Copa do Mundo: tudo certo para a maior roubalheira da história deste país.

O cronograma da roubalheira da Copa está perfeito: tudo está atrasado. Quanto mais atrasado, menos eficiente o controle. Licitações terão que ser aceleradas, obras tocadas à noite e aos finais de semana, gerando fabulosos aditivos, a corrupção comendo solta em todos os níveis do estado brasileiro. Não pensem que o atraso é fruto de incompetência. O atraso é a grande estratégia para permitir o maior esquema de corrupção da história deste país.

Não só em relação às obras, mas às providências burocráticas que o governo brasileiro está atrasado na preparação da Copa de 2014. A mil dias do evento, a Casa Civil da Presidência ainda não mandou ao Congresso o projeto para a Lei Geral da Copa, conjunto de regras que disciplina da cobrança de ingressos à concessão de vistos para estrangeiros que entrarem no país. Nos bastidores, a demora tem irritado até representantes da Fifa, que reclamam da insegurança jurídica criada por essa inércia.

O Ministério do Esporte promete para a semana que vem o envio do texto. Mas o ministro Orlando Silva não cumpriu promessas anteriores. Em abril, afirmou na Câmara que a proposta seria encaminhada naquele mês. Em 29 do mesmo mês, após encontro com o secretário-geral da Fifa, Jêróme Valcke, e o presidente do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira, esticou o prazo para a primeira quinzena de maio e afirmou que a legislação deveria estar aprovada até 30 de julho. 

A lei disciplina temas cruciais para a Fifa, como a proteção às marcas e símbolos do evento; titularidade sobre os direitos de TV; e exclusividade sobre ações comerciais realizadas nos estádios. Sem ela, por exemplo, falta garantia de que o espaço de um patrocinador oficial não será invadido por um concorrente.A lei estabelecerá procedimentos simplificados para concessão de vistos de entrada e permissões de trabalho a estrangeiros. Enquanto não sai, dirigentes da Fifa e de empresas como a HBS, gigante que cuida da transmissão da Copa, não conseguem aval para ficar no Brasil, tendo de sair do país de três em três meses. 

- A situação está pior que na África do Sul - reclama um alto executivo da HBS. A lei também cria tipos penais e punições para práticas que atentem contra as marcas do evento; dá à Fifa o direito de definir os preços de ingressos, abolindo, inclusive, a meia-entrada; prevê responsabilidades civis para o governo, em caso de atentados terroristas ou fatos similares; e o obriga a oferecer, gratuitamente, serviços de segurança, saúde, vigilância sanitária, alfândega e imigração. O Ministério do Esporte informou apenas que "o projeto da lei está em fase final de elaboração para envio ao Congresso, após amplo debate envolvendo onze pastas".


O balanço dos preparativos, apresentado na última quarta-feira pelo governo, revelou que 52 das 81 obras do evento ainda não começaram. As mais atrasadas são as de mobilidade, que representam o "legado" de infraestrutura da Copa para as 12 cidades-sede. São 49, das quais 40 ainda estão no papel. Exceto a construção do BRT (Sistema Rápido de Ônibus) Transcarioca no Rio, financiado pelo BNDES e já iniciado, as demais terão recursos da Caixa. O banco repassará R$ 6,58 bilhões em empréstimos, pouco mais da metade do total previsto. Mas R$ 98 milhões ou 1,4% é o que foi repassado por ora, a três obras de Belo Horizonte. 

Para José Roberto Bernasconi, coordenador de Copa do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), o Brasil já perdeu a chance de fazer um grande plano de renovação da infraestrutura urbana. - Até 2014, será possível construir um legadinho. Por falta de planejamento. Há dinheiro para as obras, mas não conseguimos gastar - lamenta. Dezesseis empreendimentos ainda não têm sequer o contrato de financiamento assinado com a Caixa. É o caso de cinco dos seis previstos para Fortaleza. Em Recife, quatro dos cinco empreendimentos ainda não têm garantia de verba: - As obras estão em licitação ainda. Não dá para contratar sem isso - alega o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão. 

A Caixa argumentou que a demora no desembolso é causada principalmente por estados e municípios. Cabe a eles cumprir condições como entrega de projeto, licitação e licença ambiental. Para assinar o financiamento, é necessário avaliar o risco de crédito do tomador, sua capacidade de pagamento, garantias e o cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O banco ponderou que as obras podem começar com recursos próprios, pois todas têm contrapartidas.(De O Globo)

21 comentários

Só quero que o Brasil não passe nem nas quartas de finais.

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Tudo feito as pressas não presta, serão estádios mal feitos de estrutura duvidosa usando material de quinta para poder roubar mais e mais e isto irá colocar em risco quem os frequentar. Obras tipo Sergio Naia lembram dele ou já esqueceram, aqueeeeleee queeee usou areia de praia por ser de graça...e deu no que deu! (Z)

Reply

Coronel

Este empurrar com a barriga, até o limite do possivel, é parte do grande plano de "desvios" planejados por este ParTideco que governa nosso País.

Com o RDC então, farão o que quizerem.

