Em seus diálogos privados, Fernando Henrique Cardoso tem dedicado a Aécio Neves críticas ácidas.Na opinião de FHC, o comportamento de Aécio é incompatível com o desejo dele de ser candidato à Presidência da República. Presidente de honra do PSDB, FHC se queixa da “ausência” de Aécio na discussão sobre os temas mais relevantes. “Ele não dialoga com a nação”, resume. Ao esmiuçar o raciocínio, FHC declara: não se trata de antecipar a campanha, mas de escolher um rol de assuntos e se apresentar para o debate. FHC considera ultrapassada a estratégia de esperar que o calendário se aproxime do ano eleitoral para iniciar a exposição. É tática “velha”, eis a palavra que usou. Insinua que, desde que se elegeu senador, no ano passado, Aécio enfurnou-se no Senado. O ideal, segundo diz, é que o presidenciável corresse o país. Acha que Aécio deveria aproveitar a atmosfera de pré-campanha municipal para visitar os municípios com maior quantidade de eleitores.
Sintomaticamente, Aécio prepara um ciclo de viagens para o início de dezembro. Deve passar por Pernambuco no dia 8, pela Bahia no dia 9 e pelo Espírito Santo no dia 10. De resto, Aécio articula com o aliado Sérgio Guerra, presidente do PSDB, uma agenda de viagens aos municípios onde o partido dispõe de candidatos bem postos. Na opinião de FHC, deve-se sobretudo ao vazio proporcionado pela inação de Aécio a sobrevida da candidatura presidencial de José Serra. FHC enxerga em Serra, por exemplo, credenciais para fazer incursões no debate sobre a degradação moral da política. Costuma dizer que sempre houve corrupção na política. Mas acha que, agora, subverteu-se a ordem das coisas: há política na corrupção. Dito de outro modo: hoje, a corrupção, por abundante, prevalece sobre a política, ofuscando-a. “O Serra é duro o bastante para romper com isso”, acredita. O que se esconde sob os comentários de FHC é, em essencia, uma ponta de decepção com Aécio. Nas pegadas da derrota de Serra para Dilma Rousseff, na eleição presidencial do ano passado, FHC dissera que a fila do PSDB andara. Seria a vez de Aécio. Daí o desapontamento. Na avaliação de FHC, Aécio como que desperdiça sua hora.
20 comentários
caro FHC, para se apresentar para o debate eh preciso ter consistência...
Replyme poupe de ouvir debates com o Traecius...
já leu os textos que ele escreve na imprensa de vez em quando?
sofríveis...
ao invés de ser um "rol de assuntos" eh um rol de obviedades enfadonhas...
Traécio entregou o país de bandeja a raça petralha ao se recusar ser vice de Serra. Nunca esquecerei isso. Toda essa nojeira que estamos assistindo deve ser agradecia a esse playboy de araque. Não foi homem nem para soprar um bafômetro.
ReplyDepois do traidor ter lambido as botas do Lulla, vai ser difícil encontrar um discurso de oposição.
ReplyO Aécio deve deixar o PSDB, ele tem a linuagem do avô: le le lé, tre le lé, e só isto.
ReplyÉ discurso de Legislativo, porém de pessoa que não rouba dos cofres públicos.
O discurso do Serra, pessoa a quem admiro é outro,´parece de professor secundário, dando aulas de boas maneiras e de coisas corretas. É discurso de executivo honesto e competente.
Ambos têm o seu valor.
Mas eles não cabem em um mesmo partido.
O Brasil perdeu, duas vezes, uma não elegendo o José Serra, apesar do meu voto e empenho,para Presidente do Brasil, outra elegendo a dona da Corruptalia do PT e aliados remunerados.
Politico mineiro de carater executivo foi Jucelino Kubstchek.
Dois nomes devem tambem ser lembrados de Minas Gerais: deputado
estadual João Leite e o Deputado Federal Paulo Abi Ackel, ambos jovens e de boa atuação.
A fila andou!!!!
FHC disse tudo !
ReplyO problema do Aécio é achar que a eleição só poderá ser ganha "comendo pelas bordas", isto é, ele pensa que não dá pra ganhar dos petistas batendo de frente...
O problema neste raciocínio, é que os petistas não jogam limpo, vão massacrar qualquer candidato que queira disputar a presidência, vide o que fizeram com o Ciro Gomes...
Além disso, Aécio precisa garantir os votos dos anti-petistas, com um discursso tão fraco, será difícil, ainda mais com o surgimento de novas opções, como o PSD do Kassab.
Indicar Traécio Silvério das Neves a candidato à Presidência da República tem o mesmo peso de Fernandinho (!) Haddad a candidato a Prefeitura de São Paulo. Será que os brasileiros não aprendem nunca quando apoiam playboyzinhos desta marca (quem lembra de Collor, outro playboyzinho que todos sabem no que deu...)?
