Aécio quer ser candidato sem ser oposição. Não é a cara do Aécio?

Se o candidato não for Lula, se Serra não buscar a indicação, se o PMDB fizer aliança com o PSDB, se tudo der certo, Aécio Neves pretende ser o candidato a presidente. Depois de trair o eleitorado de oposição em 2006 e 2010, com o voto Lulécio e Dilmasia, que garantiram a ele dois mandatos de governador em Minas,Aécio quer unanimidade. Pode acertar tudo com os partidos. Mas o eleitor brasileiro tem um acerto de contas com ele. Abaixo, reproduzimos a coluna de Dora Kramer que escancara o corajoso Aécio Neves.Especialmente pela frase em que queima o nome de Serra para 2014. Motivo? "Não deu certo da última vez". Não deu certo porque Aécio Neves não aceitou ser vice e traiu, mais uma vez, a oposição brasileira. 2014 tem troco. Por fim, revela porque não está fazendo oposição: " o melhor candidato não é o que se contrapõe". Este é Aécio Neves.

" O senador Aécio Neves admite que em 2010 nunca foi de fato candidato a presidente. Fez movimentos táticos. “Mas não tinha apoio do partido nem a convicção de que seria a minha hora”, diz, reconhecendo que na época o nome “natural” do PSDB era mesmo o de José Serra. Agora Aécio sente que o cenário se inverteu e trabalha fortemente com a hipótese de ser o principal candidato de oposição em 2014. “Contra Lula ou Dilma”, embora aposte que ela será candidata à reeleição. “A renúncia à candidatura equivale à aceitação de que o governo não deu certo.”

A conversa de Aécio Neves hoje realmente não é a mesma dos meses que antecederam a definição do candidato tucano que disputaria a sucessão de Luiz Inácio da Silva. Ele falava sobre a candidatura de maneira difusa. Enquanto Serra tinha na cabeça todo o esquema de governo, aí incluídos nomes de ministros, Aécio posicionava-se como possível candidato, mas não agia como tal. Um episódio: em setembro de 2010 preferiu viajar com a filha para a Itália a correr o país para organizar as prévias no partido conforme havia anunciado.

Agora é diferente. Mal terminada a eleição tratou de conquistar a hegemonia dentro do partido, estabeleceu um plano de ação para reorganizar o PSDB nos estados, reincorporar ao partido forças da política e da sociedade que se dispersaram durante o governo Lula e se prepara para subir no maior número possível de palanques nas eleições municipais de 2012 a fim de atrair aliados com o seguinte critério: só o PT é adversário. “No amanhecer de 2013 o partido já deve ter definidas as bandeiras que defenderá, traçado um esboço das alianças que poderá conquistar e principalmente deve estar pronto para defender seu legado e mostrar que é o único capaz de pensar o Brasil do futuro.” E a enorme decepção com a atuação do PSDB mesmo entre os eleitores tradicionais do partido? “Os que se decepcionaram com o PT são em maior número.”
 
No capítulo alianças sonha alto e vai pescar nas águas dos dois maiores parceiros do governo: PSB e PMDB. “Nenhum dos dois terá na aliança com o PT o lugar de destaque de que se julgam merecedores.” Por exemplo, o lugar de vice. Aécio acha que tem jogo. Cita Eduardo Cam­­­pos, governador de Pernam­­buco e presidente do PSB, e faz referência às afinidades com o governador Sérgio Cabral (RJ) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos do PMDB. Tudo muito bem pensado, mas há um “pormaior”: José Serra já andou confidenciando a amigos que não pretende ser candidato a prefeito de São Paulo porque prefere se preservar para 2014. “Tudo bem. Pode até ser o Serra, mas uma coisa é certa. Desta vez o candidato não será quem quiser ser e sim quem estiver em melhores condições.” O parâmetro Aécio não tem claro qual deve ser, mas está convencido de que as pesquisas é que não podem ser. Por que Serra estaria na frente? “Não, porque não deu certo na última vez.”

De qualquer forma ele acha que os dois devem conversar e se dispõe a “fazer uma aproximação mais sólida” a fim de somar esforços. Candidato a ferro e fogo Aécio pode até não ser, mas fará por onde ser. “Não vou deixar esse jogo solto demais, vou conversar, vou viajar, construir minhas condições.” Por enquanto, só “administrando o tempo” para não ficar no sereno com muita antecedência. Na opinião dele, a definição do candidato deve ocorrer em 2013. “Mas não pode passar disso. Candidatura em cima da hora não funciona.”

