O Brasil estava lá, junto com outros 44 países, quando o FMI foi fundado, em 1944, logo após a Segunda Guerra Mundial. Ingressou com uma cota de U$ 3,3 bilhões, uma participação equivalente a 1,4%. O presidente era Getúlio Vargas. Em abril último, o FMI, então com um capital de U$ 217 bilhões, a partir do entendimento dos seus membros, solicitou um aporte de U$ 250 bilhões para enfrentar a crise financeira global, que não sairiam das reservas dos países. O Brasil comprometeu-se a transferir U$ 10 bilhões das suas reservas para o FMI , equivalente a 4% do valor colocado por vários países. O presidente é Lula, para quem tudo é motivo para mentir, enganar e enrolar o povo brasileiro. O valor que o Brasil está colocando é exatamente o mesmo valor que a Colômbia está obtendo do FMI, que ficará à disposição daquele país em condições de juros altamente vantajosas. A Colômbia é sócia do FMI, com 0,36% de participação, um aporte de U$ 774 milhões. É assim que funciona. O FMI é apenas um fundo gerido por 185 países, na proporção das suas cotas, para ajudar países-membros em crise. O Brasil precisou dele diversas vezes e recebeu capital. Quando teve condições, pagou as suas dívidas, pois não devia ao FMI, mas sim a 184 países de quem é sócio. Hoje, por possuir reservas, está injetando dinheiro para ajudar outros sócios, entre outras coisas a comprar produtos do Brasil. É melhor emprestar ao FMI do que emprestar à Bolívia, Venezuela, Equador e Cuba, onde temos recebido sucessivos calotes. Os capitalistas costumam pagar as suas contas. Os socialistas, pero no mucho.
.................................................................................
Em julho de 1944, quando o FMI foi fundado em Bretton Woods, o Brasil possuía dois ministros da Fazenda. Um interino, Paulo de Lira Tavares, que exerceu o cargo por menos de dois meses, e o titular, Romero Estelita Cavalcânti Pessoa. Tendo em vista que a reunião realizada em New Hampshire durou praticamente trinta dias, estima-se que o signatário pelo Brasil na criação do FMI tenha sido o ministro Romero, um funcionário de carreira do Ministério da Fazenda, que foi para os Estados Unidos, mas deixou um interino no posto.
......................................................................................................
O que irrita profundamente é ver o líder nas pesquisas eleitorais para a presidência em 2010, José Serra (PSDB-SP), explicando os porquinhos e a gripe suina, mas não ser capaz de dizer assim: "Lula, você é um bom piadista. Deixa eu explicar aqui para o povo brasileiro o que é o FMI..."
20 comentários
curioso mesmo foi o lugar aonde ele resolveu vomitar essa historia de que "ele estava emprestando 10 bilhões"...
Replydiante de uma plateia provavelmente carente de quase tudo que 10 bilhões poderiam facilmente suprir...
e de gente que nao faz menor idéia do que realmente sejam 10 bilhões...
e lhes falta um monte de coisas, mas diante do cara que prefere emprestar a um fundo internacional do que investir neles próprios, ainda bateram palma...
sinceramente, esse episodio foi a prova final da qualidade do eleitorado brasileiro...foi o ato mais debochado, abusado, cínico e ousado que aconteceu nesses anos de governo petralha...
zombou da cara dos coitados e eles ainda bateram palmas...
ninguém na plateia, provavelmente adestrada para o evento, teve um lampejo de racionalidade para perguntar o obvio:
"mas perai, se tem 10 bilhões, por que não investe na nossa cidade?"
Coronel,
ReplyO texto está impecável, direto e reto como sempre. Mas... tira lá no final o "pero no mucho"... basta "no mucho", pero significa mas, e com ele a frase ficou meio estranha sem uma vírgula separando.
Sugestões:
Os solicialista pagam aún que no mucho (ainda que não muito).
Os solialistas pagam, pero no mucho.
Ou em espanhol puro:
Los putos cancelam, pero no mucho!
Evidentemente, ninguém da imprensa se dá ao trabalho de procurar na rede as informações para verificar nas FONTES PRIMÁRIAS o que esses MENTIROSOS CONTUMAZES dizem. No caso, simplesmente basta buscar as info no site do FMI (www.imf.org). Simples assim.
