E os céus?De acordo com o Ibmec-RJ, supondo uma taxa de ocupação entre 40% e 50%, a tarifa do trem-bala da Dilma deveria custar o dobro da que foi exigida no edital. Mas, dobrando o preço, a tarifa ficaria R$ 100 mais cara se o brasileiro optasse pelo avião. Por isso, Roberto Zentgraf, coordenador dos MBAs do Ibmec e coautor do estudo, pergunta: "É melhor investir em infraestrutura de aeroporto, para receber as pessoas que vêm para cá, em segurança ou no trem-bala?". Ou, em outras palavras, é de se questionar desde já a escolha por fazer um trem só para Dilma ao invés de acabar, de uma vez por todas, com o temor de mais um caos aéreo em plena Copa do Mundo.
Só lotado!Cálculo preliminar feito pelo Ibmec-RJ concluiu que o trem-bala da Dilma, que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, só terá viabilidade econômica se houver lotação integral durante toda a operação, o que, no entanto, é impossível. Pelo visto, depois de dar o trem-bala para sua ungida e ficar sob ameaça de levar um processo um pouco mais gordo na Justiça Eleitoral intentado por "uma procuradora qualquer", Lula ainda pode acabar seu mandato sem o tal trem. É isso que dá inaugurar edital... ele poderia, pelo menos, ter esperado a maquete!
.................................................................................Nosso comentário! O trem-bala é uma estupidez. Um roubo. Um esbulho contra os cofres públicos. Não existe nada que justifique tal obra, a não ser meter a mão e enriquecer a companheirada. A capacidade do trem-bala será de 32 milhões de passageiros por ano. Sabem quantos passageiros viajam pela ponte aérea Rio-São Paulo? Pouco mais de 4 milhões por ano. Alguém tem notícia de falta de vôos? A passagem do trem-bala está estimada em R$ 200. Sabem quanto custa a passagem aérea? Comprada com 30 dias de antecedência, hoje, pela Gol, está custando R$ 169. É ou não é uma obra estúpida, imbecil e que demonstra o despreparo ou a má fé da candidata Dilma Rousseff(PT)?
Veja, acima, a rota do trem-bala. Meia dúzia de cidades serão beneficiadas com o quê? Com estações para quê? Para ir ao Santuário de Aparecida? O projeto está orçado, inicialmente, em mais de R$ 30 bilhões, mas informam técnicos que deverá passar de R$ 50 bilhões. São quase 5 anos de Bolsa Família! Quantos hospitais?Quantas escolas? Quantos presídios?Quantas estradas? Quantas clínicas? O trem-bala é um assalto ao bolso de cada brasileiro. Leia, abaixo, a reportagem publicada sábado em O Globo. Clique e amplie.
29 comentários
Trem-bala com sete estações num itinerário tão curto. Sabiam que o Eurostar dá prejuizo ? E é Londres Paris.
ReplyCARO AMIGO VC VIU QUE A AMBEV ATRAVÉS DA CERVEJA BRAHMA, VEM FAZENDO CAPAMNHA PARA DILMA. ELA DIZ QUE A LATA MUDOU PARA VERMELHO?
ReplyVC VIU ISSO.....
pô, a Marina eh uma tremenda faísca atrasada...
Replyainda não deu tempo de se informar sobre o assunto, filha?
Cel, pela WEBJET ou pela OCEAN AIR, vc viaja SP (Guarulhos) - Rio (Stos Dumont) por 99 reais. E não precisa de tanta antecedência na reserva, compra-se por esse preço com apenas 4 dias de antecedência. Voi semana passada pela WEBJET por esse preço, ida e volta 198 reais. Trem-Bala SÓ IDA é estimado em 199 reais.
ReplyCoronel
ReplyDo blog do Augusto Nunes:
"Sanatório Geral
26/07/2010
às 13:20 \ Sanatório Geral
O sorriso do Garcia
“Nós nunca vivemos num clima de liberdade de imprensa comparável”.
Marco Aurélio Garcia, assessor presidencial para complicações cucarachas, comemorando com aquele sorriso e outro toptoptop o primeiro aniversário da censura no Estadão."
Coronel, o desgoverno 51 teve 8 anos para arrumar os aeroportos não consegui o Serra vai tirar de letra estará tudo resolvido sem sobrepreço na data prevista.
Replyo raciocínio do tal presidente ai da associação sei la o que ferroviária eh, no minimo, dos mais estúpidos...
