Nunca Lula esteve tão longe de um Nobel da Paz: ainda bem que o mundo acordou.

Presos políticos não existem nas democracias.

Uma greve de fome de 85 dias não foi suficiente para convencer ao Governo cubano de que era necessário preservar a vida desta pessoa, acima de qualquer diferença ideológica. 85 dias não foram suficientes para mover a compaixão de um regime que se vangloria de sua solidariedade, porém na prática aplica esta solidariedade unicamente a seus simpatizantes.

Nada podemos fazer agora para salvar este dissidente, porém podemos ainda alçar a voz em nome de Guilermo Fariñas Hernández, que há 17 dias se encontra em greve de fome em Santa Clara, pedindo a libertação de outros presos políticos cubanos, em particular aqueles em precário estado de saúde.

Sem dúvida, a greve de fome é uma arma delicada como ferramenta da protesto. Seria perigoso que qualquer Estado de Direito se visse na obrigação de libertar aos privados de liberdade, se decidem recusar sua alimentação. Porém estes presos não são como os demais, nem Cuba cumpre as condições de um Estado de Direito. Trata-se de presos políticos ou de consciência, que não cometeram outro delito que fazer oposição a um regime, que foram julgados por um sistema judicial de independência questionável e que sofreram penas excessivas sem haver causado nenhum dano a outras pessoas.

Os presos políticos não existem nas democracias. Em nenhum país verdadeiramente livre, alguém vai para a prisão por pensar diferente. Cuba pode fazer todos os esforços de oratória que deseje para vender a idéia de que é uma “democracia especial”, porém cada preso político nega na prática esta afirmação. Cada preso político é uma prova irrefutável de autoritarismo.

A isto se soma o fato de que se trata de pessoas com uma saúde muito debilitada. E aqui é certo que importam as razões pela qual alguém tenha ido para a prisão.Todo o governo que respeite dos Direitos Humanos deve ao menos mostrar compaixão ante estado débil de uma pessoa, no lugar de chamá-la de “chantagista”.

Sempre tenho lutado por uma transição cubana até a democracia. Sempre tenho lutado para que esse regime de partido único se converta em um regime pluralista e deixe de ser uma exceção no continente americano. Estou convencido de que em uma democracia, se alguém não tem oposição, deve criá-la, não persegui-la, reprimi-la e condená-la a um inferno carcerário como está fazendo o regime de Raúl Castro.

O Governo cubano tem agora em suas mãos a oportunidade de demonstrar ao mundo os primeiros sinais dessa transição democrática, que desde há muito tempo esperamos. Tem a oportunidade de demonstrar que pode aprender a respeitar os Direitos Humanos, todos os direitos dos seus opositores, porque não tem nenhum mérito que respeite somente os direitos dos seus partidários. Se o Governo cubano libertasse os seus presos políticos, teria mais autoridade para reclamar respeito ao seu sistema político e a sua forma de fazer as coisas.

Estou consciente de que ao fazer estas afirmações me exponho a todo o tipo de acusações por parte do regime cubano. Me acusarão de imiscuir-me em assuntos internos, de desrespeitar a sua soberania e, quase com certeza, de ser um lacaio do “império”. Sem dúvida, sou um lacaio do império: do império da razão, da compaixão de da liberdade. Não vou eximir-me quando se vulneram os direitos humanos. Não vou calar-me quando a própria existência de um regime como Cuba é uma afronta à democracia. Não vou calar-me quando se põe em cheque a vida de seres humanos, para defender uma causa ideológica que prescreveu há anos. Tenho vivido o suficiente para saber que não há nada pior do que ter medo de dizer a verdade.

Óscar Arias, Presidente de Costa Rica.
Prêmio Nobel da Paz - 1987
Artigo publicado hoje, no jornal El País, da Espanha.

20 comentários

Veja fervendo.

@diegoescosteguy - Vocês terão 12 motivos para gostar da capa, @marcia1907, @L_Dornelles, @janadepine e @HugoAg0g0.

Reply

Esse mereceu o prêmio Nobel da paz. Desmascarou a ditadura comunista cubana e seus ditadores cruéis e sanguinários que não se constrangem em beber o sangue de seus povo e engordar seus cofres abarrotados de dólares na Suíça. Os jurássicos apodrecem um pouco a cada dia e o fim do regime da escravidão do povo se avizinha. Preparem-se para assumir as suas liberdades num sistema democrático.

Reply

Que bom se tivessemos no Brasil um Presidente com essa coragem e dignidade Óscar Arias. Mas o que temos aqui é um "lacaio" de Fidel, um ser ignóbel enojante. Um nanico não só de estatura, mas de ética, moral, dignidade, honestidade e muito mais.

Reply

QUE ENVERGADURA! QUE BRIO!
ESTA AHI UM EXEMPLO DE ESTADISTA E DEMOCRATA.

PARABENS PRESIDENTE ARIAS ! QUE DEUS O ABENÇOE!

É DAS PEQUENAS REPUBLICAS CENTRAL-AMERICANAS QUE SURGEM OS GRANDES DEFENSORES DA DEMOCRACIA EM NOSSOS DIAS!
ENQUANTO ISSO, LULA, NOSSO DITADOR COMUNISTA SEGUE INVESTINDO CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA...

Reply

Excelentíssimo Sr.Presidente Oscar Árias



BEM HAJA!


ass. Povo brasileiro

Reply

Explodiu.