Bem, mas daqui até lá é preciso um discurso e o de Aécio soa oposicionista de menos. “O melhor candidato não é necessariamente o que só se contrapõe, até porque precisa estar preparado para tirar os votos que hoje são do governo.” Faz a crítica sobre a paralisia do governo, a incapacidade do PT de “pensar o Brasil” e, a respeito da dita faxina ética, não compartilha do entusiasmo geral: “O governo apenas reage a denúncias e torce para que não ocorram novas denúncias”. E Lula, o que fará já que Aécio considera a candidatura de Dilma à reeleição inevitável? “Será candidato ao governo de São Paulo. Não vai aguentar ficar longe do poder.” Uma aposta com jeito de torcida."

15 comentários

Torcida de Aécio,certamente ,já que se o Lula fala sério quando diz que ela só não será candidata se não quiser,elejá embute aí a certeza que,ele, Lula,será,pelo menos, vice dela.

Reply

Então quer ser outra interina com a Dirma?
Oh, coitado!

Reply

Coronel,

Se a Katia Abreu estiver concorrendo, esse senhor não vai ao 2o. Turno!!

E tem mais, a Katia ganha até do Lulla!!! Ela tem coragem de enfrentar o pinguço!!!

JulioK

Reply

esse ai, como ja disse, vai ficar a vida toda no ping-pong de governador para senador e de senador para governador...

nao tem a menor chance, eh fraco demais e carrega a fama de traíra...

curioso eh que agora, aonde ele supostamente sera beneficiado, vem com esse papo de "unir forças"...

por que não uniu as forças quando Serra foi candidato?

esse tem alma de petista, que vem com esse papinho de trégua, de união, de pacto pelo pais e demais bla, bla, blas apenas quando são protagonistas do esquema...

quando estão no papel de ajudantes, a tal união que se phoda, simplesmente querem eh ver o circo pegar fogo...

Reply

Esse lixinho humano sempre abrindo a latrina que possui abaixo do nariz despejando sua podridão e mau-caratismo.
É um nanico desprezível !!!

Reply

Esse Aécio é muito inocente. Imaginem vocês que em 1985, após a morte do avô, quando poderia ser ministro, ou ocupar qualquer outro cargo em destaque, no governo Sarney, o mineirinho preferiu ser somente DIRETOR DE LOTERIAS DA CAIXA.

Reply

na minha rua tem um cachorro pulguento, caido de uma mudanca. O nome dele é coió, voto nele.

Reply

Ô seu Aécio, imagina se o Lula não tivesse se candidatado porque "não deu certo da última vez"? Na terceira ele ganhou!
Não voto nesse mineiro de jeito nenhum!

Reply

Como é que fica se Lula for candidato a governador do estado de São Paulo e perder nas urnas?

Hum... não sei se ele topa um um previsível vexame, pois o Nordeste lhe garante a vitória como presidento.

Reply

Palhaço! esse traécio que leve o sem-deo-sem caráter pra ser governador daquela bosta de estado que ele representa. Verme safado...

Reply

Traécio disse que fez movimentos táticos???

Para mim fez movimentos traiçoeiros.
E se candidatar-se em 2014,
terá sua resposta.


Izabel/SP

Reply

que tal o lulecio explicar as contas
impagaveis de minas.

Reply

EU NÃO DOU MEU VOTO PARA TRAIRAS!!!

AÉCIO, JAMAIS TERÁ MEU VOTO!!!


Chris/SP

Reply

Gente Serra perdeu por ser ruim
ninguém vota em vice
Se o Serra quisesse ganhar
primeiro faria a lição de casa
Gastou bilhões em propaganda
não deu o aumento aos professores
não pagou precatórios,mandou uma lei
prejudicando a ZONA FRANCA DE MANAUS
E PRATICAMENTE PERDEU DA DILMA EM SP
NÃO FOSSE O GERALDO ELE TERIA PERDIDO FEIO!!
Acho que Aécio é o mais preparado para presidente, por ser carismático, habilidoso, e que não maltrata os seus
opositores com difamações, e golpes baixo.(90% DE APROVAÇÃO DOS MINEIROS)
Onbde já se viu Serra expor Lula que nada fez pelo Brasil no seu horário gratuito enquanto escondeu o mentor desse Brasil FHC, e além disso acusar o Collor, que já pagou pelos seus erros e elevar Lula só pelo mesmo ter grande popularidade

Que diga o crescimento mundial, pois Lula não levantou sequer um dedo para o Brasil ter esse cresciemnto medíocre diante de nossos PARES BRICS E MERCOSUL!!Como disse a Marina Serra perdeu perdendo!!!
ESSE NEGÓCIO DE ESQUERDA É UM ATRAZO DE VIDA, ONDE JA SE VIU A TAL DE MÃE PAULISTANA,(incentivo a mãe solteira)
13o de BOLSA PREGUIÇA, É A TREVA!!!RSRSRS

Reply

Aécio Neves é um traidor, não apoiou de verdade o candidato Serra, e não sabe ser oposição, por isso será derrotado em 2014 se for candidato, e se ele se candidatar, eu não voto nele, mesmo que Serra o apoie, ele não tem meu voto.

Reply