Surge mais uma "Erenice" na biografia cada vez mais enlameada da Dilma.

Matéria de Diego Escosteguy, na Veja desta semana:

A uruguaia Maria Cristina de Castro era uma jovem sindicalista e simpatizante do Partido Socialista quando se apaixonou pelo brasileiro Tarzan de Castro, militante de esquerda exilado em Montevidéu. Corriam os primeiros anos da década de 1970. Os regimes militares no Brasil e no Uruguai, logo em seguida, adernavam em suas horas mais sombrias, determinados a caçar quem lhes fizesse oposição. “Nos conhecemos no camburão”, contou Cristina de Castro a VEJA, numa entrevista há duas semanas.

Em 1970, Cristina de Castro e o companheiro fugiram para o Brasil. Pouco tempo depois, no entanto, a polícia estourou o esconderijo dos dois. Presa e acusada de atividades subversivas, a uruguaia acabou transferida para o presídio Tiradentes, em São Paulo. Lá, veio a conhecer a companheira de guerrilha que, 30 anos depois, mudaria os destinos de sua vida: Dilma Vana Rousseff, presa por militância no grupo de extrema-esquerda VAR-Palmares. Conta Cristina de Castro: “Dividíamos um beliche na mesma cela. Partilhávamos tudo, nossa intimidade. Ela se tornou uma grande amiga”. Dilma a apelidou carinhosamente de “Tupamara”, referência ao Tupamaros, grupo guerrilheiro que desafiava a ditadura militar uruguaia.

Finda a temporada na cadeia, cada uma seguiu seu caminho. Em 2003, quando Lula assumiu a Presidência da República, a companheira de cela de Cristina virou ministra de Minas e Energia. Dilma se lembrou da Tupamara, que morava em Goiânia e militava no PT. “Dilma me chamou para trabalhar diretamente com ela”, disse Cristina de Castro, que foi nomeada assessora especial no gabinete da amiga. Não se sabe o que credenciou a uruguaia a ocupar um cargo tão relevante e estratégico quanto esse – a não ser a “grande amizade” com a candidata petista à Presidência. Dilma deixou a pasta de Minas e Energia em 2005 para ocupar a chefia da Casa Civil. Cristina de Castro continua ali até hoje. Já viajou seis vezes ao Uruguai com as despesas custeadas pelos brasileiros que pagam impostos.Os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) e técnicos do Ministério de Minas e Energia, porém, acusam Cristina de Castro de conduta imprópria que vai muito além, em volume de dinheiro, do que viajar ao país natal por conta dos cofres nacionais. As suspeitas dizem respeito a um contrato de 14 milhões de reais, dos quais 5 milhões podem ter sido desviados.

O caso remonta ao primeiro ano do governo, quando Dilma baixou uma portaria concedendo “plenos poderes” para que a amiga coordenasse a modernização da área de informática da pasta.O que fez a assessora? Em vez de elaborar um plano, montar um projeto e licitar os serviços e produtos necessários, Cristina de Castro entregou tudo ao CPqD – fundação privada com sede em Campinas, que, até as privatizações dos anos 90, pertencia ao sistema Telebrás. Essa fundação faz pesquisas e presta serviços de informática. O CPqD recebe milhões de reais por ano de fundos públicos e tem reconhecida competência em muitas áres de atuação. Não obstante, a fundação CPqD é uma das que mais trabalho dão aos auditores do TCU. Em outubro de 2003, a assessora uruguaia assinou o contrato de 14 milhões de reais, sem licitação, com aquela fundação. O dinheiro foi pago, mas deu tudo errado – ao menos para o contribuinte. Os serviços não foram inteiramente prestados. O pagamento sim, esse foi integralmente entregue.

O TCU apontou um rosário de ilegalidades no contrato. Não se cumpriram os mais elementares requisitos formais. O plano de modernização, que deveria servir de fundamento para uma posterior licitação dos serviços, foi produzido pelo próprio CPqD. Segundo o TCU, a pasta deveria ter feito licitação. Houve um pagamento de 4,8 milhões para a criação de um “sistema de acompanhamento”, que nunca entrou no ar.Escreveram os auditores: “O mencionado sistema encontra-se abandonado, sem qualquer serventia”. Diante do descalabro, em 2005 os técnicos recomendaram a aplicação de multa à assessora Cristina de Castro. Auditores internos da pasta corroboraram a existência das ilegalidades. O resultado da sindicância, contudo, morreu nas gavetas da assessoria jurídica do ministério. Quem era a chefe desse setor, quando Dilma era ministra? Erenice Guerra, que dispensa apresentações.O processo tramitou lentamente no TCU. Por coincidência ou não, o embaraçoso assunto para a candidata Dilma foi resolvido há poucas semanas. O ministro Raimundo Carreiro, ex-funcionário do Congresso e indicado para o cargo pelo senador governista José Sarney, decidiu levar o caso a plenário. Reconheceu as ilegalidades, mas disse que não haveria razão para punir a Tupamara. Seu voto foi acolhido pela corte. 

