Roubalheira nos Transportes: o custo Caron do PT.

Da Veja:
Havia uma monumental expectativa em torno do depoimento, no Congresso, do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot. Pilar da estrutura de corrupção montada pelo Partido da República (PR) no Ministério dos Transportes, Pagot foi afastado do cargo pela presidente Dilma Rousseff e, desde então, ameaça envolver o PT e os petistas nas denúncias de irregularidades. Se era blefe, houve quem sentisse calafrios. De renegado, Pagot passou a ser tratado com uma deferência incomum para alguém acusado de cobrar propina e superfaturar obras públicas. Foi recebido pelo chefe de gabinete da Presidência, ouviu elogios de ministros, senadores e lideranças políticas do governo. Sua "demissão sumária", anunciada pelo Palácio do Planalto, foi substituída temporariamente por "férias". No Congresso, Pagot falou como "diretor", alegou desconhecer qualquer irregularidade e disse que as decisões no Dnit eram colegiadas, ou seja, precisavam ser aprovadas por todos os diretores. Portanto, se houve algo errado, o que ele desconhece, a responsabilidade seria coletiva. Sobre o PT e os petistas? Nenhuma palavra direta, ao menos por enquanto. Mas a ameaça continua - é real e gravíssima.

O alvo de Pagot e do Partido da República é o petista Hideraldo Caron, diretor de infraestrutura do Dnit. Em conversas com correligionários antes de seu depoimento ao Congresso, Pagot revelou que Caron não só sabia como se empenhava pessoalmente para viabilizar alguns "estranhos reajustes" de preço de obras. Citou especificamente a duplicação da BR-101, no trecho entre o balneário catarinense de Palhoça e a cidade gaúcha de Osório. Foi Caron, segundo ele, quem sustentou no colegiado do Dnit a necessidade de assinar contratos aditivos com as empreiteiras encarregadas da obra, que teve seu preço "inflado" em nada menos que 73% do valor original do contrato. O reajuste foi tão espantoso que chamou a atenção de Dilma Rousseff. Na famosa reunião com a cúpula do Ministério dos Transportes, em 24 de junho, no Palácio do Planalto, a presidente pediu explicações sobre o custo da rodovia, ocasião em que afirmou que o ministério estava "descontrolado", seus dirigentes eram "inadministráveis" e que os valores das obras, entre elas as da BR-101, deveriam ser revistos.

A lei estabelece que os aditivos não podem ultrapassar 25% do valor original do contrato. Portanto, o reajuste teria sido ilegal. E o responsável pela ilegalidade, segundo Pagot, foi Hideraldo Caron, que desconsiderou as advertências jurídicas apresentadas a ele na ocasião. Os aditivos da BR-101 chegaram a ser censurados pela área do Tribunal de Contas da União, mas o processo acabou arquivado. Nos recados que enviou para tentar convencer a presidente a mantê-lo no cargo, Pagot fez insinuações ainda mais graves contra o colega petista. Segundo ele, todas as obras rodoviárias no sul do país são de responsabilidade de Hideraldo Caron. O que isso quer dizer? "Ele que defende no colegiado os reajustes, que negocia com as empreiteiras, que discute projetos, que define custos", explicou Pagot. Caron receberia até uma "ajuda de custo" dessas mesmas empreiteiras - coisa pequena, para complementar o salário, que é muito baixo. "O Pagot é um animal enjaulado e com sede", advertia o líder do PR no Senado, Magno Malta. 

As ameaças mobilizaram o governo. O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, foi incumbido de demover Pagot de qualquer ideia extremista. Também vítima de insinuações maldosas por parte dos republicanos, o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, passou a defender a permanência de Pagot até que as denúncias de superfaturamento e cobrança de propina fossem devidamente esclarecidas. Apesar da determinação da presidente Dilma de afastar imediatamente toda a cúpula do ministério, Pagot era o único dos envolvidos no escândalo que continuava formalmente vinculado ao governo. Por fim, o diretor do Dnit, de férias, recebeu a garantia de que não haveria investigações pontuais contra ele. Satisfeito com as conquistas, Pagot, a fera enjaulada, apareceu no Congresso manso feito um gato.

