Quem diria que, 104 anos depois que um gênio chamado Santos Dumont voou pela primeira vez em Paris, com o 14 BIS, um presidente brasileiro iria comprar o pior avião de guerra do mundo, pelo dobro do preço do mercado, que jamais vendeu uma só unidade e fabricado, justamente, pelos franceses. Lula vai entrar para a história como o novo "pai da aviação". Da aviação francesa, é lógico.
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Justiça seja feita a vários comentaristas que, há semanas, vêm postando esta notícia na área de comentários. Confesso que li a matéria e não vi onde estivesse escrito que 126 Rafale tivessem sido oferecidos por U$ 10 bilhões. O que entendi é que o caça foi descartado por não cumprir requisitos que, entre outros, até poderia ser o seu alto preço. Bom, o assunto explodiu em um dos mais importantes blogs do Brasil e novas evidências podem surgir.
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ATUALIZANDO: onde existe algum texto que afirme que o Rafale foi oferecido por U$ 79,4 milhões de dólares cada um para a Índia? Nos textos que este Blog encontrou é afirmado que o Rafale, por nao atender aos mínimos requisitos técnicos, foi alijado de uma concorrência para comprar 126 caças, estimada em U$ 10 bilhões. Ok? Simplesmente dividir o valor estimado para a concorrência pelo número de aviões é tiro na asa. Até porque o Rafale pode ter sido alijado justamente porque custava muito mais caro, como de fato custa. Finalizando: nenhuma notícia divulgada permite que se chegue ao preço do Rafale, na sua oferta à Índia. Sabemos quanto vão custar no Brasil, que é um valor absurdo em relação aos demais concorrentes. Mas não sabemos por qual preço foi oferecido à Índia. A conta feita fica por conta de quem fez e não tem base onde se sustentar. Antes que algum petralha derrube, derrubo eu.
44 comentários
Do jetsite:
ReplyRafale é "grande mico", opina professor
O caça francês Rafale, o preferido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), é um "grande mico", o pior disparado entre os concorrentes, na opinião de Fernando Arbache, presidente da Arbache Consultoria, doutor em Inteligência de Mercado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas). De acordo com o professor, o Rafale, produzido pela Dassault, é mais caro, não oferece a possibilidade de desenvolvimento conjunto de projeto com o Brasil, e a França não pretende fornecer os códigos-fonte e o sistema de integração entre a aeronave e armas, o que deixaria a FAB totalmente dependente da França. Arbache diz ainda que, caso o Brasil passasse a fabricá-lo e quisesse vender a outros países, também poderia enfrentar o veto francês. "[A França] quer que a gente engula uma aeronave por um preço acima do preço adquirido pela Força Aérea francesa. É um grande erro, um mico, o Rafale. É o pior de todos, em todos os níveis", disse o analista, em entrevista ao eBand. Para Arbache, o Brasil deve comprar o Gripen NG, da sueca Saab. O professor concorda com o relatório da FAB sobre os caças, que apresenta o avião sueco como a melhor opção. Em segundo vem o F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e por último, o Rafale. Ainda um projeto, o Gripen NG seria desenvolvido em parceria com o Brasil. A aeronave atende às necessidades da FAB, é muito mais barata e se adequa às demandas e orçamentos de diversas forças aéreas do mundo. É também a melhor opção em termos de estratégia e política, segundo Arbache. "Exportação, melhoria do parque tecnológico, enfim, tem vários elementos que o Gripen vai trazer para nós. Em segundo lugar, seria o [americano F-18 Super] Hornet, e, por último, mas bem distante, seria o Rafale, o pior candidato disparado", afirma.
Terá de provar a razão dessa escolha.
ReplyEle pensa que ficará para sempre no PUDER...
Imagino que uma rajada perdida de um rafale poderá atingi-lo...
E a maior será, sem dúvidas, que a diferença do preço é para comprar armas para os narcoterroristas das FARC com o nosso dinheiro público.
ReplyCaro Coronel, de fato li a reportagem porem não me recordo em que site, e lá frisava que eram cerca de 126 unidades por 10 bilhoes e que a India, a Força Aerea indiana, estava contra esse modelo por ser dentre os oferecidos o rafale ser o pior de todos. Ainda dizia a nota que mesmo assim o aviao continuava na disputa.
ReplyAbraços CArlos Bonasser
Ora Coronel,
ReplyOs "nossos" Rafales custam um pouquinho mais pois vem com porcas e parafusos sobressalentes....
