A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) informou que ex-estudantes universitários que conseguiram se formar graças ao Programa de Financiamento Educativo (Fies) e que, por falta de emprego, não conseguem pagar o financiamento, estão tendo seus nomes enviados para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Ela pediu uma solução ao governo para o caso, assinalando que a Caixa Econômica Federal, que concede o empréstimo, é um banco público e não pode criar situações tão constrangedoras. - Onde está a UNE [União Nacional dos Estudantes]? Por que a UNE não faz passeatas para defender esses ex-estudantes? - indagou. A senadora criticou a cobrança de "juros sobre juros", o que eleva demais a dívida final dos ex-estudantes. Citou o caso de uma advogada recém-formada de Guaíba (RS), que tomou R$ 29 mil para financiar os estudos e, mesmo pagando parcelas a título de juros, agora deve R$ 45 mil. A senadora sustentou que não defende o calote, mas observou que o governo não pode permitir que ex-estudantes fiquem em situação difícil porque não conseguem trabalho depois de formados. - A culpa não é deles - frisou. A culpa é dele, do Lula, que só fez o PROUNI porque isentou de impostos as instituições "pilantrópicas" em geral.
......................................................................................................
A Caixa que coloca os estudantes no pau é patrocinadora da UNE. Logicamente, como para a UNE o que importa é dinheiro, ela não reclama.
10 comentários
Pois e Coronel, o Prouni é bolsa em faculdade vagabunda e algumas medianas, o Fies serve para aqueles que querem se formar em faculdades/universidades de renome, onde não sobram vagas (são concorridas), tem cursos caros (qualidade implica em custos!) e não aderem ao sistema lula de educação "por baixo". São os estudantes que desejam aprimoramento e pensam não apenas em se formar, mas em fazer carreira acadêmica até, mas não possuem cascalho pra isso.
ReplyComo é programa do governo FHC, o Mula quer mais e que eles se explodam. O velho rapozão político que só pensa em palanque e eleição.
Enquanto se subsidiam vendas de carros e geladeiras, o conhecimento de ponta é taxado em juros sobre juros e ainda arrebenta com a ficha creditícia de jovens que ainda nem se estabeleceram profissionalmente.
Mais uma vergonha dessa anta.
Será que a caixa vai colocra no SPC os participantes da passeata gay que receberam 120 mil reais para a promoção do evento?
ReplySugiro aos estudantes que estão sendo colocados no SPC que passem a "queimar a rosca", ou que simulem uma "saída do armário" (os petistas gostam tanto disso) e peçam isenção das cobranças. Tsc, tsc, tsc. Falta pouco para que se torne obrigatório
A UNICEF já existe. Esse governo perdulário e sindicalista já já vai criar a UNE-CEF. Tudo em casa.
ReplyArtur VHH
O quadrilheiro Lula penaliza estudantes e condecora bandidos:
ReplyDono da Dassault foi condenado
por corrupção;
Condecorado pelo presidente Lula durante a visita de Nicolas Sarkozy, o presidente da gigante francesa Dassault, que deverá fornecer 36 caças de combate e tecnologia de ponta ao Brasil, foi condenado em 1998 por corrupção ativa pelo Supremo da Bélgica, no “escândalo Agusta”, empresa italiana de helicópteros militares. Agusta e Serge Dassault foram condenados por subornar dirigentes socialistas. Do CH
FIES é roubada!
ReplyE tem mais. Marisa serrano precisa saber que as Regras do jogo foram mudadas no meio do campeonato!
No governo FHC, ele mudou radicalmente o contrato do FIES. Os estudantes que tinham o empréstimo em curso e ainda estudavam, não podiam abrir mão, nem trancar matrpicula...nada!
FHC retirou os 2 anos de carência para começar a quitar o empréstimo e mudou o cálculo de juros. Era aplicada a Tabela Price e no governo dele foi instiuído juros sobre o valor já com a Tabela.
Eu faço parte dessa "fria"!
Coisa típica de um desgoverno como o de Lula!
ReplyAgora teremos estudantes, desempregados, devedores, e até coisa pior.
Já que para ter feito o empréstimo, devem ter tido de apresentar um fiador ou responsável, e este infeliz será alvo de uma ação de cobrança.
Em 2005 o governo, com o intuito de agilizar cobranças de dívidas, colocou o Brasil ao nível dos americanos, onde ou se paga a dívida, ou se perde o imóvel onde reside, que acaba sendo penhorado para quitar o saldo devedor.
Lastimável, mas é a realidade brasileira!
UNE safada!
ReplyEstudantes fiquem alerta com essa gente da UNE!
A UNE envergonha os estudantes.
ReplyA senadora Marisa Serrano faz uma denúncia que mostra a insensibilidade do governo.
O Mato Grosso do Sul merece esta senadora.
Os outros dois, Walter Pereira (suplente) e Delcídio Amaral não representam o seu Estado e são, sim, puxa-sacos do desgoverno Lulla.
Enquanto isso, edir, renascer, malafaias , universal, etc... estão livres de impostos e sonegando qualquer tipo de imposto.
ReplyBolsa sepultura no cachaceiro cocaleiro, já !!!!
Pena que os trogloditas da direita não tenham lhe concedido essa bolsa em uma só parcela.
FOGO NELLE!!!!
Eduardo.50
Ora, se ela é uma Adevogada, é por quê está trabalhando, do contrário seria apenas uma bacharel, não acha?
Reply