No momento em que o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) expõe publicamente, via Twitter, a carência de um rumo claro para o seu PSDB, a professora americana Frances Hagopian, uma estudiosa dos partidos brasileiros, se arrisca a oferecer um norte aos tucanos: ocupar o espaço da centro-direita no espectro ideológico. Para a professora Hagopian, se tucanos tiverem coragem podem se destacar na centro-direita.
Hagopian não está sozinha. "Ela disse a verdade", endossou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao ser informado pelo Estado da entrevista concedida pela americana. "Acredito que eles (os tucanos) podem se destacar nesse espaço de centro-direita, se tiverem coragem para fazer isso", afirma a professora da Universidade Harvard. "Precisam mostrar o que fizeram, ser fiéis a si mesmos", completa ela, referindo-se às transformações capitaneadas pela PSDB na gestão FHC (1995-2002)
Hagopian não está sozinha. "Ela disse a verdade", endossou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao ser informado pelo Estado da entrevista concedida pela americana. "Acredito que eles (os tucanos) podem se destacar nesse espaço de centro-direita, se tiverem coragem para fazer isso", afirma a professora da Universidade Harvard. "Precisam mostrar o que fizeram, ser fiéis a si mesmos", completa ela, referindo-se às transformações capitaneadas pela PSDB na gestão FHC (1995-2002)
A receita, no entanto, não é nova, avisa ela. "Na Inglaterra, Tony Blair levou os trabalhistas para o centro e deixou os conservadores sem chão. No Chile, a Concertación criou uma ampla agenda que confundiu os partidos." Em São Paulo, onde participou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de um debate no Centro Ruth Cardoso, ela falou ao Estado semana passada: "Por toda parte há muita insatisfação com a política, mas isso é parte do jogo. As coisas ficaram assim por causa da rapidez da globalização. Não temos um governo mundial, mas temos uma economia mundial, em que as soluções nacionais são lentas e ineficazes". Leia mais aqui.
17 comentários
professora desesperada contra desgoverno mineiro
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=JS5gaFe7X8s
Aleluia. Finalmente alguém falou coisa com coisa. É um diabo de uma hipocrisia se decretar centro-esquerda tendo como seu (melhor) legado as privatizações e o consequente fim de diversos cabides de empregos. O PSDB já está na direita, ao menos na visão do eleitorado. Parece que o único que não percebeu é ele próprio. E está perdendo com isso. Bom final de semana para todos.
ReplyEnquanto isso o canal do youtube do PSDB não postou um vídeo no último ano.
ReplyLamentável! Onde está o vigor? A dinâmica? O trabalho? Deveriam fazer vídeos toda semana, agitar as coisas, mostrar o que vem sendo feito!
Não apenas no youtube, mas também no twitter, no orkut, no facebook, estas ferramentas possuem uma força extraordinária que está sendo totalmente desperdiçada pelo partido.
Em termos estratégicos e de potencial de expansão, o que está livre e sem "cardeais" no Brasil é o pensamento e atirudes de centro-direita.
ReplyPara se ter noção de grandeza, CSN, CLT Ponte Rio-Niteroi, Arcellor Mittal Tubarão (antiga CST), Expansão da malha rodoviária brasileira, implantação do Plano Básico e expansão dos serviços de Telecomunicações Hidrelétrica de Itaipu, FGTS, Embraer, entre inúmeras outras ações e obras, foram conquistas de governos ditos de direita, com carga fiscal inferior a 25%.
O discurso social da esquerda está desgastado e tem mais bandidos de gravata dizendo ser socialista do que urubu na carniça.
Em termos produtivos, a esquerda Ballantine's produziu: Mensalão, dinheiro na cueca, crise aérea, falência dos Correios, roubo no DNIT, sucateamento da malha de transportes, máfia dos sangue-sugas e ambulâncias, etc, etc, etc, e - até mesmo - assassinatos seriais envolvendo membros da própria esquerda (Casos Celso Daniel e Toninho do PT).
É preferível ser de centro-direita e ser ético, do que ser de esquerda e ser mal caráter e ladrão.
“Rock” in rio 2011
ReplyCadê o ROCK gente???
Sugiro a troca do nome para:
SOM BRASIL
Centro direita que apóia movimentos gays e liberação das drogas.
ReplyEstamos bem...
Partido político é muita alegoria e pouco samba-enredo. Ninguém quer ir a fundo para fazer o que precisa ser feito, mas todos querem aparecer bem na foto, preferencialmente ao lado de Lula. O povo que se exploda.
ReplyO PSDB tem que evoluir muito pra virar um partido de centro-direita.
ReplyO FHC que elevou a carga tributária para 33% e explodiu a relação dívida/PIB.
O Collor era muito mais liberal que o FHC, mas tinha o grave defeito de ser corrupto.
Cacete, que papo mais tolo! Pessoal do PSDB, tratem é de ter coragem para ser oposição de verdade!
