A quadrilha não mudou de chefe.


Desde que foi abatido pelo escândalo do mensalão, em 2005, tudo em que o ex-ministro José Dirceu se envolve é sempre enevoado por suspeitas. Oficialmente, ele ganha a vida como um bem sucedido consultor de empresas instalado em São Paulo. Na clandestinidade, porém, mantém um concorrido “gabinete” a 3 quilômetros do Palácio do Planalto, instalado numa suíte de hotel. Tem carro à disposição, motorista, secretário e, mais impressionante, mantém uma agenda sempre recheada de audiências com próceres da República – ministros, senadores e deputados, o presidente da maior estatal do país. José Dirceu não vai às autoridades. As autoridades é que vão a José Dirceu, numa demonstração de que o chefão – a quem continuam a chamar de “ministro” – ainda é poderoso.

Dirceu: chefão do PTA edição de VEJA que chega às bancas neste sábado revela a verdade sobre uma das atividades do ex-ministro: mesmo com os direitos políticos cassados, sob ameaça de ir para a cadeia por corrupção, ele continua o todo-poderoso comandante do PT. E agora com um ingrediente ainda mais complicador: ele usa toda a sua influência para conspirar contra o governo Dilma – e a presidente sabe disso.
A conspiração chegou ao paroxismo durante a crise que resultou na queda de Antonio Palocci da Casa Civil, no início de junho. Na ocasião, Dirceu despachou diretamente de seu bunker instalado na área vip de um hotel cinco estrelas de Brasília, num andar onde o acesso é restrito a hóspedes e pessoas autorizadas. Foram 45 horas de reuniões que sacramentaram a derrocada de Palocci e nas quais foi articulada uma frustrada tentativa do grupo do ex-ministro de ocupar os espaços que se abririam com a demissão. Articulação minuciosamente monitorada pelo Palácio do Planalto, que já havia captado sinais de uma conspiração de Dirceu e de seu grupo para influir nos acontecimentos daquela semana.

Imagens obtidas por VEJA e que estão na galeria que ilustra esta reportagem mostram que Dirceu recebeu, entre 6 e 8 de junho, visitantes ilustres como o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, os senadores Walter Pinheiro, Delcídio Amaral e Lindbergh Farias, todos do PT, e Eduardo Braga, do PMDB, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os deputados Devanir Ribeiro e Cândido Vaccarezza, do PT, e Eduardo Gomes, do PSDB. Esteve por lá também o ex-senador tucano Eduardo Siqueira Campos.

Apesar de tantas articulações, Dirceu não conseguiu abocanhar cargos para seus indicados no governo. A presidente Dilma já havia sido advertida por assessores do perigo de delegar poderes a companheiros que orbitam em torno de Dirceu. Dilma também conhece bem os caminhos da guerrilha política e não perde de vista os passos do chefão. “A Dilma e o PT, principalmente o PT afinado com o Dirceu, vivem uma relação de amor e ódio”, diz um interlocutor da confiança da presidente e do ex-ministro.

Dirceu anda muito insatisfeito com o fato de a legenda não ter conseguido, como previra, impor-se à presidente da República. Dilma está resistindo bem. Uma faxina menos visível é a que ela está fazendo nos bancos públicos. Aos poucos, vem substituindo camaradas ligados a Dirceu por gente de sua confiança. E o chefão não tem gostado nada disso. Procurado por VEJA, Dirceu não respondeu às perguntas que lhe foram feitas.

A suíte reservada permanentemente ao “ministro” custa 500 reais a diária. Quem paga a conta é o escritório de advocacia Tessele & Madalena, que tem como um dos sócios outro ex-assessor de Dirceu, o advogado Hélio Madalena. Na última quinta-feira, depois de ser indagado sobre o caso, Madalena instou a segurança do hotel Naoum a procurar uma delegacia de polícia para acusar o repórter de VEJA de ter tentado invadir o apartamento que seu escritório aluga e, gentilmente, cede como “ocupação residencial” a José Dirceu.

O jornalista esteve mesmo no hotel, investigando, tentando descobrir que atração é essa que um homem acusado de chefiar uma quadrilha de vigaristas ainda exerce sobre tantas autoridades. Tentando descobrir por que o nome dele não consta na relação de hóspedes. Tentando descobrir por que uma empresa de advocacia paga a fatura de sua misteriosa “residência” em Brasília. Enfim, tentando mostrar a verdade sobre as atividades de um personagem que age sempre na sombra. E conseguiu. Mas a máfia não perdoa.

33 comentários

Opa! Esses caras do PSDB fazendo visitinha pro chefe da quadrilha são X9!

Por muito menos foram expulsos PTralhas de nascença de dentro do Partido dos Tranbiqueiros.

