Dona Ruth e 2010.

Abaixo, um trecho de artigo de José Anibal(PSDB-SP), hoje, na Folha de São Paulo. Ruth Cardoso, sem dúvida, deverá ser uma das grandes figuras da próxima campanha eleitoral. Morreu logo depois do dossiê criado pela turma da Dilma Rousseff, que a envolveram com as denúncias mais sórdidas. A oposição do Brasil, em 2010, na campanha eleitoral, deverá render uma homenagem inesquecível a esta grande brasileira, que criou a rede de proteção social no Brasil.

"Desde a Idade Média, esse sistema de assistir e doar existe, e a pobreza está crescendo. Então, não há mais o que discutir, por aí não vamos".Foi essa ideia revolucionária que orientou o surgimento da rede de proteção social no governo Fernando Henrique Cardoso. Pela primeira vez na história, face ao largo contencioso social herdado da escravidão, um governo brasileiro se mostrou incomodado com os que viviam abaixo da linha da pobreza.Sob a inspiração de dona Ruth, o governo repudiou a fórmula assistencialista e optou pela distribuição de oportunidades que permitiriam às pessoas ascender socialmente mediante o desabrochar de suas próprias potencialidades.Foi dona Ruth quem consolidou a ideia da contrapartida, para comprometer o homem com sua própria evolução social.Esse legado revolucionário sofreria, adiante, desvios reprováveis. Retrocedemos à noção primária de que o fundamental era dar dinheiro. Regredimos à forma mais torpe de escravidão, aquela que bloqueia a evolução do homem e o condiciona ao voto, tornando-o vítima de um vergonhoso processo de dominação que compromete o seu arbítrio de cidadão.Foi dona Ruth quem convocou empresários ao Palácio do Planalto pela primeira vez para discutir um tema até então obscuro e incompreensível -a responsabilidade social.Ela usou a força do governo para propagar a consciência de que as grandes empresas deveriam se corresponsabilizar pela melhoria do cenário social. Criava-se ali um novo olhar sobre a tragédia da pobreza e a dívida social da sociedade brasileira.Ela reinventou a solidariedade.Sem Ruth Cardoso há um ano, as ideias empobreceram, e o Brasil empobreceu junto. Seus movimentos criativos e generosos, no entanto, não são elos perdidos do passado: ao contrário, representam uma ideia vigorosa a demarcar caminhos para quitar a imensa dívida social que o Brasil tem com as populações que vivem abaixo da linha da pobreza.O Brasil merece, dona Ruth merece que não viciemos os cidadãos na humilhação da dependência, mas ofereçamos a eles a grandiosa opção do encontro com a cidadania.
....................................................................................................
Que o horário eleitoral do PSDB reserve um bom espaço para mostrar ao Brasil o que Dona Ruth Cardoso fez pelo país e o que o governo petista, no andar da Dilma, preparou como agradecimento. Que o espaço também seja usado para contar a verdadeira História.

11 comentários

Contraponto necessário e fudamental, tratando-se de política partidária, é a demonstração cabal, em linguagem audiovisual acessível, a destruição da imagem das ONGs no Brasil, acelerada e aprofundada a níveis insuportáveis nessa 'Erra Lulla'.

Reply

Ciumento, Lulla critica eleitores de cacareco

Numa defesa à manutenção da democracia, Lula disse que, no passado, votava-se em "cacareco", e por isso acredita que o país não pode ficar concentrado nas denúncias.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/06/23/lula-defende-sarney-diz-que-denuncias-nao-podem-parar-congresso-756480613.asp

Reply

Que os anjos digam AMÉM!
Sempre falei sobre isso nos blogs tucanos, sempre considerei Ruth Cardoso a grande musa de FHC e tinha algum conhecimento sobre sua influência, ou até mesmo o protagonismo, nas ações sociais iniciadas no governo de seu marido.
E o mais importante, além da sua "VERDADEIRA" preocupação com as pessoas carentes, é a maneira discreta e cristã de quem não procura a publicidade, nem a troca de favores que poderiam lhe render a idolatria, votos, glamour, entre outras coisas que tanto deslumbram o arrogante Lula.