ReplyÉ mesmo de fu... Em quanto os nossos políticos ainda discutem a flexibilidade do rabo da lagartixa e uma cientista politica estrangeira nos conta o que o principal partido de oposição deve fazer, o mundo se prepara para uma super confusão. E o Brasil que faz parte do mundo tem um governo corrupto e mentiroso que está levando a nação a uma inflação descontrolada... Então eu pergunto: O que nós que votamos nessa corja devemos fazer a respeito?
O povo que sempre pula para comemorar os gols do futebol, precisa reaprender a pular quando roubam o seu dinheiro e o enganam descaradamente!
Qual partido vai acabar com a montoeira de impostos, com os altíssimos juros bancários, com a corrupção, com os altos preços dos produtos, com os péssimos salários e outras coisas erradas que assolam o Brasil?
Coronel,
ReplyFHC pregando o centro direita, só rindo.
COMPLETANDO A IDÉIA...
ReplyLEIAM ABAIXO A NOTÍCIA E REFLITAM DO QUE REALMENTE O POVO BRASILEIRO PRECISA:
Mundo ainda vai ficar pior antes de melhorar, 2012 vai ser pior do que 2011, diz David Darst.
Chefe de investimento estratégico do Morgan Stanley Smith Barney afirma que 2012 pode ser ainda pior que 2011 e diz que Europa e os EUA precisam de reformas para superar a crise.
Por: Olívia Alonso, iG São Paulo | 29/09/2011 05:50 ...
PRECISAMOS DE PESSOAS HONESTAS QUE FAÇAM UMA POLÍTICA DECENTE EM FAVOR DO POVO DESTA NAÇÃO! PESSOAS QUE REVOGUEM A MALDIÇÃO DE SERMOS SEMPRE UMA MEIA NAÇÃO, SEMPRE RICA, MAIS SEM NADA DE BOM E PERFEITO PARA A POPULAÇÃO...
ReplyNO BRASIL, NÃO PRECISAMOS DE NOVOS DÉSPOTAS, NEM DE DITADORES, NEM DE GUERREIROS, VINGADORES, GUERRILHEIROS, IMORAIS, LOCUPLETADORES, OU FALSOS LIDERES.
NÃO QUEREMOS MAIS COMUNISTAS, ESQUERDISTAS OU LOUCOS DIREITISTAS, QUEREMOS SOMENTE PAZ E O DIREITO DE VIVERMOS DIGNAMENTE E COM UMA ÓTIMA QUALIDADE DE VIDA, SEM TER QUE ATURAR GENTE RUIM NA POLÍTICA OU NO PODER...
NÓS PRECISAMOS DE POLÍTICOS VERDADEIRAMENTE SÉRIOS, HONESTOS E PACÍFICOS, QUE ENSINE AO POVO A SER RESPEITADOR, CUMPRIDOR DOS SEUS DEVERES, UM POVO TAMBÉM HONESTO E ESTUDIOSO, UM POVO HUMILDE MAIS ALTIVO, SEMPRE SENDO BOM EXEMPLO PARA AS DEMAIS PÁTRIAS DO MUNDO E NÃO A CHACOTA DA TERRA.
BASTA DE SARNEYS, COLLORS DE MELLO, LULAS, DILMAS, MALUFS E OUTROS PILANTRAS, QUE FORMAM A CORJA QUE DESTRÓI ESTA NAÇÃO!
Isso é verdade. A velha esquerda festiva das decadas de 60/70, que ajudou a fundar o PSDB praticamente não existe mais. As figuras proeminentes de hoje (Aécio, Alckmin e Richa) não tem nada de esquerdistas.
ReplyAhhh... Agora que o Sr. quer? Porque não fez isso ANTES da esquerda tomar conta do Brasil?!!!
ReplyO Sr. está pensando o quê - que o verdadeiro provedor, aquele que paga o grôsso dos impostos desse país é palhaço?!!!
Eu, que tinha muita admiração por sua pessoa, hoje começo a ver com cores diferentes esse seu comportamento...
CARCARÁ me fez lembrar que até nos anos 60 quem cobrava 5% de juros era considerado agiotá e, podia ser preso por agiotagem.
ReplyE hoje que os Cartões de Credito cobram até 18%, como podemos chamar?
Enquanto o PSDB decide o que vai ser (é tudo, menos oposição), o governo incompetente do poste vai ganhando adeptos nas regiões Sul e Centro-Oeste.
ReplyIsto não é irrelevante!
Chris/SP
FHC e Serra têm que sair da legenda traecista e entrar no PSD de Kassab.
ReplyAté no PMDB petralha teriam melhor possibilidade de elegerem-se alguma coisa, o FHC como vereador e Serra ficaria com a prefeitura, ou se não for candidato que fique sem partido até 1 ano antes da convenção para a escolha de candidato a presidente e escolha entre voltar ao PSDB ( se o traécismo refluir e o partido pedir a volta dos dois, se o Guerra e outros traecistas saírem de seus cargos no partido e o novo PSDB se aliasse ao PSD e partidos pequenos para ter tempo na TV e a constituinte fosse eleita, já com a cláusula pétrea do parlamentarismo colocada no ante-projeto, senão nem pensar em constituinte, melhor seria a anulação da atual constituição e a de 1969 voltar a vigorar sem emendas.