Não teria sido mais inteligente entregar o DEM para os vencedores?

Em vez de entregar a condução do partido para os vencedores, aqueles demos que saíram por cima nas urnas, o DEM optou por integrar-se ao Projeto Minas, de Aécio Neves. O resultado é que, para sobreviver em São Paulo, está tendo que entregar a legenda para Geraldo Alckmin. E que, no resto do país, cada insatisfeito está buscando o seu lugar. Uns com pressa, outros nem tanto. E com uma mãozinha do governo que continua querendo "extirpar" o DEM. Nem precisa mais. O DEM já decidiu "extirpar" a si mesmo.

Do Estadão:

O comando nacional do DEM acusou ontem o governo de estar por trás da "segunda onda" de assédio sobre políticos do partido. Além do Rio, um dos principais focos dessa nova leva de desfiliações, a legenda teme baixas em Estados como Goiás e Maranhão. Em Brasília, depois da primeira reunião da nova Comissão Executiva Nacional, o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), disse que o Palácio do Planalto está pressionando governadores e parlamentares de vários partidos para acompanharem o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no projeto de formação do PSD (Partido Social Democrático). "O Planalto está atuando pessoalmente. É uma luta desigual", criticou.

Segundo a cúpula do DEM, o governo está pressionando não só políticos do partido, como a deputada Nice Lobão (MA), mulher do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), como de outras legendas. Os dirigentes citam os casos do governador Omar Aziz (AM) e do senador Sérgio Petecão (AC), ambos do PMN, e do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB). Por essa avaliação, o plano do governo seria inflar o PSD para fortalecer a nova legenda e, com isso, balançar a resistência dos integrantes do DEM que hesitaram em migrar para o futuro partido de Kassab. Outro fator que tem provocado a segunda onda são as insatisfações regionais. Em vários Estados, políticos têm aproveitado para reivindicar espaço nos diretórios locais. 

Foi o caso do ex-deputado Indio da Costa (RJ), candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra. Reivindicando a candidatura à Prefeitura do Rio em 2012, Indio teve a pretensão negada pelo ex-prefeito Cesar Maia e pelo deputado Rodrigo Maia, que controlam o partido no Estado. Sem espaço, Indio preferiu se desfiliar e, embora diga não ter pressa para definir sua futura sigla, deve acompanhar Kassab no PSD. A ex-deputada Solange Amaral também deixou o DEM, após mais de 10 anos de aliança com Cesar Maia, assim como o ex-presidente do diretório municipal, Paulo Cerri, que anunciou ontem sua saída. Eles também criticam os Maias. "Meu sentimento é que ele (Cesar) não lidera mais, está impondo", disse Solange. O ex-prefeito nega qualquer intervenção no diretório do Rio e minimiza a debandada. "Sempre é bom ocorrer ajustes após eleições", afirmou, por e-mail.

Situação parecida ocorre em Goiás. O deputado Vilmar Rocha cobra mais espaço no diretório local, controlado pelo deputado Ronaldo Caiado. Vilmar também deve ir para o PSD. Na Bahia, o aval do Planalto à criação do PSD foi mais visível. O governador Jaques Wagner (PT) foi ao lançamento do manifesto do novo partido e incentivou seu vice, Otto Alencar, a trocar o PP pelo PSD. Dois deputados do DEM - Paulo Magalhães e Fernando Torres - estão de malas prontas para a futura sigla.

13 comentários

a onda agora eh implodir internamente os partidos...

enquanto isso a manada do PT vai passando pela porteira, porque la naquela ditadura travestida de partido não ha espaço para chororô de partidario que quer ser candidato...

la mandam os de sempre...

e os que obedecem também...

Reply

Olha, Cel, "desculpa de aleijado é muleta".Essa do DEM culpar o planalto e não os Maias é de matar.

Reply

Espera lá coronel...
Se o PDS pretende ser um partido sério, com um projeto coerente, não pode aceitar em suas fileiras gente com Amazonino Mendes, Nice Lobão e outros da mesma laia.
Assim não dá

Reply

A previsão de extirpar o DEM esta acontecendo. Fico triste, pois é a única sigla que defende os valores liberais. No mais, sobram agora partidos de centro esquerda. Nunca na história política isso aconteceu, um país sem um partido sem viéis liberais. Só não entendo, como você é oposição e derepente você acorda governo. Isso é política rasteira, sem ideais, isso é populismo, isso é pensar apenas na eleição seguinte. Nessa carruagem do DEM para o PDS só tem oportunista.

Reply

Cel.

Só espero que seja boato essa do Amazonino Mendes ir para o PSD. Afinal, o PSD será um partido de respeito, ou será um saco de gatos safados?? Assim parece pela lista seleta do que querem ingressar no partido.

O Amazonino, não é flor que se cheire...foi ele, num vídeo, que mandou uma moradora pobre em Manaus, oriunda do Acre, morrer!!! porque não tinha onde morar e sua casa veio abaixo em deslizamento.


Chris/SP

Reply

Cel

A oposição perdeu em 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010. Como não aprendeu com estas derrotas e pela sua falta de harmonia já perdeu as eleições de 2012!

Com isto o PT e o partido do bispo Macedo vão arrebanhar os eleitores decepcionados com a quadrilha OPOSIÇÃO.

Átila

Reply

O novo partido vai ser um saco de gatos mesmo, como escreveu um anônimo acima. Resta saber se a intervenção do governo junto a políticos do DEM vai resultar em um tiro pela culatra. E o DEM está caminhando para se tornar um partido acessório do pt por completo.

Reply

Se o “DEM” sem votos, como querem alguns, retornasse o comando do partido para o “DEM” com voto, talvez hoje o partido estivesse unido buscando uma aproximação com o governo, ou o “DEM” sem votos talvez estivesse na situação contrária buscando outra legenda.

Reply

O “PFL- DEM” possui na sua essência o DNA da traição, quando ainda PDS se dividiu formando o PFL que se uniu ao PMDB para trair e aderir aos oposicionistas.
De lá pra cá a prática vem se repetindo.

Reply

entregar p o aecio e para alkimin né?

Reply

O país nas mãos da corja comunista enquanto esse grupo de de políticos canalhas atêm-se apenas a seus próprios interesses. Isto aqui está pior do que filme de terror.

Reply

partidos políticos partidos em ene pedacinhos da mesma porcaria e o pior que ainda querem verbas publicas para suas campanhas de horrores.

Reply

No meu modo de ver o dem não morrera, já que para o traecio, o dem do acmezinho do rodriguinho e do inixzinho, não é salutar que morra elle vai dar as cartas para quem?
Eu já extirpei um traíra?

Reply