É, segundo os institutos afirmam, eles não erraram...

Algumas previsões do Datafolha:
  • No Distrito Federal, Agnelo Queiroz(PT) teria 55% dos votos válidos e se elegeria no primeiro turno. Fez 48,4% e a eleição foi para segundo turno.
  • Antônio Anastasia(PSDB), em Minas Gerais, teria 55% dos votos válidos. Alcançou 62,7%.
  • Geraldo Alckmin(PSDB) teria 55% dos votos válidos em São Paulo. Alcançou 50,6%.
  • Aloysio Nunes(PSDB) teria 20% dos votos válidos e estava em terceiro lugar. Atingiu 30,4% e foi o mais votado.
  • César Maia(DEM), no Rio, teria 17% dos votos válidos. Fechou a eleição com 11%.
  • Dilma Rousseff(PT) teria 50% dos votos. Fechou com 46,9%
Algumas previsões do Ibope:
  • Na Bahia, César Borges (PR) teria 21% dos votos válidos para o Senado. Fez 11% e não se elegeu. Walter Pinheiro teria 25%, alcançou 31% e foi o mais votado.
  • Raimundo Colombo(DEM) teria 45% dos votos válidos e haveria segundo turno. Alcançou 52,7% e se elegeu em primeiro turno. 
  • Dilma Rousseff(PT) teria 51% dos votos na boca de urna. Alcançou 46,9%.
  • Antonio Anastasia(PSDB) teria 57% dos votos válidos. Fechou a eleição com 62,7%. Também na boca de urna.
  • Na boca de urna, Cristovam Buarque(PDT) teria 31% para o senado, no Distrito Federal. Somou 37%.
  • Na Paraíba, apontou José Maranhão(PMDB) com 52% e Ricardo Coutinho(PSB) com 46% na disputa para governador. Os dois empataram em 49% e foram para segundo turno. Isso na boca de urna.
  • Beto Richa(PSDB) estaria empatado com Osmar Dias(PDT), cada um com 45% dos votos, às vésperas do pleito. Richa alcançou 52,4% na apuração, elegendo-se no primeiro turno. Richa havia impugnado a pesquisa, com toda a razão.

16 comentários

Fiz a média de votação levando em consideração o IDH dos estados. Nos 10 com índice mais alto temos a dilma com 40,37% e o Serra com 36,58%. Nos dez mais baixos a situação fica dilma 55,57% e Serra com 27,40%.
Em três dos 10 estados mais desenvolvidos tivemos situações prejudiciais ao Serra no 1º. turno.
DF e RJ foram os estados nos quais a Marina teve o melhor desempenho e em Minas Gerais onde o Aécio segurou a campanha pró-Serra com receio do fantasma dos 80% de popularidade do nove dedos, limitado o Serra a 30% dos votos, Popularidade esta que foi incapaz de alavancar a votação da criatura acima dos 46% dos gaúchos nestas unidades da federação.
Esta média foi feita sobre os percentuais e não sobre o total de votos.

Reply

Se os institutos mostrassem tendências e não números, pra que margem de erro? Por que então pesquisa de boca de urna??

A globo perdeu, mais uma vez, a chance de colocar os pingos nos i's....

Reply

Claro que eles não erraram, assim como o "molusco" e o "poste" não sabiam de nada do que acontecia na "Casa da Mãe Joana", assim como a "dentuça" não disse ser favorável ao aborto e nem a dizer que "nem cristo querendo,me tira essa vitória"...Tudo que é desagradável à eles, é desmentido...Bando de caras de pau...

Reply

Richa criticou os institutos de pesquisa. "Nenhum candidato tem o poder de impugnar pesquisa. O que aconteceu é que, de repente, começamos a notar uma disparidade entre nossas pesquisas internas e as que estavam sendo divulgadas. Levamos nossa preocupação para o TRE e os juízes notaram a falta de critérios e ponderações. É preciso levantar uma discussão muito séria sobre até que ponto estes institutos contribuem apra a democracia em nosso país".

Reply

CORONÉL, VC ACHA POSSÍVEL REVERTER 14 MILHÕES DE VOTOS PRO SERRA EMPATAR E GANHAR DA QUADRILHEIRA???

NÃO VAI SER FÁCIL.
VAMOS EM FRENTE E DESISTIR, JAMAIS.

ALVARO

Reply
Laudelino Marcos Silva mod

Agora é DILMA LADEIRA ABAIXO e ZÉ SERRA ACIMA!

Reply

Deveriam agora, todos os jornalistas e repórteres fazer a ressalva de que essas pesquisas não tem margem de erro confiável, são apenas uma aposta em quem vai ganhar, ou seja, tendência, como os próprios donos desses "institutos" estão afirmando.

No primeiro caso citado neste Post, se fosse um trabalho estatístico confiável, o resultado deveria estar no intervalo entre 53 e 57%. No entanto, a margem de erro só nesse primeiro ficou entre 7% e 9%.

Já pensou, Coronel, se esses "institutos" estivessem fazendo pesquisa científica de remédios para salvar vidas? Seguramente todos estariam mortos se usassem os remédios com emprego dos seus "estudos estatísticos".

