A conclusão da apuração interna da Casa Civil sobre o suposto tráfico de influência praticado pela ex-ministra Erenice Guerra e por ex-assessores da pasta, e a eventual punição aos envolvidos, não acontecerá antes de abril do ano que vem. Desde 17 de setembro, a ex-braço direito da presidente eleita, Dilma Rousseff, e dois ex-assessores da pasta são investigados em uma sindicância instaurada pelo ministro Carlos Eduardo Esteves Lima. A comissão responsável pela sindicância, porém, não tem poder punitivo. O que o grupo pode fazer é "sugerir" a abertura de um PAD (Processo Administrativo Disciplinar), este de caráter punitivo. No entanto, esse processo, de acordo com as regras do estatuto do servidor, pode durar até cinco meses. A decisão sobre a abertura de um PAD -uma réplica de um processo judicial- cabe ao ministro-chefe da Casa Civil. Há a possibilidade de que essa decisão fique para 2011. Caso o PAD seja instaurado, novos prazos começam a contar, todos eles mais amplos que os da sindicância, que já sofreu duas prorrogações -a última não tinha amparo na lei que baseou a abertura da sindicância. Segundo um integrante da comissão, a prorrogação partiu de uma "interpretação jurisprudencial". A maior punição administrativa possível para Erenice e os assessores é o impedimento de ocupar qualquer cargo na administração federal. Ontem, o Senado rejeitou o convite para que Dilma e Erenice prestassem depoimento na Comissão de Constituição e Justiça sobre as denúncias.
Clique na matéria de O Globo para ampliar e ler.
17 comentários
Resumo: P I Z Z A
ReplyHoje sinto vergonha de ser brasileira. Somos um país em que ilegalidades e falcatruas são reconduzidas ao poder!
ReplyEnquanto não mudarem as leis, deixarem de ser brandas,e cheias de brechas para manipulações,esse Brasil continuará essa vergonha, corrupção em cima de corrupção. Politico tem que ser punido exemplarmente para a população burra.Tem que pendurar na forca politico e funcionarios corruptos. Só assim o país muda.Ninguem respeita nada, ninguem tem temor a nada, é a palhaçada instalada para beneficiar corruptos.
ReplyO CRIME COMPENSA...
ReplyVale a pena ser bandido no Brasil, desde que os "juristas" que "interpretam jurisprudencialmente" as leis feitas pelos "tiriricas" estejam a serviço - como estão - da vagabundagem.
Aqui nesse paisinho, onde guerrilheiro/ asslatante vira presidente da república, conduzido ao palácio pelo seu antecessor que arrebentou com os cofres públicos para pagamento de suas "horas fora do expediente" a serviço dos PTralhas como "cabo eleitoral de luxo" que, a interpretação "jurisprudencial" da lei permitiu.
Fica impossível educar um filho nesse país onde assaltantes de bancos, ladrões e assassinos são premiados com grandes quantias dinheiro público pelos seus crimes, enquanto a população que foi refém e vítima, estupefata paga a conta.
Conclusão:
É tanta safadeza, tanto roubo impune, tanta sem vergonhice, que proponho então uma mudança da história, baseada nos princípios que hoje norteiam a virtude e a ética nacionais.
Substituir os dizeres do nosso amado pendão áureo e verde, onde se lê ORDEM E PROGRESSO leia-se...
... CARACA QUE GRANA É ESSA!
Podiam parar de fazer de conta que querem investigar alguma coisa. Já nem falo de punir. Haveria economia de tempo para dedicar-se a outras falcatruas e economia de dinheiro público, que poderia ser desviado para outras erenices. E cidadão contribuinte também não perderia tempo lendo esse tipo de notícia, tendo pois mais tempo para trabalhar e produzir riquezas para a ditadura sindicalista roubar.
ReplyAcho que o Dr. Roberto Gurgel se tornou fanático por biografias ..., atendendo sugestão do patrão bebum.
ReplySó isto, e mais nada.
Só tem uma resposta a isso tudo ,Não interessa a ninguem da quadrilha que se isntalou na Casa Civil chamuscar a chefona Dilma, o resto é lero, lero . Manter a Erenice caladinha é questão de Estado, entenderam ?
ReplyDiante de um post desses não me espantaria ver o Fernando Beira Mar como Ministro da Justiça, Marcola como o Ministro das Finanças e todo o STF de férias permanentes num resort na Jamaica, pago com os nossos impostos.
ReplyO Tiririca será certamente ministro de Esportes e Cultura !
A Banânia na potência maxima.
Lunarscape.
o brasil é uma desgraça.
Replydeve ser um dos 10 piores países do mundo.
nos países decentes, japão, EUA, Inglaterra, político quando mente pede desculpa em público, se mata, vai em cana........
aqui, nego nega até a morte, todo mundo pede pra ele sair e ele não sai, e hoje em dia SEQUER É INVESTIGADO!
Pessoas de bem - quem puder, se mude..........
Ela já teria mandado avisar que não seria o próximo delúbio.
ReplySe for investigada e punida,entrega todos os outros.
Por isto não vai dar em nada.
Quadrilha fuciona assim, unidos. Hoje o povo está convicto que político no Brasil é bandido. O Senado que deve defender o País e trabalhar pelo bem da Nação, pago pelo contribuinte, hoje trabalha na defesa da quadrilha do lula. O difícil é acreditar que 46% dos brasileiros reelegeram essa corja! Ou é fraude ou falta cultura e carater aos eleitores do Brasil.
ReplySe este país fosse sério, essa senhora, seus filhos e demais assessores estariam presos.
ReplyCel.
ReplyEste país dá VERGONHA !!!
Chris/SP
Evidente que é uma mentira, mas, para massagear o ego deles: foi chamada, sim, mas, para levar a sabatina e dizer-lhe que o discurso do Burro de Caetés foi tolerado porque era analfabeto e nunca estva sóbrio, que, entretanto o discurso da Jumenta búlgara terá que ser mais educado e mais cortês por que finge que é doutora em economia e não se tem notícia de que costume consumir vodka.
ReplyEste país realmente é uma piada.Cadeia pra essa cambada de FDP ladrões!
ReplyNão foi a base aliada que impediu o convite, foi a "cumpanherada", ou melhor, os vagabundos membros dessa super quadrilha que estão infestando o congresso nacional, camara e senado, sem esquecer a presidencia do Brasil.
ReplyTa tudo dominado, e quando nós povo vamos acordar, do MPF e STJ não espero nada, ta dominado tambem.
Por que eles iriam investigar e punir a corrupção e o roubo, se são fatores importantes para o plano de poder deles.
ReplyEdelweiss