Diga aí, O Globo.

O silêncio obsequioso do jornal O Globo em relação ao escândalo que envolve o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), com respingos em Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio, mostrando as relações íntimas dos dois com um empreiteiro e um grande empresário favorecidos por obras sem licitação e isenções fiscais foi quebrado, hoje. Mas não no editorial. Na coluna assinada por Ricardo Noblat, blogueiro da casa, publicada na página 2. Leiam abaixo: 

Governador Sérgio Cabral: minha solidariedade. Fora a perda de um filho, nada mais dói do que ver um filho sofrer. Tenho um que perdeu a namorada em acidente de carro. E foi ele quem encontrou o corpo. O senhor fez bem em licenciar-se do cargo para ficar ao lado do seu filho. Pezão, o vice, dá conta do recado. É eficiente. Está acostumado. 

Só não escale Pezão para responder a perguntas que apenas ao senhor cabe responder. Não são poucas. E estão na boca das pessoas que ainda se preocupam com as parcerias públicas privadas entre os políticos, seus amigos e benfeitores. Sou do tempo em que os políticos escondiam amantes, tesoureiros de campanha e empresários do peito. 

Amantes ainda são mantidas à sombra — embora algumas delas, de um tempo para cá, tenham protagonizado barulhentos scândalos. Outras morrem sem abrir o bico. Tesoureiros? Esses se expõem ao sol. São reconhecidos em toda parte. E fingem que abdicaram de cometer antigos pecados. Quanto a empresários do peito... Liberou geral. 

Por que o senhor viajou a Porto Seguro, acompanhado de parentes, em jatinho cedido por Eike Batista, dono de muitos negócios que dependem do interesse ou da boa vontade do governo do Rio de Janeiro? Foi o senhor que pediu o jatinho emprestado? Foi Eike que ofereceu? Se ele ofereceu, como soube que o senhor precisava de um? 

Há voos comerciais diários para Porto Seguro. Por que não embarcou em um deles pagando do próprio bolso a sua e as passagens de familiares? O jato de Eike decolou com o senhor do Aeroporto Santos Dumont às 17h da sexta-feira, dia 17. O voo 3917 da TAM decolou antes — às 10h15m. Nele, o senhor teria chegado ao seu destino às 14h16m. 

Não considera indecoroso viajar à custa de um empresário que em 2010 doou para sua campanha R$ 750 mil? Um empresário beneficiado por isenções concedidas por seu governo? Foi por isso que sua assessoria, no primeiro momento, negou que o senhor tivesse voado para Porto Seguro? Foi por isso que o senhor voltou em jatinho alugado? 

Se a autoridade máxima de um estado pede ou aceita favores de empresários, não será compreensível que seus secretários também aceitem, igualmente os subsecretários, chefes de gabinetes, chefes de repartições — e assim por diante? Que diferença existe entre um agrado feito com dinheiro e outro com gasolina e conforto? 

O que o levou a Porto Seguro foi a comemoração de mais um aniversário do empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta Construções, cujos contratos abocanhados para obras durante seu governo valem em torno de R$ 1 bilhão. Somente no ano passado, a Delta ganhou 18 contratos — 13 deles sem licitação. Em momento algum o senhor imaginou que não pegaria bem comparecer a um evento promovido por quem tanto lhe deve? Um homem público não deveria saber distinguir entre prestadores de serviços ao Estado e amigos pessoais? A mistura do público com o privado não acabaria por causar sérios danos à sua imagem? 

Quem acreditará que Cabral, amigo de Cavendish, nada tem a ver com Cabral, governador do Rio e cliente de Cavendish? E onde mesmo seria a festa de aniversário do empresário? No Jacumã Ocean Resort, de propriedade do piloto Marcelo Mattoso de Almeida — um ex-doleiro acusado de fraude cambial há 15 anos. 