O diretor afastado do Dnit negou as acusações de cobrança de propina e cuidou para que as ameaças de antes ficassem restritas a mensagens cifradas. Num discurso repleto de eufemismos, em que superfaturamento de obras virou "mudança de escopo", ele fez questão de repetir que as decisões tomadas no Dnit eram sempre colegiadas. Foi uma forma de deixar nas entrelinhas o que vinha ameaçando falar. Indagado sobre o papel de Hideraldo Caron, Pagot foi lacônico: "Ele é o responsável por 90% das obras". Nada mais. "Nada disso procede. Duvido que o Pagot tenha feito essas insinuações", afirmou Caron. Na semana passada, o novo ministro dos Transportes, Paulo Passos, afastou José Henrique Sadok, diretor executivo do Dnit, depois de uma reportagem mostrando que a esposa dele tinha contratos milionários no órgão. O Palácio do Planalto informou que Pagot será mandado para casa assim que retornar das férias. Será o sexto homem da cúpula dos Transportes a perder o cargo desde que VEJA revelou, há duas semanas, o esquema de recolhimento de propina montado pelo PR no ministério. O petista Hideraldo Caron ainda vai ter de explicar muito para não ser o sétimo.

19 comentários

Fale tudo, pagot. Eis, a sua chance de se transformar em herói.

Reply

Gente eu fico impressionada como há tanta facilidade em roubar nesse Brasil , é mais porque o lula sempre sai limpo desses escândalos.
E como os brasileiros aceitam isso com tanta naturalidade, é oposição qual?!?

Reply

Toda essa roubalheira, no futuro, terá de ser paga pelos que trabalham, porque os muito ricos, os empresários e os políticos não estarão nem ai para coisa. Quando muito continuarão roubando.

Luiz Inácio não é uma novidade em matéria de roubalheira. É simplesmente mais um. Verdade que me dá asco, nojo. Mereceria um empalamento em praça pública, acompanhado de toda corte, inclusive o alto empresariado que empresta jatinho.

Reply

Lá vem o Trem Bala novamente: agora, se a operação der prejuízo, o governo banca, quer dizer, "nóis" banca.

Reply

Coronel

Vão todos para casa. Recheados de grana e a certeza da impunidade, que continua comendo solta, pois todos tem o rabo preso.

Enquanto isto nós os idiotas de nariz de nariz vermelho continuam trabalhando adoidados, pagando os impostos para esta caterva continuar fazendo suas "artes".

Até quando??

Acorda Brasil!!!

E pensar que hoje o EX começou sua campanha para 2014, atravez de seu i qualquer coisa.

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

OFF

O Tesouro Nacional e a dívida externa


http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=20652

Reply

A Camorra funciona assim: que fala, morre!!

Reply

Não vai falar absolutamente nada. E não PAGÔ absutamente nada.

Reply

Coronel,
estes Pagot da vida, assim como o Blairo Magi, nã tem poder de ogo contra a Anta II. Basta revelar seus desmandos e a base de joelhos vai aprovar sua cassação imediatamente. Tem de ficar calado mesmo. Quis roubar sozinho, pau.

Reply

OFF

Jornalista Carlos Chagas, na Tribuna da Imprensa - 16/07/2011

A ATRAÇÃO DO FUTURO

Na última sessão do Senado antes do recesso, ontem, o senador Cristóvan Buarque aletou para a atração do futuro, inexistente no Brasil. Nossos níveis de poupança são ínfimos, quem pode pensa apenas em consumir, adquirindo bens. O consumo é desvairado, entre nós. Poucos pensam no futuro, no bem-estar da população que virá, valor que não se compra no mercado. Investimentos em saúde, educação e segurança tornam-se imprescindíveis, não a compra de bens de toda espécie, principalmente os supérfluos.

O senador lembrou o risco de seguirmos o exemplo de Portugal, que com o Descobrimento ganhou uma espécie de pré-sal daqueles idos, mas não se preocupou em utilizar o ouro que tirava do Brasil para progredir e industrializar-se. Quem fez isso, com o nosso ouro, foi a Inglaterra, tornando-se uma nação avançada, enquanto Portugal permaneceu atrasado.

Reply

Sobre a fala do Senador Cristovam Buarque

Se o cidadão brasileiro é consumista e imediatista, podemos dizer que os nossos governantes estimulam essas práticas e que o Estado Brasileiro atua também da mesma maneira, com o mesmo raciocínio, sem nenhum planefamento para o futuro.

Resta dizer que os ingleses foram também auxiliados pelas "elites coloniais", brasileiros que os ajudaram a fazer o serviço sujo.

Conclusão. Não há nada de novo debaixo do sol...