E de brinde, o último CD de "La Bruni".
COP
Aqui está Coronel....
Reply----------------------
Rafale perde mais uma, agora na Índia
India Drops Rafale From $10B Aircraft Competition
By VIVEK RAGHUVANSHI
Published: 16 Apr 2009 11:10
NEW DELHI - In a major setback to France's Dassault, its Rafale military aircraft has been rejected by the Indian Air Force in its hunt to buy 126 Medium Range Multi Role Combat Aircraft (MMRCA), a contract worth $10 billion.
A senior Indian Defence Ministry official said Dassault was unable to give full technical bid requirements, but refused to give details.
The rejection of Dassault leaves five overseas companies in the race, including Lockheed Martin, which has fielded the F-16; Boeing with the F/A-18 Super Hornet; Sweden's Saab with the Gripen; the Russian Aircraft Corp. MiG with the MiG-35; and EADS, which proposed its Eurofighter .
Dassault's executive in New Delhi was unavailable for comment.
The remaining bidders will move to the flight trial round of procurement, which is likely to begin in the next two months. This will be followed by weapons tests in the country of the respective manufacturers. The commercial bids would be opened only after all trials and evaluations have been completed.
After price negotiations, the contract will be sent for approval to the defense minister, who will send it to the Cabinet Committee on Security for final clearance. The whole procurement could take another five years, another Defence Ministry official said.
The request for proposals was floated in August 2007, and stipulated that the MMRCA should be in the range of 14 to 30 tons and would be used for air defense and air-to-surface operations. Under the terms of purchase, the first 18 aircraft will come in a fly-away condition, and the remaining 108 will be manufactured under a technology-transfer process. Out of the 108 aircraft to be license-produced in India, 74 would be single-seat and 34 twin-seat.
India's state-owned Hindustan Aeronautics has been designated as the production agency that will coordinate and manufacture the license production of the aircraft.
http://www.defensenews.com/story.php...43&c=ASI&s=AIR
Saiu em outras fontes, como a Reuters, e deram a desculpa que o rafale não cumpria os requerimentos técnicos, além do preço altíssimo.
Para o FX-2 é ruim, caso seja decidido pelo rafale, seria muito importante que houvessem outros operadores e a Índia com 126 Rafales ajudaria muito.
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Fazer o quê ? A gente se torna chato e repetitivo, não é ?
ReplyAntecipação. Um qualidade do conjunto da obra de arte que se faz aqui neste BLOG.
E essa negociata não renderia salvo conduto para toda a petralhada ir curtir a grana na França ?
Com direito a modificações pontuais na lei que os acolheria como asilados depois de descoberta, provada e julgada toda a roubalheira?
O governo Lulla I e II não se especializou em aliciar os membros das instituições brasileiras em conchavos e negócios ao estilo máfia do crime organizado no topo da República?
Abdução é um termo muito apropriado para o que está acontecendo com os veículos de comunicação e a opinião pública alimentada por esses.
Para quem nos deve muito pela omissão do Foro de São Paulo o que restaria para justificar o valor de uma assinatura... e me permitam rememorar um desabafo:
http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/03/hora-de-virar-folha.html
Tenho certeza de que o MPF já tomou todas as providências que tem obrigação de tomar e que já está tudo resolvido, podemos ficar sossegados, esse órgão tão atuante, tão elogiado, certamente já está, devidamente autorizado pela justiça , com oitocentos mil ziquolhões de horas de grampos telefônicos sobre aqueles aparelhinhos que o Sarkosy doou e teremos O processo da História do Brasil com biografias e tudo.UFA!
ReplyEu, você, muitos leitores e até o próprio Reinaldo, passamos batidos pela notícia que já vinha pipocando aqui e ali na rede.
ReplySó não me atrevo a dizer que esse escândalo é insuperável, porque ainda não conheço o próximo a ser revelado.
A máquina da máfia lulopetista tem bastante tempo pela frente.
Veja a cópia feita no site india defense - http://www.india-defence.com/reports-4326
ReplyDassault Rafale Fails to Meet Indian Air Force MRCA Minimum Performance Requirements
Dated 16/4/2009
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The French Rafale fighter has been knocked off a $ 10 billion contract to provide 126 combat aircraft for the Indian Air Force. The French fighter, which was one of the six contenders for the race, was officially rejected by the Defence Ministry for failing to meet qualitative requirements for the contract.
