Código Florestal: preserve-se o bom senso.

Matéria da Revista Veja, edição que está nas bancas:

Manobra do governo adia a votação da legislação que concilia proteção da natureza com os interesses do agronegócio. Mas ela deve ser aprovada. Há treze anos, o governo estipulou regras de proteção ambiental que empurram 90% dos produtores para a ilegalidade. Os mais penalizados foram aqueles cujas propriedades se estendem sobre várzeas, encostas, topos de morro, margens de rio ou possuem matas nativas. O projeto do Código Florestal do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que pode ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados, cria saídas para que os fazendeiros regularizem sua situação.

( Nossa montagem e nossa legenda) A lobista das ONGS internacionais quer arrancar culturas centenárias e mandar centenas de milhares de pequenos agricultores para fora das suas terras. Onde existe comida, ela quer plantar árvores que as ONGS vendem a U$ 1 cada para os compradores de crédito de carbono. É um mercado sujo, nojento, só comparável com o mercado das armas. Matam gente de fome para encher os bolsos de burocratas safados incrustrados dentro do que deveria ser um ministério.

O Brasil tem a legislação ambiental mais rigorosa do planeta. É o único pais que exige que seus agricultores mantenham reservas de mata natural dentro de suas fazendas. Detém as maiores áreas de preservação. Atribui multas milionárias e prisão a quem infringe as regras. Mas esse aparato só funciona no papel. As florestas continuam sendo derrubadas, as multas não são pagas e são raros os devastadores que vão para a cadeia. Parte do desrespeito às normas pode ser explicada por suas exigências draconianas. Se a lei fosse totalmente cumprida, as lavouras de uma área equivalente a 10% do território nacional teriam de ser substituídas por matas. O faturamento da agricultura cairia 71 bilhões de reais e 5,7 milhões de pessoas perderiam o emprego. A lei atual também é incoerente, porque possibilita novos desmatamentos em outras áreas. O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) dedicou-se por dois anos a corrigir essas distorções. Sua proposta do novo Código Florestal deveria ter sido votada na semana passada. Momentos antes de o texto ir a plenário, contudo, os lideres dos partidos da base aliada cederam a um apelo do Palácio do Planalto para adiar a apreciação.

O projeto que os deputados deveriam ter votado é a primeira iniciativa coerente de modernização das leis ambientais. O novo Código Florestal define regras capazes de conciliar a preservação da singular biodiversidade dos ecossistemas brasileiros com os interesses dos produtores agrícolas, sobretudo os pequenos. Se aprovado, desa tara os nós que entravam a agricultura e a pecuária e que jogaram na ilegalidade 90% dos produtores rurais do país. Pelas normas atuais, aprovadas há treze anos, quem desmatou além de 20% de uma propriedade na Amazônia é obrigado a reconstituir a vegetação até esse limite. Mas, se ainda tem a extensão 100% preservada, pode des-matar 20% dela. Para evitar novas derrubadas, a proposta de Rebelo não obriga o proprietário a reconstituir o que foi derrubado antes de 2008 e estimula o aproveitamento das terras que já perderam a cobertura vegetal original. Quem não derrubou nada pode fazê-lo até 20% da extensão da propriedade, como na atual legislação. Tenta, assim, conservar 61% de território nacional que permanece intacto.

A legislação de 1998 jogou na ilegalidade culturas tradicionais no país. Ficaram nessa situação os paulistas que plantam café na Mojiana e banana no Vale do Ribeira, os produtores de leite de Minas Gerais, os de maçã de Santa Catarina e os arrozeiros e vinicultores gaúchos. Todas essas culturas são irregulares, porque são feitas em encostas ou antigas matas ciliares. Pelas regras atuais, os morros com inclinação de 25 a 45 graus devem ser abandonados e a vegetação das margens de rios e riachos, reconstituída até 30 metros além do ponto máximo de seu curso nas cheias. O texto de Rebelo proíbe novos desmatamentos nessas áreas, mas isenta os pequenos produtores da obrigação de reflorestar. Reduz a restauração da mata natural a 15 metros do curso normal dos rios e libera monos e en- costas que já abrigam lavouras de café, uva, maça e eucalipto ou para o pastoreio. Restitui, assim, segurança jurídica a agricultores e pecuaristas, que respondem por 30% do PIB, 17% da mão de obra empregada e 42,5% das exportações nacionais.

A tendência é que essas mudanças sejam aprovadas tão logo cheguem ao plenário da Câmara. Prova disso é que 399 dos 513 deputados aprovaram a sua apreciação em regime de urgência. Mesmo com as alterações, o Brasil continuará a ter a legislação mais rigorosa do mundo. No último mês, o deputado Aldo Rebelo incluiu em seu texto alterações reivindicadas pelo governo. por ambientalistas e agricultores. Na semana passada, quando o projeto já estava encaminhado para votação. o Planalto sucumbiu à pressão dos ecologistas xiitas. A presidente Dilma Rousseff ficou com receio de reforçar sua fama de "inimiga da natureza" — angariada por ela ter defendido a construção de hidrelétricas na Amazônia. A capitulação do executivo fraturou a base governista. O PMDB, favorável ao projeto, ameaçou não votar mais nada enquanto o código não for apreciado. O Planalto concordou em não criar obstáculos para a votação nesta semana. Afinal de contas, já obteve o que queria. Transferiu o ônus da aprovação para o Congresso e para Rebelo. Poderá dizer que tentou derrubar o novo Código, sem sucesso. Coisas da política.