ReplyNÃO SE EMPRESTA AO FMI. O FMI é, simplesmente, um FUNDO para o qual os membros PODEM contribuir. Evidentemente, qualquer resolução do órgão é decidida por voto, que é proporcional à contribuição.
E é bom que se diga: o dinheiro do FMI é o mais barato. Dependendo do caso, pode ter custo zero. Daí, foi uma canalhice ter pago a dívida do brasil antecipadamente, até porque PAGA OS MAIORES JUROS DO PLANETA AOS BANCOS QUE EMPRESTAM AO DESGOVERNO.
CRIME DO TORTO
ReplyONG intercede por assassino
Uma organização não governamental que se dedica a garantir o respeito aos direitos humanos pediu ontem à Justiça Federal a libertação do soldado que matou um colega a tiros de fuzil na última quarta-feira. O crime ocorreu na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, e envolveu militares da guarda particular do presidente — que não estava no local. Para a ONG Brasil Integrado pela Democracia, sediada em Brasília, o soldado que atirou no cabo Jefferson de Oliveira Santos, 25 anos, não devia estar preso, porque sofre de problemas psicológicos. Ele estaria em tratamento há duas semanas antes do fato. O pedido está sendo analisado pela 10ª Vara Criminal da Justiça Federal no DF e, até o fechamento desta edição, não havia nenhuma resposta.
Matéria do Correio Brasiliense de hoje...
Ai meus sais... talvez o Mulla tenha razão, ler jornais faz mal!
Feliz fim de semana. Paro por aqui.
Coronel
ReplyFora do contexto, mas sobre um assunto que já cheira tão mal, mas tão mal, que resolvo colocar aqui, para ver até onde Brazil está sob dominação estrangeira com total compadrio de lulla.
Não estou defendendo nada nem ninguém, apenas a nossa soberania e ninguém lá fora, no estrangeiro, pode ingerir na nossa soberania e dizer como este canalha deve governar e, muito menos tem autorização para ditar ordens, ameaças e leis.
E ainda muito menos, decidir embargo econômico contra o Brazil.
Refiro-me aos frigoríficos Bertin, maiores exportadores de carne bovina deste planeta. As ONGs estrangeiras que aqui operam e mandam neste desgoverno, estão impedindo de os nossos hiper mercados de venderem carne bovina oriunda da Amazônia, porque provocam o desmatamento. E o INCAR com os assentamentos dos terroristas e assassinos do MST que depois de assentados, provocam o maior desmatamento no Brazil? Para esses não existe punição, mas para os frigoríficos Bertin, já tem represálias até do Banco Mundial e lulla, nem diz nada nem sequer os Negócios Estrangeiros emitem comunicado?
Como è? Tem aqui algo que cheira a podre! As ONGs estrangeiras è que decidem o que è melhor ou não, para o Brazil?
"Banco Mundial rescinde contrato com a Bertin e exige dinheiro de volta: Amigos da Terra pede que o BNDES faça o mesmo - 13/06/2009
São Paulo, 13 de junho de 2009 -
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira anuncia que, após três anos de acompanhamento, conseguiu confirmar, na noite de ontem, um importante objetivo de campanha: fazer com que a International Finance Corporation (IFC), braço para setor privado do Banco Mundial, voltasse atrás em sua decisão de financiar a expansão na Amazônia do frigorífico Bertin, objeto de um contrato em março de 2007. Fontes internas do IFC, em Washington, confirmaram à entidade que o banco já decidiu cancelar o contrato com o frigorífico - maior exportador do Brasil e segunda empresa do setor no mundo - e solicitar o imediato pagamento do valor ainda pendente, equivalente a US$ 30 milhões. O banco também convocou uma reunião interna no final do mês para avaliar os próximos passos.
Desde 2006 Amigos da Terra tem mantido informada a diretoria do IFC sobre as graves violações de sua política que este empréstimo, de US$ 90 milhões, representava. Junto com as entidades do GT Florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, alertou o conselho do banco para a falta de estudos sobre os impactos e para os impactos que seriam gerados pelo aumento de sua capacidade industrial em três estados da Amazônia."
(...)
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=314946
Coronel
ReplyIsto é uma piada:
Conta-se que um homem precisou de um vai-e-vem (serrote) e mandou o filho pedir emprestado a um vizinho.
O menino foi e pediu o vai-e-vem ao vizinho que respondeu:
Se vai-e-vem fosse e viesse vai-e-vem ia mas como vai-e-vem vai e não vem vai-e-vem não vai.