Durante uma semana, VEJA pediu ao Ministério de Minas e Energia, sem sucesso, acesso à prestação de contas do contrato.Na última quinta-feira, a reportagem foi à sede do ministério, identificou-se na portaria e se dirigiu à sala onde ficam esses documentos. Pediu acesso e foi prontamente atendida. Enquanto manuseava a papelada, assessores da pasta assomaram ao local e, em ato truculento, expulsaram a reportagem. Disse uma assessora, no rompante típico da mentalidade que confunde público e privado: “Não é qualquer um que chega aqui e pode olhar o processo. Isso aqui não é sua casa”. Procurado, o presidente do CPqD, Hélio Graciosa, informou: “Não fomos acionados pelo TCU. Mas tenho certeza de que não recebemos sem fazer o serviço”

35 comentários

Sempre disse: PT = QUADRILHA ORGANIZADA!

Se procurarem encontram mais!

Reply

Coronel,

A CNBB liberou padres e bispos para debaterem sobre o aborto.

Coitados, estão desesperados com a perseguição religiosa do governo chavista.

Dizem que a intenção do PT, já era construir UPAs espalhadas pelo país com capacidade para realizar abortos.

Reply

Alguém tem a capa da Veja dessa semana ampliada?

Aqui só chega amanhã e vou viajar, logo não vou ter acesso a revista até segunda...

Tá a cara da Coisa estampada parecendo aquele jornal do Rio com o Lula, queria saber do que se trata.

Reply

Com quantos escândalos se sepulta uma candidata mentirosa?

Reply

Tarzan de Castro. É mole?!

Reply

Impressinante como que todos que estão em volta dessa BANDIDA ficam MILIONÁRIOS da noite para o dia!

É MILHÃO para tudo quanto é lado!

Imaginem, se R$ 200.000,00 foram achados em espécie, dentro de um envelope numa gaveta de um gabinete público de um funcionário de quinto escalão, emprestado de outro órgão, ao lado da sala da ABORTISTA.... imagina quanto não era e está sendo negociado em contas secretas em paraísos fiscais?

Essa QUADRILHA de VAGABUNDOS tem que ser desmantelada e colocada na CADEIA!

Pelo bem do NOSSO BRASIL!

Reply

Fiquem atentos no próximo 31/10


NÃO TECLEM 13 NA URNA ELETRÔNICA


VÍRUS QUE SE ESPALHA PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA E COMPROMETE O FUTURO DO PAÍS E DOS SEUS FILHOS!

ESTE É O PIOR E MAIS DESTRUTIVO VÍRUS
QUE JÁ AMEAÇOU O BRASIL


ENVIE ESTA MENSAGEM, E AVISE A TODOS QUE VOCÊ CONHECE.

Reply

É o bordel da madame Dilma.

Reply

para Rafael

a capa eu não consegui, mas abaixo o índice da Veja:

Eleições O flip-flop de Dilma

Os dilemas envolvidos no aborto
Por que as pesquisas erraram tanto
Como fica o Congresso: saem notáveis, entram tiriricas
Por que Marina veio para ficar
Ex-guerrilheira acusada de desvio milionário no ministério de Dilma
Bolsa terror Ex-terrorista pode ganhar 70 milhões de reais de indenização

Reply

Coronel. Sou Nordestino de Alagoas, mas moro há 13 anos na Bahia.Estou tão empolgado com seu Blog, que fico o dia inteiro conectado, aguardando ansioso novos POSTs. Vamos acabar com o fascismo do PT e restituir a plena democracia e a liberdade de imprensa no Brasil, bem como reiterar os valores éticos, morais e cristãos que são a base de nossa nação.

Reply

E essa é a única ficha limpa que sobrou para o PT apresentar como candidata!!!
Dá prá entender porque o PT não quer entregar o poder, uma auditoria feita por um novo governo vai revelar coisas que até Deus duvida.

Reply

dinheiro!
dinheiro!
dinheiro!
dinheiro!
dinheiro!

essa comunistada eh tarada por dinheiro!!!!

de preferencia, dinheiro publico, aquele conseguido através do dia a dia duro do trabalhador brasileiro...

Reply

a imprensa tem de fazer uma das partes do trabalho dos congressistas, que eh o de fiscalizar e cobrar o Executivo!

