Uma auditoria no PROUNI.

A  herança maldita de Lula não está na economia. Está no desperdício. Portos afundam. Estradas somem na corrupção. Universidades viram esqueletos inacabados. O excesso de recursos trouxe uma overdose de corrupção. Tudo que era cantado e decantado por uma poderosa máquina de marketing vai, aos poucos, ruindo. O PROUNI é um destes ícones propagandísticos que merece uma auditoria. Ninguém pode negar que é um bom projeto de inclusão, apesar de que seria muito mais eficiente se o governo comprasse vagas e não deixasse de cobrar impostos. Aí poderia selecionar efetivamente boas instituições, com bons conceitos, em vez de enfiar alunos em faculdades de fundo de quintal. A verdade é que não há dados confiáveis sobre o PROUNI. Sabe-se o número de alunos que ingressa, mas não é revelado o número de alunos que se forma. O que importa não é ingressar. O que importa é formar. Lançado em 2005, o PROUNI já formou uma turma em todos os cursos, inclusive em medicina. Está na hora de fazer um Censo sobre o programa. O sucesso não é tão grande assim. Há fraudes. Há evasão. Há gente sendo beneficiada mesmo tendo renda muito superior a exigida. Há um amontoado de mentiras usadas marqueteiramente. A herança maldita de Lula não está na economia. Está no desperdício. Investiguem. O governo está sonegando informações sobre o seu maior programa de renúncia fiscal: o PROUNI.

5 comentários

e adicione o recém-nascido Protec...

para os escândalos aparecerem eh so uma questão de tempo...

Reply

A incompetência deles é patente, tanto que se preocupam em quiser que são o contrário. Uma hora tinha que aparecer.

Reply

Cel, a tributação de padrão escandinavo com serviços públicos de padrão africano não se explica apenas pela corrupção. O outro componente importante da tragédia nacional é a perda provocada pela incompetência. Ambas, corrupção e incompetência, de mãos dadas, determinam o futuro do Brasil. Em última análise,nos regimes democráticos uma eleição significa escolher entre manter ou mudar. Entre nós, a baixa escolaridade impede que o eleitor tenha essa percepção e o resultado é o que estamos assistindo. Encerro com uma pergunta: alguma chance de que eleitos graças à ignorância pratiquem o suicídio político promovendo a educação do povo?
Jayme Guedes

Reply

O PROUNI, se não falha memória, é baseado em isenções fiscais. E não da para ficar falando em programa de inclusão, via cursos em faculdades. As deficiências estão, também e talvez mais, nas áreas técnicas de segundo grau. Ou seja, os esforços deveriam ocorrer desde a creche. E quais os cursos que o PROUNI está estimulando? Na área de Matemática, Engenharia? Ou seriam outras que por exemplo, as indústrias não demandam? Ai, têm de importar máquinas e peças da China.

Reply

Concordo plenamente! Auditoria no Prouni, já!
Mas por que não auditoria no Fundeb de SC também?

¬¬

Reply