Hoje Lula carimbou o discurso que Dilma fez ontem, prometendo deixar a seu sucessor um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2011-2015. "Para que quem vier depois de mim encontre projetos na prateleira, prontos para fazer a licitação." E ainda teve o desplante de mandar a oposição ter "juízo". Por que Lula e Dilma cometeriam tamanha incoerência, abrindo um imenso flanco para a oposição reagir? Alguém poderia retrucar: " se o Lula apenas cumprisse a metade do que prometeu no PAC, cumprindo o seu próprio plano, já estaria de bom tamanho..." Raciocinemos. Ontem Dilma afirmou que o governo anterior não deixou projetos. Ora, o PAC foi lançado em 2007, no quinto ano de Lula no poder. E está empacado em 10% da meta inicial por falta de projetos. Um exemplo prático da bagunça generalizada que é o programa: a duplicação da BR 101-Sul estava marcada para ser inaugurada em 2010. Passou para 2013 e os três trechos que exigem túneis e obras-de-arte de maior complexidade ainda não têm projeto. Hoje Lula disse que vai deixar um PAC para o futuro presidente. Na verdade, o que Lula declarou é que o PAC que ele deveria ter feito em oito longos anos de mandato, ele não vai entregar. Muito mais da metade das obras vão ficar no papel. Na pedra fundamental. Naquele famoso cavalete que o Aerolula carrega, para colocar a plaquinha de abertura dos trabalhos, pois a maioria não tem uma mísera parede para fixar o bronze. Lula é um grande estelionatário político. Tudo o que ele fez de relevância, absolutamente tudo, começou na gestão de Fernando Henrique Cardoso ou em governos anteriores. Lula, às vezes, tenta se comparar com presidentes como Getúlio Vargas ou JK. É uma injustiça histórica e técnica. Brasília, por exemplo, foi construída em três anos, há cinquenta anos atrás. Os rabiscos de Lúcio Costa eram o "projeto" que a Dilma e o Lula tanto cobram. Eram apenas uma idéia do que seria uma nova capital no meio do nada. E mais: Brasília não estava no Plano de Metas, virou a meta 31. Se Dilma e Lula tivessem competência, de 2007 a 2010, com dinheiro em caixa e 80% de popularidade, poderiam terminar as obras que bem entendessem. Mas, para isso, precisariam planejamento, projeto e gestão. E isso não se encontra em cima de palanque ou com um microfone na mão. Precisa suar, trabalhar, produzir, o que não é a marca do lulopetismo. Voltando ao ponto: parece que Lula está insistentemente chamando a oposição para a briga. Parece ser uma estratégia. A oposição, por fraqueza, não está aceitando a provocação e, no final das contas, pode estar fazendo a coisa certa. Lula quer jogar o fracasso do PAC em cima de FHC e dos tucanos. Mas, para isso, precisa acontecer o debate. Deixar Lula falando sozinho pode dar certo. Ou não?
12 comentários
"O cara" não conhece limites e conta com a impunidade.
ReplyAté quando abusará da nossa paciência?
Isso é o PAC do Porre. Ou seria PC?
ReplyBoa noite,Coronel.A culpa de tudo é do PAC ,leia-se Pedro Alvares Cabral,que descobriu estas terras .A corrupção veio nos porões das caravelas ,veio na cultura extrativista dos portugueses ,e, na ganância dos reis da época .O mérito governo atual foi otimizar,refinar e, aperfeiçoar tudo de ruim que nossa curta história já registrou.Abraços
ReplyCoronel
ReplyO senhor coloca cada questão! Provocador nato. Respondo com outra. Por que não uma democracia militar? Tivemos e mostrou obra!
o sujeito está fazendo o comercial dele. enquanto puder é o que fará.
Replyse o povão não ouve nada contra acaba acreditando.
do abc que não é o berço do lula nem do pt.
