Vaias, ataques pessoais e racha no PSDB paulistano. Isto é apenas uma prévia.

Os partidários do secretário estadual de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, pré-candidato do PSDB à prefeitura da capital paulista, vaiaram os outros três pré-candidatos do partido na abertura do terceiro debate das prévias tucanas, na noite de ontem, que ocorreu em um buffet na Zona Leste da cidade. A situação constrangeu os adversários e a direção do partido, que tentava - sem sucesso - impedir as vaias e acalmar a plateia, que conversava, em vez de prestar atenção aos discursos.

O grupo, formado por mais de 50 crianças e adolescentes, chegou a vaiar até o presidente municipal da sigla, Julio Semeghini, que é secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do governo paulista. A maioria deles frequenta as Fábricas de Cultura, programa da secretaria controlada por Matarazzo que dá cursos gratuitos em regiões com alto "índice de vulnerabilidade juvenil", segundo levantamento do governo estadual.

Os partidários de Matarazzo, que esvaziaram o auditório logo no começo dos primeiros discursos, eram orientados a gritar ou fazer silêncio por jovens de cerca de 20 anos, que se identificavam como representantes da juventude do PSDB na Zona Leste. Eles foram ao debate em três ônibus fretados. Matarazzo disse que não sabe quem os levou e que o evento era aberto ao público. Este não é o primeiro caso que envolve militantes de um dos pré-candidatos, embora a direção do partido os tenha orientado a deixar a "claque" de fora dos eventos.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, foi criticado, nos bastidores, por levar grupos de militantes para aplaudi-lo nos dois primeiros debates. Também concorrem nas prévias o deputado federal Ricardo Tripoli e o secretário estadual de Energia, José Aníbal.Durante o debate, houve outra polêmica. O deputado estadual e presidente do PSDB de São Paulo, Pedro Tobias, reagiu aos ataques do ex-presidente da legenda na capital paulista, José Reis Lobo, e disse que o tucano não pode criticar a atual direção porque, supostamente, ele não trabalhava. "Ele foi secretário [estadual de Relações Institucionais] por quatro anos e chegava todos os dias às 18h, com o cabelo ainda molhado", acusou. 

José Reis Lobo escreveu um artigo, publicado ontem no jornal "Folha de S. Paulo", em que criticou a realização de prévias e disse que o partido, construído "de cima para baixo", deveria deixar a cúpula escolher o candidato. "Não se pode correr o risco de perder de véspera simplesmente para cortejar as "bases" do partido, como se a vontade dessas representasse a da população", afirmou. Tobias criticou o posicionamento de Lobo e ressaltou que o candidato do partido será escolhido por prévias. "Isso era no tempo em que ele era presidente. Agora as coisas mudaram e quem vai escolher o candidato é a militância", disse. (Valor Econômico)

12 comentários

Se o PSDB usasse toda essa força para fazer oposição ao PT, o resultado das eleições seria bem diferente.

Reply

Os jornais foram atrás dos filiados tucanos com potencial de voto nas prévias e acabaram descobrindo que muitos não conheciam nem os pré-candidatos, muito menos quem são os atuais líderes do PSDB, presidentes, etc.

Cá entre nós. Se entre os partidários a coisa está assim, imagine em termos de povão.
Esse país é muito ignorante.

Reply

Estou gostando muito de ver e acompanhar as prévias tucanas. Não só eu, claro.

O partido vai bem e só tende a melhorar.

Quem é burro pede a Deus que o mate e ao diabo que o carregue.

Reply

É Kassab,

Vai quente com o seu candidato Afif porque o PSDB terá que vir rastejando por migalhas.

O Haddad, os evangélicos vão dar um jeito, mas é preciso ir jogando gasolina, a cada bobagem que o GC falar.

Chalita? Pode ser...

E outra coisa, pode avançar no projeto nacional porquê:

O PT, com essas greves dos militares sendo bem exploradas pelo PSD, vai perder muito nessas próximas eleições.

O PSDB, com as prévias de São Paulo, vai acabar de se atolar.

Fica sobrando o galeguinho de Recife...

E Dilma coitada, acho que até hoje ela não sabe direito onde é que está e o que tem que fazer. Parece aquele cachorro que caiu do caminhão de mudança...

Reply

previas em buffet??

kkkkkkkkkkkkkk..

peloamordedeos, não me façam rir a essa hora do dia...

toda a militância tucana cabe em um buffet, Cel?

festinha de aniversario de filho de bacana reúne mais gente...

Reply

Quem diria que o Matarazzo fosse usar a técnica do PT de silenciar a oposição. Pensando bem, essa técnica é velha conhecida dos fascistas italianos, tão ao gosto do velho conde.
Abs.,
de Marcelo.

Reply

A "Opozisão" idiota como nem o mais ensandecido PTista,PSTUista, jamais ousou sonhar.
"Essa Opozisão", vai ser mel na chupeta dos destrambelhados e no Day After, toooomaaa!
Chupa que é de Uva!
sds

Reply

Engraçado, eu estava lá e não ví nada disso. Deve ter ocorrido no momento que eu procurava na bolsa um chicletes. VÍ o Matarazzo aplaudidíssimo, isso sim.

Reply

Em casa que todo mundo briga, todo mundo quer ter razão. Desse jeito os PeTralhas vão dar uma surra nos tucanos na eleição para prefeitura de SP

Reply

Hoje o João Mellao Neto escreve algo interessantíssimo, que ajuda a entender esse crise de identidade do irmão bonzinho do pt, que virou o PSDB...ô tristeza,para quem cumprimentou o Mário Covas um dia, ver uma coisa dessas atualmete.

O artigo do Serra no OESP ontem foi mais direto, mais contundente, melhorou muito. Conserta algo? Não, mas precisamos que vozes fortes não se calem.
Vida longa, Coronel!

Reply

Em uma única palavra: imbecis!!!

marco loss

Reply

Em prévias é normal isso,nos EUA os candidatos se pegam depois ficam todos de bem.

Reply