A Transcocalera vai ligar Cochabamba a Santa Cruz de La Sierra. É uma obra muito estratégica. Para a Bolívia. Para escoar o tráfico de cocaína e crack e para fazer circular livremente os carros roubados do Brasil. Tudo financiado pelo BNDES. É uma boa hora para fazer uma CPI do BNDES. O PR está prontinho para retaliar o governo federal. Afinal de contas, o que o BNDES financiando estrada lá fora tem de diferente do DNIT? Aproveitem. A bola está picando.
A construção por uma empresa brasileira, a OAS, de uma rodovia na Bolívia com financiamento de US$ 332 milhões do BNDES é causa de desentendimento entre o presidente Evo Morales e líderes indígenas. A estrada, que ligará os Departamentos de Cochabamba e Santa Cruz, atravessa uma reserva onde vivem cerca de 12 mil nativos. Após semanas de debates, líderes indígenas decidiram impedir que a estrada corte seu território.
A construção de uma rodovia na Bolívia, com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), colocou líderes indígenas bolivianos em pé de guerra com o presidente Evo Morales e com a construtora brasileira OAS. A estrada, que ligará os Departamentos (províncias) de Cochabamba e Santa Cruz, terá 306 km e começou a ser aberta no último dia 3 de junho. A obra está estimada em US$ 415 milhões, dos quais US$ 322 milhões veem de financiamento do banco brasileiro.
O foco da tensão é o trecho 2 da estrada, com 177 km de extensão e que atravessa o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), uma reserva de 1,091 milhão de hectares onde vivem entre 10 mil e 12 mil nativos dos povos moxeño, yurakaré e chimane.Após semanas de um debate acalorado com o governo, os líderes indígenas locais decidiram na sexta-feira não permitir que a estrada corte o seu território, colocando em risco a execução da obra financiada pelo Brasil. "Nós realizamos um encontro, uma assembleia, e a decisão foi negar a passagem do trecho 2 da estrada porque ele atenta contra a integridade do parque", disse ao Valor Adolfo Moye, presidente da Subcentral Tipnis, que representa as 64 comunidades indígenas do território. "Foi um "não" rotundo e inegociável. Não vamos aceitar." Leia mais aqui.
13 comentários
Coronel, não são os índios cocaleiros que estão impedindo a estrada. Os índios cocaleiros são os do Chapare, descendentes dos incas, que querem a estrada para produzir coca no trajeto e escoar a produção para o Brasil.
ReplyOs indígenas originários (de descendência tupi-guarani , que são os nativos da reserva ) são os que não querem a estrada, por acabar com o sistema de vida deles e porque serão inundados pela coca e a cocaína.
Em nenhum lugar do mundo dariam uma licença ambiental para cortar uma reserva indígena ao meio.
Só incomPeTentes do nosso Brasil que não viram isso .
Ah, e o grande defensor da "madre tierra" e presidente do sindicato dos cocaleiros, o Evito, disse para os indígenas que a estrada será feita "si o Si". Ou seja, nem que seja à força.
ReplyEsse descalabro me obriga a tomar muito cuidado com as palavras ...
ReplyO crime organizado tem muito poder, mais ainda aqui do que lá, o que pode parecer um contrasenso.
Coroenl, o título do post seria "índios Não-cocaleiros" paralisam estrada. Acredite ou não, ainda existem alguns assim por lá.
ReplyEstrada também serve para levar os carros roubados no Brasil.
ReplyAcho que não entendi bem...
ReplyVoces estão dizendo que o BNDS está colocando 535 milhões de dinheiro nosso numa estrada na Bolívia que liga a região da coca com outra da pasta de coca, por onde vão passar os carros brasileiros roubados aqui e legalizados pelo Governo de lá?
NÃO ACREDITO NISSO!
O PR não entraria numa CPI dessas nunca. Só se fosse para melar as investigações. Agora, com a crise econômica mostrando-se mais evidente, o BNDES deve ser mais claro em sua operações. Primeiro, deve cuidar de não emprestar par quem não paga. pois, o que ele empresta, sai do bolso do cidadão brasileiro.
Replyque esses bolivarianos vão pro inferno
ReplyOs índios estão moderninhos.....
ReplyEstrada pavimentada, vai agilizar o escoamento da coca e dos carros brasileiros.
Graças a Tupak que existe os PeTralhas para dar uma vida melhor a comunidade indígena bolivariana cocaleira Sul Americana. lol aahahahahah
É inacreditável, como esse govêrno
Replyjoga contra o povo brasileiro.
Financiar uma RODOVIA, que facilitará o escoamento da cocaina,
e a saida dos carros roubados, no Brasil, é realmente um absurdo.
Izabel/SP
O velhaco mullo e falecido teve dar uma “palestra” para os bolivarianos fdp, povo sem um pingo de escrúpulo, enquanto nossas estradas estão uma merda o governo safado financia estrada para esse merda de cocaleiro, se fossemos um país de verdade essa corja de ladrões que nos governa já estaria na cadeia.
ReplyNossos governantes são tão ou mais safados que esse cocaleiro de merda.
ReplyNum tô inteindeindo?!?!? "A obra está estimada em US$ 415 milhões, dos quais US$ 322 milhões veem de financiamento do banco brasileiro."... Não seria ...vão do governo brasileiro, melhor dizendo do povo brasileiro, essse povo maravilhosamente imbecilizado que não tem o que comer, mas tem para emprestar?
ReplyMaldito povo burro. Essa gentalha imbecil é inteiramente responsável pelos descalabros cometidos pelo maior energúmeno que já teve o disparate de presidir (?) este pardieiro. Refaço o trocadilho: Alguém, certa feita, disse que "Um dos primeiros presidentes do Brasil foi Prudente de Morais. Desde então só tivemos presidentes imprudentes e imorais". REeditando o trocadilho acrescento: "eleitos por pessoas muito mais imprudentes e imorais que eles".
Quando penso que já vi tudo, surpreendo-me com coisas do tipo.
É, morro e não vejo tudo.