Trechos do pronunciamento do deputado Moreira Mendes (PPS-RO), um dos líderes da agropecuária, ontem, na Câmara dos Deputados:
Lamentavelmente, apesar do acordo feito, da palavra empenhada, o Governo, na última hora, roeu a corda, descumpriu o acordo. É bom que o telespectador de todo o Brasil que estiver me vendo ou ouvindo neste momento saiba, com clareza, que foi o Governo e o seu partido, o PT, nesta Casa, que manobraram para que o assunto do Código Florestal não fosse votado.
Quero fazer a ligação com o Ministro Palocci, que, na segunda-feira e na terça-feira passadas, em reuniões em que eu estive presente, falando em nome do Governo, costurou um acordo. Depois ele próprio ligou para o Deputado Cândido Vaccarezza para descumprir esse acordo. Eu achei tão estranha e terrível a atitude tomada pelo Líder do Governo aqui naquela noite de quarta-feira passada que até perguntei para ele no corredor: mas, meu Líder, essa situação havia sido acordada. V.Exa. fez o acordo, o Deputado Aldo Rebelo aceitou o compromisso de colocar no seu texto aquilo que V.Exa. e o Ministro Palocci queriam. Agora o senhor roeu este acordo de não votar o Código. Ele disse: eu tive realmente de não cumprir o acordo, porque iríamos perder.
De acordo com um site chamado Primeira Edição, o Deputado Cândido Vaccarezza faz a seguinte afirmação: Não há mais data para votar o novo Código Florestal. O site ainda comenta que, após fracassar no plenário da Câmara a tentativa de votar o texto, o Líder do Governo da Casa, Deputado Cândido Vaccarezza, afirmou que o Planalto não trabalha mais com o prazo para votar o relatório do Deputado Aldo Rebelo.
Portanto, quero fazer uma pergunta: quem manda nesta Casa? os Deputados e Deputadas que representam as 27 unidades federativas brasileiras ou o Planalto? Aqueles que usam calça frouxa é que se deixam levar pelos interesses do Governo e não permitem que as coisas andem nesta Casa. Isso é muito triste. Foi publicada outra manifestação do Líder. Vejam a gravidade disto: Tem um decreto que vai expirar no dia 11 de junho. E, quero já adiantar, pelo que sei das conversas do governo, esse decreto não seráprorrogado. Então, é importante que as pessoas que defendem o setor produtivo, que estão participando desse debate [do código], acelerem para fazer um acordo para a gente poder votar.
A ameaça do Governo é inaceitável. Ela atinge os produtores rurais, que estão verdadeiramente com a faca no pescoço por conta desse decreto, para que votem aquilo que o Governo quer. Então, eu quero saber se esta Casa é feita de homens que vestem calças ou de homens que usam saia. É esse o desafio. Nós temos que votar a matéria para mostrar ao Planalto e ao Brasil que nós temos compromisso com o País, com a produção e com o meio ambiente.
Há pouco, um Deputado, defendendo o Palocci, disse que era má-fé dos ruralistas incluir o nome dele nessa história de seu patrimônio. Isso é má-fé! Ele tem que vir aqui falar do patrimônio! Ora, fazer uma declaração como essa? Isso, sim, é má-fé! Isso, sim, é irresponsabilidade, porque joga todo o mundo na vala comum, achando que todos são parecidos com ele. Mas ele está enganado, porque nós que temos compromisso com o Brasil e com o meio ambiente somos fortes. Podemos até levar uma puxada de tapete aqui no plenário, mas vamos ter nossos meios de mostrar ao Brasil e ao Governo a importância do setor produtivo.
Aliás, uns tinham até crachá e circulavam aqui, como um tal de Mantovani, da SOS Mata Atlântica. Fazia lobby aqui e portava um crachá. Pergunto à Mesa quem lhe concedeu aquele crachá e a título de que ele estava fazendo lobby, junto com a ex-Senadora Marina Silva? Ela, sim, regimentalmente tem o direito de transitar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, porque é ex-Parlamentar, mas ongueiro aqui dentro... Que história é essa? Que história é essa, Sr. Presidente? Isso precisa ser explicado! Voltando ao meu raciocínio, estão vendendo a ideia de que estamos autorizando a derrubada. É mentira, não há uma única vírgula no projeto do Deputado Aldo Rebelo que estimule o desmatamento. Outra mentira. Como estamos estimulando a derrubada e a invasão das Áreas de Preservação Permanente — APPs? Mentira! Outra mentira.
