Projeto petista de poder: em 10 anos, funcionalismo cresceu 21%. Cargos de confiança chegam a 22 mil.

Entre 2000 e 2010, enquanto a população brasileira cresceu 12,5%, o número de servidores ativos da União, descontados os militares, subiu num ritmo bem mais acelerado, 21,2%. Assim que assumiu a Presidência, Dilma Rousseff criou uma câmara de gestão, presidida pelo empresário Jorge Gerdau, para discutir propostas para melhorar a eficiência da máquina pública, e não apenas aumentá-la. Até agora, entretanto, houve pouco resultado prático. A própria presidente reconheceu recentemente, em conversa com jornalistas, a necessidade de um perfil mais profissional para os quadros do governo.

"A chegada de pessoas indicadas por partidos políticos ou grupos de interesse acaba prejudicando o funcionamento e a própria qualidade da administração pública", afirma José Matias-Pereira, professor de administração pública da UnB (Universidade de Brasília). Para ele, o compromisso dos indicados políticos "é com as sustentações políticas que estão por trás deles", e não com a eficiência. 

Hoje há 86 mil cargos de confiança no governo, em geral postos de chefia. Isso significa que para cada sete servidores, há um chefe. Esses cargos representam cerca de 15% do gasto com pessoal do Executivo.Desses 86 mil cargos, 22 mil são os chamados DAS, nomeados livremente, sem qualquer tipo de seleção além do desígnio de quem tem o poder de nomear. Em 2010, as despesas com pessoal dos três Poderes consumiram 12% de tudo o que o governo gastou.(Folha de São Paulo)

12 comentários

e os salários são gordíssimos...

Reply

Esse é um dos ítens da herança maldita que o quadrilheiro Lula deixou para o país.

Reply

Cel

"Multinacionais “escolhidas” para empréstimos do BNDES tiveram desempenho ruim
20 de dezembro de 2011
Na coluna Panorama Econômico, Regina Alvarez destaca a reportagem de O Globo (domingo, 18 de dezembro), de Bruno Rosa e Henrique Gomes Batista, e “o bom debate” sobre o papel do banco estatal no desenvolvimento do país e suas escolhas.
A matéria é uma “ radiografia das seis empresas privadas que o governo decidiu elevar à condição de multinacionais verde-amarelas, abrindo as portas do BNDES para financiamentos bilionários”.
A reportagem mostrou que em cinco anos o banco destinou R$40,8 bilhões em cinco anos às companhias “eleitas” – os frigoríficos JBS e Marfrig, a Oi, a BRF Brasil Foods, a Fibria e a Ambev. Já a performance das empresas deixou a desejar. Elas apresentam um quadro de endividamento elevado, prejuízos, cortes de custos, demissões e pouco avanço no mercado externo.
O BNDES segue orientação do governo ao incentivar a criação de potências nacionais privadas, inspiradas no modelo de desenvolvimento dos tigres asiáticos, mas o dinheiro que financia essas empresas é público. Vem de tributos como o PIS/Pasep ou do aumento da dívida pública, recurso que o governo tem usado com desenvoltura para ampliar a atuação do banco.
Fonte: O Globo"
Autor: Instituto Millenium
http://www.imil.org.br/blog/multinacionais-es/

Átila

Reply

E tem uma coisa que me ocorreu. Quem avalia os funcionários concursados ao final do terceiro ano? Não seriam esses mesmos "chefes" em cargos de confiança? Se for, isso abre-se a possibilidade para esse pessoal impedir a efetivação de funcionários concursados que não se alinhem com a ideologia do partido dominante.

Reply

que farra neste país dos funcionários públicos. Dá para entender o porque este país não possue rodovias,escolas, hospitais uma escola primária a altura. 0 dinheiro todo vai para as bolsas miséria p/os funcionários públicos.Se falei em escola primária - é que lá - na min ha modesta opinião começa a vida do cidadão. E se esta for ruim ministrado por professores incompetentes e mal pagos - o que esperar deste país? Um país oonde o pres. se vangloria de ser filho de mãe analfabeta mas que chegou a presidente da República.

Reply

Coronel,

A receita que o Lulla seguiu é a mesma dos líderes socialistas que jogaram a Europa no buraco!!!

Crescimento PIB 2012: Não passa de 2,2%. Ainda vou afinar a cifra para baixo!!

JulioK

Reply
A mão que embala o berço mod

Esse indivíduo que entra no governo por ser ASPONE, por não ser um funcionário de carreira pouco ou nada contribuirá para o funcionamento dos serviços, além de deixar o funcionário qualificado e merecedor da função desmotivado, pois sabe que sua perspectiva de ascensão profissional ficará prejudicada.

Reply
General Maximus Decimus Meridius mod

Coronel

O porque todo mundo quer ser "aspone" está escrito no post.

Agora veja o porque os banqueiros adoram o governo do PT.

Folha de Hoje 02.01,2012, caderno Folhainvest.

Taxa do rotativo dos cartões de crédito:

Brasil - 237,95%
Argentina - 50%
Chile - 40,7%
Peru - 40%
México - 36,2%
Venezuela - 29%
Colombia - 28,5%

E pensar na quantidade de novos cartões que a classe C e D recebeu no ano passado, e que não estão conseguindo pagar?

É por isso que os bancos "endeusam" o governo do PT.

Nunca na história deste país...

General Maximus Decimus Meridius

Reply

Prezado coronel
Essa não é uma das várias artimanhas pregadas por Antônio Gramsci? A criação de muitos, muitos ministérios para abrigar a cumpanherada toda e permanecer no poder indefinidamente.Pois é, pelo jeito vão ficar mesmo 50 anos. Um povo ignorante como o brasileiro, faz por merecer.

Reply

Incharam a máquina e os bolsos dos companheiros,estabeleceram a incompetência,blindaram e oficializaram a bandalheira e os ilícitos com farta distribuição de óleo de peroba para os cara-de-pau.
Em breve chegaremos a milhões de servidores do partido, e o resto pagando a conta.

Reply

cel,

É o poder a nossas custas, as custas de empresas quebradas como os correios, petrobras com o combustivel mais caro do mundo, enfim, estão sugando tudo que o governos FHC, organizou e cortou de gastos, ao invez de termos melhor saude, melhor educação, mais segurança, melhores transporte.

A epoca da bonança esta no fim, e ai, irão largar o pais em frangalhos, sem capacidade de investimentos, sem capacidade de tratar melhor a saude, sem capacidade de dar uma educação de qualidade.

Por isso, fora PT, fora Sarney, fora essa corja sanguessuga.

Reply

Beleza! Eh chegar lah e passar o rodo nessa turma !

Reply