Reply

Eu sempre participei de trabalhos voluntários: na escola que meus filhos estudaram, num clube de xadrez e em igrejas.
Um dia eu li um artigo numa revista sobre um projeto de Ruth Cardoso que é semelhante a um grande sonho que eu tenho de participar de algo que promova a inclusão, sem que ninguém perceba essa intenção.
De certo modo podemos fazer isso normalmente, convidando pessoas diferentes para eventos (festinhas, palestras, reuniões, grupos de oração) e procurando manter a conversa sobre temas que despertem o interesse de todos e que todos tenham a possibilidade de participar, evitando temas específicos que criam "panelinhas".
E é justamente algo assim que Ruth Cardoso planejava antes de falecer e que eu sempre planejei organizar de forma mais ampla.
Grupos de estudos com temas amenos, comuns, tipo artesanato, culinária, decoração, esporte, mas que, em determinados momentos, convidaríamos profissionais de outras áreas para debates que poderiam tratar de saúde, ética, ecologia, e poderíamos avançar e tentar promover e aprimorar o nível de consciência das pessoas para tentar melhorar a qualidade de vida e das escolhas pessoais e coletivas, como por exemplo, melhorar a qualidade do voto.

Reply

E a galega do lula, ninguém vai elogiar seu trabalho?
Vejam como esta mulher tem trabalhado na área social do país, como tem arregaçado as mangas e pronta para dar ajuda às pessoas, como no caso de Santa Catarina.

É inacreditável que, na posição que esta mulher ocupa hoje, não ter feito NADA de útil.

Reply

Parabéns ao José Aníbal por tentar despertar algum sentimento no coração gelado do povo do Lula.
Essa massa insensível de 80 por cento da população não se interessa por verdade nenhuma.
Essa massa sem identidade só pensa no dinheiro fácil, nos rendimentos das aplicações financeiras, nas facilidades de consumir sem se preocupar se tem que pagar depois.
Esse povo do Lula só pensa em bens materiais, nem reclama da falta de assistência à saúde e à péssima educação de nossas crianças.
Lula criou uma massa de mercenários, que não se preocupa nem com o futuro de seus filhos. sem contar outros tipos de estragos, como a decadência moral no comportamento das pessoas, o estímulo à hostilidade e à violência e a baixa qualidade do meio ambiente

Reply

Acho que vocês estão cometendo uma grande injustiça com a atual primeira dama, Dona Marisa. Ela também possui muitos projetos na área social. Por exemplo, aquele ...e etc.

Reply

Nossa,Coronel! Até me emocionei ao ler o discurso de José Aníbal!

Realmente, Dª Rute pensava em eliminar a pobreza, mas no sentido mais amplo,no sentido verdadeiro...
Lembro-me bem qdo ela comentou uma vez que, a Bolsa-Escola que eles estavam promovendo, mas sem a devida orientação a algum trabalho, era "Puro Assistencialismo", e que então era urgente que se abrissem frentes de trabalho!!!
A oposição agora, tem a obrigação de esclarecer ao povão, que a idéia era que eles crescessem, e não, que recebessem esmolas...
Será que ainda dá tempo?
Parece que já está tudo dominado...

Reply
Anticomunista (nova ortografia) mod

Um pouco de HISTÓRIA REAL:

Por que o Sul e o Sudeste são as regiões mais desenvolvidas do brasil?

A resposta é muito simples: foram desenvolvidas pelos imigrantes, italianos, libaneses, alemães e, principalmente, japoneses, que vieram para substituir os negros, que não queriam trabalhar, nas plantações de café.

É provável que muitos não saibam: se hoje o centro-oeste é o rico, é porque gaúchos e paulistas o invadiram para plantar no cerrado (solo pobre) da região graças aos incentivos dos tempos do governo militar.

É provável que muitos não saibam: o nordeste é, hoje, um grande exportador de frutas. Quem levou a cultura das frutas ao Vale do Véio Xico foi a colônia japonesa.

A propósito, você sabia que até os anos 50/60, o Brasil IMPORTAVA tudo o que hoje exporta? Isso mesmo!!! Maçã.. pera... uva... melão... morango... ERA TUDO IMPORTADO!!! Neste ano, finalmente, estamos iniciando a produzir azeite de oliva (Sul de Minas).

Enquanto isso, o povo do Norte-Nordeste tem carnaval... micareta... picareta... festa junina... todos os dias, o ano todo... Será que é preciso dizer mais para mostrar por que aquele povo é miserável? Lamentavelmente, os seus votos valem tanto quanto os nossos (sul, sudeste e centro-oeste).

Reply

exatamente, não pode permitir que o bando fique com a fama quando na realidade apenas atrapalharam.

do abc que não é o berço do lula nem do pt.

Reply

Que seja muito bem feito este programa....é preciso aprender com quem sabe, viu pessoal do marketing, com quem manda bem em matéria de política, como o Coronel, o Reinaldo Azevedo . o DIOGO mAINARDI. Leiam, aprendam com eles e façam o dever de cas, ou seja, descontruam lula e dilma e suas mentiras alopradas.Dora

Reply