Reply

"Nós nos conhecemos no camburão.Partilhavamos um beliche e nossas intimidades"
O marido ela conheceu na cadeia.
Um doce de criatura.Não é lindo?

Reply

Finalmente estão mostrando quem é essa estúpida corrupta e descarada!

Reply

Dilma e suas dilmetes são um time e tanto...E ela certamente nem sequer desconfiava que essas pessoas fossem , fossem, fossem assim, capazes de qualquer coisa pela patroa .
Pensando bem, que sorte !
Antes tarde do que muito mais tarde.

Reply

Se for feito um levantamento geral, como deve ser feito, muitos roubos, desvios, obras superfaturadas, ainda vai aparecer.

Se for feito um levantamento nos gastos com os cartões corporativos, muita coisa vai aparecer.

Juntando tudo que essa petezada bandida roubou, da para pagar uma grande parte da divida Brasileira.

Não quero eles na cadeia, quero que tirem tudo o que eles roubaram, centavo por centavo. Casas, apartamentos, fazendas, barcos, etc.

Reply
sem paciência....... mod

E esse escândalo vai ficar sem uma solução séria? Ou vão deixar mais uma vez que os bandidos petralhas saiam rindo de nós pagadores de impostos e homens de bem? NÃO TEM HOMEM NESSE BRASIL? PAU NÊLES, CADEIA NÊLES, OU ESTÃO TODOS COMPRADOS? FALTA DE PUNIÇÃO À LA CHINESA. NOSSO CÓDIGO PENAL É MUITO SUAVE PRA ESSA TURMA VERMELHA COMUNISTA E LADRONA,
SEGUNDO TURNO:SEM COMPAIXÃO,PACIÊNCIA TOLERÂNCIA ZERO.

Reply

CORONEL, de escândalo em escândalo, vão ficando cada vez mais claros os motivos da escolha apaixonada do Lula pela DILMA: ela era a pessoa certa para dar continuidade a toda patifaria do seu governo. Contudo,o "aprovadíssimo" cometeu dois erros elementares:1)esqueceu que sua "inédita" aprovação fora comprada e 2)acreditou que seria capaz de eleger até um poste como seu sucessor.Tudo indica que vai dar com os burros n'água .

Reply

As amizades de dilma são notáveis, entendo o desespero petralha caso Serra vença as eleições: o tucano vai levantar o tapete e exibir ao Brasil toda a sujeira dos 8 anos de lulismo.

Reply

O grande êrro da Dilma, é o de não distingüir entre honestos e desonestos ? Porra meu, a muié esta cercada só de amigos que jogam ela para baixo. Será castigo? Mais uma amiga, mais uma da Erenice, e ela não sabia mesmo? Tá ficando difícel de engolir! Ainda ta faltando esclarecer aquela do Ministério da Pesca, espòsa do Molina das Farcs.

Reply

Cel. a pesquisa Datafolha está na veja on line. Serra subiu quase 9 pontos, enquanto Dilma subiu pouco mais de 2 pontos.
Comente Cel.

Reply

Coronel,

We found this link in the Aluizio's blog.

http://www.youtube.com/watch?v=lcHDPtAI3uk&feature=player_embedded

We also found out that the Bishops and priests are now allowed to orient the worshipers about the election, and subjects such as abortion.

Citizens can now interview their local priests and put the video on YouTube for all to see.

Would be great if someone could even interview the Pope (about abortion) and put it on YouTube.


Abraços from Texas

Reply

Dá até para pensar que todos os petralhas militantes -filiados se conheceram no "camburão".Ora,porque não,se toda semana descobre-se uma maracutaia!E sempre há petralha no meio,a novidade é não haver.Asco!Parecem até os irmãos metralhas,suprima-se o "M" e o que fica é "P" de petralha.

Reply

QUANTAS " ERENICES" TERÁ A ANTA, EM ???

MARIA CRISTINA DE CASTRO

Matrícula: 1367504
Função
Sigla - Descrição: DAS 102.4 - DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Atividade: ASSESSOR
Opção parcial: Não
Local de Exercício - Localização
UORG: GABINETE DO MINISTRO
Órgão: MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA
Órgão Superior: MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA
Órgão Origem - Lotação
UORG:
Órgão: MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA
Órgão Superior: MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA
Regime Jurídico: REGIME JURIDICO UNICO
Situação Vínculo: NOMEADO CARGO COMIS.
Ocorrência de Afastamento/Licença: NÃO
Jornada de Trabalho: 40 HORAS SEMANAIS
Data da última alteração na função: 01/01/2010
Data de nomeação/contratação:
Ato de nomeação/contratação:
Data da última alteração no Órgão: 13/01/2003
Ato de Ingresso no Órgão: PORTARIA
Ingresso no Serviço Público
Documento Legal: PORTARIA
Número Doc. Legal: 12
Data de publicação: 13/01/2003

Reply

Anônimo das 15:00
Espero que não seja petralha, essa mensagem fixa que número??? Coronel acho melhor tirar.