Reply

O que Gabrielli foi (ou vai !??!) fazer lá? Fala, Gabrielli.

Reply

Petocracia!!!

Reply

cel,

é.... o chiqueiro é grande, né? É tanta lama, mas tanta lama, que é dificil enxergar o tamanho deste antro.

Reply

Sugiro um vinho português: "Porca de Murça".

Reply

o país está nas mãos de criminosos: executivo, legislativo, judiciário, setor privado, funcionalismo público e sindicatos.

Reply

PARABÉNS PARA VEJA !

Reply

enquanto isso...

Ideli tem de explicar os desvios de dinheiro, destinados à uma ONG e que provavelmente absteceram o PT;

Já Gleisi quer saber da PGR se ter sido endenizada pela Itaipú por ela ter pedido demissão foi irregular.

Madame Dilma vai ter de demitir todo mundo, e já, ou pede para sair!!!!

Reply

É o seguinte, coronel.

Que na queda do Palocci, tinha pestista por trás, todos sabem.
Que Zé Dirceu manda do PT todos sabem.
Que os petistas com exceção do Lula, nenhum defendeu Palocci todos sabem.
Essa reportagem da Veja e nada é a mesma coisa.
A Veja está ajudando a Dilma ficar melhor do que já está com a opinião publica.
Mandar Zé Dirceu pro ralo,ninguém tá nem ai, ele já foi pro ralo mesmo.

Agora o que está repercutindo mesmo é o fato do reporter ter tentado entrar no quarto dele.
Ele ter feito o BO e ter provas.

Os blogs petistas oficiais e não oficiais estão dando o maior destaque p/ esse episodio.

Sabe o que vai acontecer com a reportagem da Veja?.
O mesmo que aconteceu qdo Adriane Galisteu posou nua na Play boy. Deram mais destaque p/ a entrevista da Sandy do que pra fotos da Galisteu.
Vai repercutir mais o reporter ter tentando entrar no quarto do Zé Dirceu, do que a reportagem que é por demais ultrapassada.
Até as crianças aqui de casa sabem que Zé Dirceu conspira contra Dilma e quis a queda do Palocci.

Reply

A coisa é grave e feia mesmo, de balançar a roseira da República, mas uma coisa incomoda na reportagem toda: esse papo de que dilmentira promove faxinas e mais faxinas, tantas que algumas nem são notadas pelos mortais e escapam à imprensa, como em relação aos bancos, e zé desceu resiste e por conta disso vivem entre tapas & beijos. Conversa pra boi dormir.

As tendências do pt vivem em guerrilha permanente interna e guerra declarada contra os inimigos externos. É do jogo da máfia, é do jogo dos mafiosos petralhas.

A reportagem parece instruída quando não soprada diretamente por fonte da própria dilmentira e é mais uma peça na formação do mito da dilmentira como alguém ou alguma coisa diferente do resto do pt, justamente ela que foi escolhida, beneficiada e sintetiza o pt possível nas circunstâncias.

Reply

Desta vez a presidenta enfarta de tanto esmurrar a mesa de reuniões, a mesa da cozinha, da sala de jantar, do escritório... No mínimo, quebra a mão.

Bom FDS, V. Exa!

Quem mandou ser a primeira presidenta do Brasil, hein?

Reply

Que delícia de reportagem. Se eu fosse mulher, teria orgasmos múltiplos até na entressafra. hehehehe

Reply
César de Castro Silva mod

Em qualquer país sério do mundo esse sujeito, pelos crimes que cometeu, estaria no xadrez e prestando trabalhos forçados, no entanto aqui no Brasil é o homem forte dessa republiqueta.

Eita, Brasil sofredor, o que fizeram contigo????

Reply

Coronel, esses ratos se apoderaram do poder e jamais irão deixá-lo. Vivemos em uma ditadura safada, cínica e debochada. Penso que só um levante poplular como ocorrido na Líbia irá desratizar o Brasil.

OU FICAR A PÁTRIA LIVRE
OU MORRER PELO BRASIL!

Reply

Atrás de uma mulher há sempre um grande homem.

Manda em casa mas não pita nada na administração pública e política.

Vergonha alheia total!

DILMA NÃO PASSA DE FIGURANTE NA PRESIDÊNCIA!

Reply

Mas não contem com qualquer divulgação disto na GLOBO. Ela já recebeu a paga pelo seu silencio. ANULAÇÃO DE MULTAS DO ICMS NO VR. DE 130 MILHOES PELA SECRETARIA D EFAZENDA DO RIO DE JANEIRO... QUEM TRABALHA NA SECRETARIA SABE DISSO...

