Marina foi autoritária, diz presidente do PV.

Com a saída da ex-senadora Marina Silva, o PV já começa a se articular para a eleição municipal de 2012. Em entrevista ao Estado, o presidente da legenda, deputado José Luiz Penna (SP), enfatizou ontem que vai reforçar a aliança política dos verdes com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab - que deixou o DEM para montar um novo partido, o PSD. Conta com o apoio dele para lançar como candidato a prefeito da capital o atual secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV-SP). No Rio, o candidato citado por ele é Fernando Gabeira.
Ernesto Rodrigues/AE
No encontro, Penna mostrou-se aliviado com o fim da polêmica, que se prolongou durante quatro meses, com Marina e o grupo político que a acompanha: "Foi um período muito dolorido. Nós precisávamos de um desfecho. Não dá para querer transformar uma dificuldade interna numa agenda política para o País, como tentaram fazer. O que interessa são os postulados que estamos defendendo e que fazem com que a sociedade caminhe cada vez mais a nosso favor. A quantidade de pessoas que nos procura, com intenção de disputar eleições, é enorme".

Sobre as críticas que vinha recebendo de Marina, de que o PV está engessado numa estrutura de comando verticalizada e autoritária e que é graças a isso que Penna se mantém no cargo de presidente há 12 anos, ele respondeu: "Não mando nem em minha casa. Sou apenas porta-voz do partido. Os conservadores têm dificuldades para nos codificar, devido à nossa experiência original de direção coletiva, horizontal. O grupo político de Marina não digeriu bem isso. Por mais que eu dissesse que precisava consultar o coletivo antes de tomar decisões, eles não levavam em consideração. Traziam propostas autoritárias de afastamento de pessoas que não iam bem. Ora, se uma pessoa segura o partido em determinada região do País há 20 anos, eu preciso sentar e dialogar com ele. Não dá para tratorar o PV".

A Executiva nacional do partido deve se reunir logo após o recesso parlamentar, no início de agosto. Um dos principais assuntos da pauta, segundo Penna, deverá ser a relação com dissidentes que, embora endossem as ideias de Marina e participem do movimento que ela está criando, vão continuar filiados ao PV. O caso mais emblemático é o do deputado federal e fundador da legenda, Alfredo Sirkis (RJ), que se mantém na legenda para não correr o risco de perder o mandato.

"Essa questão é a nossa maior dificuldade no momento", disse Penna. "Aceitar o proposta do Alfredo, de ficar no partido enquanto tiver mandato, porque não tem para onde ir, é aceitar o papel de barriga de aluguel. O Alfredo é um parceiro histórico, não é alguém de passagem pelo partido, mas devemos conversar. O PV não quer ser barriga de aluguel para ninguém."

O outro tema mais importante da reunião deve ser a eleição municipal de 2012. "Vamos tirar uma agenda positiva, porque já estamos em pleno processo de eleição", disse Penna. No caso de São Paulo, ele se entusiasmou ao falar da aliança política que mantém há anos com Kassab. "A questão ambiental é uma das marcas do governo do Kassab. Ele multiplicou por seis o orçamento da Secretaria do Meio Ambiente, o que é uma loucura. Por outro lado, a administração do Eduardo Jorge é irretocável: vamos fechar o mandato com mais de cem parques em São Paulo - e tínhamos apenas 30. Nós queremos continuar essa aliança, que deu ao PV a chance de produzir para a sociedade. Queremos que o Kassab apoie a candidatura de Eduardo Jorge e ele vai fazer isso." O nome de Fernando Gabeira também foi citado diversas vezes, como candidato em 2012 e também em 2014. Penna acredita que é o melhor nome para substituir Marina na corrida presidencial.(Do Estadão)

11 comentários

Ah, agora essa história fecha mesmo. Marina foi articulação do Lula nas eleições de 2010; dividir a oposição e ser plano B, caso a impostura de Dilma não emplacasse. Ciro Gomes como plano B Lula não aceitou, porque arriscaria passar Dilma por falta de opção do eleitor. Marina agora se despede e vai tentar azucrinar outro partido, ou fundar outro para eventual plano B de qualquer tramóia. Ninguém se iluda: Marina Silva é petista desde criancinha.

