A Polícia Federal afirmou que o grupo acusado de desviar R$ 3 milhões de um convênio com o Ministério do Turismo teve acesso privilegiado às investigações do TCU (Tribunal de Contas da União) -origem da Operação Voucher, que levou à prisão de 36 pessoas. Segundo o relatório da PF, os dirigentes da ONG Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável) teriam contratado o advogado Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz, "para resguardar-se de uma possível decisão prejudicial" do tribunal. Parecer dos técnicos do TCU apontou elementos de fraude na execução de um convênio destinado à capacitação de 1900 profissionais de turismo no Amapá.
A PF afirma que os advogados que defenderam a ONG no TCU teriam conseguido acesso ao relatório do tribunal "muito antes de serem citados para apresentarem suas defesas". Segundo relatório da PF, em conversa gravada com autorização judicial o sócio de Tiago Cedraz, identificado como Romildo, diz ao diretor-executivo da ONG, Luiz Gustavo Machado, já ter obtido "a proposta dos analistas do tribunal".A conversa ocorreu quatro dias antes da data que autorizava à ONG obter cópia da auditoria do TCU."Bom, quanto ao tribunal nós sabemos tudo o que está se passando", diz o advogado na conversa, segundo trecho transcrito pela PF.
A PF afirma que os advogados que defenderam a ONG no TCU teriam conseguido acesso ao relatório do tribunal "muito antes de serem citados para apresentarem suas defesas". Segundo relatório da PF, em conversa gravada com autorização judicial o sócio de Tiago Cedraz, identificado como Romildo, diz ao diretor-executivo da ONG, Luiz Gustavo Machado, já ter obtido "a proposta dos analistas do tribunal".A conversa ocorreu quatro dias antes da data que autorizava à ONG obter cópia da auditoria do TCU."Bom, quanto ao tribunal nós sabemos tudo o que está se passando", diz o advogado na conversa, segundo trecho transcrito pela PF.
Na decisão que atendeu pedido do Ministério Público e autorizou as prisões, o juiz Anselmo Gonçalves da Silva afirma que o "grupo investigado chega a cogitar de potencial influência até no TCU, sob a perspectiva de utilização dos serviços advocatícios de Tiago Cedraz, cujo pai é ministro naquela Casa". O "grupo", segundo o Ministério Público, contaria também com um servidor dentro do Ministério do Turismo. A técnica Kérima Silva Carvalho "coordenou" a elaboração da defesa do Ibrasi junto ao TCU. Descrita no relatório como "funcionária do Ibrasi dentro do ministério", ela teria adulterado documentos para beneficiar a ONG em contratos com o Turismo.A investigação policial foi subsidiada com informações da área técnica do TCU. O tribunal informou que as supostas irregularidades estão sendo tratadas em três processos, sob relatoria do ministro Augusto Nardes. (Da Folha de São Paulo)
6 comentários
Coronel,
Replynão adianta! Tá tudo dominado.
mas o sujeito que falou que "o importante eh a fachada", não pode ser preso por isso...
Replyha 8 anos que o mais importante para o governo eh a "fachada"...
o sujeito deve ter aprendido essa "técnica" de governar nesse desgoverno, talvez com o professor velhaco...
o governo Lula inteiro foi só de fachada...
Cel.
ReplyAcho que será necessária uma CPI no TCU e BNDES. Vão encontrar muiiita coisa...PF que entre em ação !!!
Chris/SP
CORRUPTALHA TEM OS MESMOS DIREITOS DOS BANDIDOS.
ReplyVeja só, Coronel! Tem corrupto dentro do Min. do Turismo e no TCU.
A CORRUPTALHA toma conta deste país. Isto já virou ZONA DO BAIXO MERETRÍCIO. Tem corrupto pra tudo quanto é lado.
Têm corruptos no baixo clero e no alto; os subalternos e os mandados; e mais uma série de intermediários. Estão eles nos governos federal, estadual e minicipal; nos ministérios, orgãos, autarquias, secretarias, pastas, departamentos, seções, universidades...
E tem AQUELE que diz que tudo isso é PRECONCEITO.
Quando for dormir, vou me certificar se não tem corrupto debaixo da minha cama. Nem faço questão de fazer mais amigos: os corruptos que já tenho já são demais para a minha pessoa.
Afanam dinheiro para merenda de criancinha e para submarino nuclear; roubam verba para soro das Santas Casas e para construção de hidrelétricas. E por aí vai.
Depois, quando pegos com a boca na botija, ficam irritadíssimos quando são algemados. Contam até com blogueiro a favor deste princípio: algemar corruptos não; que perigo podem eles oferecer? Tá na súmula puta que o pariu.
Quem INTERPRETA a tal súmula é a POLÍCIA FEDERAL. É ela que está à frente da ação contra a CORRUPTALHA.
ALGEMAR A CORRUPTALHA é, além de um SIMBOLISMO, uma ação EDUCATIVA, uma RESPOSTA da democracia e do estado de direito contra os bandidos MAIS PERIGOSOS da sociedade; nem o Fernandinho Beira Mar tem tamanha periculosidade.
A CORRUPTALHA é capaz de fazer as maiores atrocidades; todo cuidado é pouco.
Então nestes casos, além das algemas nos pulsos, deveria ter também as tornozeleiras, que são ligadas às algemas por uma corrente. Uma focinheira daria maior segurança. E uma escolta com cães treinados seria o ideal.
Por que tanto PRECONCEITO em algemar CORRUPTOS? São bandidos, não? Ou seriam eles discípulos da Madre Teresa de Calcutá?
Não sendo os tais discípulos, a CORRUPTALHA pode oferecer, no translado, algum perigo tanto aos agentes da PF quanto à sociedade.
No intuito de preservar e resguardar os cidadãos e os agentes - e até mesmo os corruptos -, é DEVER, no mínimo, da PF meter um par de algemas na CORRUPTALHA.
Mais uma vez: o critério de fazê-lo é da Polícia Federal na ação. A tal súmula é APENAS uma ORIENTAÇÃO.
Estimados, sempre repito, nada irá acontecer, pois todos os orgãos estão aparelhados.
ReplyÉ diferente da corrupção “classica”, o que ocorre hoje, consiste que em todoas as instituições responsaveis por fiscalizar, julgar, investigar, punir estão aparelhadas por individuos comprometidos com a “causa”.
Mesmo que existam individuos honestos nestes orgãos, os mesmos são chefiados por não honestos!
Faz parte de um objetivo maior chamado revolução Gamsciniana, e atrelado as atas do Foro de São Paulo.
Perguntas, onde as responstas são claras:
Quem indica os juizes do STF ?
Quem indica o ministro do TCU ?
Quem indica o superintendente da Federal ?
Quem indica o Procurador Geral da Republica ?
Quem indica o Min da Justiça ?
É justamente quem esta envolvido até a medula com tudo que ocorre!!
Repito, nada irá mudar, pois os orgãos que poderiam mudar, estão aparelhados!
A situação se alastrou de uma forma terrível, parece que não tem retorno imediato.
ReplyConheçam o "paipai" do adevogado :
Currículo do Ministro Aroldo Cedraz
Ministro Aroldo Cedraz
E-mail: min-ac@tcu.gov.br
Endereço: SAFS Qd 4 Lote 1 - Ed. Sede Sala 203
Bairro: SAFS
Município: Brasília
UF: DF
CEP: 70042900
Tel. 61-33165402 / 5403 / 5416 / 5409 / 5413 (Fax)
Aroldo Cedras
Chefe de Gabinete
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/institucional/autoridades/ministros/min_aroldo_cedraz