Quem te leu, quem te lê.

Vejam, agora, o que diz o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, hoje, na Folha, em artigo com o título "Eleição sem prognóstico":

A essa altura a maioria dos eleitores, em todas as camadas, já tem o voto para presidente decidido e a parte que não está completamente resolvida é relativamente pequena. Mas ela é decisiva diante da indefinição sobre a realização ou não do segundo turno, revelada hoje pelo Datafolha. A exemplo das duas eleições anteriores é impossível afirmar de forma isenta, a cinco dias da votação, se Dilma terá mais votos do que a soma de seus concorrentes. Muita coisa acontece na última semana de campanha. Até o momento da confirmação do voto para presidente no próximo domingo parte considerável dos eleitores, mesmo os mais decididos, dedicará maior atenção ao noticiário político, dará uma espiada no horário eleitoral ampliando sua audiência e trocará mais ideias em seu entorno. Estarão diante da decisão final, memorizando números de candidatos, buscando notícias, comparando percentuais, envolvidos enfim e concluindo as escolhas, de uma vez por todas. O último debate terá mais atenção e alcance do que os anteriores. Será visto principalmente pelos interessados e decididos, que julgarão com indulgência o desempenho de seu candidato. Se Dilma não repetir o erro cometido por Lula em 2006 ao desistir na última hora, poderá expor-se como centro das atenções. Se não repetir no último as deficiências apresentadas no primeiro debate, sairá com o usual empate induzido pelas regras e pelo engessamento imposto pelas assessorias. Às ondas de repercussão do debate se somarão outros movimentos eleitorais e informações de véspera que se propagarão até as urnas. A maioria permanecerá imutável, mas é a minoria que ainda não se decidiu que assumirá o protagonismo da eleição. Em 2002, faltando cinco dias para a eleição, Lula obtinha 49% dos votos válidos e chegou a 46% nas urnas. Em 2006, no mesmo momento, sustentava 53% e a apuração lhe conferiu 49%. Ambas foram para segundo turno. Hoje, Dilma conta com 51%. Esses dados reafirmam que já não é inesperado o segundo turno e que prognósticos sustentados há um ano, seis meses ou um dia antes da eleição têm uma origem comum: torcida. Buscar resultados futuros a partir das intenções de voto serve para exercícios acadêmicos ou partidários, mas sempre sujeitos à soberania dos eleitores diante das urnas.

10 comentários

Definitivamente, não faço parte dessa média aí indicada pelo prognosticador, pois não vou parar para ver debate ou comício algum, já que estou como aqueles evangélicos que têm como muito bem claro em quem não votar, ou seja, em gente do PT, FARC, Cuba et caterva.

Fico torcendo para que as urnas revelem justamente o contrário do que esses prognosticadores estão vaticinando, como ocorreu na Colômbia e no Chile recentemente, ainda mais que só agora a maioria da população está realmente sabendo do que ocorreu na Casa Vil.

Reply

Estou com o anônimo das 7,10.Sei muito bem o que não quero e somo a isso a avaliação do perfil de cada um, não na peça de propaganda.Os perfis estão claros.A Dilma mostrou claramente tratar-se de uma farsa grotesca.Eu que já não gostava da "raça" passei a odiar.

Reply

Meia democracia, com o grande contingente do eleitorada transformado em devoto do lulismo, isso não é uma democracia plena, aí só quando a população inteira, for libertada da ignorancia, e os 52,3% da excluída população brasileira, passar a ler mais do que as plaquinhas de "beba cocola"

Reply

"A essa altura a maioria dos eleitores, em todas as camadas, já tem o voto para presidente decidido e a parte que não está completamente resolvida é relativamente pequena."

mas de que buraco da cabeça esses caras tiram essas coisas??????

ao menos espero que essas adivinhações saiam de algum buraco da cabeça, se eh que me entendem...

Reply

ou seja.....tá tirando o dele da reta.....engraçado é que a 8 dias da eleição, na sexta feira, ele dizia tudo ao contrário......

Reply

O fecho do texto é muito interessante. Desde quando, na Democracia, o resultado das urnas não foi soberano? Todo mundo sabe que o que sai das urnas é a melhor pesquisa. Então por que estavam colocando a candidata governista como presidente desde sempre? Mesmo quando Serra estava liderando as intenções, previam que a candidata governista venceria. Agora, quando as curvas de intenções começam a inverter a vantagem da governista, vem o chamado soberano das urnas. É o que fizemos desde o início e eles fizeram tudo para dizer que estávamos errados.

Reply

Coronel, atente para a nota abaixo, publicada pelo CH em sua coluna de hoje:

28/09/2010 | 00:00
Alívio no PT: ex-diretor dos Correios adia revelacões à PF
O ex-diretor de Operações dos Correios Marco Antonio de Oliveira estava disposto a "abrir o jogo", em seu depoimento na Polícia Federal, nesta terça, detalhando o espantoso esquema que revelou à revista Veja, incluindo um pedido de propina de R$ 5 milhões para “resolver pendências” na campanha de Dilma Rousseff (PT). Mas, alegando problemas de saúde do seu cliente, que estaria com hipertensão, ontem à noite o advogado dele pediu adiamento à PF, que transferiu o depoimento para a próxima segunda-feira, dia seguinte às eleições. O comitê petista de Dilma Rousseff ficou aliviado. Ele confessou que fazia “prospecção” de novos “clientes” para Israel, filho da ex-ministra Erenice Guerra, para negócios com o governo Lula

A PF tá de sacanagem. Mas já ajuda em caso de 2º turno, caso o depoimento seja bombástico e vaze pela internet e outros meios.

Reply
carlos mroberto/guarulhos/sp mod

coronel
concordo com ti, da minha parte se Aecio precisar de meu voto para se eleger a presidente no futuro, não terá nem meu e nem da familia.
Posso acrecentar isso até aos mineiros sejam quem for.Minas não vé que caso o pt fique no poder eles destruiram o pais.Vai ser dificil pegar de volta o q é de todos os brasileiros ¨¨A DE MOCRACIA, A LIBERDADE¨e quando pegar de nvo eles teram acabado com o pais

Reply

Quanta massada para dizer que haverá turno! Ehehehehehe3

Reply

Não cumpre com o contratado deve devolver o dinheiro recebido da Dilma. Ora essa !!!

Reply