Aécio dá um golpe na história para tornar Tancredo um herói nacional.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato ao Planalto em 2014, é o centro das atenções de um novo documentário que conta a trajetória política do presidente Tancredo Neves (1910-1985). Ele ocupa quase seis minutos de "Tancredo, a travessia", dirigido pelo cineasta Silvio Tendler. A Folha assistiu à edição final do filme, que terá pré-estreias em quatro capitais na semana que vem. O tucano confirmou presença em todas as exibições. Aécio era secretário particular do avô e tinha 25 anos quando ele morreu, sem conseguir tomar posse. Mesmo assim, aparece mais que políticos já influentes na época, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, que assumiu em seu lugar.

O senador é recordista de participações ao longo do filme: 13 falas, fora as cenas em que surge em segundo plano ou em fotografias em preto e branco abraçado ao avô.  Num trecho, é convidado a analisar a derrota de Tancredo para Magalhães Pinto na disputa pelo governo de Minas, em 1960. Aécio era um bebê de sete meses quando a eleição foi realizada. O documentário infla o papel de Tancredo em alguns momentos da história, como a crise que sucedeu à renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961. O mineiro é apresentado como o negociador que "impediu a guerra civil" e garantiu a posse do vice-presidente João Goulart.

A narrativa ignora a resistência organizada pelo então governador gaúcho Leonel Brizola, apontado na maioria dos livros como o verdadeiro responsável por evitar um golpe militar contra Goulart. No episódio do suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, atores encenam sua última reunião no Catete. Tancredo, ministro da Justiça, sobressai ao enquadrar os colegas militares e conclamar toda a equipe a "morrer em defesa de uma causa justa".

Os melhores momentos do filme são as imagens de arquivo, incluindo a cena em que o presidente João Figueiredo se deixa filmar no hospital, de roupão, ligando para parabenizar Tancredo pela vitória no colégio eleitoral -algo impensável hoje, na era do marketing político. Ainda emocionam as imagens da votação da emenda das diretas e do adeus popular ao presidente que foi sem nunca ter sido.

Tendler foi localizado ontem, mas disse que estava no avião e não podia falar. Em outra ocasião, afirmou que Aécio não interferiu no filme. O produtor Roberto D'Ávila disse que Aécio é herdeiro político de Tancredo e que sua participação é "mais emocional do que política". "A família não teve interferência nenhuma na produção. Não é um filme chapa-branca." (Da Folha de São Paulo)

26 comentários

Sr Coronel:


Estou com vontade de versejar:

UMA VEZ TRAÍRA
SEMPRE TRAÍRA....

Pode ser o que for, neto ,filho ou outra coisa, sempre será TRAÍRA.

Saudações

Reply

Pois é, o "ome" era um "mediador", ele estava em todos os palanques, de direita, de centro e da esquerda, o "Ome" era mais liso que bagre ensaboado, igual ao neto.
Pois é, no meu tempo o "ome" era chamado de "sabonete".

Reply

João Goulart não devia tomar posse mesmo, pois seu objeto sempre foi instaurar uma ditadura, ajudado pelo canalha do Brizola, que pedia ajuda até para o fidel castro.Nos livros de Elio Gaspari e de Marco Antonio Villa isso fica claro. O correto naquele momento seria ter convocado novas eleições, uma vez que jango só chegou lá graças a patética regra de se poder eleger vices de chapas diferentes.

Reply

O bom é que esse filme assim como o do Lulla não servem para borra nenhuma.

Reply

a conferir: recebi a info que a ordem de prisão de Monteiro Lobato foi assinada por Tancredo Neves. Quem souber sobre isso confirme ou não, plz.

Reply

O Aécio é o mais preparado para assumir a presidência. Não há dúvidas,

Reply

Pozinho é só um caso perdido.

Reply

O Aécio certamente não apresentou nehuma obra publica, de valor social ou sem valor pelo Trancredo Neves que foi de todos os governos e tendencias e nunca deixou NADA, nem hospital, nem creche, nem estrada. Só lero lero.
MAS NÃO ROUBAVA. Os Neves são corretos.

Reply

Os Neves são corretos? Tem certeza disto? O que me dizes do magnífico palácio do governo erguido por Aécio? Tem certeza de que alí não houve super-faturamente? hahaha. Ok, Vamos deixar assim!

Reply

Coronel,
sem sembra de dúvidas, igual ao avô. Meu voto nesse traíra, nunca.

Reply

Sub-título do filme: AÉCIO, O NETO DO BRASIL!
Este filme será mais um estrondoso fracasso de bilheteria, juntando-se ao filme do lulladrão na lata de lixo do cinema brasileiro.
Gentinha medíocre!

Reply

tô na área
Deveriam fazer as cenas de Nércio nas noites mineiras e cariocas ou fecundando novilhas no sítio.

fui...

Reply

Coronel, você mesmo colocou que não publicaria comentários defendendo o traecismo, vamos desencarnar deste lixo e ENCHER O CORONELEAKS DE GATOS PARA CAÇAR RATOS ?
Este petralha do PSDB ( ainda ) só espera a vitória de petralhas nas eleições de 2012 para entrar no PT ou outro partidinho satélite como o PR.

