1. Os alunos que fizerem a prova novamente terão mais tempo para se preparar. Logo, serão beneficiados em relação a milhões de outros candidatos. No caso, terão mais 30 dias para estudar e, inclusive, fazer cursinhos preparatórios especialmente desenvolvidos para isso.
2. Os alunos que fizerem a prova novamente terão mais experiência em relação à prova. Esta é uma vantagem substancial. Querem um exemplo? Por orientação dos próprios professores, escolas e cursinhos, é uma prática entre os alunos de ensino médio fazerem vestibular antes do final do curso, na qualidade de "treineiros", apenas para obter experiência com gestão do tempo, com os conteúdos, com o estilo de prova, etc.
3. Os alunos que fizerem a prova novamente terão recebido mais conteúdo em sala de aula, pois o ciclo letivo do ensino médio ainda não terminou e as aulas de recuperação estão a pleno, justamente para preparação para as provas finais e para o próprio vestibular. Logicamente, estarão em melhores condições do que os que já enfrentaram o Enem.
Portanto, não adianta a AGU e o MEC tentarem justificar que o modelo de prova garante o mesmo nível de dificuldade. Existem outras vantagens que desequilibram em favor dos alunos que fizerem a prova novamente. Chega de perder tempo. Anulem a prova e refaçam para todos. Ou aceitem que irão prejudicar milhões de candidatos, pois muitos deles serão alijados das universidades públicas e das bolsas do Prouni pelos concorrentes que terão uma nova chance, trinta dias depois, quando estarão muito mais preparados.
19 comentários
Todos os anos a mesma coisa. Desorganização, fraude, erros grosseiros, nada funciona. A INCOMpEtÊNCIA do lulismo é total. Enquanto milhares de estudantes são prejudicados todos os anos pelos lulas e haddads tem idiota que aplaude o desgoverno brasileiro. E esta turma ainda diz que a educação é prioridade...
ReplyJorge Nogueira Rebolla
http://vermelhonao.blogspot.com
JÁ FOI...
Reply08/11/2010 - 16h09
Justiça Federal do Ceará determina suspensão do Enem em todo o país
http://www1.folha.uol.com.br/saber/827282-justica-federal-do-ceara-determina-suspensao-do-enem-em-todo-o-pais.shtml
Coronel, governo mais incompetente, lula ficara para a história como Ademar de Barros o maior ladrão. Falta aparecer a dilmita para roubar o cofre do lula na casa das amantes.
ReplyO FUTURO A DEUS PERTENCE!!!!!!!
Piada da hora...
ReplyEu acho que deviam ter deixado o Lula fazer algumas questões e o Tiririca fazer as revisões das provas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo pra não chorar...
De que adianta isso?
ReplyO governo é ILEGÍTIMO. Foi eleito por FRAUDE ELEITORAL. O chefe de quadrilha que virou cabo eleitoral abdicou do cargo ao fazê-lo.
Se a justiça não toma providências nem nesse caso, que se dane todo o resto. Que se danem os estudantes. Que se danem seus país que votaram no partido do crime.
A ditadura já começou, hoje com o controle da mídia e da internet.
Acabou o Brasil nessa eleição.
Falar do resto é jogar conversa fora.
É ditadura. Venezuela.
Cel,
ReplyFundamentos claros para a anulação. Perfeita a vossa matéria.
Mais uma vez, parabéns.
E a oposição? Até agora nada.
O ENEM foi criado em 1998 pelo MEC.
ReplyPorque Lula insiste em propagar a idéia de que ele também criou o ENEM?
O governo Lula apenas avacalhou o ENEM.
Mago
Nem precisava você ter feito essa lista. Qualquer mentecapto pode ver isso... menos os petralhas! Assim, mentecaptos são melhores que os petralhas! Petralha fala... mas não pense!
ReplyTá tudo no lugar certo!
ReplyCom um presidentes semi-alfabetizado, avesso à literatura e erudição idem, como poderia dar certa alguma iniciativa na educação?