Marcelo foi dono da empresa First Class, acusada de ter cometido crime ambiental na Praia do Iguaçu, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Sinto muito, governador, mas é com esse tipo de gente que o senhor anda? É a esse tipo de gente que o senhor não se constrange de ficar devendo favores? 

Eike Batista disse que cedeu seu jatinho ao senhor com “satisfação” e “orgulho”. E que é livre para selecionar suas amizades. Se quiser ser levado a sério, o homem público que deve seu mandato ao povo está proibido de desfrutar do mesmo grau de liberdade. Reflita com calma a respeito, Cabral. E não deixe uma só pergunta sem resposta.

20 comentários

Coronel, o Noblat dessa vez botou pra quebrar. Será que o Cabral vai responder a todas as colocações feitas? Duvido! Claro que vai sair pela tangente, como é o costume político da atualidade. E vai ficar por isso mesmo.

Reply
César de Castro Silva mod

Meu caro Coronel, essas relações mais que suspeitas entre governantes, empresários poderosos e doadores de campanha existem desde a menor prefeitura do Brasil até a Presidência da República, mas, infelizmente, o povo que "raciocina pelo estômago", como dizia o candidato lula nas eleições de 1998, não está nem aí e acham isso normal.

Você, se fosse o presidente de uma grande empresa, pagaria 200 mil reais para ouvir uma palestra de lula?

Pois é, essas palestras não passam de troca de favores, pois, em sã consciência, ninguém paga uma grana preta para ouvir "abobrinhas".

O que você me diz de juízes que vão a encontros em hotéis de luxo, na costa baiana, bancados por grandes empresas, muitas delas com causas pendentes na Justiça??

Nossa Nação precisa ser passada a limpo. Mas, por quem???

Acorda, Brasil!

Reply

Coronel , marcação serrada tem que ser em cima da Rede Globo . As relações dela com a Fifa , governo federal , governo estadual(sergio cabral)e empreiteiras ,já ultapassou o limite do fazer jornalismo verdadeiro .

Reply

A Globo esconde tudo das maracutaias do Cabral, neste ponto o Noblat está de parabéns, só que faltou ao Noblat um pouco mais de agressividade no seu comentário, está até parecendo que é um conselho de amigo para amigo, mas de qualquer forma, mantenho os meus parabéns pela sua coragem em falar da promiscuidade do Cabral em detrimento ao seu patrão a globo que esconde todas as safadezas do Cabral.

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

È verdade, "O EXEMPLO VEM DE CIMA"

O que dizer então de um país cujo ex-presidente viaja pelo mundo colhendo "propinas" de negociatas escusas feitas durante o seus 8 anos de mandato e ninguém diz nada?

O que dizer então de um país cuja suprema corte de juizes é aparelhada por "adevogados" que sequer tiveram a competência de serem aprovados em concurso público para juiz? ... E quando isso aconteceu por duas vezes?

Ou então dessa mesma corte cujos membros se sentam por anos em cima de processos (mensalões) que, se fossem julgados com um pingo de seriedade, poderiam terminar definitivamente - ou ao menos coibir - as práticas nefastas e corruptas que assolam o país desde a época de seu descobrimento?

Ou ainda o que dizer dessa mesma corte que, sendo um tribunal constitucional, passa por cima da constituição que um dia juraram defender, para agradar minorias HETEROFÓBICAS ou terroristas apaniguados de um governo envolvido até as orelhas com cartéis internacionais de narco-traficantes?

Que dizer de um país cujos ministros de primeiro escalão multiplicam seus patrimonios na escala das dezenas, compram diplomas e títulos, organizam dossiês, mentem, roubam desbragadamente, isso quando não pagam com dinheiro público a conta de suas orgias octogenárias praticadas em motéis maranhenses?

Que dizer de um país onde seu legislativo é composto por ladrões, escroques, honoráveis bandidos que saqueiam há décadas os cofres públicos e lá são colocados de novo, por força de lei, pelo mesmo povo de saqueados analfabetos e ignorantes?