Replycomo sempre, no Brasil, estamos atrasados em quase tudo e ai resolvemos a questão sempre num toque de magica...
basta fazer um trem desses para entrarmos no tal primeiro mundo...
o imediatismo brasileiro eh impressionante, sem contar a fixação por fazer parte desse tal primeiro mundo sem fazer as lições de casa....
E a transposição do rio São Francisco, como é que está o cronograma? Será mais um elefante branco?
ReplyO Trem-bala só é viável entre cidades com pouca diferença de altitude. Basta ver os existentes no mundo. Entre S. Paulo e Rio existe um desnível de mais de 700m. Qualquer engenheiro sabe que rampa de 1,5% e curvas com raio mínimo de 200m já são grandes problemas para trens comuns, imaginem para trem de alta velocidade.
Replymorg
morg
Tem que dizer para o Lula e para a Dilma, passar um dia no Beto Carrero World. Lá sim, vão poder gastar nosso dinheiro muito bem. A Dilma, até poderá dar tiros de espingarda, para rememorar os velhos tempos.
ReplyAnônimo das 14:40,
ReplyÁhh, mas aqui, a coisa vai ser diferente. O PT irá administrar o trem-bala com o pessoal dele mesmo. Pessoas que trabalharão baratinho, baratinho. Nem vai dar para notar que tem alguém "administrando" o trem-bala.
Coronel,
ReplyEste trem Bala está muito parecido com o "Fura Fila" do maluf e seu pupilo, não passa de cortina de fumaça em ano eleitoral, como podem lançar este monstrengo se não fizeram o basico? cadê a infraestrutura do País? portos, aeroportos e outros projetos estruturantes, Transnordestina, transposição do São francisco; a industria naval, em oito anos conseguiram inaugurar apenas um casco de Navio.
tô na área
Replyalô turma
foi lançado um projeto com dados ESTIMADOS e chutados iniciais,já que não são comparados com as dezenas de trens-bala existentes no mundo.
Assim ficar discutindo dados sôbre ESTAS ESTIMATIVAS é chutar no escuro,sendo que o pouco que se sabe são as cidades do itinerário e mais nada.Já se postou os preços das linhas de trens-bala neste blog,sugeriu-se a triplicação ou quadruplicação de linhas de trens no roteiro COM CUSTOS BEM INFERIORES(trens rápidos) e com mais utilidade pois transportaria PESSOAS E CARGAS,o que o trem bala não executa.A estimativa de passageiros é superior ao da pónte aérea DEVIDO A REDUÇÃO DE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS E CARROS no trajeto,mas para isto tem que haver muita compensação no custo da passagem o que parece não haver.Se implantar trens rápidos(150 km/h)entre os itinerários,as passagens serão mais baixas,o tempo menor que ônibus e automóveis e ligeiramente superior à aérea que exige os deslocamentos,esperas e desembarques de aeroporto.Teremos então transporte bom,barato e com capacidade de aumento em volume por várias décadas.
fui...
Como é que é, Dilma? "Vamos construir e melhorar os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, e hidrovias"? Mulher, nem nosso porto de Itajaí foi consertado ainda, depois das enchentes. Vocês só prometem, prometem, prometem, e o dinheiro não vem nunca.
Replyeu acredito que o Eurostar de prejuizo, assim como quase tudo na Europa... Agora repare que os trens funcionam na America do Norte (EUA + Canada) desde do seculo 19 com razoavel eficiencia (cortam os dois paises de dimensoes continentais)Aqui, ninguem fala de "trems bala."
ReplyIsto é antigo. Uma das promessas do então candidato do César Máia o Conde era um desses briquedos ligando o Rio à barra da tijuca ( a barra segundo alguns jogadores de futebol fica fora da cidade do rio). Pois é, conde sumiu sem coseguir dar o golpe no fundo da Real Grandeza e o trem ... bom, o trem... ainda , acredite, continua sendo só um modo de falar dos mineiros, como eu. A gente ainda vai ter que aprontar um arregaço neste trem sô.
ReplyFica aqui uma sugestão: início de uma mobilização nacional contra o trem-bala.
ReplyMostrando com números o que dá para fazer com o dinheiro do trem-bala é fácil o povão entender que é uma furada!
Furada pro povão, bem entendido - já para um seleto grupo de pessoas será uma boa...........
