Perguntinha básica.

Se  o grande risco de uma Constituinte Revisora é o PT eleger a maioria dos seus membros, o que impedirá o PT de eleger a maioria do Congresso em 2014 e mudar a Constituição Federal da mesma forma?  Favor responder sem tergiversações. O comentário que não responder exatamente a pergunta será democraticamente deletado.

Aqui a proposta na íntegra. 

Atualização 22:26 - Está muito bom, tanto os comentários quanto deletar os mesmos imbecis de sempre, os perdedores, os corneteiros...

23 comentários

Os riscos são os mesmos. Acredito que se houver uma boa divulgação sobre a importância de uma Constituinte, feita pelo TSE, as pessoas vão eleger representantes ficha-limpa, com bons conhecimentos e sem rabo preso. É só esclarecer. Só não concordo com voto em lista!

Paulinho Goiano

Reply

Coronel,
pelo que me parece, a Katia Abreu quer enxugar essa imensidão de leis, inclusive que só faz atrapalhar o homem de bem. Os bandidos, cafajestes e canalhas não estão nem aí para qualquer tipo de lei ou de regra. Precisamos sim de uma constituição enxuta e moderna, que atenda principalmente o cidadão trabalhador e honesto.

Reply

Na segunda hipótese, ele terá que fazê-lo seguindo o que é estabelecido pela atual Constituição. Assim, o estrago seria menor.

A idéia de uma constituinte revisora seria driblar a Constituição, já que ela permite revisões atráves de emendas e com a necessidade de quorum maior.

Reply

Constituinte do PSD, segundo o que sugeriu a senadora Katia Abreu:

-> Pessoas técnicas para propor reformas.

Há chance desses técnicos eleitos, serem de ideologia esquerdista, como, aliás, são a maioria de sociólogos, advogados e cientistas políticos, sem mencionar economistas keynesiano.

Sem comentar representante de instituições e sindicatos, que estão todas aparelhadas pelos companheiros.

---

Eleições 2014. Com um PMDB especialista em administrar as bases eleitorais, ou seja, com bastante concorrência. É difícil imaginar o PT consiga 2/3 das cadeiras da câmara e do senado.

---

Não é à toa que o PT é favorável a fazer uma constituinte. Já que para as eleições, a concorrência é forte. Uma constituinte 'mais técnica', como também defende o PT, possuiria menos resistência ideológica devido ao aparelhamento.

Reply

Caro Anônimo das 20:29:

Não entendi o seu medo, pois foi dito que não seria mudadas as cláusulas pétreas, apenas os penduricalhos. É uma grande oportunidade para acabar com as bandalheira esquerdistas que tem na nosso consttituição e não o contrário. Pelo que entendi serão eleitos só para fazer a constituição fora as cláusulas de direitos e deveres e aquelas imutáveis...Acho que o risco é muito mais do jeito que está, com o PT comprando todo mundo!

Reply

Constituição feita por petistas? Aí é que o país vai para o buraco mesmo. Esses caras são um bando de ladrões safados, analfabetos funcionais, que só sabem engambelar o povo com mentiras e com o dinheiro dos outros. Deus nos livre de uma desgraça dessas.

Reply

Nada impede o PT de eleger a maioria do Congresso em 2014. Mas uma Constituição vigente os impede, sim, de rasgá-la em mil pedaços. Podem até desrespeitá-la, como fazem, mas até certo ponto; ela está lá para CNJs e outras Instituições terem um pouco de segurança legal.

Porém, essa turma do PT começando do nada, com plenos poderes (É ASSIM numa Constituinte Revisora ou Assembléia Constituinte ou chame-se do que quiser), sem freio algum da Constituição atual, E LEGITIMADOS para mudar o que bem entenderem num tempo relativamente curto, melhor nem pensar.

Reply

Augusto disse tudo.

