Dilma tratorou o BC.

Quando meio governo começa a dar justificativas sem dizer coisa com coisa é porque a suspeita está confirmada: Dilma passou por cima da autonomia do BC e mandou baixar os juros na marra. Veja a entrevista abaixo, concedida ao Estadão  pelo  ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni. Ele classificou de "ousada" a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Para ele, o que está em jogo agora é a credibilidade do BC.

O Sr. achou da decisão do Copom?

Acho uma decisão ousada porque, na realidade, os dados de inflação, principalmente as expectativas, apontam para uma inflação acima da meta. O mercado de trabalho continua aquecido, a pleno emprego, com massa salarial crescendo na base de 6%. Mesmo com a desaceleração da indústria, as pressões de demanda ainda estão aí. Mais prudente seria manter os juros pelo menos até outubro.
Qual então é a justificativa?

A única justificativa técnica que vejo para essa decisão é que o Banco Central está apostando que a política fiscal vai continuar apertada, não só este ano, mas também no ano que vem. É uma proposta arriscada. O governo acaba de encaminhar a proposta orçamentária para o ano que vem e, como todo mundo antecipava, há um impacto enorme nos gastos correntes, principalmente em gastos com pessoal e Previdência, em função do mega reajuste do salário mínimo já estava contratado.

O superávit pesou?

Sem dúvida. É a única justificativa técnica. Imagino que o BC continua com sua autonomia preservada, o que é essencial para as expectativas inflacionárias. O BC vai ter que explicar muito bem, na ata, a fundamentação técnica da decisão. Que não é simplesmente resultado de pressões políticas. A função de um BC independente e autônomo é tomar decisões que não sejam necessariamente aquelas que pressões políticas desejam. Foi a grande conquista do Brasil a partir do Armínio Fraga.

O BC cedeu à pressão?

Espero que não. O Brasil tem uma experiência tão bem-sucedida na construção de uma independência conquistada pelo BC, com saldo extremamente positivo. Foi a principal âncora para enfrentar a crise de 2008. O que está em jogo agora é a credibilidade do BC. Fica a expectativa de elementos que o BC disponha, que ainda não aparecem nos dados oficiais, para justificar a decisão.

23 comentários

É só o que nos falta Dilma e seu neurônio solitário acharem que entendem de economia!

Reply
Dois brasileiros mod

O BC se transformou em BP (banco de periferia), de um governo desastroso e irresponsável.

Reply

Estuprador de enteadas, adivinhem de q partido?:??

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5325469-EI5030,00-Secretario+do+PT+em+BH+e+preso+suspeito+de+estuprar+a+enteada.html

Reply

OFF Topic

Coronel,

O texto abaixo foi retirado do site do senado sobre a enquete da inclusão da corupção como crime hediondo:
"Em enquete promovida pela Agência Senado e pelo DataSenado na segunda quinzena de agosto, 99,4% dos votos, num universo de 426.618, foram favoráveis ao projeto de lei do Senado (PLS 204/11) que inclui a corrupção na Lei dos Crimes Hediondos."

Foi uma votação significante comparando com as votações nas enquetes anteriores de 2011, mas agora eles colocaram outra sobre tornar crime a criação de perfil "falso", acho q essa merece uma divulgação ou até mesmo um post, não acha?

Reply

A estrutura do Estado, vertical e horizontalmente, estão aparelhadas.

Reply

E o povo brasileiro ainda acredita,
que vive em uma DEMOCRACIA.


Izabel/SP

Reply

Mega reajuste do salário mínimo? Onde esse cara vive?? R$ 620 é salário de fome

Reply

'Juro que não interferí no Juro". Palavra de Petista.

Reply

sei lá o que é pior...continuar com os juros na estratorfera ou baixar na marra...os banqueiros certamente vão chiar!!!só sei dizer que a agiotagem é regra no Brasil.

Reply

Alexandre Tombini só está presidente do BC porque os(as) bucaneiros(as) contam com ele abaixando a cabeça para Mantega, o inseguro e Dilma, a sem metas. No momento em que ele demonstrar a mais leve tendência de ser independente, sai.

Reply

"Progressistas" não seguem normas técnicas de economia e mercado - elles são o mercado, já que o mundo é injusto e o que querem é só um mundo melhor. Logo, baixar ou subir juros é apenas um detalhe técnico, o que de quebra manda um recado: que todo o pessoal das áreas afins são igualmente "um detalhe"...

Reply

claro que sim...

esse Tombini não teria aquilo roxo para trombar com a gerentona...

não tem respaldo politico como o Meirelles...

agora a porteira foi aberta, toda vez que for necessário, a gerentona búlgara vai chutar a porta do BC...

Reply

e pra completar...

detonar a independência do BC era o que restava para essa corja destruir todas as fundações que sustentavam o Plano Real...

o resto ja foi tudo pro saco...

Lei de Responsabilidade Fiscal, rigor dos gastos, estado minimo, controle da inflação...

a petralhada arrombou a ultima porteira que faltava...

Reply

Curso Rápido de Gramática

- Filho da puta é adjunto adnominal, quando a frase for: ''Conheci um político filho da puta".

- Se a frase for: "O político é um filho da puta", daí, é predicativo.

- Agora, se a frase for: "Esse filho da puta é um político", é sujeito.

- Porém, se o cara aponta uma arma para a testa do político e diz: "Agora nega o roubo, filho da puta!" - daí é vocativo.

- Finalmente, se a frase for: "O ex-ministro, Alfredo Nascimento, aquele filho da puta, desviou o dinheiro das estradas" daí, é apôsto.