Reply

As diárias da "madama" :

2009 :

310.812.231-20 MARIA CRISTINA DE CASTRO: 1.254,71

2007 : R$ 4.788,05

2006 : R$ 7.555,16

2005 : R$ 406,82

2004 : R$ 4.778,56


Essas diárias serviram para a uruguaia visitar parentes em sua terra natal ?

Reply

Dá pra fazer um filme: Todas as mulheres da terrorista que queria ser presidente.

Reply

Quanto ao comentario de Alice que alega que todas as nomeadas por Dilma a poem para baixo, voce esta enganada, ela escolhe exatamente pelo curriculo nebuloso. Para ela quanto mais desonesta, ladra e mentirosa, melhor. Assim combina certinho com a sua propria personalidade. Ela estava tao certa de sua vitoria que nem se preocupou em esconder as falcatruas dentro do seu ministerio e nem parou de fazer nomeacoes de bandidos.

Reply

Mulher do comandante das FARC, agora Tupamara, acho que deve ter mais gente em Brasilia, da Bolivia, Venezuela, Peru, Honduras e Cuba. Russos dá muito na vista, mas chineses é mais provável.

Reply

O POLVO MAFIOSO.

Reply

Conheçam TARZAN DE CASTRO :

Estudos: Ciências Humanas, Universidade de Paris VII, França. Especialização em Administração e Turismo e em Sociologia na Universidade Paris I, França.

Profissão: Empresário.

Nascimento: 05 de junho de 1938, Alto Araguaia, MT.

Residência: Goiânia.

Filiação: Elpídio de Castro e Joaquina Ramos de Castro.

Cônjuge: Maria Cristina de Castro.

Filhos: Silvana, Gregório e Luana.

Vida Política e Parlamentar

Deputado Estadual, PMDB-PDC, 10.ª Legislatura, 1983-1987.

Candidato a deputado estadual em 1986 pelo PDC, fica na 1.ª suplência.

Outras Informações:

Líder secundarista em Goiânia nos anos 60. Em 13 de junho de 1964, teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, com base no AI-1.

Depois de várias prisões, deixa o país, exilando-se na Europa. Com a anistia em 1979, retorna ao país e filia-se ao PMDB.

Em 1986, na cisão liderada por Mauro Borges, deixa o PMDB, filiando-se ao PDC.

Consultor Administrativo do Estado de Goiás.

Assessor Parlamentar da Câmara dos Deputados, 1980-1981.
Empresário do setor de grãos e armazenagem.

.
http://www.assembleia.go.gov.br/conheca_assembleia/parlamentares/1947_2002/TARZAN_DE_CASTRO.htm

Reply

TARZAN DE CASTRO tb é anistiado, veja o nº do processo dele que tem 40 andamentos, DEFERIDO EM 11/11/2002 :

Nº Processo: 2001.01.02349

E aqui diz o valor :

(...) Além de ter sua solicitação de 20 mil reais de reparação econômica em prestação única deferida pela comissão, também foi contemplado, em Brasília, com reparação econômica em forma de pensão especial no valor de 4 mil 500 reais todos os meses.

Fora o montante de 270 mil reais, equivalente a todos os meses de cinco anos atrás, que receberá. Ou seja, este total equivale ao somatório de 4 mil 500 reais de 60 meses.

.
OBS : a página está fora do ar, só dá pra ler no cache :

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:kERPB4fa6hAJ:www.jornalopcao.com.br/index.asp%3Fsecao%3DManchete%26idjornal%3D24+%22Maria+Cristina+de+Castro+%22+Tarzan&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Reply

"Tá tudo dominado" mesmo.Tem até "Tarzan",meu!E o pior é que esses caras já "mamaram" muito,e querem continuar mamando sempre.
Que ironia,vejam só!O "Tarzan" alimenta a macacada petralha-abduzida, com suas "bananas",enquanto o mesmo alimenta-se de filé por conta da gorda bolsa-indenização.O Tarzan de Edgar Rice, ainda se alimentava de banana,esse está a alimentar-nos com outro tipo de banana."Tá aqui,ó!!!

Reply

Dilma assinou o pedido de contratação da mulher de Olivério Medina, representante das FARCs no Brasil: Angela Maria Slongo virou DAS-2 no Ministério da Pesca.

Reply