Entre mortos e feridos, salvar-se-ão todos.

Do Estadão:

O efeito prático da ordem dada pelo Planalto aos aliados do Senado em aprovar projeto de lei que põe fim ao sigilo eterno de documentos é propor para dezembro de 2018 o início da abertura dos papéis do Estado nos anos de chumbo. Apresentada como uma decisão corajosa da atual presidente Dilma, torturada pela ditadura militar, a determinação aos senadores governistas mantém o drama de famílias sem informações de seus mortos. É uma questão matemática. O projeto, aprovado com certa tranquilidade pela Câmara, no ano passado, reduz de 30 para 25 anos o período para abertura de um documento classificado como "ultrassecreto", permitindo apenas uma prorrogação desse prazo. 

Os papéis que causam polêmica e adiam a consolidação do regime democrático são relativos a dezembro de 1968 a janeiro de 1975, período mais duro da repressão da ditadura implantada pelo golpe contra João Goulart em 1964. Se o projeto for aprovado, os papéis começariam vir a público 50 anos após o AI-5, isto é, num eventual segundo mandato de Dilma. A fase ainda mais cruel da ditadura, ocorrida de 1972 a 1974, seria conhecida a partir de 2022.A abertura de arquivos militares não acontecerá a partir da assinatura de decreto, mas no momento em que a presidente tomar a decisão política de torná-la uma realidade.

9 comentários

Gostei da mesóclise, mas ainda assim ela é insuficiente para a nossa salvação. Lamento.

Reply

CORONA A PIADA ESTA PRONTA!!

A carrapatenta antes de voltar ao país vai dar uma passadinha na Tcheca, o viçio desgraçado rs.

Matheus-BA

Reply

e depois da abertura dos documentos, essa ladainha sobre a ditadura vai acabar?

vamos nos ver finalmente livres de pagar indenização para a turma dos perseguidos?

ou ainda vão faturar algum por muito mais tempo?

Reply

CARLOS SILVA-VITÓRIA/ES carlossilva66@bol.com.br
A DEMOCRACIA É UM PROSTITUTA OS LEGISLADORES OS CAFETÕES E NÓS OS FAXINEIROS RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DESSE PUTEIRO CHAMADO BRASIL.

O PAÍS ESTA FALIDO POLITICAMENTE, A RAÇA DOS PETRALHAS VAGABUNDOS + POLÍTICOS ALIADOS ESTA TOMANDO CONTA DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA E ROUBANDO TUDO O QUE PODEM PARA COBRIR GASTOS COM AS 6 ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DISPUTADAS (PERDERAM 3), ENQUANTO A POPULAÇÃO ESTA À MINGUA, FALTA APOIO AOS AGRICULTORES, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ESTRADAS, AEROPORTO, E POR AI VAI, VOCES ACHAM QUE PERDENDO AS 3 PRIMEIRAS ELEIÇÕES DISPUTADAS IRIAM SE PREOCUPAR COM A NAÇÃO SE FOSSEM ELEITOS, QUEREM + QUE NÓS NOS RASGUEMOS AO MEIO.

Reply

Cel

Não seja muito otimista!

Eles ainda podem alterar a lei sob alegação de Segredo de Estado.

Os Cartões Palácio colocaram como Segredo de Estado e não era.

Átila

Reply

A Presidente Dilma deveria abrir os arquivos imediatamente. Dessa forma muitos ''herois'' da esquerda teriam sua participação em crimes diversos finalmente revelados. E acabaria a mentirada que assola o país. Por isso não abrem nunca...e fica parecendo que os militares é que não desejam a abertura dos arquivos.

Reply

É sério. Vamos partir para a campanha: Documentos da ditadura, já! E parar com essa chantagem de parte a parte. Quem tiver documentos, que os apresente. Revisão judicial, em matéria penal, não haverá. Em termos cíveis, já sangramos os cofres públicos a não poder mais, indenizações absurdas às custas das novas e das futuras gerações. Estou farto dessa palhaçada de esconde-esconde.
Abraço

Reply

Coronel, com aquela transferência que houve em janeiro ou fevereiro, do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça, é possível que muito material tenha sido destruído. Espero que existam cópias de documentos estrategicamente guardadas em outros locais.

Daqui a alguns anos, quando vier à tona a sujeirada toda, já será tarde demais, eles fugirão para outros países, depois de sugar todo o dinheiro e riquezas do país.
A Dilma deve morrer bem antes e o que poderemos fazer? Essas informações deveriam ter aparecido antes dessa corja ter chegado ao poder. Os militares envolvidos, ou já morreram ou estão em seu canto, sem incomodar ninguém, mas estes comunistas bostas estão aí, maquinando novas formas de encher as calcinhas, meias e cuecas com o dinheiro do povo brasileiro.

Se eles eram tão bonzinhos, se lutavam pela democracia e pelo Brasil, por que viraram mensaleiros, lobistas de luxo, exímios administradores de caixa dois e políticos mais nojentos e safados do que aqueles que criticavam quando eram de oposição?

Pau que nasce torto, morre torto.

Reply

Por que ela não aproveita e vai fazer uma visitinha aos parentes búlgaros?
Essa história sobre o pai da Dilma está mal contada.

Quem sai aos seus não degenera.

Reply