Que língua a nossa, não?!

Agora vem o mais importante para o aprendizado: Se estiver escrito: "Saiu da presidência em janeiro e ainda se acha presidente." O filho da puta é sujeito oculto...

Reply

Coronel, na verdade com essa decisão o governo petista decretou o fim do regime de metas de inflação. O último suspero da pilastra que garantia a estabilidade econômica foi derrubada. Agora o dragão da inflação terá caminho aberto para devorar o poder de compra dos trabalhadoes honestes deste país.

Reply

O problema da inflação no Brasil não tem haver com juros baixos, que em tese ampliam o consumo, mas sim, com o mal uso do dinheiro público... Assim sendo, baixar os juros não afetarão a dinâmica geral da inflação. Dar crédito fácil e sem lastro a população para parecer que eles estavam melhorando de vida é que ferrou tudo no Brasil. As mentiras do Lula e do PT durante oito anos, somadas a crise mundial e a incompetente arrogância ptralha é que estão afundando o Brasil.
Acorda Brasil!

Reply

Eh, Eh. gostei do curso rapido de gramatica.

Reply

Um dos dois está errado; o Brasil com juros de 7% anuais reais ou o planeta com juros reais de até 2%, incluso os países subdesenvolvidos. Sai mais barato conseguir empréstimos em bancos do Paraguai e Zaire que nos bancos brasileiros. Os EUA têm déficit semelhante ao brasileiro se comparados os PIB de ambos, eles devem 130% do PIB em dívidas com a China e outros e credores de 30%, logo devem o PIB todo, igual a Itália, espanha e Inglaterra. A taxa de juro americana é zero e com emissão de moeda para comprar títulos e financiar o déficit orçamentário e pagamentos de títulos que vencem com emissão de dólares e parte com títulos novos, e só a S&P baixou a nota AAA dos títulos do Tio Sam.
Se o dólar subir para R$ 5,00 até o fim do ano com reduções futuras de juros, poderá o governo desmontar a pilha de reservas vendendo ( 350 bilhões de dólares e pagar à vista toda a dívida interna e sobrar para constituir um colchão de 300 bilhões de reais. A dívida externa pública é baixa e quando o dólar ameaçar subir ( acima de 1,80 ) o governo paga à vista a dívida externa pública e vende dólares a cinco reais para os empresários pagarem suas parcelas da dívida externa privada.

Reply

Nos 8 anos do governo passado Lula e Dilma jogaram merda no ventilador, agora a presidANTA está desarvorada tentando ver se a merda não lhe acerta a fuça direto. Só vai piorar toda a besteira que fez em parceria com o analfabeto, porque está atuando como uma franca atiradora, dando tiro pra tudo que é lado, mas sem experiência como ela é o DRAGÃO vai meter fogo no seu rabo de palha. TÁ FERRADA! O pior é que nós também!

Reply

Quem tombou, o juros com 0,5 ou o Tombini que caiu da cadeira?
Por que o Meirelles não ficou?
R : Queria total independência.

Reply

"mega reajuste do salário mínimo", ué? O Langoni pirou de vez? Onde foi ou vai ser isso? Em Banania?
Será que os Bananenses vão acreditar?

PQP Langoni virou banqueiro, porque só banqueiro reclama quando o juro baixa, parece piada, o Brasil tem os maiores juros do mundo e o cara ainda acha pouco, com essa conversa
de que os juros tem que ser mantidos altos para controlar a inflação os banqueiros bananenses estão com as burras cheias.
Porque será que os outros países não adotam essa prática?
Porque será que todo banco do mundo quer vir para o Brasil?
Mistério.

Reply

Caraca, na segunda pergunta o pres. do BC responde que a ÚNICA justificativa técnica para a baixa de juros foi apostarem na continuação do aperto da política fiscal. Na terceira pergunta ele responde que a ÚNICA justificativa técnica é o peso do superávit.
É a primeira vez que eu vejo que a ÚNICA justificativa para algo são duas coisas diferentes.

Tá osso viu! É melhor começarem a acender as velas e fazer promessas.

Reply

Os EUA têm além de juros zero o chamado AFROUXAMENTO QUANTITATIVO, que nada mais é que emissão de moeda para cobrir o déficit público e também para resgatar trilhões de dólares em títulos da dívida pública.
Os EUA são o único país que podem conseguir dólares apenas utilizando a casa da moeda. Funciona como se os juros fossem negativos em 5,0%.
A inflação é 3% anuais em média e na crise o índice chega a zero, o risco é a queda generalizada de preços, um surto deflacionário em um quadro de inflação primária alta ,pois o país está emitindo dólares e não recolhendo moeda e queimando.
Qaualquer onda forte de boatos e queda de produção de alimentos doméstica , vai detonar alta taxa de custo de vida ( o que chamamos de inflação ) e o FED terá que parar com o afrouxamento quantitativo da moeda e colocar a taxa de juro diferente de zero, a 1% anuais para evitar o consumismo e transmissão da inflação ao custo de vida do país. Se o PRIMATA NEANDHERTAL, o presidente Barack Obama se reeleger, o dólara deixará o papel de moeda de reserva e um pool de moedas irá substituir a moeda americana e o tesouro americano perderá o controle sobre a dívida, juros e custo de vida.
O Dólar até fará parte da cesta de moedas-lastro, junto do Euro, Yen, Remmembi(yuan), Real, Franco suiço e Libra esterlina
. Será o fim do imperialismo norte-americano.

Reply