Cai a renda do brasileiro.

A crise financeira internacional, que derrubou a economia brasileira nos últimos seis meses, fazendo o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e ser viços produzidos pelo país) cair 4,4% desde o último trimestre do ano passado, vai ter efeito direto na renda per capita. O PIB dividido pela população deve cair de 1,3% a 1,4% este ano, numa retração igual à ocorrida em 1998, se as previsões de grande parte dos economistas se confirmarem e o país não apresentar crescimento em 2009.Será a primeira redução na renda per capita desde de 2003, quando o Brasil vivenciou sua última recessão, que durou seis meses. Naquele ano, o PIB por habitante caiu 0,2% e a economia cresceu apenas 1,1%. Essa queda estimada de 1,4% no PIB per capita para este ano representa o crescimento médio da população brasileira anualmente. Leia mais aqui.

7 comentários

A renda cai, mas os preços só sobem! A inflação oficial no Brasil é uma falácia!

Reply

E tem uns idiotas por aí, junto com outros que repetem a idiotice que afirmam que sairemos primeiro dessa crise.

Ora, segundo a lógica, nós sairemos por último da mesma forma que por último entramos no crescimento econômico que se esvaiu, haja vista que estamos sendo administrador por um bando de petralhas incompetentes e que colocam ideologias acima do pragmatismo.

Reply

Mais uma entendida de economia aspirante à presidência não demorar a dar com a língua nos dentes: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,comecamos-o-processo-de-saida-da-crise-afirma-dilma,387650,0.htm

Faz afirmação genérica com medo de incorrer no mesmo pecado do autor da marolinha.

Mas concluir por intuição feminina que começamos a sair da crise, já que nada indica que isso esteja acontecendo, muito pelo contrário.

Agora, com juros altos ou mínimos, a coisa segue do jeito que está indo e os palhaços falam em investimento de 500 bi.

Otimismo tem limite, não? Ainda mais para quem não consegui fazer sequer um único contrato signiticativo com a PPP'.

É o velho blá-blá-blá enquanto enchem as turras...

Reply

Passei 25 anos de minha vida fazendo viagens em navios mercantes.Transportando riquesas e ficando fora de casa por até 2 anos.O prêmio .Morar numa favela e ganhar 3 salarios do inss.Se não tivesse a mente forte já teria entrado em parafuso.

Reply

Vejam no youtube (a entrevista de lula para silvio santos) Nela estão as promessas desse senhor para os aposentados.

Reply

CORONEL

Como você bem sabe nossa "pirâmide social" tem a forma de uma "tachinha". Uma imensa "pizza" de famintos achatada na base e uma ponta onde se concentra toda a riqueza, para uns poucos que realmente trabalham e uns tantos que realmente roubam. A classe média, quase inexistente, deve perfazer aqueles 20% de oposição ao imbecil, que não caem no seu conto do vigário nem com esmola. Pois bem. A classe média é a mola-mestra de um país. Até a China já descobriu isso, inventando a sua. Por aqui, a pobre endividada mal representada classe vai se exportando lentamente, ao sabor da globalização e da vontade de empreender. Sobram as sobras. Pelo tanto que crescemos ultimamente dá pra se ter uma idéia da "força produtiva" de nosso capitalismo, proporcional ao descaso com a política. Não há solução. Qualquer político que queira herdar essa fossa vai precisar fazer um pacto com quem realmente TRABALHA. Somos poucos, diminuímos a cada dia mas PAGAMOS ESSA FESTA. Quem não perceber isto não fará o país crescer nem por decreto, quanto mais por medida provisória. Chega, ladrões !!!!

Reply

Oliver

Parabéns. Excelente comentário.

Reply