Reply

O PT- Partido da Corrupção - não terá maioria numa eventual constituinte.
Ali na base aliada cada partido defende seu lado. A turma do PMDB, PP, PR e outros membros que amam o poder votam conforme seus interesses. No momento os interesses são comuns aos do PT. Assim como já foram com os do PSDB.
E eles sabem que em breve o PT perde o poder.
E não podemos esquecer que no 1º turno a maioria da nação disse NÃO AO PT e sua quadrilha.
Venceram a eleição no segundo turno traças ao marketing ostensivo e mesmo assim o Serra, que é fraco, fez 44% dos votos.
Ou seja, as coisas não serão assim tão fáceis pra eles.

Reply

Ei, Augusto:

O que impede que a maioria seja direitista e conservadora? Não é a mesma "chance"? Mil perdões, mas tudo o que você disse pode acontecer exatamente ao contrário.

Um abraço.

Coronel

Reply

Aviso ao comentaristas dos anéis...

Você está perdendo tempo. Não vai comentar neste blog. Será deletado ad eternum. Deixe de ser ridículo!

Durma bem.

Coronel

Reply

O Congresso não é eleito para mudar a Constituição, embora tente fazê-lo a todo momento. No entanto, a sociedade pode [e deve] sempre colocar pressão sobre os congressistas, como aliás tem feito nos momentos críticos.
.
Já uma assembleia revisora seria eleita para, me perdoe o pleonasmo, revisar a constituição. O PT está nas sombras esperando para dar o mesmo "golpe democrático da revisão constitucional" aplicado em toda as ditaduras bananeiras.
.
Somando as duas premissas, a sociedade pode -- na guerra da propaganda -- achar que a revisão está sendo feita, mas na verdade, é a democracia que poderá estar sendo solapada com a autorização da própria sociedade.
.
Uma coisa é o PT tentar o golpe, outra é dar-lhe a oportunidade de fazê-lo com a autorização do povo brasileiro. O país esta nas mãos de bandidos e, no momento, não há oposição, nem mesmo o PSD se declarou oposição. Somente nos restam a imprensa livre, a sociedade ainda não cooptada e a CF.
.
Eu prefiro não correr o risco do Brasil virar uma venezuela cubana, cabeça de frente na revolução bolivariana [vide aspirações do Forum de São Paulo].
.
Discurso bonito até o PT faz, bobo de quem cair na vigarice de José Dirceu, o ladrão confesso de hóstias e chefe da quadrilha.
.
--
[Abaixo trechos da resolução do 4o. Congresso do PT, como ilustração das 'boas intenções' das quais o inferno está transbordando e que, seja feita a vontade, logo receba Fidel e seus seguidores.]
.
"Neste cenário de crise mundial, cabe ao Partido dos Trabalhadores, bem como às demais forças de esquerda do Brasil e da América Latina, aprofundar seu compromisso com outra visão de mundo e com outro modelo de desenvolvimento, reafirmando a defesa da construção do socialismo. Importante também na etapa atual da crise do capitalismo que atinge as principais potencias imperialistas é a integração econômica, social e política da América Latina."
.
"Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País.
As reformas institucionais não estarão completas se não forem acompanhadas da mais profunda democratização da comunicação."
.
"(...)entre as propostas apresentadas pelo PT, o financiamento público de campanha e o voto em lista devem ser considerados objetivos programáticos estratégicos do PT."
.
"As transformações que o movimento liderado pela esquerda introduziram no Estado brasileiro repercutiram sobre todos os poderes,(...)"
.
"Como socialistas democráticos, queremos uma alternativa de civilização ao capitalismo, (...)
.
"Um tal programa de civilização requer a construção histórica de um novo Estado democrático, republicano e popular no Brasil. Esta conquista só é possível em um quadro de um amplo e profundo ascenso dos partidos de esquerda, progressistas e democráticos, e dos movimentos sociais. Este ascenso apoia-se no fortalecimento estrutural das classes trabalhadoras e de seus direitos, promove a formação de uma maioria eleitoral sob a liderança da esquerda,(...)"
.
"Este compromisso se materializa no apoio a uma campanha pública pela iniciativa popular de novas leis cidadãs, que aprofundem o caminho para um novo estado: democrático, republicano e popular. Esta campanha pelas leis cidadãs são a melhor resposta que podemos dar à crise internacional, criada pelas políticas neoliberais e pelo capital financeiro e à oposição do PSDB, do DEM e do PPS, que atacam, sem cessar, as conquistas dos direitos históricos do povo brasileiro."
.
"Dentre as reformas, destacamos: a reforma do Estado; a participação popular; o combate à corrupção e reforma administrativa; a regulação dos meios de comunicação; nova regulamentação do capital financeiro; a reforma tributária; o contrato coletivo, a organização no local de trabalho e o fim do imposto sindical; as cotas raciais; a reforma agrária e a reforma urbana."

