Poleiro vazio.

Abaixo, trecho da coluna de Dora Kramer, publicada hoje no Estadão com o título "Sol com a peneira":

Convenhamos, José Serra não conta propriamente uma novidade quando diz que o PSDB não tem candidato viável à Prefeitura de São Paulo. Cenário plenamente visível, menos pelos índices que cada um dos pré-candidatos porventura venha a apresentar agora nas pesquisas de opinião e mais pela falta de disposição do partido de se entender em torno de um nome, apostar nele e ir fundo na campanha para disputar espaço na política como gente grande. Carência de energia eleitoral que não é uma prerrogativa da seção paulista, diga-se. Os tucanos tampouco têm candidatos viáveis nas outras duas capitais de Estados onde estão os maiores colégios eleitorais do País.

No Rio não existem nomes competitivos para fazer frente à campanha pela reeleição do prefeito Eduardo Paes e em Belo Horizonte o arranjo prossegue no apoio à conquista de um novo mandato para Márcio Lacerda, do PSB. Portanto, não há razão para que a direção do partido reaja à constatação de Serra como se tivesse sido dita uma heresia. Pela análise dele, seria mais negócio o PSDB fazer uma aliança com o PSD de Gilberto Kassab do que apresentar candidato próprio e correr o risco de não chegar ao segundo turno, repetindo o ocorrido na eleição municipal de 2010.

Os tucanos de São Paulo deram um alto lá, enfatizando que terão candidato de qualquer jeito. O simples fato de precisarem divulgar nota oficial com tal ênfase já mostra propensão a tapar o sol com a peneira fugindo da questão central: a desidratação da legenda. A posição de Serra não é a mais construtiva do ponto de vista da afirmação partidária. Mas provavelmente é a mais realista frente ao cenário em que um partido que governa São Paulo há 16 anos não consegue ter na capital alguém em condições razoáveis de competitividade. Eis o problema de fundo.

No Rio o partido acabou-se há anos e não consegue se recuperar. Agora faz um ensaio meio na base da propaganda enganosa, tentando ganhar alguma coisa por meio da dupla militância do senador Aécio Neves. Em Minas domina, mas há muito lá se fez o que Serra propõe para São Paulo, optando pela via da aliança. Afirma-se na liderança de Aécio, mas a legenda propriamente dita fica em segundo plano. Reza o dogma e ensina a lógica que partido que não disputa eleição perde identidade e influência no eleitorado. Tal obviedade não parece comover as lideranças do maior (por falta de outro) partido de oposição a fazer política, começando por incluir na agenda de debates a extinção das picuinhas, o arquivamento temporário das elucubrações teóricas e, sobretudo, uma estratégia sobre como ganhar eleição. Disputando-as talvez fosse um bom caminho.

Ah, o PT também faz alianças, abre mão de candidaturas próprias? Pois é, mas está com a vida ganha, instalado há nove anos no Palácio do Planalto, de onde não tem a menor intenção de sair tão cedo.

16 comentários

Nós paulistas, orgulhosamente estamos engajados em homenagear ao Sr. Lula.
Tanto que daremos seu nome a uma das principais avenidas da cidade.
A Avenida Marginal Tietê (que passa nos fundos do Parque São Jorge, lado Corinthians), em breve passará a chamar-se:

" MARGINAL LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA"

Reply

Aqui no Mato Grosso, o PSDB praticamente inexiste e isso tudo à partir da eleição passada. Sabe por quê?? Simplesmente pela atitude do velho ditado: "um olho no peixe e outro no gato". Fisiologismo puro. E isso aconteceu no Brasil inteiro. Me diga, quem do PSDB realmente ergueu a bandeira para presidente que se destacasse. Como se isso não bastasse, quem hoje realmente faz oposição a toda essa podridão instalada em Brasilia??? Vejo e admiro a postura do Senador Álvaro Dias, mas é "uma andorinha só" tentando fazer o verão. O resto que não é "gagá" defensor dos maconheiros, é fisiologista. O PSDB foi e é uma oposição de MERDA. Se não fosse, seria ele quem teria denunciado toda essa lama e não teria deixado para as revistas VEJA E ISTO É.