Reply
Homem Americano mod

A DÚVIDA DE MARINA

"Marina morena, Marina não vá se pintar (de vermelho)..."

Em pronunciamento na noite deste domingo em São Paulo, ela pediu que o partido faça uma reunião plenária que incorpore, além dos militantes, "os núcleos vivos da sociedade", refererindo-se a intelectuais e artistas, entre outros segmentos. "Façamos a discussão no partido, mas que esses núcleos vivos sejam ouvidos", afirmou.
Segundo a candidata, a discussão é necessária porque os votos pertencem ao eleitor. "Vamos fazer uma discussão. Que sejam ouvidos o Movimento Marina Silva, os intelectuais. Faremos uma plenária para avaliar nossa posição. O voto não é da Marina, nem de José Serra, nem da Dilma. O voto, fora da visão patrimonialista das coisas, é do eleitor", afirmou.


Ei! Então ela se tornará defensora do aborto a depender da corrente? Gilberto Gil, Caetano, Gabeira, etc., etc., estarão entre os "intelequituais"? Viadagem nos dia presentes é sinal de inteligência. Será que irá apoiar a descriminalização do aborto a depender da ordem interna do partido? Apoiará quem se manifesta com ironia contra o ser que criou e organizou o átomo (segundo Einstein) e eu acrescento: e ainda faz a estrutura pensar?

Não se faz mais religiosos como antigamente.

Reply

Cel, é tão fácil desconstituir a mentirosa, que se reuniu ontem em Brasilia com setores evangelicos para tentar acabar com a imagem de abortista, é juntar todos os videos em um só, mostrando o que ela disse do aborto,e da vida pregressa dessa senhora , e enviar para todas as igrejas evangelicas e catolicas do Brasil.
E outra o povo é um pouco burrinho, tem evangelico que votou em Marina por ser evangelica, mas Marina não foi sincera na sua religiao, ela tergiversou, falando em plebiscito, para agradar os abortistas. E`hora de mostrar a verdade a todos. Serra 45

Reply

Antes que a petralhada comece a mentir, vale ler os jornais de outubro de 2009 e a frase da Abortiva. Ela diz:
"A ex-ministra Marina Silva não é uma pessoa que representa o projeto do presidente Lula."

Vai desmentir isso também?

Reply

A Abortiva acha que Iemanjá é Nossa Senhora. Está na imprensa. Vão desmentir também. Basta ler isso por exemplo:

Depois de participar, na segunda-feira, de um culto evangélico na igreja Assembleia de Deus, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil, PT), tomou, hoje, um “banho de axé” e participou da missa na igreja do Senhor do Bonfim. A pré-candidata do PT tem procurado se aproximar dos religiosos.

Vestida de branco, como manda a tradição, Dilma Rousseff chegou à igreja às 7h15. Antes de subir as escadarias do templo, tomou um “banho de axé” – folhas de aroeira e pingos de água foram jogados em seu corpo.

Em que, afinal, ela acredita? Ela acredita em algo? E o eleitor brasileiro, deve confiar em alguém assim?

Reply

Deu na Folha:
"A pílula do dia seguinte é um dos métodos contraceptivos criticado pela Igreja Católica e distribuída pelo Ministério de Saúde. Diferentemente do que Vargas sugere, sua adoção foi decidida antes de o tucano José Serra, rival de Dilma no segundo turno, ser titular da pasta.
O secretário de Comunicação do PT defende ainda o isolamento da ala do partido pró-legalização. "Agora é hora de envolver mais dirigentes na campanha. Foi um erro ser pautado internamente por algumas feministas. Eu e outros fomos contra".

Pelo jeito, essa gente agora quer rifar as "feministas" para tentar enganar quem é contra o aborto. Que gente sórdida! Eles não acreditam em nada. Se precisarem, vendem a mãe, os filhos, tudo. Só importa o poder. Fora rataiada!

Reply

Faltou a análise da eleição para o Senado, no Paraná. Acho que nesse caso as pesquisas definiram a eleição, pois apontavam Requião com uma diferença de cerca de 20% para Gustavo Fruet (PSDB) e o que se viu nas urnas foi uma diferença de menos de 2%. Se as pesquisas apontassem essa tendência, não descarto que uns 100000 votos do Requião virassem para o Fruet, fazendo com que este ganhasse a vaga do boquirroto no Senado

Reply

Está na hora de regulamentar esta atividade em período eleitoral. Chega de ser utilizado como instrumento de manipulação e indução do eleitorado.
Fosse nos EUA e tais "institutos" já teriam cerrado as portas... de vergonha!

Reply

Na verdade a boca de urna na PB deu Zé Maranhão com 53% Coronel, sem possibilidade alguma de haver segundo turno.

Os erros foram maiores ainda, e mais uma vez as urnas calaram a boca dos institutos.

Reply

Se pesquisa é uma tendencia porque não colocá-la no destaque que merece:num rodapé de uma página interna do jornal ou junto com as noticias de economia ou politica externa ?

Reply