Reply

O PV se livrou de um lixo marrom. Barata é o que a marina é. Os 20 milhões de votos que ela diz que é dela, não é. São dados ao partido, que é visto com simpatia, principalmente aqui em Sampa.

Reply

CORONEL,
Veja que interessante estes comentários que estão circulando via emails:


Por que não tem ONGs no Nordeste seco?

O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das Ongs estrangeiras na Amazônia e no Nordeste:

.

Você consegue entender isso?
.
Vítimas da seca
Quantos? 10 milhões
Sujeitos à fome? Sim
Passam sede? Sim
Subnutrição? Sim
ONGs estrangeiras ajudando: Nenhuma
.


Índios da Amazônia

Quantos? 230 mil

Sujeitos à fome? Não

Passam sede? Não

Subnutrição? Não

ONGs estrangeiras ajudando: 350

.

Provável explicação: A Amazônia tem ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.

.

O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.

.
Tente entender: Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.
Agora, uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito? É uma reflexão interessante.

Reply

>>

Bastante boçal esse tal deputado José Luiz Penna (SP).

E como boçal não beija boçal, Santa Marina dos Espiritos da Floresta teve que cair fora.

<<

Reply

O plano B que essa senhora incorporou foi bem sucedido, retirando a minha candidatura à Presidência da República pelo SP, mais o maior culpado da entrega do pv a essa turma foi mesmo o dep. federal Penna, presidente da sigla a mais de 12 anos, agora que dar uma de bom samaritano. Me poupe. Celso Nonato - PV/SP Capital

Reply

FUCK OFF MARINA< GO TO HELL MOTHER FUCKER

Reply

Olha, os 20 milhões de votos de Marina Silva, já podem ser considerados esvaídos. Tanto como outro tanto dos mais de 40 milhões das últimas eleições. Terá de começar do zero devido às barbeiragens homéricas, discussões sem sentido, frugalidade em meio de dura campanha etc. Falar em autoritarismo de Marina Silva, pode até valer. Porém, o PV em relação a ela foi o quê? Um festival de vaidades e arrogâncias. Isso é o que foi esse processo. O pessoal precisa tirar os olhos dos respectivos umbigos.

Reply

O Penna,tem pena de sair de um cargo!AH! Que pena!
Ele precisa ser lembrado(E NÃO É SÓ ELE!!!) que todo e qualquer cargo precisa ser vemtilado!A chefia precisa ser mudada!NADA de estratagemas para ficar mais um,mais unzinho!E isto é para TODOS!Qualquer clubinho ou agremiação!Presidentes de partidos,da república(UFA!!!),síndicos,etcetcetc...SENÃO,dá margem pra...CORRUPÇÃO!!!Pra...(vamos usar uma palavra de alguém que sabe bastante sobre este tópico!)MARACUTAIA!
A Marina?AH! Ela chegou lá,(e acredito no sr. 12 anos no poder),batendo forte,dizendo "eu quero,eu sou,eu aconteço"! e...olha,não deu!Qualquer partido,Dona Marina,tem que ser...DEMOCRÁTICO!=não é só a sua voz e vontade que conta!Entendeu?
O Gabeira?Não consegue nem emplacar no Rio(perdeu a última pro outro lá)e em são Paulo,outro grande colégio eleitoral,não passa!Como não passará Haddad nenhum!
(e eu,que ainda tenho que amargurar um Juvenal Juvencio?)

Reply

Concordo com o das 10;22,eu quero que ela vá para apqp,e nem pense em tentar sp.vai ser prefeita no acre ou na casa do chapéu mas aqui não ,que pena que perdemos a revolução ,e sabem pq ??!!por causa dos mineiros !! Ô turminha de come quieto.

Reply
paulo silveira mod

"Marina foi autoritária", continuo: "É autoritária", "Será autoritária".
Não acredito que exista "Ex-petista" com todos os significados da palavra: ladrão, maconheiro, comuna...

Reply

Coronel,
que o Senado, quando da votação do Código Florestal, tenha o mínimo de compostura, inclusive olhando para a Reserva Raposa Terra do Sol que só trouxe miséria com a decisão estúpida de unificar toda a área. A Santa do Pau Oco deve estar vibrando com o estado lastimável que ficou o Estado com esta decisão. Ela deveria ir para o Acre. Lá não se elege nem vereadora, todos a conhecem.

Reply