O que dizer deu país cujos trabalhadores, produtores, empregadores, estão condenados a trabalharem quase seis meses por ano, para sustentarem uma casta cada vez maior de eleitores de cabresto, custeados com os bolsa-vagabundos.

Ainda bem que esse não é o meu país...

... ainda bem que esse não é o BRASIL!

Reply

Quanta podridão.
Só tirando licença para deixar a poeira assentar , criar bons argumentos combinados com o resto da tchurma , arrumação de papéis, emissão de notas frias, etc, etc, para tentar apagar o rastro daquilo que todos sabemos o que é.
Menos a justiça, claro, que essa nada vê, por mais evidente que seja, quando se trata de poderosos políticos de ambições desmedidas.

Reply

coturneiro 8.000,00 disse...

Coronel , marcação serrada tem que ser em cima da Rede Globo . As relações dela com a Fifa , governo federal , governo estadual(sergio cabral)e empreiteiras ,já ultapassou o limite do fazer jornalismo verdadeiro .

27 de junho de 2011 08:46

(II)


Barao de Itauna

Reply

Cabralão vai responder é nada para o Noblat ou quem quer que o inquira. Ele tem professor, esse pessoal não se constranje assim por pouca pergunta. Noblat pode esperar sentado. Seguindo a cartilha de Lula e Cia, o governo do Rio vai montar agora uma pantomima qualquer nos próximos dias, para pulverizar essa desconfiança. Depois disso, fica o dito pelo não dito, briga de político etc. Podem escrever. Cabral já tem um jeitinho de fazer isso; faz beicinho, ameaça chorar (lembram como chorava patético, quando Ibsen fez passar na Câmara a divisão de royaltes?) e depois, hehe, vinho francês em Parixxx ou solzinho amigo no Sul da Bahia.

Alô, Cariocas: nós, os gaúchos, merecemos engolir as decisões estúpidas de Tarso Genro; vocês aí, terão que suportar mais 3 1/2 anos desse playboizinho mascarado. Se dois Estados, ditos de povo esclarecidos politicamente, têm dirigentes desse nível, o que se não dirá do Brasil todo, onde a média dos esclarecidos cai bastante. Por isso esses PTs da vida, Lulas e Zedirceus, Sarneys e camarilhas por aí afora. Pêsames por nós todos nós, Brasileiros de todos os quadrantes, que ainda têm vergonha na cara!

Reply

Imagina!!!O Cabral mingauuuu aprendeu com o Molusco vai ver soltou muito $$$$$ para o jornal...

Reply

É isso aí ..MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DO DUDU ! ELE TAMBEM TÁ MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO...NÃO É SÓ NO CABRALZINHO QUE TEMOS QUE FICAR DE OLHO NÃO....

Reply

César de Castro Silva disse...
Meu caro Coronel, essas relações mais que suspeitas entre governantes, empresários poderosos e doadores de campanha existem desde a menor prefeitura do Brasil até a Presidência da República, mas, infelizmente, o povo que "raciocina pelo estômago", como dizia o candidato lula nas eleições de 1998, não está nem aí e acham isso normal.

Você, se fosse o presidente de uma grande empresa, pagaria 200 mil reais para ouvir uma palestra de lula?

====================

cARO CESAR , ISTO AÍ NADA MAIS É QUE QUE LAVAGEM DE DINHEIRO..O MAROLA VAI PRECISAR EXPLICAR A FORTUNA QUE AMEALHOU ENQUANTO "PRESIDENTE DE BANANIA"...JÁ EMBOLSOU A GRANA , AGORA ESTÁ SOMENTE EMITINDO A NOTA FISCAL PARA " LIMPAR" A BARRA...

