A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que foi reeleita há poucos dias presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) com os votos de 23 dos 27 presidentes de federação, abre até o fim do ano um escritório da entidade em Bruxelas. Ela está convencida, e com acerto, de que os produtores rurais brasileiros têm de ficar mais perto dos fóruns multilaterais que debatem o meio ambiente e os temas pertinentes à área.
Em janeiro, acontece em Marselha, na França, o 6º Fórum Mundial da Água. Kátia já mobilizou a ANA (Agência Nacional de Águas) e a Embrapa para colher subsídios e apresentar no encontro um trabalho sobre a importância da preservação das matas ciliares no Brasil e no mundo. Ela esteve em Bruxelas recentemente e não gostou do que viu: “Sobrevoei muitos rios europeus. Confesso que fiquei escandalizada. Eles correm em terrenos praticamente nus de florestas. Na maioria dos casos, não se preservou nem um matinho, nada! O Brasil, que está num grande esforço de preservação também das matas ciliares, certamente tem contribuição a dar a esse debate. Os europeus também têm de recuperar suas matas ciliares, gente! É uma questão de responsabilidade com o planeta”.
Em 2010, em parceria com a Embrapa, a CNA lançou o projeto Biomas, para o uso ambientalmente correto de áreas sensíveis dos seis biomas brasileiros, apresentado na Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16), em Cancún, no México. A idéia de que a produção agropecuária é adversária do meio ambiente é coisa de espertalhões interessados em transformar a natureza num ativo entre financeiro e eleitoral. A cada vez que alguém anuncia o risco do fim do mundo, os cofres de entidades e políticos se enchem de doações. A CNA, tudo indica, está disposta a cuidar da conservação do mundo, deixando a gritaria para os mercadores do apocalipse. É isto: o Brasil tem o que dizer em Bruxelas e em Marselha sobre produção e conservação.
18 comentários
Achei a idéia ótima!!! Parábens !!! Katia Abreu.
ReplyAssim quem sabe este bando de ongs internacionais parem de encher nossa paciência!
Chris/SP
Taí! Muito bem, Kátia Abreu!
ReplyCom a palavra D. Marina Silva.
Bravo! Gostei dessa iniciativa (que a Marina Silvestre tinha que ter) que passa o ônus e a pressão para o berço das ONGs salvadoras do planeta.
ReplyTemos que ter mais mulheres como essa. Pelo menos, ira mostrar ao mundo, que aqui, temos pessoas com inteligencia, e que nao precisam de propaganda, antecedendo-as
ReplyExcelentíssima Deputada Kátia Abreu,
ReplyConfesso que diante dso fatos inequívocos que norteam a conjuntura política mundial sou franco defensor do fim dos políticos como nossos representantes na sociedade, pois a raíz de todos os problemas mundiais têm sido o comportamento inadequado daqueles que se intitulam nossos porta-vozes.
Mas, uma coisa aprendi - em quase meio século de vida - que é fazer auro-crítica diante de fatos que não cabem argumentos contrários.
Por isso, rendo minhas sincera homenagens em sua po0sição de exigir aos européus e outros devastadores constumazes da natureza os devidos reparos.
No último dia 12, durante o Ato Contra a Corrupção, fiz como a senhora. Encurralei com palavras e argumentos sólidos uma cidadã francesa que penetrou no movimento tentanto falar horrores sobre o no Novo Código Florestal.
Foi só pedir a ela que desse uma demonstração de grandeza exigindo o fim dos subsídios agrícolas em seu país, que a francesinha saiu correndo sem deixar rastro.
Apesar de todo o conforto e facilidades que o mundo moderno nos proporciona, aguentamos viver sem telefone, energia elétrica, água encanada, tv ou internet. Mas, sem alimento nâo. e, não há nada mais estratégico no planeta do que o pão nosso de cada dia.
Parabéns Depeutada Kátia Abreu, pela sua coerência e coragem de enfrentar estes falsos ambientalistas que só querem preservação, ao melhor estilo homem-das-cavernas para nós brasileiros.
Precisamos de gente como a senhora, para colocar o dedo na ferida exposta e mostrar a todos a nudez do rei.
Cadê a Sonhática?
ReplyO que pensa sobre a situação do meio ambiente na Europa?
Ao Escudeiro da Verdade
ReplyBelas palavas. Apenas uma correção - é Senadora Kátia Abreu e não Deputada.