O projeto do trem bala do cachaceiro, para desempacar a anta, é igual ao projeto fura-fila do pitta e maluf. Só serviu para roubar dinheiro. Com certeza, agora maluf apoiando o cachaceiro, ele é quem está dando as coordenadas.
ReplyEsse projeto não vai sair do papel, pode ser até aprovado, enterrado milhôes de reais, e ficara uma obra inacabada, como ficou o fura fila, que agora foi modificada pelo Serra e esta tendo uma utilização diferenciada, tendo em vista que o fura-fila assim como o trem bala, são coisa de coisos que gostam de roubar.
Lá no isento tem um tal de Bernardo Figueiredo (Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres)defendendo o trem bola com a tradicional falta de argumentos petista.
ReplyMago
a ultima obra petralha inaugurada - um porto sei la aonde - desabou uma semana depois da inauguração...
Replyfoi só bater uma marolinha que veio tudo abaixo...
a duplicação (vejam bem, eh duplicar o que já esta construído!) da BR-101 eh prometida desde sempre...
nunca sai por inteiro do papel...
ai os caras querem me convencer que vão fazer trilhos de trem novinhos em folha, aonde só ha mato, com aquele orçamento apresentado?
eh uma pais de tolos mesmo...
Eles precisam de vitrine. Lá se vão 8 anos de vitrine e mentira. Primeiro foi o Fome-Zero, depois PAC, depois Pré-SAl, agora trem-bala. Fazer que é bom , não fazem nada. Só propaganda. O governo MAIS mentiroso que "eçepaiz" já teve.
ReplyCoronel, a vantagem do trem bala é segurança. Pra aquelas pessoas que tem medo de viajar de avião, como eu. Trem-bala é mais seguro?
ReplyQue palhaçada, nosso transporte ferroviário de media e longa distância é ridículo e vamos fazer trem bala???
ReplyNos países desenvolvido só se TAV qdo os trens comuns já tinham uma malha completa e o tráfego aéreo saturou.
Além do monte de tuneis ainda tem o detalhe da diferença de altitude que comentaram aqui, tem uma serra a ser transposta (e um Serra também), isso é um puta pipino pra um TAV que, obviamente vai encarecer.
Maluf - Pitta - Fura Fila
Lulla - Dilma - Trem Bala
O luLLa é o Maluf do século 21, só falta falar "foi luLLa que fez", alias eLLe fala com mais PTulância, pois antes dele eram as trevas.
Quem mora em sampa sabe a merda que foi o fura fila do Pitta, só foi inaugurado 3 mandatos depois com um puta desperdício de dinheiro.
Os petralhas querem quebrar o Brasil!
Gino/SP
POR QUE O GOVERNO TEM QUE BANCAR ESSE TREM?
ReplySE FOSSE RENTÁVEL, A INICIATIVA PRIVADA FARIA PARA LUCRAR!
Coronel,
ReplyAlguém comentou a diferença de altitude entre São Paulo e Rio ( + ou - 700 mts ).
É bom lembrar que MADRID fica a 655 mts e tem AVE para Sevilla e Barcelona, entre outras.
Críticas, mas com fundamento, por favor !!!
Esse trem bala é sim uma propaganda ã bala!
ReplyIsto é, é puro marketing de campanha, uma bbagem, como outras tantas de um governo que criou um Ministério da Pesca apenas para dar emprego para uma cambada de petistas. Deveria se chamar Ministério do PT.
Por isso temos que eleger o Serra para acabar com esse desperdício de dinheiro público para dizer o menos.
Não é Trem-bala, é Trem-maria mole!
ReplyPela licitação da Dilma, ele teria que parar em 7 estações! Como pode?
Trem-bala sai de um ponto e chega ao outro rapidamente. Não é lotação, senão perde o sentido. Essa mulher é uma anta mesmo!!!
EStá mais para trem-bola...
ReplyBem, bem, como serão as estações onde este TGV irá parar? Terão quer ser bem cuidadas e limpas, não adianta ter TGV e os banheiros das estações serem uma buraco imundo no chão sem papel higienico ou qualquer outra comodidade higienica.
ReplyNão seria melhor começar do começo?
"Não adianta reconstruir o umbigo quando o calcanhar é todo partido"
O Brasil parece uma mulher desesperada, doentia querendo parecer bonita, faz qualquer coisa injetou botox desde cima a baixo, cortou pelancas, adicionou silicone, fez transplante de cabelos, mas quando sorri ... é banguela!