O Ministério da Educação determinou que os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, terão de refazer o Enem, aplicado neste fim de semana a mais de 4 milhões de alunos em todo o Brasil. Segundo o ministério, uma investigação garantiu que não houve vazamento da prova, mas a suspeita é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste. Os 639 alunos do Christus que prestaram o Enem farão o novo exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando a prova também será aplicada a presidiários e internos de unidades socioeducativas.
O MEC acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Já o MPF no Ceará vai recomendar ao MEC que anule o Enem 2011 em todo o País. O procurador da República Oscar Costa Filho soube do caso por meio de estudantes, que procuraram o MPF para denunciar o suposto vazamento da prova. 'É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, o que significa o direito de candidatos que se sentirem prejudicados recorrer', disse Costa Filho.
Todas as questões do Enem são testadas previamente em um grupo reduzido de estudantes, para determinar o grau de dificuldade. O pré-teste foi aplicado no ano passado em diferentes Estados, inclusive no Ceará.Pelo menos nove questões do material do Christus - circulado entre os alunos dez dias antes do Enem, segundo o colégio - são idênticas a perguntas do Enem, uma prova de 180 questões (4 provas de 45 questões cada).
10 comentários
As questões do ENEM são testadas por um grupo reduzido de estudantes.
ReplyCOMO É QUE É??????????????????
E não houve vazamento. Foram essas questões do pré-teste, IDÊNTICAS às do ENEM que vazaram.
AH BOM!!!! FAZ TODA A DIFERENÇA!!!
E só a tal escola terá de refazer o exame.
E OS AMIGOS DOS PRIMOS DOS VIZINHOS E TODOS OS CONTATOS NAS REDES SOCIAIS DE QUEM FEZ O EXAME, JÁ QUE, EM 6 CONTATOS, CHEGA-SE A QUALQUER PESSOA DO MUNDO?
Cel.
ReplyInfelizmente, penso que todo o ENEM deve ser refeito!
Segue post de RA que explicita o assunto.
A DESCULPA RIDÍCULA DE FERNANDO HADDAD, O INCOMPETENTE QUE PREFERIU NÃO DAR AS CARAS
(...)
O que Haddad está tentando, bom petista, é algo como nunca antes na história destepaiz: quer nos fazer crer que o vazamento decorre do excesso de zelo do MEC, preocupado em testar a viabilidade de suas questões.
Não há “Alternativa C”: ou a prova é cancelada (Alternativa A), ou, mais uma vez, um petista sapateia sobre a Constituição (Alternativa B).
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-desculpa-ridicula-de-fernando-haddad-o-incompetente-que-preferiu-nao-dar-as-caras/
Este incompetente deveria ser o próximo chutado!
Chris/SP
A dúvida é o pior caminho a trilhar. Se vazou para essa escola no Ceará, por que não em outro estado qualquer. O MEC perdeu a credibilidade e, o ministro não tem mais moral para continuar à frente de uma pasta de tamanha importância para a juventude brasileira. é um acinte. Fora HADDAD.
ReplyO fato de aplicarem provas diferentes, por sí só, já indica que os resultados obtidos podem ser diferentes.
ReplyAlém do mais, anular a prova só para um grupo de alunos é INCONSTITUCIONAL.
Basta alguém (de algum outro estado ) que não foi bem ,alegar prejuízo e entrar na justiça , que este ENEM já era . Entrando um , entram vários.... conseguindo mandatos judiciais...Ines(z) é morta
ReplyEsse "ministro",incompetente,porque não cai?
ReplyCel.,
Replymas se vazaram questões do banco de perguntas do Enem, quem garante que a nova prova também não conterá outras perguntas "vazadas"?
O banco foi assaltado - e ninguém sabe em que dimensão...
Esse ministério da educação é uma lástima. Melhor fechar e jogar a chave fora (com o Haddad lá dentro).
Sds.,
de Marcelo.
Haddad para prefeito de SP? Não, obrigado... PRÓXIMO!!!
ReplyQuer dizer, que as vítimas que serão castigadas??
ReplyÈ bom isso acontecer, quem sabe
nas próximas eleições nossos quridos cearenses, pensem melhor antes de VOTAR.
Izabel/SP
Parece que ninguém vê que o pior de tudo é sabe que o Enem de hoje pode ser a cópia de um teste de ontem. O que deveria ser um exame modelo, INÉDITO, acaba sendo um CTRL+C CTRL+V, mas o BANANA do Ministro joga m... no ventilador e corre pra ver se respinga em todo mundo, menos nele! Se o mesmo pré-teste é aplicado em colégios de todo o Brasil, porque obrigatoriamente o conteúdo deles teve de ser extraviado por esse colégio que tem 60 anos aqui uma história belíssima? Estudei minha vida toda lá, grandes nomes cearenses de todas as áreas estudaram lá (e hoje têm filhos que estudam lá) e podem atestar a seriedade da instituição. Haddad é um canalha, um cara de pau. Sabe Deus porque ainda não foi execrado publicamente, coisa que ele pretende fazer com o colégio e com os alunos e professores daqui, pra tentar tirar o seu da reta. Não só o Christus, mas inúmeros cursinhos e escolas têm banco de dados com conteúdo coletado de todos os cantos do país. Desde o Ensino Médio os alunos passam a receber centenas (até milhares) de questões todos os anos, de provas da CESPE, CESGRANRIO, FGV, FUVEST, USP, UNICAMP, ITA... Querem praticar Justiça, mas a "justiça" à moda do PT: tente tirar a lama do seu corpo, selecione um alvo mais frágil e jogue tudo nele. Há 8 anos fazem isso e há 8 anos contribuem para afundar a moral e a dignidade de toda a nação - se é possível piorar ainda mais.
Reply