Cara de pau.

Fernando Rodrigues, editor de política da Folha de São Paulo, possui todos os dados sobre a ficha de Dilma Rousseff, que foram obtidos junto ao Superior Tribunal Militar, depois de briga judicial. Antes de colocar a mão na papelada, a Folha e o jornalista lutavam para ter o direito de publicar o que estava sendo escondido da população. De posse dos documentos, já com a investigada eleita presidente, a Folha e o jornalista não publicam o material que está em seu poder. E Fernando Rodrigues, o maior cara de pau do jornalismo brasileiro, tem a coragem de escrever o comentário abaixo (ressaltei partes em vermelho), na edição de hoje do seu, digamos, como podemos denominar, ah, sim, do seu jornal: 

O dever de publicar

BRASÍLIA - Há muitas interpretações curiosas na praça a respeito do processo pelo qual documentos da diplomacia dos EUA chegaram ao WikiLeaks e aos órgãos de imprensa. Em meio a elucubrações diversas, duas teses tratam a imbricação do episódio com a prática do jornalismo. São as seguintes:
1) os jornais deixam de praticar reportagem. São irresponsáveis ao publicar telegramas vazados;
2) os jornais se associam ao comportamento temerário do WikiLeaks. Divulgam dados sensíveis, como a lista de locais vitais para a segurança de alguns países.
As duas proposições derivam de desinformação ou má-fé. Nenhuma das sete publicações no planeta com acesso privilegiado aos telegramas, a Folha incluída, deixou de averiguar o conteúdo dos despachos antes de publicá-los.
Ontem, por exemplo, a Folha ouviu várias fontes sobre o relato de 2005 no qual um diplomata dos EUA afirmava que Dilma Rousseff havia organizado três assaltos a bancos. O material apresentado aos leitores esclarecia não haver provas a respeito de tal acusação.
Sobre colocar em risco a vida de alguém, não parece ser o caso das reportagens que citam alguns dos milhares de telegramas obtidos pelo WikiLeaks. Há também uma cláusula explícita entre os jornais e a ONG tratando do tema: não divulgar nomes de pessoas que possam ficar em perigo físico por causa da revelação de suas declarações.
A Folha já segue normas rígidas e usou esse critério nas reportagens com despachos obtidos pelo WikiLeaks. Antes de um telegrama ser divulgado, cada frase é detalhadamente analisada por vários jornalistas envolvidos no processo.
Resta o episódio dos locais vitais para a segurança de alguns países. O WikiLeaks estava determinado a divulgar o dado. O que poderiam fazer os jornais? Se uma notícia vaza, a mídia tem o dever de publicá-la. Praticar autocensura não combina com o bom jornalismo.

fernando.rodrigues@grupofolha.com.br

22 comentários

CORONEL, eu acredita nomes de jornalistas dos grandes jornais, mas chegou a internet derreteu tudo e com o lulismo os aderentes tudo ficou claro.
GRANDE VENDIDO.(imagine as mordomias da familia e o por fora)

Reply

Para que controle social de "mídia".
Tem porta-voz de graça. Nem precisa de equipe de transição, nem de assessor de imprensa. Tem que faça o serviço sem cerimônia nenhuma.

Reply

"Um das características do presidente Lula é ser espontâneo no seu relacionamento com o público, revela suas emoções e se torna um íntimo dos eleitores."

alguém tem de internar o Merval...

ele acha que todo o teatrinho populista de Lula eh espontâneo!!!

Reply

"A Folha já segue normas rígidas e usou esse critério nas reportagens com despachos obtidos pelo WikiLeaks. Antes de um telegrama ser divulgado, cada frase é detalhadamente analisada por vários jornalistas envolvidos no processo."

Pena que Monica Serra não teve a mesma sorte naquela historinha do aborto, hein?

Reply

Cara de pau a folha,que só fez barulho.
Cara de pau a Dilma que posa de madre Teresa.
Cara de pau Alvaro Dias e Ronaldo Caiado que estão arrumando a maior confusão por causa de um m.... como Rodrigo Maia.
Cara de pau Beto Richa que empregou toda a familia no seu governo.
Mulher, irmão e filho e, não venha dizer Coronel que é normal, que atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher.
Se esse é o grande homem que emprega a familia toda. vale a maxima.
Familia de fatura unida permanece unida.

Cara de pau o Alckmin que está ouvindo Gabriel Chalita sobre a educação.
Ainda não escolheu o secretario, se pudesse colocaria Chalita, só não coloca por causa do Serra.
A politica virou a casa da mãe Joana.

Reply

Quando o príncepe herdeiro do Japão, Naruhito Kōtaishi Denka, anunciou seu casamento com Masako Owada, formada e Pós-graduada em Harvard. A revista Veja disse numa reportagem que o casamento era forçado e contra tudo que Masako queria para seu futuro. A embaixada japonesa, em Brasilia , protestou em uma nota bastante dura e Veja teve que pedir perdão de joelhos. Cuidado, folha de SP, os USA ainda controla boa pare do planeta.

Reply

O Pereira mente menos do que o Fernando. No Brasil, os "jornalistas" fazem gracinha das imbecilidades do apedeuta, fazem de conta que é norma montar um governo com base em critérios escusos, nada fizeram contra a eleição mais suja de todos os tempos. E assim o país vai caminhando para o buraco, com a ajuda da "imprensa". E o povão cada vez mais ignorante.

Reply

Coronel,
todos já conhecem a pauta da Folha $$$ devidamente agendada pela petralhada. Quanto ao Fernando Rodrigues, dizer o que?

