Araraguaia: dinheiro público virando pó.

Da Folha:

O grupo de trabalho que procura ossadas de guerrilheiros do Araguaia terminou ontem os trabalhos em uma antiga base do Exército, em Xambioá (TO), sem encontrar os restos mortais de Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, importante líder do foco comunista que tentou combater a ditadura militar no início dos anos 1970. As buscas haviam começado anteontem, e seguiam a dica dada por um colega de Osvaldão, que diz ter sido obrigado pelos militares a enterrá-lo. Os peritos escavaram ontem os três "alvos" que faltavam. Encontraram apenas detritos da base -como cartuchos de munição e remédios. Eram procuradas também as ossadas de Pedro Alexandrino de Oliveira, o Peri, e de um camponês que ajudou na guerrilha, conhecido como Batista. Os peritos consideram que, mesmo que as áreas apontadas estejam corretas, as ossadas podem ter sido retiradas pelo próprio Exército (em uma possível "operação limpeza") ou destruídas pelas condições da terra. Com o resultado de ontem, encerra-se a penúltima fase de escavações da atual missão, criada a partir de decisão judicial. Os trabalhos de campo só recomeçam no dia 18, continuando até o final do mês, quando termina o prazo de 120 dias dado pela Justiça para se encontrar ossadas de guerrilheiros.

9 comentários

Coronel,

Bom dia,


Isto e' uma forma de dar dinheiro publico para os advogados e grupos interessados em anistia.

Nao vao encontrar nada, so' osso de passarinho, tatu e outros animais silvestres.

Nao vao encontrar o que nao existe.

.50

Reply

Coronel : Você já ouviu falar em tanque de cal ? . Se um corpo cair "acidentalmente " num lugar desses é totalmante destruido em poucos dias .
Talvez isto tenha acontecido com Osvaldão.
Abraços

Reply

Coronel!

Já gastaram uma grana boa nesta pesquisa de campo...os caras estão fazendo turismo. Puro revanchismo.
Fiz uma postagem no blog OQUENÃOSEDISCUTE sobre isto.
A sociedade pagou para combater os fascínoras, pagou indenizações para os familiares, paga para procurarem seus restos. A parte interessada, os familiares que receberam gordas indenizações não vão colaborar com uns trocados também?

Deus,pátria,família e liberdade!

Reply

Sabia, Coronel, que Xambioá quer dizer pássaro veloz. É lá tem um morro que serve de ninho para as andorinhas.

É o que existe lá e o resto é apenas uma pequena cidade que anda com os passos dos carros de boi.

Sua tranquilidade deve, sem dúvida, estar sendo quebrada por esses arqueólogos.

Reply

Ou seja , como não encontramos nada...então(as ossadas podem ter sido retiradas pelo próprio Exército (em uma possível "operação limpeza") ou destruídas pelas condições da terra)

huahushus...isso é o começo de mais uma milhonada indenização...não achamos...MAS...
AI Meu santomilagreirodostontos.

Reply

Oswaldão , assim como todos os guerrilheiros que se instalaram na Região do Araguaia, não lutavam para derrubar o regime militar e sim para implantar uma ditadura de cunho marxista-leninista, nos moldes da República Popular da China, União Soviética, Albânia e Tcheco-Eslováquia.
Prova disso, é o envio de militantes do PCdoB, para China, antes da Contra-revolução para um curso político-militar com técnicas de guerrilha rural.
O próprio Osvaldão, viajou para Praga, em 1961 e depois para China , onde fez curso de guerrilha em Pequim. De volta ao Brasil, clandestinamente,em 1966, embrenhou-se nas matas do Araguaia, onde acabou sendo morto.

Reply

Os caçadores de ossos voltarão para casa,para mais tarde recomeçar,Estão para receber o titulo de "doutor em ossos".Fácil,perguntem ao Genu.

Reply

Bem... e qundo começará a exumação das vítimas dos comunistas?
Sd Kozel e outros ?
Quando?

Reply

Acabei de ler o livro BACABA - Memórias de um guerreiro de selva da guerrilha do Araguaia - do Sargento Vargas, um ex-combatente do exército na região, onde ele conta na folha 58 do referido livro que no dia 07/fev/1974 próximo a São Geraldo, perto de um grande capinzal foi morto o guerrilheiro OSVALDÃO.
Relata também que o corpo foi levado pendurado em um helicoptero para as bases de Xambioá, Bacaba e alguns povoados onde o GUERRILHEIRO era tido como lenda da referida guerrilha.
Mas não relata onde ele possa ter sido enterrado.

Reply