Desmatamento na Amazônia = Código Florestal. O último golpe das ongs contra a agropecuária brasileira.

Da Folha de São Paulo:

Dados divulgados pelo governo federal indicam um aumento de ao menos 27% no desmatamento acumulado na Amazônia entre agosto do ano passado e abril, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O sistema de monitoramento por satélite Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), conseguiu detectar também um crescimento anormal da derrubada da floresta nos últimos dois meses, quando a discussão sobre reformas no Código Florestal esquentou. Mesmo sendo o período de chuvas na região, momento em que o desmate é mais trabalhoso e costuma cair, a destruição cresceu 473% em março e abril deste ano em relação a esses meses de 2010.

O conjunto das informações é muito preocupante, diz o Ministério do Meio Ambiente, que criou até um gabinete de crise e colocou mais de 500 homens em ações fiscalizadoras na região para tentar conter a tendência. O problema parece estar concentrado em Mato Grosso. O Estado teve no mínimo 480 km2 de área derrubada, boa parte disso em cidades que não costumam liderar o ranking do desmate, como Cláudia e Santa Carmem. Os números podem ser ainda maiores. Primeiro porque o Deter é ágil, mas incapaz de registrar todo o desmate. Segundo porque o Pará, líder histórico da derrubada, tinha mais de 80% de seu território coberto por nuvens, o que impediu o satélite de observar o que ocorreu ali no período.
O tamanho mais exato das áreas desmatadas sairá no relatório do sistema Prodes, também do Inpe, considerado muito mais preciso.

Ontem, ao anunciar os resultados do Deter e enumerar o que o governo tem feito para tentar conter a "explosão" da derrubada em Mato Grosso, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) disse não ter elementos para ligar o aumento com a tentativa de reformar o Código Florestal. Para pesquisadores e funcionários do próprio Ibama, órgão que tenta coibir e punir o desmate, a principal hipótese para o crescimento é a expectativa de que, mesmo desmatando ilegalmente, os produtores acabarão sendo anistiados pelo texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

(Aqui a comprovação da denúncia feita ontem por este Blog, em post abaixo, do "plantio" de notícias contra o Brasil na mídia internacional)

Para Márcio Astrini, do Greenpeace, o aumento nos números "joga a discussão sobre o código da Câmara para o Itamaraty", pois coloca em risco os compromissos assumidos pelo Brasil perante a comunidade internacional em relação à Amazônia.

(Abaixo a Folha mostra outra Kátia Abreu, não aquela do Jornal Nacional, que nunca relacionou desmatamento com anistia, até porque o Código Florestal determina anistia até 2008, quando não havia lei e em determinados casos, jamais para este tipo de devastação. Bem , é a velha Folha... )

Mesmo a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), admitiu à Folha que "meia dúzia" de produtores pode ter desmatado esperando serem anistiados pelo futuro novo Código Florestal. "Mas isso é isolado. O Brasil desmata cada vez menos. Não vamos permitir que isso atrase ainda mais a votação", afirmou. Para ela, é possível que ONGs tenham pressionado o adiamento da votação do código para que os dados do Deter fossem divulgados.
..................................................................................
Não é de duvidar que funcionários corruptos do Ministério das ONGS tenham dado algum tipo de autorização para algum fazendeiro desonesto. Depois eles pegam o mogno, entregam para uma ONG amiga e a gente já conhece a história.

4 comentários

desde ontem esta pipocando de manchetes sobre desmatamento...

o desespero da turma esta tao evidente que eles nem se preocupam mais em disfarçar as canalhices que praticam...

de repente, todo mundo resolveu desmatar na semana passada para virar noticia a favor dos verdes na semana seguinte...

curioso, ne?

Reply

Vc tem toda razão

Este lobby ONGueiro ja repercute na imprensa internacional

http://www.spiegel.de/wissenschaft/natur/0,1518,763527,00.html

Abraço

Campineiro

Reply

Sendo esses dados verídicos fica mais uma vez comprovado o desserviço que as ONGs estão causando. Alarmando aos quatro ventos que o novo Código torna as áreas a serem preservadas menores ou que dá anistia às áreas já desmatadas incentiva o aumento de desmatamento antes da aprovação da lei. É de dar raiva a cobertura internacional incluindo New york Times, BBC News e Spiegel. O que está sendo dito lá fora coloca o Brasil como desmatador irresponsável e não há meios de se combater a mentira.

Reply

O desmatamento ocorre porque o desgoverno petralha é incomPTente e corruPTo. O que falta é fiscalização.
Isso vai continuar sem aprovar o código florestal e com ele aprovado, mesmo que sejam atendidos todos os caprichos das ONGs.
São tão incomPTentes que vão ter que montar o tal "gabinete de crise" pra lidar com um assunto do dia a dia, já que o desmatamento acontece todo dia e não no dia da divulgação dos relatórios.
Alias já estamos no nono ano de "gabinete de crise", pois o PT no poder é crise permanente.
Quanto aos estrangeiros metendo o bico aqui.... que tal eles abrirem mão de algumas áreas de cultivo e começarem a reflorestar pra ter alguma moral de exigir isso de nós?

Gino/SP

Reply