The news comes as a bit of a shock as the Indian Air Force has been maintaining that all six contenders – the American F 18 and F 16, the Eurofighter Typhoon, Russian MiG 35, Swedish Gripen NG and the French fighter – had met the technical requirements.
However, a senior defence ministry official made is clear on Thursday that RafalE has been rejected at the technical evaluation stage for failing to meet minimum performance requirements that had been detailed in the tender document. The flight trials for the remaining five fighters are now expected to commence within three months, a senior MoD official said.
"They did not meet the requirements and will not proceed to the next stage. We hope to begin trials within three months with the others that have qualified," a top Defence Ministry official said.
While the French fighter was always considered an underdog in the competition, which has been described as the largest international defence contract in the world, it was been aggressively pushed by the French government. Former President Jacques Chirac and his successor Nichols Sarkozy have been talking about the fighter in all their interactions with India
Lula e Santos Dumont combinam por ser dois picaretas, pois SD não inventou nada, no máximo é o "tio da aviação" como diz artigo de Diogo Mainard. Assim como Lula não é estadista e nem inventou o Brasil, como eles petistas dizem.
ReplyNoticia velha e errada do RA.
Replyhttp://www.avionews.com/index.php?corpo=see_news_home.php&news_id=1103176&pagina_chiamante=corpo%3Dindex.php
O fim da transição
ReplyNa sua estrutura, nas suas funções e no seu espírito, os "movimentos sociais" do campo correspondem ponto por ponto aos sovietes.
Olavo de Carvalho
http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?id=36663
Com relacao ao programa indiano:
ReplyFlight evaluation of the fighters started in August 2009 at Bangalore.[69] The F/A-18E/F and F-16IN completed their field trials by mid-September 2009.[70] The Rafale began trails in late September 2009.[71] As of late October 2009, the IAF has completed the trials of F/A-18, F-16, Rafale, and MiG-35. According to Air Chief Marshal P.V. Naik, all the aircraft tested so far "are going neck and neck".
Tô na área...
Replytratm-se de "pacotes distintos",quantidades distintas,conversões de moedas distintas.
Indo às fontes primárias,observa-se que ainda tem BLOGUEIRO ruim se metendo e repassando notas como reais.
DESCE DAÍ ZÉ,aqui não!!!!.
a maneira mais simples de desmascarar a estrovenga é passar todos os prêços para valôr unitário,extraindo do pacote as outras ofertas como armas,peças de reposição,itens avulsos,etc e converter tudo para uma moeda específica.
Existem moedas envolvidas nas notas(euro,dolar e reais)que simplesmente desaparecem.
fuiiii
Se....
Reply"A Índia abriu uma concorrência internacional para a compra — ATENÇÃO!!! — de 126 caças. Valor que se dispõe a pagar a Força Aérea Indiana: US$ 10 bilhões. Seis modelos participaram da primeira rodada de seleção: os americanos F 18 e F 16, o Eurofighter Typhoon, o russo MiG 35, o sueco Gripen NG e o Rafale. Só um caça foi descartado no começo da disputa: O RAFALE. Justificativa: não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos pela Força Aérea Indiana".
Como é que um ANALFABETO (porem corrupto) compra os mesmos Rafales(DESCARTADOS PELA íNDIA PORQUE NÃO PRESTAM), e conforme:
(http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/
CADA AVIÃO de combate francês custará 96 milhões de EUROS para o contribuinte brasileiro.
-Quem deu essa autoridade para esse analfabeto corrupto, mau carater, que pensa que é rei?
-Será que não existe LEI que possa impedir esse despautério?
-E as autoridade constituidas dessa Pais vão continuar deixando Lula cagar em suas cabeças?
O texto no site não explícita as razões da exclusão. Ou seja, não se fica sabendo nada sobre os porquês.
ReplyMas pela leitura pode-se concluir sim com Reinaldo Azevedo que é muito estranha a brutal diferença de preço nas concorrências da Índia e do Brasil. Contudo, faltam informações que poderiam melhorar o entendimento dessa diferença.
Outro fato interessante: a consideração de que o Rafale era tido como um azarão (underdog). Mas a notícia não explicita o porquê.
Vamos aguardar até que quem realmente entende do assunto comece a se manifestar. No entanto, não parece mesmo ter sido uma mera coincidência o relatório da Aeronáutica não optar pelo Rafale.