Esse é o caso de serra e outros que tais da oposição
Coronel
ReplyQuem desmascara o Lula é este bom artigo que transcrevo:
"(...)Tal é a natureza espantosa das declarações dele que sua fama de mentiroso e cínico, corrente entre muitos concidadãos, se revela infundada e maldosa. Ele não seria nem mentiroso nem cínico, pois não é rigorosamente mentiroso quem julga estar dizendo a mais cristalina verdade, nem é cínico quem tem o que outros julgam cara-de-pau, mas só faz agir de acordo com sua boa consciência. Vamos dar-lhe o benefício da dúvida e aceitar piamente que ele acredita estar dizendo a absoluta verdade.
Talvez haja sinais, como dizem ser comum entre malucos, de uma certa insegurança quanto a tal convicção, porque ele parece procurar evitar ocasiões em que ela seria desmentida. Quando houve o tristemente célebre acidente aéreo em Congonhas, a sensação que se teve foi a de que não tínhamos presidente, pois os presidentes e chefes de governo em todo o mundo, diante de catástrofes como aquela, costumam cumprir o seu dever moral e, mesmo correndo o risco de manifestações hostis, procuram pessoalmente as vítimas ou as pessoas ligadas a elas, para mostrar a solidariedade do país. Reis e rainhas fazem isso, presidentes fazem isso, primeiras-damas fazem isso, premiers fazem isso. Ele não. Talvez tenha preferido beliscar-se para ver ser não estava tendo um pesadelo. Mandou um assessor dizer umas palavrinhas de consolo e somente três dias depois se pronunciou a distância sobre o problema. O Nordeste foi flagelado por inundações trágicas, o Sul assolado por seca sem precedentes, o Rio acometido por uma epidemia de dengue, ele também não deu as caras.
(...)
Notícia ruim não é com ele, que já tornou célebre sua inabalável agnosia ("não sei de nada, não ouvi nada, não tive participação nenhuma") quanto a fatos negativos. Tudo de bom tem a ver com ele, nada de ruim partilha da mesma condição.
Agora ele anuncia que, antes de deixar o mandato, vai registrar em cartório todas as suas realizações, para que se comprove no futuro que ele foi o maior presidente que já tivemos ou podemos esperar ter. Claro que se elegeu, não revolucionariamente, mas dentro dos limites da ordem (?) jurídica vigente, com base numa série estonteante de promessas mentirosas e bravatas de todos os tipos. Não cumpriu as promessas, virou a casaca, alisou o cabelo, beijou a mão de quem antes julgava merecedor de cadeia e hoje é o presidente favorito dos americanos, chegando mesmo, como já contou, a acordar meio aborrecido e dar um esbregue em Bush. Cadê as famosas reformas, de que ouvimos falar desde que nascemos? Cadê o partido que ia mudar nossos hábitos e práticas políticas para sempre? O que se vê é o que vemos e testemunhamos, não o que ele vê. Mas ele acredita o contrário.
Acredita, inclusive, nas pesquisas que antigamente desdenhava, pois os resultados o desagradavam. Agora não, agora bota fé - e certamente tem razão - depois que comprou, de novo com o nosso dinheiro, uma massa extraordinária de votos. Não creio que ele se julgue Deus ainda, mas já deve ter como inevitável a canonização e possivelmente não se surpreenderá, se lhe contarem que, no interior do Nordeste, há imagens de São Lula Presidente e que, para seguir velha tradição, uma delas já foi vista chorando. Milagre, milagre, principalmente porque ninguém vai ver o crocodilo por trás da imagem."
http://www.estadao.com.br/
estadaodehoje/20080622/not_imp193815,0.php
Lula é um safado.
ReplyDiante desta explicação sobre o FMI só me ficou uma dúvida que gostaria que alguém me respondesse:
é melhor pegar emprestado e ficar devendo ao FMI, ou é melhor emprestar e quando precisar ter que pedir de volta? Aliás; se precisar pode pedir de volta ou tem que fazer empréstimo?
Coronel: O FMI é somente e tão smente uma cooperativa ,onde cada sócio poe e tira dinheiro conforme suas necessides .Qualquer pequen agicultor ou pequen comerciante sabe o que é isso. uma cooperativa,só.