Este é o Brasil que estamos vendo, por causa dessa falácia de que estamos aqui, com o novo Código, querendo destruir a humanidade, as futuras gerações, acabar com toda a floresta. Essa é uma mentira sórdida. Mentira sórdida! E eu desafio a todos eles a virem dizer o contrário. Volto ao meu raciocínio: o que vamos fazer com esse povo que vive nas APPs? Isso é que eu quero saber. Qual a saída que o grande Líder Cândido Vaccarezza dará para isso? Qual a saída que o ilustre Ministro Palocci, que enriqueceu 400 vezes nesses 4 anos...? Mas estácerto; enriqueceu porque trabalhou, porque ganhou. Ele que venha demonstrar isso aqui. Qual a solução que S.Exa. dará para essas milhões de pessoas que vivem nas APPs? É isso que nós queremos.
5 comentários
Esse é mais um exemplo da crise do governo, do PT e da base de apoio no Congresso.
Replyos políticos que foram feitos de idiotas tem que colocar esse Vagareza na roda...
Replyesse cara já passou do limite de fazer lambança na Câmara...
Coronel, os petralhas marinistas não vêem limites, utilizam partidos políticos estrangeiros, os conhecidos ( WWF, Greempeace e outros iguais ).
ReplyEstas agremiações de europeus só têm que prestar contas aos europeus que os patrocinam. Para eles o Brasil é lixo e deveriam os portugueses que moram deste lado do oceano serem retirados e realocados na áfrica, talvez em Angola, Zaire, Moçambique e outros (sul da áfrica)
O Brasil precisa ter um bom exército e os estados fazerem o que o país é proibido, bombas atômicas e de hidrogênio, mísseis intercontinentais, ameaçar os frescos o tempo todo, assim o wwf e greempeace calam o bico e deixam aos brasileiros decidir o melhor para sua natureza e povo.
Com os estados e seus programas nucleares maduros o país, a partir dos mísseis astros 2 pode fazer os mísseis intercontinentais e deter americanos e europeus.
O país pode até ter aviões sem piloto com alcance ilimitado e com armamentos que possam destruir os inimigos detectados e com comando humano remoto, pode ser terrorista e aviões com drogas, carros e barcos suspeitos de ter drogas e até se houver guerra com vizinho, o avião ser programado para matar os mandatários da nação inimiga, fazer deter a guerra em curso .
só acietam votação quando sabem que vão ganhar, tudo acertado pro resultado ser como gostam. Não foi assim na votação da Reforma da Previdência? Até quem era contra votou a favor pra não 'deixar' o Lula na mão naquele momento?
ReplyVou citar dois que eram contrários e votaram a favor por fidelidade ao Lula e não aos seus eleitores. Gabeira e Paulo Paim. Este pra não ser expulso do PT, aquele outro por afinidades ideológicas do passado 'contra a ditadura'.
Agora não votam a favor, votam contra o CF,mas novamente para ciscar no rabo do governo PT. Com situação menos folgada, sabendo que numericamente perderiam apesar dos conchavos, apelaram pra o que sabem fazer de melhor:passar o trator por cima dos obstáculos, incluindo o amigo de fé, irmão e camarada Aldo Rebelo.
Deu nisso não impinchar o presidente que veio do 'povo' de um partido que 'tem história'.
O cara era réu confesso gravado em entrevista em Paris! Nem assim os babadores de renda fizeram nada...Agora cobram do Serra mais veneno sobre o Paloffi? E do outro que lambeu a bundinha do Lula, não cobraram por quê?
¬¬
Infelizmente a maior parte das pessoas, não conhecem o codigo Florestal.
ReplyEntão fica fácil acreditar, em todas as baboseiras, que o pt. anda falando.
Quando se vive em um pais que a maioria, não se importa, não se interessa por um asunto tão importante, fica difícil.
Izabel/SP