Como rouba “Eça” gente!!!Cruz credo!!Lulla está pagando US$158 milhões por
Replyum avião que foi oferecido à India por US$ 78 milhões, seis meses atrás!!Putz..em
cada avião a diferença de preço é de US$ 80 milhões!!!!Barbaridade..que roubalheira..tchê..E
são 36 aviões!! 36 vezes US$ 80 milhões são...P.Q.P!!!Chama a Polííííícciiaaaaaaa!!Sooccoorrooooooo!!
Que culpa o Lulla tem, se os indianos não são lá muito materialistas, não gostam de dinheiro???O povo daqui gostcha!!E como gostcha!!
ReplyPrezado Sr. Cel:
ReplyNa primeira linha:O Rafale foi"abatido"em contrato de 10 bi para fornecimento de 126 ...
The French Rafale fighter has been knocked off a $ 10 billion contract to provide 126 combat aircraft for the Indian Air Force. The French fighter, which was one of the six contenders for the race, was officially rejected by the Defence Ministry for failing to meet qualitative requirements for the contract.
Caro Paulistanoide:
ReplyE se foi abatido porque estava pedindo U$ 20 bilhões pelos 126 caças? É aí que reside o problema. Não dá para fazer a relação preço x "knocked".
Um abraço.
Coronel
tô na área...
Replyvou aceitar as "considerações" do atualizando do blogueiro.
Cadê os "pacotes" oferecidos?,etc..
ah.!
Não esqueçam que por lá,na India, POSSIVELMENTE devem incluir aeronaves para Porta-Aviões que NÃO É NOSSO CASO,além dos BI-PLACES para treinamento,QUE É NOSSO CASO,sempre lembrando DAS ARMAS E OPCIONAIS,etc..
O mérito do RA é que tem boa audiência e possívelmente aparecerá a COMISSÃO do negócio nas entrelinhas.
fuiiiiiiiiiii
Em MG, Dilma diz que vitória da oposição seria o fim do PAC
Replye a sua vitória Dilma, seria o fim da
República Federativa do Brasil.
e zéfini!
Alô OPOSIÇÃO
CHAMEM A REGINA DUARTE!!!!!!
ops..tô na área.
Replyesqueci de mencionar que o anônimo 17:03 citou as quantidades(suponho oficiais)dos mono póstos e bi-postos estipulados pela India.
"
Out of the 108 aircraft to be license-produced in India, 74 would be single-seat and 34 twin-seat."
fuiiiiiii
RA foi na linha contribuinte-eleitor-leigoplus.
ReplyUm sujeito no palanque com a desonestidade intelectual dum Lulla ou duma Dillma saberia tirar uma enorme vantagem dessa matemática.
É a visão política encapsulando um parecer técnico especializado e altamente contextualizado.
Até a geopolítica formata os pacotes e suas respectivas permissões junto aos grandes.
Agora, vamos à limonada.
Mais uma derrota de nossa competente top-top diplomacia. Notícia do ESTADÃO:
ReplyEmbaixador de Honduras expulso em setembro volta à Onu
Diplomata afirmou que sua credencial nunca foram retirada e participou de reunião sem problemas
Jamil Chade
Tamanho do texto? A A A A
GENEBRA - No auge da crise em Honduras, em setembro do ano passado, o Brasil conseguiu articular a expulsão da ONU de um embaixador de Honduras contrário ao ex -presidente Manuel Zelaya. Na época, a diplomacia brasileira garantiu que as credenciais do embaixador haviam sido retiradas. Nesta terça-feira, 19, porém, o embaixador de Honduras na ONU em Genebra, Delmo Urbizo, voltou a representar seu país na entidade. Ele confirmou ao Estado que a retirada de sua credencial acabou nunca ocorrendo.
Veja também:
Micheletti não aceita assessorar Lobo com Zelaya
Lobo criará conselho de ex-presidentes com Zelaya e Micheletti
Diplomatas ligados ao presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, foram expulsos de uma reunião da ONU em setembro depois de uma pressão feita pelo Brasil, Cuba e Argentina. O objetivo era evitar que representantes de Micheletti participassem das reuniões das Nações Unidas. O Itamaraty acreditava que estava em jogo o reconhecimento internacional do governo de Micheletti. Quando Zelaya foi deposto, Urbizo continuou a trabalhar como representante de Honduras na ONU, seguindo ordens do novo governo.
