Dois dias após ser empossado como ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro se encontrou ontem com a Via Campesina -movimento de agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)- e usou o boné da organização.Antes de Ribeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no exercício de seu mandato, e a presidente Dilma Rousseff, na campanha eleitoral à Presidência da República no ano passado, também usaram o boné. Lula e Dilma foram criticados pelos ruralistas que entenderam o gesto como apoio a um movimento que promove invasões de terras.
Os integrantes das Via Campesina pediram a anistia das dívidas dos produtores rurais que pegaram créditos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), que atualmente estão em R$ 30 bilhões. Eles também querem o assentamento imediato de 60 mil famílias.Segundo a assessoria do ministro, o uso do boné foi um gesto simbólico que não prejudica a interlocução de Ribeiro com outros setores. O novo titular da pasta da Agricultura é considerado um "representante" dos produtores agrícolas, principalmente do Rio Grande do Sul, onde fica sua base eleitoral. Integrantes da Via Campesina realizam desde o início desta semana manifestações em 17 Estados e no DF. (Da Folha de São Paulo)
3 comentários
Deve ter muito mais gente para usar o boné. Parece que todos já se esqueceram das depredações de centros de pesquisas, do churrasco com matrizes para pesquisas, da destruição de laranjais...Está todo mundo pelo bem do Brasil.
ReplySão apenas "malfeitos". Não vamos criminalizar os movimentos sociais...
ReplyPerdão de dívida é sempre demanda de TODOS OS AGRICULTORES pois pegam seu dinheiro a juros de 6% ao ano e aplicam tudo em títulos públicos via fundos de renda fixa, plantam algumas fileiras com a plantação e deixam 99% vazio, como se fosse uma plantação de maconha, entre assentados pode até ter muita maconha plantada, milho nas bordas e além de nada pagar por não colher quase milho, têm a dívida perdoada pelo seguro Proagro, mais bandidos os que plantam drogas no centro da área pois enganam os satélites que observam tudo e o fiscal do banco que dará uma olhada para inglês ver e dará a PERDA TOTAL, o fazendeiro corrupto fica com seu dinheiro nas aplicações e compra mais terras, os bandidos ganham com a maconha ainda mais, podem até se quiserem, pagar eleição de parlamentares que sejam a favor de legalização do plantio de drogas. 'Traficante seria quem plantasse droga sem concessão vendida pelo governo ou vender as drogas a traficantes ( sem pagar os devidos impostos e entrar em vias legais que seriam criadas).
ReplyDROGAS SÃO DROGAS, por isto têm este nome e são ilegais. Falta proibir o álcool acima de 5°Gl como droga igual às já ilegais e também o tabaco, permitindo o plantio só para a exportação à África, América do Norte e Europa, proibindo venda de tabaco para o Paraguai. (senão volta tudo como cigarro aos dependentes químicos de nicotina.