Reply

NÃO PRECISO NEM DE DEUS PARA GOVERNAR O BRASIL.

PALAVRAS DO TANCREDO ELEITO.

DEU NO QUE DEU. FALOU MERDA, FOI PRO SACO, ASSIM COMO JOHN LENNON.

QUEM VAI ASSISTIR A ESSA DROGA?

Reply

Dos politicos que morreram pobres a maioria(senão a totalidade) eram mineiros: Jucelino Kubscheck, Aureliano Chaves, Tancredo Neves, Milton Campos, Pedro Aleixo,e outros.
Em contra partida temos o time do PT Nacional e periféricos: Luiz da Silva, Diuma, Pimentel Lanza, Mercadante, Zé Dirceu, Eurenice Guerra, Pedro Novais, Orlando Silva, Palocci, Color, Sarneys, Calheiros, o turma do Acre, Maluf, é muita merda junta.
Precisamos encomendar algemas, urgentemente.

Reply

A extrema direita e o pt, sempre juntos contra o Tancredo (e agora "contra"o Aécio), foram contra o Tancredo no Colégio Eleitoral. Votaram no Maluf, ou se abstiveram de votar. História do Brasil. Confiram.

Reply

Esse Tancredo virou herói porque morreu. Caso contrário teria sido ele mesmo, ao invés do Drácula do Maranhão, que teria afundado o país no final da década de 80. Planos Cruzados, Cruz Credos e que tais, teriam sido obra do insignificante Tancredo. Mais um mito criado pela mídia. O neto saiu ao avô, seu ídolo.

Reply

Aécio presidente! Mas o filme não tem nada haver mesmo...

Reply

Tem um imbecil aqui que disse que o Aécio construiu um palácio... Nada disso! Ele construiu foi a sede do governo estadual. Por outro lado, o governador continua tendo um palácio - o palácio das Mangabeiras, na região mais valorizada de BH. Enorme! Não sei quem foi que construiui, mas é muita mordomia mesmo

Reply

Isso tudo é vontade de ser presidente traécio??

A briga vai ser boa, já que o velhaco será candidato em 2014, é esperar para ver!!!


Izabel/SP

Reply

21 de outubro de 2011 14:32

NESTE HORÁRIO UM RATO TRAECISTA ENTROU E DEPRECIOU A IMAGEM DO AVÔ TANCREDO NEVES, O CABRÃO DEVERIA SE PREOCUPAR COM O TRAÉCISMO. Cuidado Coronel, use muito rodox, gato e racumim contra este petralha.

Reply

evitemos posts pró traecistas, pois é perda de tempo discutir com petralhas de 2012 que podem sair do PSDB para o PR ( partido da roubalheira ) uma legenda petralha.

Reply

Que besteira, bpistelli ..!

Reply

Minas Gerais não pode ser tratada como curral eleitoral de quem quer que seja.
Currais eleitorais são estados do Norte e Nordeste.
É muita ingemuidade achar que o Serra perdeu eleição por causa de Aécio(olha, que votei e fiz campanha para o Serra, gratuitamente, em BH, na Capital ele ganhou).
Os paulistas têm de vir mais a Minas.
Tive muita diiculdade de convencer mineiro a a votar em paulista e esta encrenca com o Aécio só favorece ao PT.
O Serra é um homem de valor e dignidade, um magitrado, um estadista, acima de tré lé lés.
O Serra, Alkimim,senador Aloisio, Kassab, devem vir a Minas com frequencia para palestras, encontros na FIEMG, debates nas Universidades mineiras, nos Sindicatos, etc.
A politica midiatica é importante, mas a presença é indispensável.

Reply

Pelo menos Deus mostrou uma vez que é a nosso favor. Já pensou, se o Tancredo não tivesse ido prestar contas de suas ações políticas ao criador, teríamos seu secretário lá na presidência. Seria muito pó na planalto.

Reply

Traecistas = petralhas 2012.
-
Lógico que se o Traécio vencer o cachaça, a zebra do milênio pois ele apoiou a chapa DILMAZIA e não é besteira o que digo, com vitória do traécio ele fica no PSDB petralha e Serra mais a parte boa entram no PSD.
-
Se houver uma estabilização da Dilma e o governo for satisfatório com redução da corrupção e melhor crescimento econômico, ela peitará o "popular" com 110% em preferência REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA ou o homem-cirrose, o seu tempo de mandatos será determinado por seu fígado e sorte em receber transplante, acho que se Traécio perder a candidatura para Alkimim a vitória dele será certa, bastará mostrar as estradas paulistas, suas declarações de imposto de renda e os brasileiros saberão que o nosso Alkimim é honesto e vejam o metrô que nos 3 governos Alkimim cresceu alguns quilometros por ano e Serra ajudou também.
-
Vamos desencarnar dos petralhas ou traécistas, são a mesma coisa e só difere nas moscas pois a M... será a mesma dos 12 anos de Cana-Dilma.

Reply