Reply

Em tempo, o argumento que o PT possui maioria no Congresso é uma falácia. O PT comprou os congressistas em relação às miudezas do balcão de secos e molhados da Câmera e Senado Federal, incluindo parcelas consideráveis do Judiciário, dividindo o butim com os sarneys de sempre. No entanto, comprar a Constituição Federal e implementar a República Bolivariana possui um preço muito alto e, acredito, não está a venda, pois a maioria dos políticos fisiológicos correm o risco de para no "paredón".
.
Assim, sem a assembleia revisora, é baixo o risco de um golpe da revisão da constituição para a instalação de repúblicas bolivarianas.]

Reply

Os petistas negaram a Constituição de 88, mesmo assim nunca deixaram claro sobre o que discordavam.
Esse texto do PSD tem a cara do Afif, uma das pessoas mais eficientes na arte de se comunicar, mesmo colocado no ostracismo pela midia, consegue orientar com clareza grande parte da população sobre os impostos pagos pelo cidadão, um verdadeiro assalto.
Por esse motivo, sinto certa confiança na condução de uma constituinte se for acompanhada por pessoas como Afif.

Reply

Coronel, por mais que se queira defender o PSDB não tem como.
Primeiro as pesquisa do tal Lavreda.
Sabe quem é o Lavareda?
Na época de escolher o candidato ao governo do PR onde todas as pesquisas davam Beto Richa na frente, logo em seguida Osmar Dias e Alvaro Dias bem atrás no terceiro lugar. Esse instituto trazia Alvaro Dias na frente.
Ninguém acreditou, dizia-se na época no blog Fabio Campanha que a pesquisa teria sido feita na Vila nhuqunhé ou qq coisa assim, na zona leste de SP.
Depois o propio Lavareda veio e desmtiu a pesquisa.
Alvaro Dias usava essa pesquisa e a vox \populi p/ dizer que ele estava a frente.
Depois essas reuniões onde Serra é ignorado.
Agora Aloysio Nunes que reclama da indiferença com que, ele e Serra são tratados no PSDB de SP.
Como não bastasse, Alvaro Dias que vive fazendo disrcurso inutil,usa o seu blog p/ relembrar os velhos tempos de qdo era governador.
Fazendo um tunel do tempo.
Agora resolveu por um video do tal dossiê D. Ruth/FHC.
O PSDB pegando fogo e, ele trazendo coisas que não levam a nada. Se na época não deu nada, vai dar o que agora??. São encheção de saco.
Foi graças a esse dossiê e, a idiotice do Agripino Maia que Dilma ficou conhecida, o pior Dilma foi inocentada, o MP disse que não havia provas contra Dilma.
Como esses tucanos que vivem com um pé no passado querem voltar ao poder.
O PSDB vai de aml a pior. Sergio Guerra presidente do partido/Alvaro Dias lider do PSDB no senado/Aécio uma mumia que nunca fala e qdo fala não diz nada.
Alckmin que se faz de sonso pra ver, se o circo pega fogo p/ ser ele o candidato a presidente.