@diegoescosteguy - Tá bom, eu conto: a principal testemunha do mensalão entregou o Vaccari à Procuradoria-Geral da República.

Reply

Coronel

O bolchevique marco aurelio garcia, continua sendo nosso representante oficial nas relações exteriores.

Hoje, perante jornalistas estrangeiros, defendeu lulla quando este psicopata comparou dissidentes cubanos com bandidos.

Presumo quem è um grande bandido nesta história toda, è esse bolchevique aurelio garcia e lulla, seu porta-voz oficial.

Quanto ao Brazil, que se f*!

"Marco Aurélio Garcia afirma que Brasil não se relaciona com dissidentes

Declaração foi dada nesta sexta-feira a correspondentes estrangeiros

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse nesta sexta-feira que o Brasil não se relaciona com dissidentes, nem de Cuba, nem de nenhum outro país.

— Não somos uma ONG. O Governo do Brasil encara as questões de forma responsável —, disse Garcia a correspondentes estrangeiros em São Paulo, ao insistir que o executivo não se relaciona com dissidentes, nem em Cuba, nem em outros países."

(...)

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2837132.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

Reply

Como estão distantes desta TERRA DE BOTOCUDOS os verdadeiros ESTADISTAS. OSCAR ARIAS, da pequena COSTA RICA é um gigante da Democracia. Esse, sim, merece o prêmio NOBEL.
Nós, infelizmente, temos um boçal, um idiota populista E BOQUIRROTO, com pendores de tiranete,cuja diarréia verborrágica induz o aplauso inconsequente de um enxame de gafanhotos comedores das verbas da nação. Sem senso do ridículo, incapaz de autocrítica, o inveterado palanqueiro de carroceria se acha em condições de dar lições ao mundo democrático.
Lullarápio, antes de tudo é um vagabundo e ladrão,um aproveitador que aplica sobre a massa ignara
o mais sórdido estelionato político. Politicamente é um fascista sindical que, sejamos realistas, não serve nem para engraxar os sapatos de OSCAR ARIAS. O pinóquio inaugurador do nada, cujo troféu é o pibizinho de menos 0,2 não tem STATUS de governante. Está na presidência, mas não saiu do balcão do boteco. O mais próximo que conseguiu chegar é de um fenomenal extrato bancário alimentado pelas comissões imorais que abocanha nos negócios públicos.

Reply

tô na área.
O Oscar deu os árias da graça e está pulando do barco,pois quando voou para cima de Honduras estava defendendo a quem?.
Bom para o defunto cubano pois só com sua morte apareceu o Oscar para falar.

fui

Reply

Lula já é ganhador inconteste do "Prêmio Ignóbil", cuja atribuição está condicionada a razões diametralmente opostas às da outorga do Prêmio Nobel. Assim, não há nem como falar em Prêmio Nobel para Lula. A não ser que estejam dispostos a desmoralizar totalmente o prêmio, como já fizeram com todas as distinções injustamente conferidas a esse rebotalho político e humano.

Reply

premio ignóbil, e o vencedor é....
lullah da silva!!!
hahaha! quero viver para ver isso.

Reply

Descubriram, finalmente, que o Lulla é uma impulhação. É um enganador profissional, corrupto e canalha.

Reply

Bravo Óscar Arias! Invejo os costa-riquenhos. Tenho muita vergonha do brasil de lula.

Reply

Cel,

Lula vai ganhar o Premio Pinocchio do Ano!

Átila

Reply

.

É a máscara caindo...

Demorou mas desmoronou...

Não há mal que perdure para sempre:

Hitler, Duce...



AP

Reply

O primeiro pecado
(Giulio Sanmartini) O primeiro pecado é citado na Bíblia em Ezequiel (28:11 a 19): “Tu dizias no teu coração: Eu subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” Referindo-se à soberba de Lúcifer, pretendendo ser igual ao Seu criador. Por isso ele foi lançado aos infernos pelo arcanjo Miguel.

A soberba como orgulho, arrogância, presunção, é mais do que um pecado capital, é rainha e raiz de todos os pecados, geralmente é considerada como mãe de todos os vícios.

A soberba pequena, mesquinha e vingativa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta levado tudo a perder, especialmente na política internacional.

Ver texto completo em Prosa&politica Blog da Adriane Vandoni

Reply

Uau, isso é que é um verdadeiro merecedor do Nobel da Paz. Quanto ao Noço Guia, é um verdadeiro merecedor do prêmio do Colar de Folhas de Coca.
Espero que consigam salvar o jornalista.

Reply

Gostaria de saber porque nenhum jornal ou revista publicou este pronunciamento do Oscar Arias. Será que eu passei batida?? Alguém me explica?

Reply

Coronel
página para se assinar pedindo a libertação dos presos políticos de Cuba.

http://orlandozapatatamayo.blogspot.com/

http://firmasjamaylibertad.com/ozt/index.php

Reply

Pobres de nós brasileiros....
Estamos nas mãos de um corja sem nenhum escrúpulo !! Sonhando com um
presidente que tenha a integridade
de Oscar Arias , quem sabe o patrio
tismo de um Alvaro Uribe ( único a lutar contra os traficantes das farc enquanto outros governos se aliam a eles ). Nobel para lulla ?
Ele só merece o troféu framboesa ,
dado pelos americanos aos enganado-
res , aos canastrões de segunda linha...

Reply