Incrível! Lula e FHC empatam no Rio. Sem Ciro Gomes, FHC abre 3% de vantagem.

Para medir o grau de isenção do instituto de pesquisas Vox Populi, reproduzimos, acima, um dos discos apresentados para os entrevistados do Rio de Janeiro, em pesquisa registrada no TRE-RJ e realizada para o jornal O Dia. A pergunta correspondente ao disco acima, apresentado aos entrevistados, era: AGORA VOU TE MOSTRAR UMA LISTA ONDE ALGUNS CANDIDATOS APARECEM COM ALGUNS APOIOS. SE OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES E TIVESSEM ESTES APOIOS, EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PRESIDENTE? Ao colocar José Serra com o apoio de Fernando Henrique e Ciro Gomes sem apoio algum há, nitidamente, uma intenção de favorecer Dilma Rousseff, calcada em cima da popularidade do presidente Lula. Para mascarar a intenção, colocam Fernando Gabeira como apoiador de Marina Silva. Há, claramente, a pior das intenções em relação à José Serra e a Ciro Gomes, o primeiro sendo apresentado com um apoio absolutamente irrelevante tendo em vista a sua posição no cenário político nacional e o segundo como um candidato sem o apoio de ninguém. A questão, colocada desta forma, altera a resposta do entrevistado, tendo em vista que dá pesos diferentes aos nomes. É ilegal? Não, claro que não é. Mas é completamente mentirosa, nojenta, imoral, na velha e boa metodologia chapa branca da Vox Populi. Ou Xov Ilupop. A propósito, nem o instituto e nem o jornal divulgaram os resultados desta questão, sonegando a informação do público. A pesquisa mostra Lula 1% à frente de Fernando Henrique Cardoso. Já no cenário sem Ciro Gomes, Fernando Henrique Cardoso abre 3% de vantagem sobre Lula. Ou não é isso que a pesquisa está medindo?

9 comentários

Coronel,

Atenção é tudo.

É claro que cada "empresa" pode, e deve, montar o seu questionário da forma que acha mais proveitoso.

Mas não podemos "deixar prá lá", sem cuidados, essa alterosa gangue.
Eu, quando ví o questionário apresentado no Rio, fiquei assustado com a saliência desse pessoal.

Jacutinga

Reply

Inacreditável, estão desesperados, imagino o que acontecerá com as urnas...

Reply

Esquece essa pesquisa! Ela é antiga. Foi feita entre os dias 20 e 22. Já está 1 semana atrasada.

Reply

Para dar um "incremento" a mais à cadidatura da das trevas, deveriam acrescentar que ela tem o apoio de mais dois ex presidentes : Sarney e Collor.

Reply

O Xov Ilulapop perdeu totalmente a credibilidade e só se ouve ranger de dentes.
Artur VHH

Reply

Cel,

Com certeza vc deve se lembrar da origem do sobrenome Lula da Silva. Foi uma das espertezas do sindicalista, que para usar o apelido na cédula eleitoral, proibido pela legislação, foi com toda a família num cartório e mudou o nome, acrescentando o Lula.
Vale a pena checar se a guerrilheira sem predicado algum já não foi em algum cartório e mudou o nome para acrescentar um "do Lula" no meio ou ao final, para espertamente e sem constrangimento algum se aproveitar da popularidade do presidente macunaíma.

Abs,

Carlos M.

Reply

Lula vai acabar ganhando uma úlcera assim. Depois de ser surrado duas vezes por FHC no primeiro turno, e já sentindo um cheirinho do que lhe reserva a avaliação histórica do seu governo num futuro próximo (seu lugar é o de um feliz beneficiário das reformas de base promovidas pelo seu antecessor), agora tem de engolir mais essa, hehe.

Reply

Alguém ainda leva a sério esse Vox Lula, um instituto prestador de serviços?

Reply

Sei não se não deveria ser solicitado acompanhamento internacional para garantir a lisura das eleições. Esse pessoal do lula é capaz de tudo e as urnas eletrônicas não são difíceis de fraudar.

Reply