Pego na mentira, Mantega vem a público reconhecer que manipulou dados.

Da Folha de São Paulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou entrevista coletiva ontem para rebater reportagem da Folha que apontou erros e distorções nos dados do boletim de estatísticas divulgado terça-feira pelo governo. Mantega afirmou que não tem problema em reconhecer falhas e disse que "evidentemente pode ter algum erro" num documento com mais de 130 planilhas. Disse, porém, não aceitar acusação de manipulação de dados. "Nós não costumamos manipular dados, não sei se a Folha está manipulando a informação", afirmou. Mantega, no entanto, foi obrigado a reconhecer alguns erros e não conseguiu justificar a escolha de dados que elevam a diferença entre o crescimento da renda per capita nos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso. Na tabela que aborda a evolução da renda per capita no país, o gráfico mostra os dados desde 1994. No entanto, ao fazer o cálculo de quanto a renda cresceu em determinados anos, o ministério optou por destacar o crescimento de 24,3% acumulado de 2003 a 2009 (governo Lula) e de 3,5% acumulado de 1995 a 2002. Questionado sobre por que o ministério não comparou a renda de 2002 com a de 1994, o que apontaria para alta de 6,2% da renda per capita no governo anterior, Mantega afirmou: "Aqui não tem referência a nenhum governo, 1995 (foi escolhido) porque é um período mais próximo. Não tem uma justificativa. Eu não peguei esse parâmetro. A assessoria do ministério que fez". Sobre o uso eleitoral do documento pela candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff (PT), cuja campanha publicou o boletim em seu site no mesmo dia da divulgação, Mantega afirmou que os dados são públicos e estão disponíveis na página do ministério na internet. "O ministério não enviou para ela, e ela tinha como pegar porque está na internet. Qualquer um pode pegar."
.....................................................................................
Ao final da coletiva, Mantega deu uma gorjeta ao garçon da água mineral: uma nota de três reais.

6 comentários

o que?

os petralhas não conseguem elaborar uma planilha com miseras 130 paginas que não contenham erros?

imaginem essa gente construindo um avião, que tem pra mais de 300 mil peças!

Reply

1995 eh um período mais próximo?

do que?

eh mais fácil contas as mentiras que contam a partir de 1995?

Reply

imagine se não tivéssemos ainda esse naco de imprensa livre que, sei la como, ainda resiste no Brasil...

pelas mentiras espalhadas pelo governo petralha iriamos acabar nos convencendo que estávamos morando na Suíça...

Reply

Isso é uma munição e tanto nas mãos desses criminosos mal intencionados, pra cima de uma populalação que detesta informação,...só Deus ,....

Reply

Trocando em miúdos... os dados foram manipulados sim e não há justificativa. Afff... não quero nem pensar em como este país vão ficar no caso desse bando de ladrões continuar no poder.

Reply

Muito bem denunciou na Tribuna do Senado na última tarde, que o governo federal petralha tem inflado os números das estatísticas que são apresentadas à população, como objetivo eleitoreiro.
É uma cambada de incompetentes, mas acima de tudo, é uma cambada de corruptos, bandidos mal intencionados, que trazem no DNA o vírus do crime.
Petralha não consegue sobreviver sem ser criminoso.
Nestas eleições o povo brasileiro vai mostrar que está FARTO de tanta mentira.

Reply