ReplyAécio pode até ter sido um bom administrador (meus amigos mineiros juram que ele foi.), mas é um péssimo senador. Não acredito que trocamos Artur Virgílio (dia glorioso em que a CPMF foi derrotada e, com ela, o 3o mandato!) por esse frouxo. Alguém se sente representado por quem quer CPMF, voto em lista e dá bronca em quem morre na fila do SUS sem ficar comovido com o tratamento de Lula no Sírio Libanês? Aécio representa alguém além de Minas, onde pelo menos ele foi um bom administrador?
ReplyPoxa,alguém lembrou do Artur Virgílio este sim está fazendo falta.Se em 2014 tiver outra opção além do Aécio como Demóstenes,Álvaro Dias eu fico com estes últimos,estou também achando tanto o Aécio como sua estratégia muito fraquinhas,ele peca por omissão.Até o FHC se decepcionou.
ReplyEsquerdoide igual ao tio , muito lero lero e pouco nheco nheco.
ReplySão dois cadáveres políticos.
ReplyEm 2014 FHC terá 84 anos, se estiver vivo. Simples questão de estatística e probabilidade.
Aécio consegue vender seu peixe além das "montanhas de minas"? Nem para blitz do DETRAN do Rio de Janeiro.
Uma antiga música de Bob Dilan dizia, lá pelas tantas:"esqueça os mortos/eles não levantam mais!".
Simples assim. Fui...
O velho FHC já está sentido o cheiro de carne queimada. O Aécio já foi sem nunca ter sido. É raso, falta-lhe conteúdo para convencimento, em resumo Ele é pequeno para a tarefa hercúlea de botar o Brasil nos trilhos. O PSDB que encontre alguém com competência para essa tarefa ou, a fila terá andado para o partido também. É esse o cheiro que FHC está sentindo. O PSD está na fila!
ReplyO PSDB, assim como os outros partidos que contrapõem ao Palácio do Planalto, esquece que o País precisa de oposição republicana, com propostas concretas de mudanças. De nada adianta transformar o Congresso Nacional em uma inoperante delegacia de polícia, pois o fisiologismo que marca o parlamento verde-louro impede que prospere qualquer investigação sobre corrupção.
ReplyA continuar assim, atuando como franca atiradora, a oposição fará o enorme favor aos atuais donos do poder, que já se articulam para evitar a chegada do caminho de mudança em 2014. O Brasil, como qualquer democracia responsável, precisa, sim, de políticos que façam o contraponto ao status quo, mas não se pode admitir que um partido com a história do PSDB se transforme em uma catapulta de ministros enrolados.
Aécio, FHC e Sérgio Guerra ainda vão se arrepender MUITO de não se ter formado a chapa-da-derrota-acachapante Serra/Aécio em 2010.
ReplyFHC, como sempre, está certo.
ReplyFHC está lendo melhor a conjuntura política e econômica do País. E seu diagnóstico está correto. Suas indicações, devem ser criticadas, sim. Mas, desmerecidas, não.
Serra, por sua vez, tem abordado em seus artigos críticos aspectos políticos, sociais e econômicos de muita importância e apresenta-se como um dos maiores políticos de oposição hoje. Seus artigos devem ser lidos e esmiuçados.
Basta comparar as análises de FHC e Serra, com as notas do PT e suas resoluções, para saber porque o governo federal está tão ruim nos últimos quase nove anos.
É isso aí, FHC. Acorda enquanto AINDA há tempo.
ReplyCel
ReplyFHCannabis deve estar fumando de mais!
Ele e sua lerda agremiação são assim por causa do excesso de FUMO!
"Por que no te calas FHC!"
Átila
O Aécio não consegue colocar o seu nome no PSDB para a Presidencia.
ReplyOs paulistas não conseguem se eleger para a Presidencia sem os votos dos mineiros.
Quando dois brigam o terceiro ganha, já é sabido.
O partido que está forte no Brasil é o Partido da Corrupção, saquearam tudo, estão com a grana, com os empregos para nomearem, são despreparados e sem escrupulos é a New age PT.
Pra quem ouve a rádio Senado, ele está sumido há tempos...
ReplyAécio parece aquele menino cujos pais o preparam para ser presidente da empresa da família, mas o que ele quer mesmo é tocar saxofone.
ReplyAécio é uma grande fraude política, fraco, só tem um verniz que vez ou outra reluz, quando submetido a profundidades maiores nega fogo...
ReplyTem cacife para ser governador de MG, senador e só.
A sua "praia" são as noitadas no Leblon e na Barra, quando acorda ao meio dia de terça-feira para embarcar para Brasília e retornar na quinta à noite. Senador de MG...
La dolce vita do mineiro playboy...
Não tem estofo algum, é como aqueles garotos criados nos apartamentos do Leblon que querem soltar pipa e o papai liga o ventilador da sala para o pimpolho aprumar o brinquedinho...
Simples assim, isso e menos é o Traécio Silvério das Neves.