O Ministério da Educação (MEC) repassou R$ 17,1 bilhões a governos estaduais e municipais desde a criação do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2007. Dinheiro que deveria ajudar os estados mais pobres, onde a arrecadação é insuficiente para garantir o mínimo de investimento no ensino público. Porém, ninguém no governo assume a responsabilidade do controle direto de tamanho volume de recursos. E a falta de fiscalização dá margem a inúmeras irregularidades, que vão desde licitações fraudulentas e apresentação de notas frias até o desvio de dinheiro que deveria pagar os salários dos professores.
Em 2011, serão mais R$ 7,8 bilhões. Sem que a lei designe um órgão específico para acompanhar o uso das verbas federais do Fundeb, o controle fica a cargo de conselhos locais, que funcionam precariamente e sofrem todo tipo de pressão política. O vazio de fiscalização é criticado pelo Ministério Público e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que correm atrás do leite derramado. O pouco que vem à tona é revelado por denúncias ou sorteio: o programa de fiscalização da CGU, que seleciona municípios aleatoriamente, mostra que, entre 2007 e 2008, 41% das prefeituras investigadas tinham licitações fraudulentas e 58% gastavam dinheiro do Fundeb de maneira indevida. Leia mais aqui.
5 comentários
Pois é Cel. e o PUdim de Cachaça ainda quer fazer de qualquer forma o Hadad governador de S.Paulo. É ruim nénão?
ReplyNão se preocupe Coronel, o Haddad se encarregará de dar o fim nessa bolada, talvez mande imprimir mais Cartilhas Gay para distribuir nos países vizinhos.
ReplySolução?
ReplySuspender repasses de todos, mesmo dos que fazem a coisa certa. Só assim os bons prejudicados vão se unir e cair matando em cima dos picaretas, começando pelo governador de cada estado.
Injusto? Parece, mas se não for assim as pessoas não se mexem. Quem mora em condomínios, casa ou apartamentos, sabe que o roubo acontece pela ação dos picaretas, mas muito mais pela inércia dos bons.
¬¬
O que esperavam de alguém comprovadamente incompetente?
ReplyCaramba, será que não existe um politico, sério em nosso pais??
ReplyÉ DESANIMADOR.
Izabel/SP