Reply

O que impede que a maioria seja direitista e conservadora? Não é a mesma "chance"? Mil perdões, mas tudo o que você disse pode acontecer exatamente ao contrário.

No Brasil? Com instituições, sindicatos e até mesmo universidades aparelhadas? O contrário é muito, mas muito improvável.

Além do mais, avançando no tema. O legislativo existe exatamente para esta função: legislar. Não faz sentido abrir uma constituinte quando se tem uma câmara para trabalhar nisso.

O problema não está no sistema, está nos políticos. Dar carta branca, amarela é usar um refúgio alternativo. E de lei alternativas, disso a ministra da Casa Civil entende bem.

Abraço

Reply

A dificuldade pode estar também nos excessos da Constituição de 88, mas está, principalmente, no amplo desinteresse em cumpri-la!
Um STF que deveria agir sob o manto da Lei Maior de um país tem sido visto com pendores de tribunal discricionário.
É por isso que Constituições mudam somente após rupturas de sistemas, pois uma Constituição não muda pessoas, infelizmente.
Quando as rupturas ocorrem, é porque as pessoas já estão "mudadas" e aí sim, precisam de leis que satisfaçam os novos anseios sociais.

Reply

Bem, respondo a perguntinha básica com outra perguntinha básica. Lula está propondo também uma Assembléia Constituinte.Claro, sabe muito bem o que quer com ela e antes de propo-la já sabia como o PT estaria nela representado. Sabe, também, que o problema é mesmo faze-la acontecer contando com a sua atual força e eventuais apoios. Essa mãozinha dop PSDB não poderia vir em melhor momento para ele.
A perguntinha básica é: Por que os petistas não bombardearam a idéia da assembléia revisora proposta pelo PSD?

Ronaldo T

Reply

Protesto contra Wall Street:
- Mais de 500 foram presos na ponte do Brooklyn no início da noite, após vários avisos para que mantivessem o protesto nas calçadas e não fossem para a rua - explicou um porta-voz da polícia.

Não precisamos de Constituinte, precisamos apenas fazer cumprir a lei.

Mago

Reply

Numa assembléia revisora os critérios para alteração dos artigos serão muito mais brandos que o normal, facilitando a vida para o grupo político que obter maioria.

Por outro lado, a participação de intelectuais, técnicos e representantes de outras instituições benificiará o partido que tem mais inserção nessas esferas: o PT, que desde sua criação adotou como estratégia política o aparelhamento da sociedade civil organizada.Assim a maioria que o PT jamais construirá nas urnas, eles conseguirão via participação de grupos de interesse sob seu controle. A grande maioria da população brasileira , que não pertence a grupo nenhum, perde poder se parlamentares eleitos tiverem menor peso para definir o texto.

Reply

A nossa liberdade está potencialmente em risco. Não temos plena segurança para expressar nossas opiniões,já que no nosso íntimo, a desconfiança quanto ao futuro esta inclusa na preservação do nosso anonimato.Nestes dias em que vivemos é um risco enorme as liberdades uma revisão, reforma seja lá o que for.
Nenhum político tem a minha confiança para decidir de forma tão abrangente o meu futuro.

Reply

Parto do princípio de que se é bom para o pt e se o lulla quer, só pode ser péssimo para todos nós e só vai beneficiar o partido e seu projeto de poder. Eles não dão ponto sem nó. E tb não terão o menor escrúpulo em fazer uma segunda versão do mensalão, do qual esperam sair livres, sem qualquer tipo de punição.
Se, de fato, pretendem mudar alguma coisa para melhorar, para facilitar a vida do cidadão, das empresas e das instituições, que o façam através de 'emendas constitucionais', como sempre fizeram. O grande problema é que vão usar o "discurso republicano" para transformar a nossa
'república federativa' em "república popular socialista do Brasil". Aí...já era! Brazuela!
Todo cuidado é pouco quando se tem no governo gente tão inescrupulosa e sem princípios como agora.

Reply

A constituição permite o que está sendo proposto? Eis a grande questão...

Reply