Reply

Entre as várias ameças feitas pelo pagante Pagot, pau mandado do Caldo de Galinha caipira e do larápio-mor da república e cumpanhêro do Cacha Valdemar da Costa Neto, uma figurinha se destaca.
Hideraldo Caron.
Hideraldo é o tentáculo de confiança da sofisticada organização criminosa dentro do Ministério.
A quadrilha age da seguinte forma.
Fulano de tal tem a poltrona principal, mas o dono da sala é de confiança da quadrilha.
Para sentar na cadeira e começar a trabalhar, óbvio, tem-se que passar pelo dono da sla.
Terminado o expediente e tomando o rumo do doce lar, o dono da cadeira tem que passar por ele.
Sempre foi assim com esta quadrilha.
O mesmo, obviamente, se dá na banca de negócios em que se transformou o Ministério dos Transportes.
Mas aí, entra em cena um desgraçado chamado Valdemar da Costa Neto.
Boquinha nervosa, liderança inconteste do MENSALÃO DO LULLA e começa a estragar o domínio que a quadrilha tinha pela sala.
Assim começa o fogo amigo.
Só se descobrira a efetiva participação do Cachaça em todas as falcatruas que conhecemos e as que desconhecemos também, elas devem ser milhares, no dia em que uma de duas coisas acontecerem neste país.
Uma investigação séria, feita pelos órgãos competentes ou que algum grande prejudicado bote o esgoto no trombone.
Fora isso, esqueçam.
Tudo será devidamente enfiado sob os tapetes amarelos que costumavam forrar o chão em que pisava o torneiro sindicalista.
Não demora e Caron será devidamente "aproveitado" em outra boquinha de destaque.
Tudo para que nada chegue pertinho do cachaceiro pançudo.

Reply

Tânia Monteiro e Vera Rosa dizem hoje no Estadão, que dona Mintira rodou a baiana em cima de Passos, o novo ladrão nomeado para o Ministério da Roubalheira Transportada em substituição ao ladrão Fedinho, nomeado pelo Paçudo Cachaceiro com a devida autorização de Valdemar.
Diz as duas reporteres, que dona Mintira sacou do telefone calibre 7.62 ( nisso ela é expert ) e lascou:

"Paulo Sérgio, você tem de fazer uma 'limpa' nesse ministério e no Dnit", Todo dia a gente abre o jornal e tem uma crise nesse ministério. Não tem cabimento isso!
Eu não quero mais saber de denúncia contra A, B ou C. Tem de tirar todo mundo de lá!"

UUUUUUUUiiiii!
A Papisa do terrorismo tupiniquim está uma ferinha.
Mas dona Mintira está errada no tipo e no alcance da limpeza.

A limpeza tem que ser geral, começando pela presidência e se estendendo para todo o Brasil para varrer esta quadrilha do poder.

Reply

E tudo, como nuncaantesnahistóriadestepaís, começa quando o Poderoso Chefão da Sofisticada Organização criminosa era o Poderoso Cacicão.
Não adianta, cada enxadada que se dá na corrupção deste país, se encontra a mesma minhoca.
Gorda, babenta, cretina, mentirosa, cínica e que atende pelo nome de LuLLa.
É ELLe o câncer que atinge o orifício retofuricular do Brasil.

Reply
oPOSIÇÂOAONDE? mod

O Poderoso Chefão, mandatário supremo da sofisticada organização criminosa, foi encurralado ( gosto desta palavra - hehehe ) no canto de seu esgoto sendo inquirido sobre a Transportadora de Valores montada no Ministério dos Transportes pelo "companhêro de LuLLa" Valdemar da Costa Neto.
O falastrão disse que se deve apurar tudo.
Disse o meliante mafioso:
"À medida que se tem uma denúncia, não importa de quando, o importante é que ela seja investigada. Porque se a pessoa for inocente, terão que publicar que é inocente, se for culpada, pagará por isso".
Trata-se, óbvio, de mais uma bravata.
Quando eLLe diz querer a apuração, significa que tudo debaixo de um amarelado tapete, é o que mais deseja.
Principalmente, se a sujeirada tiver o odor de seu sovaco ou de algum de inúmeros criminosos companhêros de quadrilha.
O que eLLe gosta mesmo, é de investigar os outros.
No orifício retofuricular dos outros é refresco, no deLLe é câncer na certa.
Nas entrelinhas, LuLLa afirma que a roubalheira começou bem antes.
Mais especificamente, em seus desmandos.