Reply

Jornalzinho de imprensa marrom este, a folha não é digna de ser chamada de jornal, como outros veículos (não os cito para não fazer jabaculê) e para mim esta FOLHA É INDIGNA ATÉ PARA LIMPAR MINHA BUNDA.
Não compro este pasquim porta-voz dos petralhas, controlador do DATA-TROUXA ou datafolha, o braço petralha deste folhetim que fez a cabeça dos muitos indecisos, NESTE PAÍS NINGUÉM QUER VOTAR "ERRADO", contra a maioria, temem ser perseguidos pelo novo governo, isto é um DNA do povo pobre que de 1982 para cá, capitaneado pelo MDB, que queria derrubar a Arena, não queria que a oposição se dispersasse nos outros partidos ( PDT, PT, PTB ), isto foi agora mortal nas 3 pleitos de Lula e o poste. Quando a Arena se desmembrou em PDS e FL (embrião do PFL que recebeu parte da direita do já PMDB ), até 1986 foi bom aos peemedebistas, depois começou a dispersar, o PDT ganhou 2 estados e o PSDB recém formado ( uma parte do PMDB mais centro - esquerdistas sem partido. Só depois de Lulla entrar o PSDB ficou mais centrista, anda para a direita, o PFL quando virou DEM cooptou políticos de direita de vários partidos, pena que alguns petralhas (de direita) entraram no meio. ( o PR é um partido petralha de extrema-direita, apóia Dilma).
O MELHOR NÃO É SER DE DIREITA E SIM SER DIREITO ( muitos esquerdistas são desonestos e improbidade administrativa é a marca). Maluf e Delfim Neto são falsos direitistas, Delfim é um leninista ( no tempo dele a economia brasileira era tão estatal quanto a SOVIÉTICA e a Arena "o maior partido do ocidente" uma linguagem típica de comunistas que queriam a Arena partido único, (os radicais da revolução de 1964).

Reply

"Folha de São Paulo, um jornal a serviço do covil"

Reply

Se bem me lembro, às vésperas do segundo turno, ao vivo, f.r. falou breve, mas enfaticamente, da proibida divulgação de pesquisas eleitorais do primeiro turno no paraná, decidida por unanimidade pelo tribunal eleitoral por irregularidades, como se fosse censura instigada pelo governo tucano.

Reply

A Veja dormiu no ponto. Era ela que deveria ter entrado com uma ação pedindo a abertura dos documentos retratando o passado sombrio da "presidenta".
Infelizmente, quem tomou partido da situação foi justamente um jornalão petralha FSP.
Ela, a FSP, faz de propósito esconder tais informações a público sobre o "exemplar" comportamento do passado da coisa
Esse é o brasil! Um país imundo pela sua própria natureza.

Reply

Cel, desista deste fernandinho, ele é um puxa-saco. Nunca mais ousei em acessar o seu site, apenas para o UOL vê a queda de pageviews e despachar de vez esse jornalistinha parcial.

Reply

Anônimo disse...

A Veja dormiu no ponto. Era ela que deveria ter entrado com uma ação pedindo a abertura dos documentos retratando o passado sombrio da "presidenta".
Infelizmente, quem tomou partido da situação foi justamente um jornalão petralha FSP.
Ela, a FSP, faz de propósito esconder tais informações a público sobre o "exemplar" comportamento do passado da coisa
Esse é o brasil! Um país imundo pela sua própria natureza.

11 de dezembro de 2010 12:15

II

Reply

Cel.
Se Fernando Rodrigues fosse um profissional sério, e A Folha um jornal digno, já teriam publicado as informações anteriormente anunciadas. Fico pensando, quanto $$$$ terão recebido para omitir o que tanto nos interessava!



Chris/SP

Reply

Já tem "sonhador" aí de novo...

A Veja "fugiu do pau" ao sequer divulgar as fitas da matéria sobre a linha de montagem de dossiês da Casa Civil, por que iria se meter em pedir a ficha da Dilma?

Reply

Sem um pingo vergonha de ser um sem-vergonha.

Reply

Porque a Veja ou outro Jornalista NÃO SE HABILITA PARA TAMBÉM TER ACESSO AO PROCESSO DE 15 VOLUMES DA ANTA NO STM ?


Porque o país fica esperando uma informação de um só veículo de comunicação ?

Reply

Caro Coronel(General)

Pergunto; por qual motivo a folha deixou de ser tão criteriosa e publicou a materia sobre o "aborto" de Monica Serra? era Uma informação doxumentada, cheia de provas e dita por pessoas da mais alta credibilidade?? Alias, a moça que fez a denuncia está trabalhando em algum ministério??

Reply

VAGABUNDO, VENDIDO!

Reply

Se alguém se acidentar, LULA SERÁ O CULPADO! Isso se chama VAGABUNDAGEM COM OS CIDADÃOS!

Reply

A sorte desta folha de são paulo é que os compradores deste pasquim não a lêem, só veem as fotografias, obituário e depois é reciclada nos banheiros, o papel lixa, limpa muito bem a bunda do povão (99% usam o jornal do dia anterior para isto mesmo ) apedeutas só compram jornal velho para limpar o chão e a b...
RACUMIM NESTE PASQUIM PODRE
RACUMIM NO PRAVDA PETRALHA
RACUMIM NO GRAMNA PAULISTA PETRALHA
RACUMIM AOS RATOS DONO DA FOLHA...

Reply