Serra vai criar ministério para cuidar de pessoas com deficiência.

Todos nós temos parentes, amigos ou vizinhos que possuem algum tipo de deficiência. 14% dos brasileiros fazem parte deste universo que sofre com a falta de atendimento especializado e de políticas públicas. Um contingente de 30 milhões de brasileiros e brasileiras entre os que sofrem direta ou indiretamente com esta situação. Envie esta matéria para alguém de suas relações que viva ou conviva com este problema para que, elegendo Serra, possa cobrar o que está prometido. Abaixo a matéria do Estado de São Paulo:

O candidato do PSDB a presidente, José Serra, deve anunciar hoje, em Minas Gerais, a criação do Ministério da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele viaja para Poços de Caldas, no sul do Estado, onde fará uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e terá um encontro com lideranças de vários segmentos de pessoas com deficiências.
Quem está à frente desta programação da campanha tucana é o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), atual presidente da federação nacional que congrega 2.070 APAEs do País. As associações atendem cerca de 400 mil deficientes, mas a fatia do eleitorado que está envolvida com esta questão é bem maior.
"Escolhemos Poços de Caldas para sediar o encontro porque temos várias entidades voltadas para esta questão na cidade", diz o deputado, que aposta no anúncio do ministério nesta quarta-feira.
Como Serra criou uma estrutura administrativa específica para cuidar da pessoa deficiente tanto na Prefeitura de São Paulo como no Estado, a expectativa dos tucanos é de que, uma vez na Presidência, ele faça o mesmo nacionalmente. "Deve ser um ministério amplo na defesa dos direitos desses segmentos, passando pela educação, saúde e formação para o trabalho", aponta Eduardo Barbosa.
O parlamentar lembra que, quando esteve à frente do Ministério da Saúde, Serra foi o autor da portaria que prevê o atendimento especial à pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). "Na Presidência, ele terá que universalizar este atendimento que ainda é muito acanhado".
Segundo ele, a política de assistência social do eventual governo Serra terá também um segmento voltado para o envelhecimento da pessoa com deficiência, que em décadas passadas morria muito jovem e, hoje, tem uma média de vida muito semelhante à de qualquer brasileiro.
Eduardo Barbosa diz que a legislação é "muito boa", mas que existe vácuo entre lei e ação. "O discurso da inclusão não entrou na ação concreta do governo", afirma.

9 comentários

Esperamos a presença do Aécio Neves, firme, forte, onipresente, sorridente e demonstrando confiança, não é mesmo, Coronel?

Reply

Ah, ia me esquecendo, esperamos também a presença do Itamar Franco!

Está na hora da UNIÃO, deixar de lado ressentimentos mesquinhos, e lutarmos com unhas e dentes para tirar essa CORJA de VAGABUNDOS¹³ do Poder!

Reply

O Itamar vai estar lá com certeza. Me encontrei com ele no médico essa smana aqui no Rio e deixei bem claro nossa posição.

Li que a Primeira Muda e e Dilmocréia foram passear no Sarah-Brasilia hoje espero que o Serra vá gravar lá o Centrinho em Bauru e entreviste todos os usuários.
É incrível só no CPA eles fazem 27 atendimentos diários e não tem paulistas ve todos de fora do estado.
Agora parece que o SUS está assumindo uma parte do atendimento e os usuários estão com medo que o atendimento decaía.

Reply

Louvável iniciativa.

Reply

tô na área
E com isto já chegamos ao 50 ministérios ou faltam alguns ainda?.
Mais pelegadas?.
quantos ministérios serão ENCERRADOS JÁ QUE SÃO INÚTEIS?
Fala Serra do c...!!!

fui..

Reply

UNIVERSIDADES DO MAL.

Coronel, abusando de sua boa vontade, solicito que permita esta nota chamando a atenção dos preciosos leitores de seu blog para o texto "Universidades do Mal", publicado no site Mídia sem Máscara, de autoria de Ipojuca Pontes, baseado em informações do programa radiofônico do presidente Lula.
O que se pretende para o futuro do País é de arrepiar os cabelos e gelar os ossos.

Penso que esta é a época não do silêncio dos inocentes, mas do silêncio dos cúmplices.

Deus o proteja.

Reply

Meu filho é deficiente, tem autismo. Acho a ideia excelente. Estamos abandonados à própria sorte. Para que ele tenha tratamento adequado, nós abrimos mão de coisas excenciais. Espero que o Serra ganhe e nos ajude. È difícil ter uma pessoa deficiente, sem ajuda do governo a situação piora.
vou votar em José Serra.

Reply

Boa noite Coronel,
Escrevi um comentário sobre o post, mas por incompetência minha perdi-o. Resumindo: Serra editou o decreto-lei que institui o Programa Passeio Livre (link no site da prefeitura de SP) e como governador irradiou esta ação para todos os municípios paulistas através de associações e fundações de apoio aos municípios.
Parabéns pelo trabalho!
Valeu
Gabriel

Reply

Salve.
Só para constar que o comentário das 03,33 não é anônimo não.

Reply