Onde estão os votos?

Hoje, dentro da margem de erro, as pesquisas publicadas, exceto Datafolha que sai na próxima semana, tirando-se os exageros e manipulações, estão informando que a diferença no primeiro turno está entre 3% e 5% a favor de Dilma. Isto repete 2006, quando a diferença final foi de 7% a favor de Lula. Naquela eleição, em todas as pesquisas Lula perdeu cerca de 3% e Alckmin subiu os mesmos 3%, derrubando os institutos que pregavam uma vitória do petista em primeiro turno. Na tabela abaixo, acrescentamos os indecisos nas intenções de votos dos dois candidatos, por região, proporcionalmente ao que eles têm no Ibope. Projetamos, assim, a participação  que Serra e Dilma teriam neste momento sobre os votos válidos. Colocamos os números oficiais de Lula e Alckmin para fazer a comparação do resultado oficial de 2006 com o resultado do Ibope neste momento, em 2010. Vejam como ficou:

Algumas conclusões:
  1. Há muito a disputar no Sudeste e Serra deve crescer mais do que Dilma. Minas é a chave de tudo. Como sempre.
  2. O Sul apresenta um resultado ruim para Serra, em relação ao que Alckmin obteve. Ou, como todos suspeitam, a subida de Dilma no Ibope de ontem, de quatro pontos, está errada.
  3. Serra está no mesmo patamar de Alckmin no Centro-Norte, mas Dilma está bem abaixo do que Lula conseguiu. É o efeito da candidatura de Marina, que está tirando mais votos por lá. No entanto, parece haver espaço para disputar mais votos na região. E não é no Amazonas, que é caso perdido e não vale a passagem de avião. É no Pará e, especialmente, nos estados do agronegócio, mostrando que Dilma é MST e MST é Dilma.
  4. Por fim, Dilma ainda está bem abaixo de Lula no Nordeste e Serra está acima do que Alckmin conseguiu em 2006. A estratégia ali deve ser de manter o patamar alcançado.
O estudo acima está aproximado. O objetivo era dar outro ângulo de análise. Ao que parece, as regiões Sul e Sudeste podem ser mais fechadas com Serra do que o Nordeste com Dilma. E esta seria uma vantagem e tanto. Se o Manoel do Gente Decente  ou o Lúcio Neto que adoram estatística, quiserem fazer o estudo exato, boa sorte!

18 comentários

Coronel , olhe esta .É para pensar...
Observando e comparando os dados regionais das duas últimas pesquisas IBOPe , olhe o que concluí numa artmética básica:
Região norte : igual nas duas D 40% JS 33%
Região Sudeste : D 37 e agora 35% . Serra se mantem igual 35% logo ... ela desce 2% ou serra sobe 2% ok?
Sul D= 31 e agora 34% . Serra 46 e agora 42% . Logo a diferença que era de 15 passou para 8 pontos ela sobe 7 ou ele desce 7 0k?
Região Ne . D 49 e agora 46 . Ele 25 e agora 27. A diferença que era de 24 favoráveis a ela caiu para 19. Logo Ela desce 5 pontos ou ele sobe 5 pontos, ok?
Se voce somar numa matemática simples de perdas e danos fica tudo igual, ok? Os sete pontos perdidos no sul compensa os sete ganhos com Nordeste + sudeste. Logo a diferença que se manteve de 5 pontos entre as duas pesquisas estaria correto certo?
NÂO, a perda dos 7 pontos no sul corresponde a aproximadamente 1,4 milhões de eleitores e os ganhos do Ne e Se somam respectivamente 1,8 milhões e 1,2 milhões . Logo a diferença em favor de serra para esta pesquisa seria de aproximadamente 1,5 milhões a mais em relação a Ela o que corresponde a aproximadamente 1,5% .Como poderia o total ficar igual 39 34? Não é aproximação demais?? ou jeitinho de mais???
É para pensar e verificar se procede.

Reply

Coronel, A imprensa se vendendo os focas da redação todos ou a grande maioria se vendendo vão sentir saudade da democracia, mas Serra vai salva-los e os proximos anos dirão quem estava com a razão.
Collor soltou uma boa frase quando foi expurgado. O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO. Hoje todos alinhados SARNEYS-UMBERTOS-LULAS-DIL-MÁ-BARBALHOS-ROSEANES DO MARANHÃO-ZÉ DIRCEU-COLLOR, ETC

Reply

ate aquele analise que esta la no isento parece interessante...

o comunista ricaço pode ajudar Serra com esse seu showzinho do atraso...

muito militante dinossauro petralha pode migrar para o sujeito em busca dos "velhos tempos" e cair fora da candidatura da boneca...