Estava curioso e imaginando como seria o novo provão do MEC... visitando o excelente site/blog "O Insurgente" de Portugal me deparei com a Prova que o MEC de lá aplicou para o 9º ano... as perguntas são ridículas e só servem para atestar que o aluno não é retardo mental, ou no nosso caso, para não comprometer o "ensino pensando pelo medíocre Paulo Freire".
Replyconfiram "a dificuldade da prova" em: http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=254&fileName=Mat23_Enunciado_1ch_09.pdf
O site/blog pode ser visto em: http://oinsurgente.org
(Enviei este texto também ao site "Escola Sem Partido").
Coronel,
ReplyEstou chegando à conclusão de que o CACHACEIRO usa o palanque e os microfones pra mudar o foco do momento.
Enquanto se fala de CPI , ele fala de PAC.
Quando se fala de Cartão Corporativo, ele fala do Irã.
O El Cagon está sempre procurando "arrumar um assunto" diferente daquele que a mídia pauta no momento.
Tirar o microfone da mão do OMI vai deixá-lo sem sua "ferramenta" de trabalho.
Ponto 1:
ReplyO tal de PAC não passa de pura enganação. As obras lá listadas são o mínimo que qualquer governinho chinfrim tem a OBRIGAÇÃO de fazer e que sempre são executadas sem o menor alarde e, principalmente, sem palanque nem placa de inauguração.
Ponto 2, UM FATO INCONTESTÁVEL:
Como o vagabundo costuma dizer, "nuncaantesnextepaiz" houve tanto dinheiro, não só pela prosperidade mundial como pelos altíssimos impostos. No passado, para qualquer obrinha era necessário recorrer ao BIRD, Banco Mundial, FMI e até ao Clube de Paris.
No entanto, se (quase) nada vem sendo feito, não é nem incompetência (como dito acima, são obras que saem mesmo "sem querer"); É CORRUPÇÃO, BOLSA-ESMOLA, BOLSA-PETRALHA, BOLSA-ALOPRADO, BOLSA-CUECA, dinheiro para os "cumpanhero" ditadores do Foro de São Paulo, ....
Durante décadas trabalhei com construção civil, inclusive com obras públicas e posso dizer de cátedra: o insumo mais importante de uma obra é DINHEIRO!!! SÓ!!!
Conto-lhes um "segredo": É SÓ MOSTRAR O DINHEIRO QUE AS EMPREITEIRAS PROVIDENCIAM TODO O RESTO (o que inclui projetos). Vale dizer: basta mostrar o dinheiro que as empreiteiras até constroem viadutos ligando o nada ao coisa nenhuma (posso garantir que muitos já viram isso).
Em outras palavras: TUDO O QUE OS VAGABUNDOS ESTÃO DIZENDO É PURA ENGANAÇÃO!!!
Vai ser risível se La Dillma vencer.Terá de refundar o país.
ReplyE sob tais auspícios,já imagino:
será inaugurada a gestão refundamentalista.Vai brigar com quem?Vai reclamar dos cumpanhero?
Terá de governar por sugestão goela abaixo do povim manero que irá assistir as suas apresentações
de cavalete.E dê-lhe sugestão!
Isto é uma obra!
Isto é uma obra!
Nome Próprio
Pois é. Lulla quer o mundo.
ReplyEntrou num caminho de previsibilidade.
Mas, o nosso Cyborg, Coronel Steve Austin, (olha a foto do Lee Majors)o homem de 300.000 mijones de dólares pode estudar essa referência:
http://www.backtype.com/site/coturnonoturno.blogspot.com
Para relembrar o The Six Million Dollar Man...
http://seriesbemantigas.com/1970-1980_2/?p=296
;)))
Coronel, bom dia! O quê mais me deixa pasmo, é o fato de a Austrália ter iniciado a sua colonização no século 18, iniciada pelos piores bandidos britânicos. Veja o quê é a Austrália hoje e o quê é o país do futuro! "Será que os bandidos do 1o. Mundo são melhores que os daqui"? (Modo Irônico ON)
ReplyUm forte abraço!
Boa Coronel, vamos mandar o recado para os partidos de oposição.Dora
Reply