Reply

Sr Coronel,a pseudo esquerda aqui no Brasil,é assim mesmo,desonesta,mentirosa e vive de enganar o tesouro publico e todos os brasileiros,principalmente os mais pobres e ignorantes.Principalmente por este motivo não se faz uma educação de qualidade por aqui.Deixar a população no atraso é formula adequada.O que o paes falava do molusco antes dele debandar para o pmdb era a verdade?Molusco,não esqueça de tudo que o paes falava,tipo desonra,furtos,incompetencia.Paes,tambem não esqueça o que o molusco disse de voçe,inclusive quanto a sua honra politica e pessoal. Tomem vergonha na cara,bandidos.E para o gov cabra,mais uma vez devemos lembra-lo.A MULHER DE CESAR NÃO BASTA SER HONESTA,DEVE PARECER HONESTA.

Reply

Como eu disse:

O povo brasileiro não sabe votar, mas os cariocas heim...ahahahah

O que dizer de um *** que desfilava com o *** do ex presidente.

Reply

Coronel
Não se pode dizer que Noblat errou no texto.Entretanto aparecer agora se fazendo de Madalena arrependida também não é legal.Todos aqueles que de um modo ou de outro apoiaram o bebum de Garanhuns são coniventes com tudo isso que está aí.Cabral adotou o jeito canalha de ser e foi eleito assim mesmo, com total e irrestrito apoio da coisa.Quem apoiou a coisa apoiou Cabral tendo pleno conhecimento de quem estava elegendo.Agora não adianta reclamar.Tome.Sem arrependimentos cínicos.

Reply

Não se ve um ai, sobre o cabral.
Nem no jornal, nem na televisão.

JÁ, SE FOSSE EM SÃO PAULO!!!


Izabel/SP

Reply

Será que a globo, também está recebendo isenção FISCAL???


Izabel/SP

Reply

As dondocas progressistas (PHA à frente) gostam muito de chamar as Organizações Globo de PiG, Partido da Imprensa Golpista. Só que as Org. Globo tratam muito bem a dupla de governantes lulo-dilmistas Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes. Críticas muito discretas só podem ser vistas ou ouvidas de vez em quando em órgãos como O Globo, Extra, CBN e Globo News. Não permitem a menor dúvida sobre o Governo Cabral no veículo realmente de massa: a Rede Globo. Por lá, até contrataram o ex-caveira Rodrigo Pimentel pra ser porta-voz da política de insegurança pública do Governo do Estado... È mais fácil encontrar criticas aos governos do PMDB-RJ na Rede Record, que também não é flor que se cheire e tem seus interesses político-partidários próprios.

Reply

Só cego não enxerga! Todos os negócios de Eike estão apoiados na coisa pública! Alguns ainda babam sua fortuna como se isso fora apenas mérito e competência sua. PPP = Realação Promíscua.

Reply

O "Tsunami" de lama e esgoto formado pelas denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito contra o governador e alguns dos seus secretários, se avolumam de maneira espantosa.
Além do seu, blogs como "Tribuna da Internet" e o do "Deputado Garotinho"
estão expondo em detalhes a bandalheira, inclusive com fotos e documentos.
Só os órgãos fiscalizadores competentes, por enquanto, não viram.

Reply

Coronel e Amigos
EU VOU RESPONDER pelo desgovernador:
O cabral mandou dizer que está SE LIXANDO para a opinião do povo, que nada mais é do que a PIG querendo manchar a honra do desgovernador do Espírito Santo, digo, da Bahia, digo, da França. Quer dizer, o seu cabral é o desgovernador do rio de janeiro(hehehe!).
E tem mais, mandou avisar pro noblat parar com essa idéia de querer fazer média com os aloprados da imprensa PIG, senão ele vai ter que procurar outro jornaleco prá escrever suas bobagens! E ainda corre o risco de ser escalado prá pesca submarina na baía da guanabara, sem equipamento de mergulho e com um peso de concreto amarrado aos pés!!Saudações democráticas!

Reply