região onde a mulher mora deveria ser informado para ação judicial de renúncia de guarda e que não conste o nome da mãe na certidão ( ou um nome fictício ) e o pai crie a criança. Só se pode comprovar a inseminação involuntária se uma mulher virgem for lambuzada de sêmen na vagina ( com cuidado ) e ficar grávida. "seria motivo de aborto para a Virgem Maria e Jesus o MESTRE, nunca teria nascido.
Aborto por qualquer motivo é crime de HOMIICÍDIO DOLOSO QUALIFICADO.
Não deve haver mesmo o crime de aborto, a pena é ridícula em cestas básicas, menos grave que passar a mão em uma mulher. "mão boba".

Reply

Assinem a petição contra a alteração na lei do aborto:

http://www.peticoesonline.com/peticao/contra-as-alteracoes-na-lei-do-aborto/409

Reply

OFF TOPIC

E o porco amigo do velhaco não desiste de calar o jornalismo decente do Brasil.É o sonho de todo ordinário.

Ex-ministro Franklin Martins debate regulação das mídias em encontro do PT no Paraná

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/47689/regulacao+das+midias+e+abordado+pelo+ex+ministro+franklin+martins

Reply

JOSE OLIVEIRA RS

é inaceitável o critério descrito para interrupção de gravidez até 12semanas, quando a paciente não apresentar condições psicológicas para levar a gestação a termo. Existe muita subjetividade neste item. Haverá comércio de laudos psicológicos!
Aos poucos eles tentam empurrar goela a baixo o PNDH3.

Reply

Caro Coronel,

Segue minha opiniao sobre isso:

http://bdadolfo.blogspot.com/2012/03/mudancas-na-lei-do-aborto.html

Adolfo

Reply

Estes canalhas afrontam os valores da sociedade brasileira!

Se querem aborto, que vão para o Chile!!!!

Reply

Alguém pode me dizer como uma mulher pode ser vítima de "inseminação artificial com a qual não tenha concordância"???? Sim, porque ela tem que ir ao hospital, deitar numa mesa e permitir todo o procedimento. Alguém já ouviu falar de inseminação artificial contra a vontade????

O item 2 até faz sentido SOMENTE NO CASO DA ANENCEFACELIA, afinal não se pode submeter uma mulher a uma gravidez de um feto que não tem, MAIS É PRECISO QUE SE TENHA CERTEZA ABSOLUTA, que o feto não tem condições de viver após o parto. Vale lembrar que nesse caso, é dar a opção de interromper a gravidez a mulher, e temos centenas de exemplos em que as mulheres preferem ter seus bebês. Agora condições físicas e mentais???? Poucas são as condições físicas que impedem um feto de se desenvolver. Estão querendo admitir o aborto para fetos que podem nascer sem um braço ou perna? Quem me garante que amanhã não serão a cor dos olhos. Crianças com síndrome de Down podem ter uma vida tão produtiva quanto um adulto normal Arg... que nojo!!!

O item 3, já é o que existe hoje.

Agora, vamos ao item 4. ESTE ITEM É A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO!!! Mulher não tem que ter VONTADE PRÓPRIA para abortar um feto saudável! Ela tem mais é que ter o filho, e se não quiser, dá-lo a adoção. Ora bolas! Nem vou citar a quantidade de métodos anticoncepcionais existentes para evitar uma gravidez... que incluem até a PÍLULA DO DIA SEGUINTE. Entretanto, mulheres ainda insistem em ficar grávidas "sem querer". Sem querer uma ova!!!! Elas saem por aí, não se precavêem nem mesmo contra doenças sexualmente transmissíveis, ficam grávidas e SÓ depois é QUE querem SER DONAS DO PRÓPRIO CORPO OU TEREM VONTADE PRÓPRIA!!!!

Acredito em Deus, mas não tenho religião dos homens. Entrentanto, torço que a bancada evangélica se manifeste o mais rapidamente por essa tentativa de liberação do aborto indiscriminado disfarçada de outro nome. Isso vai custar muito caro aos cofres públicos, não só pelo aborto em si, mas também em medicamentos para tratar o aumento nos casos de DSTs que fatalmente ocorrerá, já que o principal motivo pra se ter sexo seguro será eliminado.

E aí???? A bancada evangélica vai se curvar depois que o Crivella foi lá pro ministério do Nada Faz??? Agora é a hora de ver se a compra funcionou?

Reply

Agora a mulher passa pelo Psicólogo e depois entra na cureta ou sucção.Todas as Clínicas de abôrto terão seus "psicólogos".Isto é geração de empregos.Ah,ah,ah.Como quase todos abortos praticados, estão dentro das 12 semanas,Senhores Bispos Católicos e Evangélicos,a pratica do abôrto será discriminalizada,na Banânia.Viram o que fizeram ao apoiar esses safados?Acima de 12,basta falsificar uma ultrasonografia.Aqui no Coturno, fui o primeiro a comentar.Estou atento,sempre.Não passarão.

Reply

A petralhada,desperta em mim,os instintos mais primitivos.Lutem.

Reply

A Dilma ludibriou bem os evangélicos ao se comprometer em não mudar a legislação em relação ao aborto na campanha eleitoral de 2010. Os patinhos cairam direitinho porque não foram capazes de raciocinar que ela não faria, mas o congresso faria por ela.

Reply

Em principio Dilma é uma pilantra, que os fins justificam os meios, e os direitos humanos irão permitir matança generilizada? ou só se ligam para proteger bandidos principalmente se forem do PT, partido dos trapaceiros.

Reply

Não, isso não é afronta coisa nenhuma. Como disse e repito: Aborta quem quer... Quem não quer, então não aborta(o q deveria ser muito simples, mas na verdade não é, tá cheio de gente q é "pró-vida" q abortou no passado ou q aborta qdo o calo aperta...). Fora q ninguém ali vai querer liberar aborto com seis meses de gestação, se liberarem, será por, no máximo, três primeiros meses de gestação(tem gente q preferiria liberar em um prazo ainda menor, como 2 meses).

Ah, e os q se queixam q "ah, meu dindin vai financiar isso, mimimi", duas considerações: Primeiro, não são só os "queixantes" q pagam impostos, é a nação INTEIRA q paga. Segundo: Assim como aborto liberado será financiado pelo SUS, o é tb os BÊBADOS q bebem, dirigem, se acidentam e ficam entrevados por toda a vida(e os custos são BEM MAIORES do q seria aborto legal nos primeiros 3 meses, sem o menor risco para a mulher, portanto, com gastos bem menores do q os de acidentes), os fumantes q fumam, sofrem câncer e se tratam com o mesmo dindin PÚBLICO, e por aí vai... E nenhum de nós levanta o dedo - muito menos, a voz - para reclamar sobre... Ainda me pergunto pq a indignação aqui no BR costuma ser tãããããooo seletiva, a ponto de só se indignar com o q interessa a si próprio, qdo mexe com os outros, nada...

E antes q me venham com as pedras, estou bem longe de ser "petralha", de "esquerda", ou coisa parecida(e votei no Serra, tá?)

Reply

A Presid'anta não berrou nos palanques de campanha que não aprovaria mudanças na lei de aborto??? E agora???

Reply

SE ESSA MULHERADA INDECENTE ANDASSE MAIS VESTIDA, QUEM SABE HAVERIA MENOS INVESTIDA MASCULINA NESSE SENTIDO.

É SÓ MULHER PELADA POR AÍ.

DEPOIS NÃO QUEREM SER ASSEDIADAS POR QUALQUER UM NA RUA.

Reply