Reply

Eu sempre disse aos meus amigos: o chefe é Dirceu! Sempre foi! O Nullo é um palhaço, animador de palanque. Tem carisma e por isso é usado pelo partido... do Dirceu. Se tentar dar um vôo solo fica sem ter onde se segurar e cai. Mas não tem cachola para articular nada! Fala as besteiras que o povo gosta de ouvir, e só!

Dirceu é e sempre foi o grande articulador do partido.

Acho que já postei isso aqui. Não com essa ênfase, mas já postei.

É bom a Veja estar mostrando a verdade ao povo brasileiro.

Reply

Cel,

Enquando essa cambada de filhos de puta faz a maior lambança em Brasília, nós continuamos a pagar impostos escorchantes. A contribuião ao INSS corresponde a quase o dobro dos EUA, preços dos remédios o dobro de muitos países, preço de carros, carroças peladas, o dobro dos EUA e Europa, eletrônicos o dobro dos EUA e assim vai. O dinheiro nunca é o suficiente porque a roubalheira é demais. Acho que estamos precisando imitar os árabes já.


Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

Reply

Que papo furado. O poderoso chefão é Lula, sempre foi. Qual é Coronel????

Reply

A Forbes diz que Dilma é a terceira mulher mais poderosa do mundo. Quá, quá. Não manda nem no Poderoso Chefão... E ainda mostrou que tem muito a Temer do vice...

Reply

Realmente Coronel

E tem mais...

As facções criminosas, quando o caso é roubo de dinheiro público, se apoiam.

Não fosse pelo seu comparsa no STF, o nosso "ministro das cotas" que empurra o processo do MENSALÃO COM A BARIGA HÁ QUASE 10 ANOS, esse canalha já estaria atrás das grades para SEMPRE!!!

Que falta faz um tribunal decente e uma pena de MORTE!!!

Reply

Concordo com o Anônimo, o poderoso chefão é o LULA!!!

Reply

É hora de enjaular esse chefete de quadrilha.

Reply

PRECISAMOS É PEDIR SOCORRO AOS EUA PARA LEVAR PRESO ESTE E O RESTO DA CORJA PARA GUANTÁNAMO!

É... E SABEMOS AGORA QUE OS MILITARES DE 1964 É QUE ESTAVAM CERTOS DE IMPEDIREM ESTE CABRA E OUTROS(AS) DE CHEGAREM AO PODER.

NÓS É QUE AGORA TEREMOS QUE VIRAR GUERRILHEIROS PARA TIRAR ESTES BANDIDOS DO PODER?

IMPEACHMENT JÁ!

Reply

Ok. Até onde eu vi, falta substância na reportagem.

Como alguém disse, essa reportagem vai para o ralo. E não é tudo aquilo que o RA disse. Confesso que eu esperava mais.

Reply

Na China Dirce daria graças a Deus de poder ver o Sol nascer quadrado, se é que entendem do que eu estou falando......

Reply

"Dilma" vez por todas: a Mulher Tomate não manda "josta" nenhuma!

BRASIL, DESRATIZAÇÃO JÁ!!!!!!

Reply

Fazer o quê?

Vivemos numa cleptocracia.

Mel

Reply

como pode o ZD registrar b.o. por invasão de sua suíte? Ele não consta na listagem de hóspedes do hotel!

Reply

Não me surpreendi muito com a reportagem não, sempre soube que
o escrôto do zé dirceu, articula nos bastidores.
Foi ele também que aparelhou todo
o estado,e o velhaco e a dilma sempre se aproveitaram muito,
desse aparelhamento.
Agora a dilma está entando. mudar as marionetes, e ele não está gostando.Quero mais, é que se matem,
e carreguem junto, o velhaco dos INFERNOS.


Izabel/SP

Reply

Cara de mafioso. Cana nesse chefe de organização criminosa. Alô Polícia!!!
Os ratos tomaram conta de Brasilia.

Reply

Esse é um real motivo que faz do Brasil um país de merda, uma republiqueta bananeira, ordinária e vagabunda.

Não dá para aliviar quando vêmos essa escória política brasileira fazendo o que bem entende da República, mandos, desmandos e promovendo uma corrupção de fazer Paulo Maluf, Adhemar de Barros e PC Farias ficarem ruborizados de vergonha diante da performance da PTralhada canalha, como nunca antes na história deste país.

Cadeia na escória sindicanalhista, na escória PTralha e todos que orbitam diantes desta excrescência da política tupiniquim.

Reply

A REPUBLICA É A CASA DA MAE JOANA, PELA VOLTA DA MONARQUIA.
JA QUE TODO MUNDO ACHA QUE É DONO DO DINHEIRO PUBLICO, PELO MENOS NA MONARQUIA O REI É O DONO DO BRASIL E MANDA ESSA CORJA PRO CALABOUÇO.
FORA PT
FORA LULA
FORA DILMA
FORA SARNEY
UFA
UFA!!

Reply