A votação do projeto de Código Florestal deflagrou a primeira crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff. Insatisfeitos com o conteúdo da proposta e com a demora no preenchimento dos cargos de segundo escalão, os aliados se uniram à oposição para derrotar o Palácio do Planalto. A fusão ameaça agora a agenda legislativa do Planalto. Além da votação do Código ter sido suspensa diante da insegurança do governo sobre sua aprovação, novas votações importantes para o governo podem ser contaminadas. O esgarçamento da base é sintoma da centralização nas mãos do alto petismo das nomeações para cargos-chave.
As dissidências estão espalhadas por todos os partidos aliados. Um dos mais atingidos foi o PMDB, forçando o líder da legenda, Henrique Eduardo Alves (RN), a prometer à bancada que nada será votado enquanto não for desatado o nó do Código Florestal. No principal sócio do Planalto, a "rebelião" atingiu entre 50 e 57 deputados da bancada de 79 parlamentares. O mesmo padrão de dissidência foi detectado nos demais partidos da base. Dos 27 deputados do PDT, cerca de 20 bandearam-se para o lado da oposição.
Agora, o projeto do Código Florestal ficará parado, pelo menos, nos próximos dez dias. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e líderes da base aliada estarão ausentes de Brasília na semana que vem. Cerca de 350 deputados votariam contra a proposta do Código Florestal, um placar resultante da poderosa articulação dos ruralistas com a insatisfação na base por conta da distribuição de cargos. "Há uma insatisfação generalizada. A intransigência, a soberba e a arrogância do governo estão mexendo com os brios dos deputados", disse o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar de Agricultura. A avaliação é que o governo será derrotado em qualquer momento em que o Código for à votação.
Agora, o projeto do Código Florestal ficará parado, pelo menos, nos próximos dez dias. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e líderes da base aliada estarão ausentes de Brasília na semana que vem. Cerca de 350 deputados votariam contra a proposta do Código Florestal, um placar resultante da poderosa articulação dos ruralistas com a insatisfação na base por conta da distribuição de cargos. "Há uma insatisfação generalizada. A intransigência, a soberba e a arrogância do governo estão mexendo com os brios dos deputados", disse o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar de Agricultura. A avaliação é que o governo será derrotado em qualquer momento em que o Código for à votação.
Os relatos de líderes aliados com um número cada vez maior de defecções alarmaram o Planalto. O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, telefonou para o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e pediu o adiamento da votação. "O PMDB está dando uma nova oportunidade para o Planalto", afirmou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), ao explicar os motivos que levaram os peemedebistas a não insistir na votação do Código na noite de quarta-feira, 11.
14 comentários
Caros,
ReplyO nosso estimado Gen Augusto Heleno, após passagem para a reserva, é o entrevistado do programa Canal Livre da Band, que irá ao ar as 23:30h neste próximo domingo, o que promete ser muito interessante.
Vale a pena assistir e peço que divulguem em suas redes!
As matérias abaixo se referem à despedida do Gen Heleno ocorrida no dia 09.05.11, valendo salientar que entre diversas outras citações importantes em seu discurso, apenas se publicou o que interessou à imprensa, visando faturamento. Eu estive presente no evento e posso afirmar.
Aliás, a imprensa nada disse ou mencionou sobre um assunto muito importante - a DEMARCATÓRIA FALSA da Reserva Indígena da Raposa Serra do Sol.
Apenas para constar o Gen Heleno é um Showman, agora na reserva, melhor ainda!
ESPERO QUE AGORA, CONSIGAMOS LEVÁ-LO PARA A POLÍTICA E AI REERGUER A DIREITA BRASILEIRA E AINDA COLOCAR O GEN. HELENO NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL.
AI SIM VAMOS AVANÇAR 50 ANOS EM 4 E AINDA VOLTAREMOS A TER OEGULHO DE SER-MOS BRASILEIROS
Abraço a todos e um ótimo final de semana.
Carcará, sempre alerta por um Brasil melhor!
Acho que Planalto está fazendo tudo isso de propósito, com o intuito de chegar a um valor mínimo de aluguel da base. Dessa maneira, eles não precisam gastar demais com cargos de segundo escalão e dinheiro público para rejeitarem o Código Florestal. Podem guardar um pouco dos cargos e favores para mais tarde.
ReplyO governo só está comprando tempo, e os aliados "revoltados" estão só pressionando por favores políticos.
Coronel,
Replyonde está escrito e declarado: "O PMDB está dando uma nova oportunidade para o Planalto", afirmou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS)" leia-se:
"o PMDB está dando um tempo para ser comprado com cargos ofertados pelo governo corrupto do PT"
Nosso congresso é um mar de lama e imoralidade.
Não dá mais para suportar isso.
Como diz o Carcará: "IMPEACHMENT JÁ"
Flor Lilás/PR
Carcará,
Replypoderemos bradar: SOCORRO GENERAL HELENO!!