Quem só domina profundamente as matérias MENTIROLOGIA, ENGANOMETRIA APLICADA e PRÁTICAS DE FURTOS E ROUBOS 3, não tem competência para promover o bem na sociedade.
Este é o famoso MODO PETISTA DE GOVERNAR.
Coronel, fala serio ainda nao anularam a prova.....
ReplyMas é claro que tem que ser igual para todos.
Onde já se viu .
Estudam mais, aprendem mais e claro vao melhor na prova.
Cade a igualdade.
Cade o respeito ao cidadão.
Eu nao posso acreditar...
Cade a OAB para colocar ordem na casa.
Cade o ministerio publico,
Cade a defensoria publica
Isto é uma vergonha,
Coronel
ReplyOs socialistas na hora de socializar são liberais.... banda voou mesmo!
Se o senhor assitiu o Bom Dia Brasil deve ter percebido que o Hadadd só faltou bater no Alexandre Garcia.
Estava vendo ali a quantidade de twits por minuto com a palavra enem.
ReplyPena que isso não aconteceu antes das eleições.
"Quem sabe, sabe, conhece bem, como é furado o tal de Enem..."
ReplyDá uma paródia e tanto da velha marchinha carnavalesca.
A verdade é que conhecimento de fato é algo em extinção no Brasil.
É incrível como o responsável pela aplicação deste teste de aferição dos conhecimentos dos alunos de 2º grau possa ser tão contumaz em seus erros.
Haddad é uma dádiva da debilidade geral!
Coronel,
Replysem falar que os professores vao dar enfase ao que não constou na prova.
isso aumentam as chances daqueles que farão novo exame.
Coronel, Sugiro que o Fernando Haddad peça demissão e Tiririca assuma seu lugar, é como o próprio palhaço diz:
ReplyPIOR QUE ESTÁ NÃO FICA!
Caro Coronel: Vamos ver o que o Lula vai fazer, para consertar a melada...
ReplyCoronel, você está esquecendo de uma coisinha:
ReplyO custo de impressão das novas provas!!! Nosso dinheiro indo novamente pro ralo...
Abraço,
Pimpão
Não acredito que a aplicação da prova somente aos prejudicados quebre a isonomia. Afinal, qualquer exame que venha a ser aplicado será tão medíocre quanto o deste fim de semana. Quanto à diferença de preparo entre os candidatos, concordaria com o Coronel se o ENEM avaliasse, de fato, o ensino médio. Porém, não só jovens fazem o exame, como também alguns cidadãos de idade mais avançada (esperando se empoleirar no ProUni), e estes sim tiveram mais tempo de preparo.
ReplyPra mim o problema é muito mais embaixo. Dá aflição pensar que um cidadão pode conseguir vaga em universidade respondendo aquelas perguntinhas medíocres, que muitas vezes o próprio enunciado já responde. E o pior, tudo custeado pelo governo, através das federais e do ProUni. Não podemos colocar um aluno em universidade de engenharia baseado na capacidade dele em fazer porcentagem, assunto que domina a prova de matemática. Se continuar assim, o ensino superior será depreciado à mesma qualidade do ensino básico. "Ótimo! Igualdade social! Todo mundo burro com diploma oco na mão! êeeee..."
Colocam qualquer um na faculdade depois culpam o Serra porque a viga do Rodoanel cai, a obra do metrô vira cratera etc.
O Haddad disse que "o ProUni forçou um aumento de 1 milhão para 3 milhões no número de candidatos no ENEM dentro de um ano". Todo o problema está nesse ProUni. Se o ensino básico público se equiparasse ao particular, já haveria um avanço imenso. Ensino profissionalizante tem que vir muito antes de ensino superior.
Quanta incomPeTencia!!
ReplyE o pior é que elles conseguem!! É um festival de incompetência generalizada.
Também com 1 bando de apeudetas "expertos"
Acho é pouco! TOdo dia aparece incompentência..
Koukla