No mais, está na hora de colocar as mangas de fora e apoiar mais uma vez estas iniciativas, de uma mulher que pensa efetivamente no Brasil.
Marina Silva, by by !!
General Maximus Decimus Meridius
Kátia Abreu pra presidente do Brasil!
ReplyHAHAHAHA Adorei.
ReplyO dia que a senadora se candidatar a presidente, terá meu voto.
A-D-O-R-E-I!!!!!
ReplyGostei da iniciativa. Chega dos europeus nos empurrarem responsabilidades que eles mesmos não cumprem.
ReplyCoronel. esta idéia da Kátia Abreu foi também minha, eu escrevi a este blog pedindo que os países que fazem coro contra o Brasil, que respeite a lei ambiental proposta ao Brasil, como ter florestas intocadas a 30 m de qualquer riacho, várzea e topo de morros, e na lei atual estas áreas não são contadas nas reservas legais.
ReplyUma área virgem sem nenhuma árvore retirada já desrespeita a lei se estiver na amazônia e tiver vários córregos dentro da propriedade, se a lei for aplicada ao extremo a área precisaria de 300% de área de proteção ambiental, sendo 80% de área legal de APA, os rios,várzeas, nascentes, topo de morro, retirando estas áreas nada praticamente sobra e além disto em 5 módulos rurais, quatro tem que ser de APP e não pode coincidir com a APA.
QUERO VER OS EUROPEUS COLOCAREM EM VIGOR UM CÓDIGO FLORESTAL PARA A COMUNIDADE EUROPÉIA INTEIRA. O único lugar onde a lei ambiental é a antártida, pois o gelo sempre foi o mesmo e não tem habitantes.
Parabens Senadora. A senhora é mesmo DEMAIS. Como faz falta gente que pensa no nosso Brasil, e a senhora o faz muito bem. Cobre mesmo de todos os paises europeus o plantio de arvores. Eles tb tem que ter areas de reserva florestal.
ReplyE essas ONGS ligadas a Bruxa das Florestas e do Mogno roubado que vao cuidar das florestas inexistentes nos seus paises.
Só sabem vir atormentar o Brasil.
Façam primeiro a lição de casa.
XOOOOO ONGS, XOOOOOO Bruxa do Mogno Roubado.
CÓDIGO FLORESTAL – ALÔ, SENADORES! ARTISTAS TÊM O DIREITO DE MENTIR SÓ PORQUE SÃO ARTISTAS? OU: FAÇO UM DESAFIO A WAGNER MOURA, O TIRIRICA DOS “MODERNOS”
ReplyPS - Repetirei o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) nesse particular: “celebridade”, pra mim, são comunidades e famílias que produzem há 100, 200 anos, em áreas de onde os crentes de Marina querem expulsá-las.
Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/codigo-florestal-%e2%80%93-alo-senadores-artistas-tem-o-direito-de-mentir-so-porque-sao-artistas-ou-faco-um-desafio-a-wagner-moura-o-tiririca-dos-%e2%80%9cmodernos%e2%80%9d/
RA esculacha de uma vez com estas celebridades que nunca leram uma frase sobre o Código Florestal
Chris/SP
Essa é a melhor notícia dos últimos tempos. Vamos obrigá-los a derrubar plantações e vinhedos e reconstituir a mata ciliar.
ReplyTema quente para a campanha presidencial de 2014. Mostrar de avião a terra arrasada na mata ciliar da Europa. E exigir que o Brasil tenha um código florestal razoável. É engraçado porque eu me considero um ambientalista, um defensor da natureza. A Senadora Katia Abreu também é uma grande ambientalista, muita vezes pende mais para esse lado do que o lado ruralista, quando defende o fim dos desmatamento na Amazônia. O problema que a turma do meio-ambiente no Brasil é xiita, destrói a natureza com o seu consumismo e ao mesmo tempo exige um código florestal que só se aplica em sociedades que vivem da caça e da pesca.
ReplyEita Mulher de fibra, competente,
ReplyA única pessoa hoje em dia a quem daria meu voto, para qualquer cargo.
Chega de "mulheres" que falam ny
( by Reinaldo Azevedo)
Força Senadora!!!!
POR QUE SERÁ QUE A MARINA SELVA AINDA NÃO TEVE ESTA IDÉIA????
Reply