Queremos o sr na política!
Venha nos livrar do mar de lama!
SOCORRO GENERAL HELENO!!
Carcará - que acha... Gen Heleno presidente e Kátia Abreu vice?
Seria possível??
Flor Lilás/PR
" Insatisfeitos com o conteúdo da proposta e com a demora no preenchimento dos cargos de segundo escalão.."
Replyeh triste ter que ler isso...
deveriam estar insatisfeitos e inconformados com a baderna que o petismo transformou o Congresso...
deveriam estar insatisfeitos pelas mentiras contadas todos os dias pelos políticos desse partido maldito...
deveriam estar insatisfeitos eh com o cabresto que o PT quer colocar no pescoço dessa gente...
mas so pensam em grana...
Agora sabemos que a Dilma não comanda nem seu câncer, nem o PT e nem os petralhas, está tudo explodindo, igual ao DEM e o tatuzinho logo terá que ser chamado para suceder a Dilma.
ReplySe forem marcadas eleições gerais em primeiro de outubro, de vereador a presidente do país, os governadores que confirmarem mandato não seriam considerados reeleitos e poderiam em 2016 se candidatarem à reeleição e o rei Luiz 51 tatuzinho etanol da Silva poderia ficar mais oito anos no poder, Dilma ficando menos que um ano. Para o tatuzinho melhor é impossível, para nós o 2012(fim do mundo).
isso eh que da a presidência da Câmara ser dada ao partido do governo federal e a presidência do Senado ser dada a um aliado unha e carne do governo...
Replycomo ter democracia desse jeito?
eles dominam as três instâncias de Brasilia, governo federal, Camara e Senado...
"A intransigência, a soberba e a arrogância do governo estão mexendo com os brios dos deputados"
Replyeh um fanfarão, nao?
eh só o governo mostrar alguns cargos e os "brios" dos deputados vão todos imediatamente para a casa do cara...mba!
Coronel e Coturneiros
ReplyComo são artistas estes nossos representantes na Câmara e no Senado.
A cada votação no parlamento, uma posição. Claro que depende de quanto foi a bene$$e dada ao partido, aos cargos oferecidos, enfim, à taxa de compra do voto.
Com a demonstração de ontem, de subserviência plena, a coisa vai ficar ainda pior.
Fico imaginando o executivo treinando: senta! levanta! ajoelha! vota sim! vota não! não vota! tranca pauta! e todo aquele exército de pulhas cumprindo rigorosamente a ordem dada.
E todo mundo engole calado, pensando apenas no$ benefício$.
Vamos ver para crer como serpa a semana que vem. Ameaças e mais ameaças... Apenas isto.
General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-pr
O castelinho da dilma, feito com o mesmo material, da minha casa minha vida, PARECE QUE ESTá VIRANDO PÓ!!!
ReplySerá que foram com muita sede ao POTE??? o tempo nos dirá.
Izabel/SP
Coronel e Coturneiros
ReplyEste artigo do Reinaldo Azevedo merece ser lido.
Serve para confirmar a "honestidade" desta caterva que nos governa.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lider-do-governo-que-comandou-chicana-na-sessao-do-codigo-florestal-confirma-que-lider-do-pt-mentiu-nao-sao-mesmo-dois-patriotas/
General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR
Coronel, é hora de pregar a rebelião, porra. Põe alguém para executar a sua idea de colocar o PT fora e repartir o bolo. O texte é esse. Depois logo se vê. Pior do que tá não fica, aprenda com Tiririca hehe.
ReplyO governo petista quer ganhar tempo para comprar parlamentares (eles têm prática) a fim de conseguir derrotar o Código Florestal. Do jeito como estamos no Brasil com os nossos políticos, na sua maioria, eles se vendem por um prato de lentilhas.
ReplyOs próprios petralhas estão fazendo uma revolução, ou auto-golpe para um presidente provisório marcar eleições gerais em 1/10/12 onde tudo seria zerado e o rei LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA voltará ao cargo até a morte ( ou oito anos ) e a Dilma parece que vai sair, o linfoma dá sinal que voltou, pneumonia e depois outra doença grave é falta de imunidade, tipica de leucemias e linfomas, isto se não for AIDS doença se manifestando e isto obrigaria a Dilma tomar seus remédios e fora da presidência.
ReplyOs petralhas podem estar preparando a revolução com a recusa de votar o código florestal.
Marinistas e petralhas ( mais os traecistas ) adorariam afastar ella do planalto e com um presidente provisório ( Temer ) assistiria a volta do rei Luiz 51 tatuzinho etanol da Silva voltar ao cargo.
SOCORRO COTURNEIROS E R.A.
Não vamos calar nossa boca e o meu computador tem acesso por minimodem de qualquer lugar do Brasil.