ReplyCoronel: desculpe os erros de texto;acho que as cervejas que tomei a tarde num churrasco ,me deixaram desatento.Abraços
ReplyComo bem citou o Anticomunista, o governo de Lulla trocou uma fonte de financiamento relativamente barata pelos juros escorchantes da dívida interna, que já soma mais de R$ 1 trilhão (!!!!), favorecendo a banca, que nunca antes na história "deçe" país ganhou tanto dinheiro do governo.
ReplyAlô Amigos
Replyalô filoxera.
O frigorífico foi bater de frente com os australianos,argentinos e uruguaios e correndo por fora os americanos e ingleses.
tem que entrar dando coice e chifrada pois a chibata vem com certeza.Deveriam fazer um curso de "lealdade"comercial com os chineses.
ai meus bifes
abraços
O presidente Lula se julga no direito de inventar a mentira que quiser, transmitir informações totalmente erradas, deseducando a população tão mal informada, e ninguém se preocupa em corrigir esses equívocos?
ReplyImaginem se numa prova de um concurso público caiam questões sobre FMI, sobre a participação do Brasil desde a sua fundação, quais respostas serão consideradas corretas? As informações verdadeiras ou as que o Lula inventa?
Na verdade o Brasil entrou com 3,3 milhões( e não bilhões) de dólares em 1944.
ReplyCoronel,
ReplySe me permite uma sugestão, não perca seu tempo cobrando de Serra ou de qualquer outro tucanalha uma palavra contra os petralhas. Se os tucanos fossem sérios, o vagabundo cachaceiro jamais teria sido eleito. Por mais que os militontos petralhas tratem os tucanos como inimigos, por não terem QI, são incapazes de entender que quem colocou a tartaruga no poste foram, justamente, os bicos grandes.
E há uma outra questão: Serra é muito mais comunista do que a canalhada que está no Planalto.
Colocou esse dinheiro lá a contra-gosto, é claro, já que em breve estará pedindo mais de 100 bi.
ReplyColocou esse dinheiro lá a contra-gosto, é claro, já que em breve estará pedindo mais de 100 bi.
ReplyCel, independente de opinioes, o unico que rompeu com o FMI foi JK. O resto é balela.
ReplyPS>nao estou aqui defendendo JK, so estou relatando o que sei.
Outra, O Brasil so teve que aumentar a participacao pois, como todos sensatos sabemos, foi decidido em Londres na ultima reuniao do g20 que haveria aumento dos aportes. E o Brasil simplesmente contribuiu com sua cota, sem ao menos ter aumentado a participacao.
Só por descuido sairia uma verdade da boca do Lula...
ReplyFernando Henrique Cardoso, o eterno embaixador 'honoris vacuum' se abstém da retórica que nos pode ajudar no esclarecimento público nos momentos mais críticos, vindo ressoar, vez por outra, quando o assunto já é outro.
ReplyA terça parte dos brasileiros informados já se acostumou com a verborragia de Lulla, com a suas demonstrações de apedeutice, e seguem olhando de cima e sacudindo a cabeça de enfado.
O espaço que esse sujeito tem na mídia é que é o problema.
Repetindo inverdades, a colação acaba sendo eficaz e isso exige folego extra para desmenti-lo e ao mesmo tempo não permitir que as coisas propostas por elle e por aquelles designados, dentro da sua vasta palheta de siglas vassalas da corrupção, sejam encaminhadas e aprovadas sem o devido exame.
José Genoíno não vai ser obstáculo para o PEC do Lullla, não tem compromisso com a erudição jurídica, nada perde afirmando ser constitucional a 'jogada'.
Como ignorar um MTB, Greenhald e tantos e tantos juristas afinados com os fins que justificam os meios...
Com esse trunfo nas mãos para mandar pelo ralo a apuração de desvios antológicos a partir da Petrobrás e costurar uma amenização das consequências dos atos secretos no Senado que beneficiaram tanta gente ainda tida como tolerável não creio que esse terrorismo contra a democracia cesse imediatamente.
Agora é o momento culminante em que FHC teria que expôr-se e afirmar o mea-culpa reeleitoral e uma disposição inaudita de lutar pelo fim da reeleição em todos os níveis dada a incidência esmagadora de corrupção nas campanhas e no exercício de mandatos de reeleitos.
Mas, de antemão sabemos que esse Estadista ESTÁ MORTO.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090613/not_imp386665,0.php