Entre bate-bocas nos corredores, gritos nas sala da ONU e polêmica, Urbizo acabou sendo acompanhado por seguranças para que deixasse a sala de reuniões e impedido de falar. Ao sair, gritou: "Eu voltarei".
"Minha credencial nunca foi retirada e sou ainda o embaixador de Honduras na ONU", afirmou ao Estado de S. Paulo.
Durante a reunião em que Urbizo esteve presente na ONU - que tratava sobre a situação no Haiti -, o Estado constatou a presença da diplomacia brasileira e de outros países que insistiram na expulsão do embaixador. Ninguém, porém, protestou.
Para Urbizo, que já foi ministro e presidente do Banco Central de Honduras, a eleição realizada em seu país foi legítima. "As eleições foram uma festa da democracia, limpas e justas, abertas para quem queria ver", disse. "O que o Brasil fez foi um absurdo. Sabíamos que algo assim poderia vir da Venezuela. Mas jamais do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer ser uma espécie de mediador na região. Mas provou que não tem cintura para isso", completou.
(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,embaixador-de-honduras-expulso-em-setembro-volta-a-onu,498281,0.htm)
Eu tava aqui pensando... Vai ver que tudo é fruto do psicológico. Vai ver que o m´nino, desde pivete lá em Garanhuns, queria tanto brincar de aviãozinho...
ReplySe é que alguem ainda não leu, sugiro
Replyhttp://veja.abril.com.br/blog/de-paris/brasil-franca/quanto-custa-um-rafale/
Se a imprensa fuçar, encontra.
Cel,
ReplyVou discordar da sua lógica e tentar mostrar que dá p/ ter idéia do pacote dos 126 caças, sendo 18 prontos e 108 a serem construidos na própria India, na estatal deles.
Leia o link http://www.flightglobal.com/articles/2009/04/20/325334/indian-air-force-says-rafale-still-in-fighter-competition.html
Lá vc vai ver que o target imposto pelos compradores é de US$ 10 a 12 BI. Se os Rafales continuam no páreo, é por que estão dentro do target. Assim são feitas as concorrências internacionais. Dá-se um target e quem pode chegar, passa p/ a etapa seguinte. Quem não pode, é descartado independente da técnica.
Nós barzucas temos muito o que aprender com o mercado internacional, é não é um lula tonto carregador de isopor que vai entender como se faz.
Coronel,
ReplyEm qualquer análise, sob qualquer ótica, o caso é um escãndalo:
1. (Hipótese mais provável) Supondo que, conforme comentou o JC (o desmentido da IAF é real), os rafales não foram " knocked", logo continuam no páreo e obviamente atendem os requisitos de preço (US$10Bi por 126 aviões), assim como os outros cinco concorrentes. Isto nos faz ver que o projeto FX2 da FAB se propõe a pagar TRES VEZES mais que a Indian Air Force para comprar os mesmos aviões, isto dá uma propina de 200% (NUNCA ANTES NA IXTÓRIA DESSE PAIX).
2. SE os Rafale foram "knocked": Bem aí continuamos com o Gripen e os F18 com custos para o Brasil bem acima dos custos para a Índia, pelas informações da net algo próximo de 30% acima, um roubinho menor mas continua a ser um ROUBO.
Agora o principal, a IAF determinou uma disputa (MRCA) para escolher o modelo a ser aquirido. São várias etapas de análises técnicas e várias etapas de combate aéreo nas mais diversas situações. Por aqui, apesar das análises da FAB (sem testes aéreos, só papelada), o sapo-boi simplesmente define o que ele quer. Este é o principal escândalo.
no meu coment anterior trunquei a sigla disputa (IAF-MMRCA-C):
ReplyIndian Air Force Medium Multi-Role Combat Aircraft Competition
Sugiro ler o Blog de Paris (Antônio Ribeiro) na Veja:
Replyhttp://veja.abril.com.br/blog/de-paris/
Há um ótimo post: "quanto custa um Rafale".
Informações sobre "performance" e "manutenção":
ReplyAviões : o alerta de quem entende
Escrito em 12 de janeiro de 2010 – 11:44 |
http://www.blogalvarodias.com/2010/01/avioes-o-alerta-de-quem-entende/
Cel
ReplyDa série:Nóis sofre mais nóis goza!
veja esta foto emblemática:
http://www.estadao.com.br/fotos/dilma_lula_petro_fabiomottaAE19012010.jpg
A marionete de lula
Dilma de beicinho não consegue apertar um botão se lula não orientar.
