A decisão da FAB de apresentar prós e contras sobre os três candidatos a avião de combate do Brasil em seu relatório final, em vez de escolher o modelo vencedor, não foi uma decisão unânime, segundo a Folha apurou.Prevaleceu o desejo do comando da Aeronáutica de evitar confronto com o ministro Nelson Jobim (Defesa), que já manifestou predileção pelo francês Rafale.Também são finalistas da concorrência para a compra de 36 caças a partir de 2014 o modelo sueco Gripen (Saab) e o americano F-18 Super Hornet (Boeing). O relatório será entregue em breve a Jobim, que o levará a Lula e ao Conselho de Defesa Nacional. Se a decisão for tomada só em 2010, o negócio ficaria para o próximo governo, o que o tornaria incerto.Para justificar sua preferência, Jobim diz que os presidente Nicolas Sarkozy e Lula negociam pessoalmente a transferência de tecnologia da França, e não apenas a compra dos aviões.Isso tem deixado os militares numa posição difícil. Uma escolha que não fosse o Rafale poderia gerar um desgaste político grande para a FAB, que há tempos tenta desengavetar o projeto FX-2.A decisão de passar a bola adiante pode sugerir que os militares, caso a decisão fosse estritamente técnica, rejeitariam o avião francês. Mas não é tão simples, dizem fontes militares. Ainda há dúvidas sobre as três propostas, das garantias de transferência de tecnologia até o suporte oferecido.
16 comentários
Ha 2 anos eu tinha esperanca de q os milicos poderiam ajudar o pais a se livrar de comunas e lulas. Hoje...do comando militar soh tenho nojo. Das tres forcas.
ReplyCoitados dos piloto de caça. É evidente que a escolha ficará a cargo apenas dos politiqueiros.
ReplyJC...FALOU POR MIM !
ReplySABEDORES (E COMO !) DO QUE STA ACONTECENDO, ENTREGUISTAS E TRAIDORES, SE OMITEM !!
PULHAS DE FARDA !
Coronel
ReplyA nossa defesa territorial vai ficar totalmente dependente da França, que JAMAIS vai repassar segredos tecnológicos militares que os podem prejudicar, pois lulla, corrupto convicto, políticos corruptos e militares melancias ou bolcheviques ou bolivarianos (palavra que detesto porque Simon Bolívar era maçom, não era corrupto nem traidor) iriam repassar e vender esses segredos a países inimigos de França. Está nos livros! Infelizmente temos a fama de ser um País corrupto.
Mas esse safado cachaceiro já disse que a escolha seria o Rafale. E a França já avisou que só pode começar a entregar essa merda dos Rafale a partir de 2014. Até lá, o que temos para tanto território? Pipas com cerol?
No entanto, os F-18, operam em todo o mundo 350. Podem ser entregues de imediato, com muitas contrapartidas, entre elas a tecnologia sealth e um radar de ultima geração, capazes de enfrentar com superioridade dos MIGs de chavez.
E ninguém tenha duvidas: nenhuma tecnologia sensível è entregue juntamente com os aviões, pois se sabe que ela pode ser roubada e voltar-se contra que produz esse tipo de aeronaves. Quanto muito, só mesmo o país de origem pode reparar algum defeito nessa área tecnológica. Isso tem de ser entendido e compreendido. Mas imbecis são isso mesmo, imbecis. Palhaços!
O que o panaca imbecil do jobim quer, è utópico, irrealista. Troca de tecnologia? Mas onde se viu isso? Só na mente demente desse panaca e seus seguidores palhaços, entre eles o saito da FA a um passo da aposentadoria, exige semelhante obrigação. Temos uma industria promissora de mísseis. Basta desenvolvê-la que os caças os possam usar! Não esperem nada, mesmo nada das nações soberanas, sérias, pois não colocam em risco sua defesa nem sua soberania, coisa que lulla não fez, bem pelo contrário! Vendeu nosso território! Por quanto? Para ter a fama de ser um dos homens mais ricos do mundo, não foi por pouco! Daí querer também os Rafale que só podem ser entregues a partir de 2014, porque até lá nada temos para impedir a invasão da Amazônia e sua tomada por uma liga de nações altamente industrializadas.
Traição até ao final.
Eu imagino o teor das discussões entre Lula e o Francês sobre tecnologia!!!
ReplyÉ uma pena, o avião francês é o mais caro e o pior, o que nenhum outro país quer.
Apenas uma correcao: F18 nao tem tecnologia stealth e chaves tem sukoys, nao migs.
ReplyAlgo que nossa imprensa não noticiou até hoje:
ReplyDurante a Guerra das Malvinas, um avião argentino fabricado na França (se não me engano, Super-Etandart), equipado com míssil francês (Exocet) afundou espetacularmente uma fragata inglesa, cuja superestrutura era de alumínio. O navio desapareceu em uma bola de fogo.
A PM inglesa Margaret Thatcher ligou para o presidente Miterrand, exigindo dele o código que desabilitaria os mísseis argentinos; após muita discussão, Miterrand cedeu, e revelou o código.