9 comentários

PRECISAMOS DE POLÍTICOS QUE AMEM VERDADEIRAMENTE E DE TODA A ALMA ESTA PÁTRIA MÃE GENTIL!
ESTAMOS CANSADOS DESTE POLÍTICOS SAFADOS E SEM VERGONHA QUE NÃO PROTEGEM A PÁTRIA E NEM O NOSSO POVO, MAS SÓ OS PRÓPRIOS INTERESSES!
NÓS QUEREMOS, É QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS E OS SENADORES BRASILEIROS SE LEMBREM SEMPRE, QUE O POVO DESTA NAÇÃO NÃO SE ESQUECE DO QUE CONSTA DE NOSSO HINO NACIONAL E SEJAM HONESTOS...

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Reply

Cel,

Vale lembrar também que os governos federal e estaduais incentivaram a ida de milhares de famílias para as regiões norte e centro-oeste,
florestas e cerrados, na década de 1.970 e pós. O INCRA incentivou, a CODEMAT do estado de Mato Grosso incentivou e outros estados incentivaram. O código florestal vigente naquela época era o de 1.965 onde se podia desmatar 50% da área e devia-se preservar os outros 50% (reserva legal) mais as APP's (Áreas de Preservação Permanentes). No Mato Grosso, para se receber o título da propriedade o proprietario era obrigado a abrir 20% da área adquirida, de acordo com o contrato. O Lema do governo federal era "INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR". As estradas de terra estavam sendo iniciadas pelo exército. Hávia muita malária, febre amarela, leishimanoniose e existia todo tipo de escassez. Milhares morreram sem recurso nenhum. Depois disso, com a região já em franco progresso, apareceu um tal de GILNEY VIANA (deputado PeTralha do MT que também recebe daquelas indenizações polpudas) que apresentou um projeto transformado em MP onde ficava proibido desmatar mais que 20% das áreas de florestas. A partir dessa MP, os produtores que não tinham ainda averbado em cartório as suas áreas, ficaram sem saber o que fazer, ficaram na clandestinidade.

Essa MP foi reeditada várias vezes até que foi aprovada por decurso de prazo.

Lembrando desses pioneiros todos e de suas façanhas, lembrando o tanto que trabalharam para ajudarem o Brasil a se tornar o maior produtor e exportador de alimentos, lembrando os que morreram nessa luta eu pergunto:

Onde estavam Marina, Vaccarezza, Dilma, Lula, PT, ONG's, PV, PSOL, Sirks, o líder do PT e outros mais ???

Esses brasileiros foram chamados para a luta, para desenvolver, para integrar e o fizeram. Agora viraram inimigos, têm que ser punidos ???

Antes que piore mais, vamos passar esse país a limpo, é necessário...

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Nivaldo/Praia Grande/SP

Reply

Grande Coronel

Não perca
O Gen Heleno, recentemente transferido para a reserva, estará no Canal da Band, domingo às 23:30h, no programa Canal Livre, para falar do Exército e seu papel constitucional na sociedade brasileira.

patriota

Reply

Coronel: enquanto isso o Palocci debocha de todos nós... Se Portugal adotasse nossa legislação, o vinho de Porto e da Madeira desapareceriam...

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Coronel,

Prestei bem atenção na foto e cheguei a uma conclusão: De tanto enganar os brasileiros com esta estória de proteção do meio ambiente, a MarinOng está com cara de mico-leão-dourado.

Como na estória do Pinóquio, esse troço pega!

Reply

Assisti a uma reportagem sobre plantação de tulipa na Holanda e o que chamou a atenção foi ver aquela grande extensão de plantação de flores às margens dos canais e não vi nenhum ongueiro protestando, ainda, as águas dos canais estavam limpas, quer dizer, não havia esgoto sendo jogado ali.

Reply

A véinha nessa foto tá com olhar malicioso. Meu Deus.

Reply

Cel,
Meu Deus so da corrupto neste Brasil, e ainda queria a presidencia.

Reply

Cara, sou totalmente a favor do novo código e até admiro esse cara (até certo ponto). Mas agora escrever com (Quase em tom de novela), que o cara foi "injustiçado" porquê lavou as mãos da Marina e ela não fez o mesmo é de mais né!? E ele queria o que também? É nisso que dá ajudar a corrupção! Agora que ele precisa de ajuda pra fazer algo certo, essa corja de corruptos vai contra mesmo! Vai mexer no bolso dela, ela arrepia mesmo!

O que me desanima mesmo no Brasil é isso. Não exite mais político "honesto". Existe os "menos piores" ou que roubam menos.

Reply