Disse o Capo:
"é importante lembrar que o ministro dos Transportes do ano passado é o companheiro que assumiu agora".

Isso mesmo.
É sempre bom lembrar quando tudo começou e quem estava por perto.
Antes, a caneta era dele, mas o documento para assinar passava pelo crivo da gerentona eficiente de todas as obras.
Agora, a caneta é dela.

Mas o roubo descarado foi deixado como herança de sua gestão.
É exatamente isso o que eLLe diz. Parece um recado para a mídia comprada.

"Olha, não deixem que a mídia séria apure, senão chega aos meus fundilhos."
A quadrilha, como se vê, age por método.
Um método diferenciado de agir.
Um método LuLLa de ser.

Reply

Riscos de um governo de rompantes.

Temos umm governo de rompantes, voluntarista, reagindo ao sabor dos acontecimentos, por soluços.

Quer dizer: o rompante só vem quando a tampa da panela de pressão está prestes a estourar, ou já estourou, e a presidente quer salvar a panela.

Se a presidente Dilma detinha informações de cocheira sobre o que estava acontecendo no Ministério dos Transportes,Dnit e Valec, deveria ter agido antes, ter intervido antes.

Tal comportamento indica que Dilma não tem um plano-mestre para governar,algo a reger seus procedimentos sob uma filosofia central: não ao roubo.

O não ao roubo só funciona efetivamente quando os agentes da corrupção passam da medida, abandonam a linha discreta (lobby light) e praticam a advocacia administrativa dentro do governo, adquindo mansões e apartamerntos de alto luxo, construindo casas, comprando barcos.Ou seja, seguindo ao pé da letra a Lei Palocci.

A diretriz - não ao roubo - deveria funcionar logo que surgissem indícios de que tal ou qual ministério, autarquia ou empresa estatal está contaminada pelo vicio insanável da rapingem.

Assim, daria um ótimo exemplo à sua comunidade, ao seu público interno, que retrocederiam de qualquer tentativa de caça ao dinheiro público.

Dilma poderia complementarmente entabular uma campanha de conscientização junto ao Poder Judiciário para o instar da necessidade de se associar ao esforço do Executivo, adotando maior celeridade aos ritos de aplicação das penas aos culpados(provados) nos processos de corrupção em escala mais alta.

É o caso do empresário Luiz Estevão e do juiz Nicolau ds Santos, que devem fazer retornar aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão,mas protelam,valendo-se dos intermináveis recursos que lhe facultam a concessiva lei brasileira, e somente aos mais ricos.

Operar através de rompantes passa a idéia de que Dilma age aos solavancos, perdida entre as personas de autonomia e dependência, ser ou não er implacável,admitir ou não os ritos novorepublicanos, que videram desde a compra de votos no Congresso para a aprovação da reeleição no governo FHC.

Romper com essa prática e iniciar um um novo caminho é para Dilma um ideal distante por causa da infatigável presença do ex-presidente Lula, a assolando, a pautando, a mantendo na escala permissiva.Dai,os rompantes.

Afinal, todos os casos de corrupção até aqui desenhados foram em flancos deixados por Lula.Não há suspeita em ministérios autenticamente de Dilma.

Portanto, um plano-mestre para tornar o não ao roubo uma doutrina, um compromisso, uma cultura!

Reply

Ahá. Aqui em Santa Catarina esses fdp devem estar ganhando muito mesmo. Essa duplicação começou em 2003 e tem trecho que sequer foi terraplenado. A perspectiva final é entregar a obra em 2016. Isso, de 2003 até 2016 para fazer menos de 400 kilometros, de Floripa até a divisa com o Rio Grande. Como se vai controlar uma obra que levará mais 13 anos para ser completada? Dê-lhe aditivos no rabo do contribuinte. Lula e seus Celerados alteraram o jargão para "o PT rouba e não faz"

Reply

Estranho, parece que eles só sabem do que acontece quando sai no jornal .... ou enquanto estava a m... escondidinha, sem problemas?


Logo irão dizer que a culpa de tudo é da imprensa e da internet...PIG...

Reply

quando este país vai começar a limpar os estábulos? quando a oposição vai assumir o seu papel e/ou ela também se beneficía desta roubalheira toda. Quando este país vai acordar e enxergar quem é esta anta que quer porque quer dominar o governo da dona presidenta Dilma? Nunca NESTE PAÍS....

Reply