Ele tem muito medo que ela erre e aperte o botão errado.
PS. Noto que o hardhat não cabe na cabeça da coroa do cara.
hehehe
tô na área..
ReplyColombia expulsa dois Venezuelanos por espionagem.
Hoje.
aqui
http://elespectador.com/noticias/judicial/articulo182947-das-captura-y-expulsa-supuestos-espias-venezolanos
fuiiii
Coronel,
ReplyTudo o que o LULLA põe a mão vira merda na instantaneamente.
Só para enumerar os fatos mais recentes:
- LULLA mandou sua turma para o HAITI, o HAITI desabou;
- com os RAFALES não vai ser diferente. Podem se preparar.
CORONEL URGENTE
ReplyLEIALaurence Bittencourt) Li hoje na coluna do jornalista Cláudio Humberto três notas quentinhas. A primeira diz respeito a pesquisas internas do PSDB que já apontam Dilma Roussef a frente de José Serra nas regiões Norte e Nordeste do país.
A nota diz que ela “passou e abriu vantagem” e que “assessores tucanos prevêem que a candidata, já em março, poderá assumir a liderança nas pesquisas em todo o País”.
A segunda nota de Cláudio Humberto fala que Dilma deverá trocar (por sugestão de José Dirceu) o atual marqueteiro de Dilma, João Santana por Duda Mendonça. Olhe ai.
E a terceira nota afirma que com o crescimento de Dilma nas pesquisas, “reforça a tendência de José Serra desistir da disputa presidencial para tentar a reeleição
Coronel
ReplyHoje estou sem telefone e consequentemente sem net. Uma boa ação da nossa inteligência bolchevique. Tive de vir a uma Lan House.
E falando do psicopata corrupto. Como pode esse bastardo decidir de modo isento pelos Rafale se, até há pouco tempo pensava que a água do mar era salgada por causa do xixi?
Logo, por eliminação de partes, quanto vai receber de propina? E os generais que se calam, quanto receberam para fecharem a cloaca?
Coronel,
ReplyO preço unitário do Rafale é mantido em segredo. Mas vamos lendo pistas aqui e ali. Veja essa:
"Officials declined to reveal the unit price for a Rafale saying “that can be discussed once India decides on the RFP” but it is estimated that a single fighter could cost anything between $60 million and $90 million."
Está aqui no Indian Express: http://tinyurl.com/ycyahh4
Veja essa outra no site da IDSA:
http://tinyurl.com/yb3pywl
"First, the price matters: the Rafale is one of the most expensive multirole aircraft in the market, with a price estimated at 67 million US dollars, compared to 38,5 million dollars for the MiG-35 and around 60 million for the F-16IN offered to India."
Portanto a conta do RA não estará muito longe da verdade...
Coronel, mesmo que o Rafale fosse excepcional, a Força Aérea não esquece que sofreu o diabo com a manutenção dos Mirage que eram, para a época, uma das melhores aeronaves existentes. Esse mico os Fabianos não esqueceram.
Reply"Officials declined to reveal the unit price for a Rafale saying 'that can be discussed once India decides on the RFP' but it is estimated that a single fighter could cost anything between $60 million and $90 million."*
Reply"... a single fighter could cost between $60 million and $90 million"?
Seria, o preço do Rafale, U$ 79,4 milhões de dólares?
*http://www.indianexpress.com/news/look-at-its-capability-rafale-makers-to-india/384023/2
Ai, que homem feio, Coronel...Cara de pinguço!
ReplyCorone',
ReplyVeja aqui:
http://www.indianexpress.com/news/french-rafale-out-of-race-for-iaf-fighters/447745/
Primeiro paragrafo:
The French Rafale twin-engine multi-role fighter has been knocked off a $10-billion contract for 126 combat aircraft for the Indian Air Force. One of six contenders, Rafale was officially rejected by the Ministry of Defence for what an official called the failure to meet qualitative requirements of the contract.
Inte'.
Rafale+25 telefones encriptados+ humilhação daas FFAA+ salvar a DASSAUT = 36 unid = 10 bi
ReplyGripen+parceria tecnologica+desenvolvimento de produtos + fabrica no Brasil+produção de radar+produção de turbina+fabricação e exportação (custo zero em 10 anos) = 72 unid = 10 bi.
Ver o Brasil vencer e punir os lesa-pátria = Não tem preço.