Esta informação foi publicada na imprensa inglesa, a partir de uma série de entrevistas de Miterrand a um jornalista francês publicadas em livro.
Em bom xuxês:
ReplyXiguinte ... com a entrada em xerviço na França dos Rafale, o Ministério da Defesa daquele paíx não sabe o que fazer com os Mirage que xerão desativadoxx. Há poxxibilidade de o Brasil vir a adquirir os Mirage uxados franceses.
Hoje, com a web, já se pode articular informação p2p ao povo francês e europeu em geral dando conta do patrocínio daqueles governos a projetos de comunistas encalacrados na maior parte dos governos sul-americanos clientes das suas indústrias bélicas.
ReplySe a população daqueles países for sensibilizada haverá alguma chance de se abrir um espaço, um lapso de tempo, em que se possa reconhecer os malefícios nesses negócios.
Caro JC
ReplyConcordo consigo, mas essa tecnoloigia foi oferecida juntamente com os F-18. De principio, duvidei e estou procurando onde li. Entretanto, veja o que os EUA oferecem se comprarmos os bi-motores F-18. Melhor que isto, não sei onde o panaca do jobim e a porralouca do cachaceiro vão achar. Da França, não è!
"(...)
Na oferta final encaminhada pela Boeing à gerência do F-X2, segundo Gower, foram incluídos 28 projetos com 25 empresas brasileiras, que poderão resultar em cinco mil empregos diretos e indiretos para a indústria nacional. "Acreditamos que através desses projetos e da transferência de tecnologia, que neste caso estamos autorizados a passar, o Brasil terá mais acesso ao mercado de defesa americano", afirmou.
Gower cita as empresas Northroop e General Electric como possíveis parceiras das brasileiras no projeto do F-X2, caso venha a ser a vencedora. Entre as áreas autorizadas pelo governo americano para a transferência de tecnologia para o Brasil o executivo cita a parte de integração de sistemas aviônicos, radares e armamentos, além de testes e logística integrada.
"Queremos trabalhar juntos com a indústria brasileira e a FAB no desenvolvimento da aeronave e na integração dos seus sistemas, armamentos e software." Gower disse que a Boeing ficou surpresa com o alto nível de qualidade e capacitação das empresas brasileiras."
(...)
http://www.defesabrasil.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=703:boeing-refaz-proposta-para-o-f-x2-&catid=32:fab&Itemid=27
Coronel
ReplyA decisão, infelizmente para a soberania (ainda existe?) do Brazil, está tomada. Propina rolou, rolou e vai continuar rolando, pois a França também è um país corrupto, pôdre e colonialista.
"Lula diz a Sarkozy que comprará caças Rafale
Informação teria sido vazada pelo governo francês a um jornal local.
O presidente Lula deu ao colega francês Nicolas Sarkozy a informação privilegiada, pela qual muitos lobistas se matariam: anunciará em setembro a decisão de fazer o Brasil adquirir os caças Rafale para reequipar a Força Aérea Brasileira. Lula observou que o Rafale "transfere tecnologia". É um negócio de cerca de R$ 12 bilhões. A confidência do presidente brasileiro foi vazada pelo governo francês ao jornal La Tribune."
http://defesabrasil.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=718:lula-diz-a-sarkozy-que-comprara-cacas-rafale-&catid=32:fab&Itemid=27
Deve existir, mesmo que em número reduzido algum homem honrado nessa porcaria que se transfomou as FFAA.
ReplyVala-me Deus que vergonha!
Filoxera, tb sou fan do aviao americano e se eu ainda ligasse pro bem do pais e de suas forcas armadas, torceria por ele. O aviao frances tb eh caro demais. Mas esse cara da boeing foi super evasivo em varias questoes chave.
ReplyNao confio nessa transferencia de tecnologia, nem de um nem de outro.
Acho q como custo/beneficio o melhor eh o Gripen. O q me enoja nisso tudo eh a politicagem...me pergunto quanto o jobim e seus amigos vao receber nessa jogada.
Infelizmente, podem apostar, isso jah tem cartas marcadas com a frança.
Caro FC
ReplyEu também escolhia o Gripen. Sem hesitar. Simplesmente a produção deles è extremamente lenta. Mas para nós, serviam muito bem. Ou então como outro comentador escreveu outro dia. Bastava comprarmos os Kafir a Israel, por pouco mais de 20 milhoes de dolares.
Se defenderam bem Israel, porque não servem para nós? Velocidade, altitude e raio de ação, estupendos para esse caça.
http://pt.wikipedia.org/wiki/IAI_Kfir
Caro Coronel(general)
ReplyNão entedo muito do assunto. Qual a grande vantagem do avião frances, ele voa fazendo beicinho? vem com foto da carla bruni pelada no painel? Ou vai vir com aqueles para-lamas de caminhão com a frase atribuida a De Gaulle " o brasil não é um país sério"?
Não entendo de aviões de combate (entendo alguma coisa de Paulistinha, que sei pilotar), mas, estive vendo alguns vídeos do F-18 Super Hornet no youtube (há inúmeros).
ReplyÉ SIMPLESMENTE IMPRESSIONANTE!!!