Fala, eleitor brasileiro(3).

Da Pesquisa Datafolha, publicada hoje pela Folha de São Paulo:

É crescente a preocupação com as ameaças à estabilidade econômica, especialmente com a volta da inflação. Os brasileiros identificaram um desempenho titubeante do governo no caso Palocci, o que provocou desgaste na imagem de Dilma Rousseff. Mas nada disso abalou o aval oferecido por eles à sucessora escolhida por Lula, que, por seu lado, recebe carta branca de 64% dos eleitores para participar das decisões do atual governo.

A recente pesquisa Datafolha, realizada após a queda de Palocci da Casa Civil, reflete também a repercussão do desfecho da crise. Dilma tem o apoio de quase metade do eleitorado, sete pontos acima do obtido por Lula no mesmo período de seu primeiro mandato. Mas só um terço aprova o desempenho da presidente na condução da crise e 60% acreditam que o episódio foi prejudicial ao governo. Não se pode descartar, portanto, a hipótese de que algum abalo na popularidade de Dilma durante as semanas de turbulência pode ter sido revertido com as providências dos últimos dias.

Chama a atenção a inquietação com o cenário econômico atual. Acentuaram-se as tendências reveladas no levantamento de março, refletindo uma crescente percepção na piora da situação econômica pessoal e do país. Desde o início do governo, há mais brasileiros preocupados com a perda do poder de compra, com a ameaça de crescimento do desemprego e, principalmente, com o aumento da inflação. Algo em torno de 30 milhões de eleitores passaram, desde então, a compartilhar uma expectativa econômica pessimista. Por que, então, isso não abala a popularidade do governo?

Além do já citado aval concedido à "mulher de Lula", expressão que ecoa na base da pirâmide social, os ganhos econômicos dos últimos anos sobrepõem-se às ameaças pontuais de agora. Hoje 21% afirmam que o rendimento mensal da família "é muito pouco, trazendo muitas dificuldades". É ainda uma parcela significativa da sociedade, mas muito menos numerosa do que em dezembro de 2002 (45%). A herança do governo Lula dá a Dilma um lastro de confiança inabalado pelas ameaças econômicas nem tão concretas no cotidiano familiar. Mas os alertas e preocupações do eleitorado evidenciam-se nesta pesquisa.

11 comentários

CARLOS SILVA/VITÓRIA-ES

DATAFODA-SE 49 X 0 BRASILEIROS
ETA PAISINHO MENTIROSO DA DESGRA$$$#$$ÇA.

MORTE À PETRALHADA JÁ

Reply

Bom dia Cel
Não é atoa que o governo quer manter o povo cada vez mais ignorante, já que isso o mantém no poder.
A única coisa que o povo ignorante entende é a inflação. Por isso é que torço p/ a inflação voltar com tudo e o povo se revoltar. É muito triste precisar disso mas é a pura realidade. Povo ignorante só se revolta contra o governo quando passa fome. Espero que o povo passe muita fome (credo, o povo basileiro parece animal, come, bebe e dorme).

Reply

Datafolha não mudou nada, continua como dante. Só um idiota, um estúpido, um imbecil, um hipócrita, um energúmeno para acreditar nas atuais pesquisas. Antes da queda do filho da Toninha, do PT, a aceitação da "doutora" presidenta Dilmo estava em queda livre. Tanto estava em queda que ela foi obrigada a dar uma de durona chamando Palocci na xinxa. Só faltou ela perguntar ao fanho se ele era ou não era homem. Aí já seria demais, né.

Reply

Caro Coronel

A pesquisa, como sempre, foi fajuta, ou o brasileiro esta mais alienado da política, por nojo ou por decepção, e não está mais nem ai para os políticos, basta lembrar-mos que no segundo turno das eleições uma porção de gente correu para a praia ao invés de votar, o contrário ocorreu com o gado do PT que ficou e votou nos candidatos indicados pelo "dono" da boiada.

Reply

Lamentavelmente o Datafolha reflete exatamente o que a gente ouve por ai, dos menos favorecidos. O Lula é um Deus. Lógico que o povão que nunca teve nada se preocupa muito com a volta do passado, que já está às portas. A inadimplencia subiu quase 10% e já preocupa os comerciantes, mas ainda não o povo, pois eles ainda tem crédito disponível no cartão. Impressionante o que se compra com cartão de crédito hoje em dia, tudo. Ao não conseguir pagar a fatura eles vão para o parcelado e ai a coisa vai explodir. Mas depois de ler os 1,2 3 fiquei com a certeza que se tudo degringolar o povão vai culpar quem estiver no governo e EXIGIR a volta do deus lula e ai ferrou tudo.

Reply

Quanto a pesquisa em si, o curioso é que a imprensa toda, repito, toda noticiou que a situação do Paloci estava crítica, pois pesquisas internas, aquelas que não são publicadas mostravam que a Dilma estava sendo muito atingida pelo episódio. Então tá bom Datafolha, continua as mesmas, apresenta os números que o comprador da pesquisa quer ver.

Reply

O povo brasileiro não lê e não se informa. E assim os petralhas vão acabando com o Brasil: corrupção, péssima educação, bolsa esmola, crack, óxi (alguém ainda tem alguma dúvida sobre as ligações droga-poder?), "movimentos sociais", Battisti, Olivério Medina, MST....

Reply

Certamente esta pesquisa foi feita em regiões carentes, sobretudo em favelas.Mas certifico-me que o Brasil é um pais de maioria vira-lata.

Reply

Não opino em pesquisas de opinião exceto as publicitárias de produtos. Os votos dissonantes da opinião do publicitário são desprezadas, se ele espera 65% de aprovação para Dilma, ele vai forçar o resultado para uma "margem de erro" de 3% e aceitará só resultados acima de 62%", não tem margem superior de ero

Reply

Não precisa de pesquisa para saber que 90% da população não sabe quem é Palocci. 50% não lembra muito bem quem é Dilma. 70% ainda não foi avisada de que Brasília é capital.

A única certeza é de que 100% quer o fim do voto obrigatório.

Reply

Continuo não acreditando na data folha.
Pesquisa manipulada.

Gostaria que viessem em meu bairro, fazer essa tal pesquisa, eles não teriam nem 5% de aprovação.


Mais eles sabem aonde buscar, as pessoas certas.


Izabel/SP

Reply