Reply

Pesquisam que validam o golpe de estado promovido pelo PT.

Reply

Tudo muito bem, tudo muito bom.
Pesquisa é isso ai, agrada a uns desgrada a outros.

Essa pesquisa do ibope Dilma esperava ter subido mais e Serra adorou que ela não subiu.

Uma coisa tem que se ficar atento.
Em todas pesquisa Serra é quem tem o maior indice de rejeição entre os candidatos.
Marina o menor.

Nessa pesquisa a única que dimunuiu o indice de rejeição foi Dilma, Serra e Marina aumentaram.
Isso num segundo turno é fundamental.

Outro detalhe que vc sempre citou.Dilma perdia entre as mulheres, hoje não perde mais está 1% a frente de Serra.E, entre os homens Dilma tem 10% a mais.

Essa reviravolta entre as mulheres significa o que ??? Que hoje a mulher diz, as mulheres podem mais.
Elas podem ser chefes, supervisoras, gerentes,deputadas,senadores,governadoras, pqe não presidente.

A mulher já está mudando aquele racionicio que mulher não vota em mulher.
Mulher tem que valorizar a mulher.
E. essa eleição vai ser um marco, vamos eleger uma mulher.
======================================================================CORONEL.
Como sempre diz Aécio, ele diz que quem dizia era era o avô.
Ser presidente é destino...... a historia mostra isso.

Sarney foi uma fatalidade.


Collor queria ser vice do Covas/Covas não quis. Collor fez um programa eleitoral, com aquela bela estampa como dizem alguns, entrou na simpatia da Globo e faturou.

Itamar nunca seria presidente,até então nunca tinha ganho nem a prefeitura e nem o governo de Minas, foi numa desgraça que levou Itamar,o impedimento do Collor.

FHC.em 78 foi suplente mesmo com á ajuda do Lula e todos os sindicatos, quem ganhou foi Franco Montoro.

Perdeu a prefeitura de SP.
Um ano depois pegou a 2ª vaga pro senado, empatado com Helio Bicudo,quase não ganha.

Em 1994 ia ser candidato a dep. federal pqe não tinha votos p/ senador.

Mario Covas é quem ia ser o candidato do PSDB a presidente,Franco Montoro a governador e um radialista que fazia cidade alerta a senador/PFL junto com Serra, numa aliança.

Ai veio o destino e FHC que não tinha voto p/ nada ganhou a presidencia de mão beijada, foi ser o ministro do Itamar.

Agora Dilma,o candidato do Lula não era Dilma, Nem Dilma nunca pensou nessa possibilidade.

Os candidatos eram Zé Dirceu e Palocci, ness ordem.
Olha a mão do destino ai de novo.

Reply

coronel, sugiro a postagem da foto que se encontra no facebook onde se vê a dillmanta jovem com um trabuco próximo a ela.

Reply

O que o Serra tem que fazer, é partir para o ataque seguro e certeiro, nos ponto fracos, e tem que ser logo, que depois pode ser tarde,...pra começar foi muito light no debate da bande, tá na hora de churatar o pau da barraca,...O que não fala é motivos,....

Reply

Esses números são difíceis de acreditar, especialmente no Sul e no Sudeste.

Reply

O Índio só faz campanha no Rio de Janeiro????

ele é candidato a vice presidente ou vice prefeito???

Reply

Que números são esses desses "institutos" de pesquisa?!! Isso aí é o mesmo esquemão mentiroso aplicado em São Paulo e Rio, só que a nivel nacional. No sul petralha não tem vez, tanto é que Beto Richa, atual prefeito de Curitiba e canditado do PSDB ao Governo do Estado, na eleição passada trucidou aquelazinha da Gleisi com mais de 77%. Porquê agora na última pesquisa ele aparece só com 5/7% de vantagem para o 2º candidato (da coligação do capeta), se é oriundo do norte do estado, o que lhe confere ainda mais votos dos eleitores do interior aos da capital? E quem vota nele para governador, vai votar em quem para presidente? A não ser que as máquinas de votar já estejam acertadas para fraudar!!! Acorda povo brasileiro... O comunismo está aí para enganar todo mundo - só está esperando você piscar!!!