O superfaturamento será evidente, e toda a desculpa será em funçaõ do prazo "apertado" para a Copa e para a olimpiada.

E novamente a pergunta: e para o corruptor, não acontece nada?

Claro que não, pois se para o corrupto, o ceu e o mar continuam calmos para navegar e voar...

Acorda Brasil. Esta chegando a hora de mostrar que o Brasil é dos brasileiros e não de um ParTido político.

General Maximus Decimus Meridius/PR

Reply

NA COPA DE 1950, O BRASIL PERDEU E TODO O POVO CHOROU. O BRASIL JÁ ESTÁ PERDENDO HÁ 8 ANOS E MEIO E O POVO NADA....
EM 2014, O BRASIL LEVARÁ A MAIOR GOLEADA DE SUA HISTÓRIA E O QUÊ ESTE POVO FARÁ ????? BATERÁ PALMAS PARA OS "NOVOS CIRCOS CONSTRUÍDOS" ???? ENQUANTO OS PETISTAS E TODA A QUADRILHA DE AMIGOS ESTARÃO MILIONÁRIOS........

Reply

Além do vexame, da vergonha, ainda virá a derrota!!!! Não passa nas quartas nem sonhando.

Alguém assistiu o jogo Brasil X Argentina???? Se isto for amostra do que jogarão na Copa...coitados!

Quero mais é que os otários que votaram nesta barbaridade de governo, chorem muiiiito com a derrota! Enquanto isto rirei muito!


Chris/SP

Reply

O tomador é sempre o povo que arca com a bandalheira e corrupção, nosso rodoanel é o primeiro a tomar.

Reply

Tendo chopp e futebol o Brasil pode pegar fogo e muitos brasileiros e brasileiras não estão nem aí!.

Reply

DILMA VANA DECLAROU EM ENTREVISTA AO FANTÁSTICO QUE, TUDO ESTARÁ PRONTO PARA COPA E QUE ACOMPANHA TODAS AS OBRAS DE PERTO CONSTANTEMENTE.
ALGUÉM ACREDITA NISSO ????????

Reply

Voces acham que aquela choradeira do Lulla, Cabral e outros , quando sortearam o Brasil , foi porque?

A origem é mesma da do Cabral quando o Rio Abandonado de Janeiro, perdeu parte dos royalties do petróleo. O Cabralete chorou um dilúvio inteiro.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Reply

Quando acabar a Copa, vão restar penduradas as contas da SAÚDE, DO TRANSPORTE, DA EDUCAÇÃO, DA SEGURANÇA, e por aí vai...

Mas esse povo merece é isso mesmo !!!

Reply

O brasileiro tá é preocupado com o "bolsa" e com o preço da cerveja ahahah

Reply

Pixar muros associando a corruPTção(institucionalizada claro) ao PT,partido dos trambiques e petralhas.E,PEC300 nelles.!!!.fonseca.

Reply

Aquele símbolo (horrível) da copa no Brasil, o das mãos, é que foi escolhido a dedo. É a tal comPTência pra afanar e zombar do resto do mundo, inclusive dos brasileiros de bem. Espero que o Brasil seja arrasado por algum timeco e não passe nem das quartas.

Reply

The PT activist is morally corrupt, politically crass socialist, unpatriotic, egotistical and economically ignorant.

Hereticus

Reply

E quanto mais roubalheira, mais sonegação, que ninguém é louco de pagar imposto sobre esse tipo de renda ...

Reply

www.boicoteacopa.posterous.com

Notícias sobre a corrupção da Copa.

Reply

www.boicoteacopa.posterous.com

Notícias sobre a corrupção da Copa.

Reply

O que mais falta quebrar?
Saúde, educação, segurança, aeroportos, estradas, tudo em pandarecos...
Só os bancos não vão quebrar, pois cobram juros escorchantes para encobrir calotes de um falso consumismo que o contribuinte honesto sustenta, pagando suas prestações em dia. Só num conhecido estado do nordeste estão empacadas 15 mil ações de busca e apreensão de veículos - sem que para os quais não tenha sido paga uma prestação sequer - por dois motivos: não tem cartório que dê conta para cumprir os mandados e, mesmo que houvesse, não teria pátio para estacionar essa frota...
Isso é que se chama "desenvolvimento sustentado"...
Sustentado pelo consumidor e contribuinte honesto...

Reply

Eh eh eh, pelo jeito o "financiamento público de campanha" já começou para os partidos da base....
Acordem enquanto é tempo!

Reply

A Copa gera rios de dinheiro para a FIFA, que monopoliza todos os serviços, não permitindo concorrência. Não é nenhuma surpresa, afinal, é uma entidade privada. O que acho ridículo é que o estado decida torrar dinheiro nisso. Ora, se a FIFA exige tanto, que gaste seu próprio dinheiro.

Reply

Quando o 1o. Estádio no Nordeste desabar sozinho espero que esteja sem ninguém dentro, concreto misturado com areia de praia não costuma dar muita consistência.

Nestes casos, consistência somente para as contas bancárias dos canalhas.

Reply