Reply

Cel

O PSDB vem perdendo militantes e políticos desde 2002 devido a falta de harmonia interna e as vaidades de seus lideres. Agora vão ao fundo do poço, mais fundo que o pré sal.

Átila

Reply

Cel
O pessoal do PSDB não se entende mesmo, não consegue se unir nem para o seu próprio bem. Assim o partido vai acabar, já que não faz oposição e nem se une em torno de um só nome.Eles querem ganhar sem se esforçar. Só me falta o desastre do Haddad ser eleito aqui em S. Paulo. Deus nos livre!
Esther

Reply

O sonho do PSDB é um dia se fundir com o PT. Pior é que esse sonho não é tão impossível assim...

Reply

A turma do Alckmin vai querer repetir o erro de 2008.

A diferença é que desta vez o Serra está fora da jogada. Se o Kassab levar a melhor de novo (ou o PT no pior cenário), adeus PSDB em São Paulo.

Reply

off topic: de quem será esta empresa do planalto central?

http://uk.reuters.com/article/2011/11/24/brazil-cuba-store-idUKN1E7AM1VP20111124

Reply

pqp vou ter que ter na minha cidade ,pois não é a dêle o nome desse canalha,quem é esse das 9: 45 provavelmente um mamador do governo

Reply

Isso deve ser colocado sempre para ver se esse pessoal acorda: é por isso que Lula está apostando em Haddad.
Ele sabe que ninguém está com vontade firme de vencer o PT em São Paulo. Pelo contrário, ele tem certeza que tem melhores condições na Região Sul do que em São Paulo. Mas, os opositores estão dormindo.

Só uma coisa que ele não conta e ninguém fala por medo: mesmo assim o PT vai perder, pois, o Haddad é muito ruim...

Reply

É sempre bom relembrar: Haddad disse que as falhas no Enem vão continuar acontecendo.

Além dos kits sobre opção sexual.
Do livro ensinando Português errado.
Do livro de Matemática com erros.
De pensar que o Itaim Paulista é o Itaim Bibi.

Isso não foi o PSDB quem fez.
Paulo Renato Souza, deu um banho de competências, quando foi Ministro da Educação.

Reply

Para a ANTA das 13:49 "MARGINAL"

Na cultura brasileira, MARGINAL refere-se a pessoas que por algum motivo não estejam inseridas no convívio social, como os delinquentes, os assaltantes, QUER SABER MAIS? COMPRA O LIVRO DO PAIS DOS BURRO!...

Reply

Ora, ora, ora...querem pior nome do que a Diuma Poste Ficha Suja para uma leição e no entanto foi ela quem levou a melhor.
O Color ganhou quando era um desconhecido e logo se mostrou sem carater. O Aloisio Senador, uma votação enorme.
Discordo das chances do PSDB nas elições para Prefeito pois o PSDB é respeitado em SP enquanto o PT é desmoralizado, afogado na lama da Corrupção.
O Serra e o Kassab vão salvar este quadro. É O PSDB e PSD que vão estar no lado do bem.

Reply

Se o PSDB não fizer uma aliança com o PSD do Kassab, corremos sério risco em São Paulo, com a anta do Haddad.

ACORDA PSDB !!!


Chris/SP

Reply

Sr Coronel:


Permita-me fazer um paralelo entre os psdebistas e uma vaca OBRANDO no pasto.
A vaca tem méritos pois está devolvendo à terra o que dela tirou,enquanto os psdebistas ou traíras nunca devolveranm para a sociedade o que dela tirou.
VIVA A VACA

Saudações

Reply

Acaso HADDAD é um bom nome para SP?

NÃO.

Acaso Chalita é um bom nome para SP?
Não.

Reply

para a Anta das 14 e 52 ,não falei marginal ,falei assaltante ou seja chefe de quadrilha entendeu ou quer que eu desenhe,vc nem com o pai dos burros,fui

Reply