O procurador do Mato Grosso do Sul que está propondo uma prisão para políticos corruptos deveria, por princípio de isonomia, propor um a construção de um presídio para membros do Judiciário condenados pelo mesmo crime. O nome popular deste presídio poderia ser Mansão do Nicolau. Aliás, se o Judiciário trabalhasse mais e fosse mais competente não haveria tanto corrupto solto por aí, a começar pelos mensaleiros do Zé Dirceu.
Imagine uma prisão destinada só para corruptos. Eles teriam suas fotos expostas permanentemente num mural, na entrada do presídio, e receberiam aulas de ética, moralidade e honestidade. Parece exercício de ficção, mas o procurador da República Ramiro Rockenbach, do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul, propôs ontem ação civil pública que pede a criação do primeiro presídio federal só para corruptos do Brasil, exatamente nesses moldes. No texto da ação, o procurador diz que o país ocupa apenas a 73ª posição no ranking de nações menos corruptas, segundo pesquisa com 182 países feita pela organização Transparência Internacional neste ano.
Rockenbach diz ainda que, hoje, 1.400 pessoas cumprem pena por delitos relacionados à corrupção no país."Se todos os corruptos do Brasil fossem postos na cadeia, precisaria construir pelo menos um [presídio] por Estado", afirma o procurador. Segundo Rockenbach, o presídio teria caráter "simbólico", para que os políticos entendam "que a Justiça não está de brincadeira". "E não é só ficar lá por dois, três dias. Ele pode ter sua foto eternizada [em galeria dos presos condenados] como um corrupto desta nação. Para aprender que o dinheiro do povo não é para ficar fazendo esse tipo de safadeza." A ação civil pública, protocolada ontem na Justiça Federal de MS, menciona escândalos como o mensalão, as denúncias contra o ex-governador do DF José Roberto Arruda (sem partido) e a recente queda de seis ministros da presidente Dilma Rousseff. O valor proposto para a obra, que seria erguida em MS, é de R$ 12 milhões. O Ministério da Justiça ainda não foi notificado sobre a ação. O órgão informou que o quinto presídio federal, a ser construído no ano que vem em Brasília, terá uma ala apenas para autoridades.(Folha Poder)
14 comentários
CEl,
ReplyJá passou da hora de os políticos corruptos e os maus juízes serem condenados e postos na cadeia. É assim nos EUA, ainda nesta semana foi noticiado um caso de condenação, é assim na China e em outros países.
Fora corrupção, fora imunidades parlamentares, fora judiciário incompetente !
Índio Tonto/SP
presidio simbólico?
Replyaahaha...
o mesmo sujeito que propõe a criação do presidio, também banaliza o crime de corrupcao quando acha que passar "dois ou três dias" nesse tal lugar já seria uma pena suficiente...
foto exposta?
e la corrupto tem medo de foto exposta?
reputação?
o sr acha que corrupto esta preocupado com reputação, honra, essas coisas?
a unica punição possível eh mexer no patrimônio dessa gente, eh deixar o cara literalmente pelado, resgatando toda a grana gatunada...
do contrario eh perda de tempo...
e o cara menciona o Arruda mas não menciona os mensaleiros petistas...
Aliás, é pela área da justiça que deveria começar a moralização. A punição aos políticos corruptos seria apenas uma consequencia. Não fossem os inúmeros processos engavetados, (hajam gavetas) decisões absurdas, (caso Battisti), e vai por aí afóra. Será que a obra do presídio será também superfaturada? Cagliostro
ReplyAgora sim!! como é bom começar o dia com uma notícia boa dessa.
Replyo ex governador de illinois que vendeu a vaga de obama no senado, pegou 14 anos ontem.
ReplyDe nada adianta construir esse tipo de presídio se os maiores corruptos nunca são condenados.
ReplyPôôôxa !!!!!!
ReplySeria um presídio umas dez vezes maior do que o edifício do Pentágono em Washington.
Discordo em genero; número e grau do procurador. No Brasil o problema não é falta de presídio e, sim falta de vergonha na cara, de todos os três poderes que se deixou contaminar pela máxima do senhor Luiz 51 de que todos os corruptos são inocentes, até que ninguém consiga provar o contrário, inclusive a justiça mórbida existente hoje no Brasil!
ReplyMais um elefante branco será construído e muito dinheiro será desviado.
ReplyNum país de bandidagem onde estão envolvidos politicos, autoridades públicas, ministros, presidentes, senadores, governadores, deputados federais/estaduais, e a "cumpanherada", esse elefante servirá tanto a nação Brasileira, como o cemitério do prefeito Bem amado, nunca sera inaugurado.
Sou mais os modelos japonês e chinês. Corrupto pego se mata ou é morto(China) e a bala gasta a família ainda paga.¬¬
ReplyDurval diz que Arruda foi “gestor financeiro da Codeplan” entre 2003 e 2006. Ora, somente um ingênuo poderia acreditar nessa afirmação: nesse período o governador era Joaquim Roriz, que nunca escondeu ser adversário de Arruda. Quem conhece Roriz sabe que jamais ele permitiria a qualquer outra pessoa - muito menos um adversário - gerir área tão importante como era a Codeplan. Fosse a acusação verdadeira, Roriz não teria lançado a candidatura de Abadia contra Arruda! Outra mentira, atrelada a essa, é que Jaqueline recebeu R$ 60 mil de suas mãos para trabalhar por Arruda. Como filha de Roriz, ela fazia tudo o que seu pai mandava – inclusive apoiar Abadia. Aliás, basta recorrer ao noticiário da época para confirmar que ela trabalhou, sim, pela candidatura de Abadia contra a do Arruda. De resto, é importante salientar que há duas semanas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu, por unanimidade, que não procede a acusação de Durval de que o dinheiro que Jaqueline recebeu das mãos de Durval foi a mando de Arruda.
ReplyTá mas seria um presídio "10 estrelas" ?
ReplyTudo do bom e do melhor em termos de conforto ?
Essa eu pago prá ver!!!
ReplyIzabel/SP
Ora,se tal acontecer,será para suas excelências descansarem do cansasso do descanso e pensar melhor sobre a forma de roubar mais e melhor, e com mais técnica.
ReplyUma pergunta:quem os condenará?