"Apuração termina em Curitiba, e Beto Richa é reeleito no 1º turno
Apuração está encerrada na capital do Paraná.
Tucano teve 77,27%, contra 18,17% de Gleisi (PT)".

http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL784333-15693,00-APURACAO+TERMINA+EM+CURITIBA+E+BETO+RICHA+E+REELEITO+NO+TURNO.html

Reply

Os mineiros poderiam fazer o favor de indicar Twitters e endereços de blogs aos militantes do restante do país e elencar quais são os grupos de maior expressão e potencial mobilizador em Minas para que possamos coordenar esforços ?

Por mais singelo, um retweet contribui na formação de uma onda.

Sugeriria ao Coronel abrir um painel à direita linkando os Mineiros mais engajados e efetivos pela eleição de Serra.

Reply

o G1 eh nojento!!!

coloca agora uma manchete sugerindo que a critica feita por Serra a redução de repasses para as APAES era falsa e publica notinha do MEC dando aquelas explicações de sempre...

só que mais abaixo, em menor destaque, o representante das APAES, que eh quem esta mais por dentro de tudo, CONFIRMA A DENUNCIA FEITA POR SERRA!!!!!!

Reply

Anonimo das 7 de agosto de 2010 12:48,

Tu és petista, tu estas plantando intrigas no campo do adversário. Como não me parece ser um petralha doente, vou deixar passar, mas lembre-se, tu não me enganou.

Reply

A Dilma de verdade:
http://www.youtube.com/watch?v=0RWVQwURm-A&feature=related

Reply

DILMA-ESTELA ROUSSEFF.
PASSADO NEGRO-AGRESSIVO.
PRESENTE OBSCURO-MENTIROSO.
FUTURO NOCIVO-DITATORIAL.
PENSEM BEM. NÃO VOTEM NISSO!

Reply

Coronel, entendo que as expectativas entorno do debate foram superdimensionadas,já no nível da ansiedade de um lado e medo pânico do outro.Na oposição a expectativa de um massacre,o que corresponderia a liquidar a luta no primeiro round.Na situação a postura defensiva para evitar que isso acontecesse e procurar chegar ao fim do combate.Os governistas conseguiram seu intento,o que para eles tem sabor de vitória.Agora pergunto eu:seria prudente uma postura excessivamente contundente nesta altura? Todos os eventuais danos poderiam ser reparados, além de fornecer argumentos para continuar fugindo.Do ponto de vista das avaliações o resultado foi excelente, a anta fujona não tem poder ofensivo nenhum e o defensivo é bastante vulnerável seja pela farsa que representa ou pelas limitações dela.Quanto aos outros dois ficou claro o descarte.Ademais o veículo (Band) tem penetração bastante modesta comprovado pela audiência registrada.

Reply

As pesquisas, contestadas ou não, podem dar aquilo que chamam de oportunidades para melhoria. Dai o interesse em dados fidedígnos e íntegros. Identificam-se pontos forte e fracos, traçam-se as estratégias e táticas para atuar. As análises podem identificar, também, aspectos diversionistas. Ou seja, dados que podem induzir a focar em aspectos que, na realidade, não eram os prioritários, induzindo à perda de tempo e recursos em resultados parcos. Os quadros do post são muito interessantes, bem como a análise. De todo modo, a situação de Serra não é nada que não possa ser superada. Principalmente porque a empáfia está pousada na campanha adversária.

Reply

Gente,

Dá vontade de chorar qdo vejo estes jornalistas chapas brancas dizerem que Dilma foi bem no debate.

Ela foi péssima, pq não existe palavra pior.

Ela estava assustadora, com um esgra para baixo que ela tem, deve ser um tique nervoso.

Ela se expressa pessimamente, tem o olhar vazio de uma pscicopata ( confirmado por dois psiquiatras, que trabalharam anos no Pinel, lidando com eles) parece um tanque de guerra, parece antipática e prepotente além de elitista.

Como falou uma pessoa simples mas inteligente que viu o debete: cada vez que vejo essa mulher fico com mais medo!

Tentar vender essa mulher como mãe é uma loucura. Ela não é mãe, nem mesmo madastra!!!!

Reply